MBA em Portugal para brasileiros: saiba como concorrer

Portugal  / 

Uma especialização no exterior ajuda o profissional a alavancar sua carreira e a aumentar suas oportunidades de salários maiores. Principalmente por causa da língua, da cultura e do ensino de qualidade, muitos brasileiros optam por se especializar no país luso. Por isso, hoje vamos falar sobre MBA em Portugal para brasileiros. Você conhecerá quais são os melhores MBAs no país, seus custos e entenderá como os brasileiros podem concorrer a esses cursos. Além disso, apresentaremos oportunidades de bolsas e financiamento estudantil.

Financing to study in Europe?

If you are planning to take a postgraduate, MBA or Masters degree in Europe, but you do not have the start up capital for this investment, check out the Prodigy Finance's solutions.


More than 14,500 students have secured funding through Prodigy to study at 600 international schools, you may be next.

KNOW MORE »

MBA em Portugal para brasileiros: melhores MBAs

A tradução de MBA é Mestrado em Administração de Empresas (Master in Business Administration). No entanto, é enquadrado mais no contexto de pós-graduação, que geralmente exige alguns anos de experiência profissional e é realizado no contexto profissional.

De acordo com a plataforma Eduniversal, especializada em avaliar escolas e programas educativos, o ranking das Escolas de Negócio em Portugal é o seguinte:

1. Universidade Nova de Lisboa – Nova Escola de Negócios e Economia;

2. Universidade Católica Portuguesa – Escola de Negócios e Economia da CATÓLICA-LISBOA;

3. Universidade do Porto, Faculdade de Economia e Gestão e Porto Business School;

4. ISCTE Business School, Instituto Universitário de Lisboa;

5. Escola de Economia e Gestão ISEG Lisboa, Universidade de Lisboa;

6. Universidade Católica Portuguesa, Católica Porto Business School;

7. AESE Escola de Direção e Negócios;

8. Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.

The Lisbon MBA em Portugal

A Nova Business School oferece um mestrado juntamente com a Universidade Católica Portuguesa, a Católica de Lisboa, denominado The Lisbon MBA, o único MBA de Portugal classificado no ranking dos 100 melhores MBAs da Financial Times.

Tanto a Universidade Católica Portuguesa, quanto a Universidade Nova de Lisboa estão entre as melhores escolas com programas executivos.

Custos

O investimento para realizar um MBA de excelência é alto, principalmente se formos comparar o custo com uma graduação ou outra oferta de nível superior. Porém, o retorno do investimento normalmente é proporcional.

Geralmente, a anuidade de um bom programa de MBA em Portugal para brasileiros custa em torno de 30 a 40 mil euros e os programas podem ter duração de um a dois anos.

Como os brasileiros podem concorrer

Brasileiros que estejam interessados em cursar um MBA em Portugal devem, primeiramente, pesquisar informações na internet sobre as universidades e os programas de sua preferência.

Após selecionarem uma instituição e um programa, os estudantes devem verificar no site da instituição os pré-requisitos para se candidatarem e, caso estejam enquadrados nos critérios da universidade, devem enviar sua candidatura na data estipulada. Normalmente, é solicitado que o candidato preencha um formulário online, com redação e vídeo, currículo em inglês, além de comprovar experiência profissional.

MBA em Portugal para brasileiros alunos

É preciso, ainda, preencher as informações de contato para duas referências, que devem enviar cartas de recomendação do candidato, e fornecer seu histórico escolar de graduação. Além disso, são requisitados testes de proficiência em inglês, assim como o resultado de provas como o GMAT e o GRE.

Os candidatos que foram pré-selecionados passarão pelas entrevistas de admissão e o resultado é informado de acordo com o cronograma de universidade.

Confira algumas universidades em Portugal aceitam o ENEM para a candidatura na faculdade, facilitando a vida dos estudantes brasileiros.

Bolsas e oportunidades

Diversas bolsas de estudo podem ser concedidas para quem quer estudar no exterior, sejam elas totais ou parciais.

As mais conhecidas para quem pretende estudar em terras lusitanas são a da Fundação CAPES (Ministério da Educação no Brasil) e a FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) de Portugal. Para se candidatar, o estudante deve acompanhar as instituições e prestar atenção à abertura dos editais.

Neste artigo, você pode ter acesso às diversas maneiras de estudar em Portugal de graça.

País busca atrair brasileiros e oferece bolsas de estudo

A boa notícia é que Portugal visa atrair brasileiros para fazer MBA no país e oferece bolsas de estudo. Com isso, o valor do curso pode cair pela metade. Confira algumas delas a seguir.

Oportunidade para mulheres

Há oportunidades de bolsas para cursar um dos melhores MBAs do mundo, o The Lisbon MBA, exclusivas para mulheres também para profissionais que trabalhem no terceiro setor.

A bolsa “Women in Business Award” é voltada para mulheres líderes e empreendedoras e pode reduzir até metade do valor do curso, que é definido com base na trajetória da candidata e na sua progressão de carreira.

Bolsa Social Impact

As bolsas de até 50% no valor do curso “Social Impact Award” são voltadas aos profissionais do terceiro setor que comprovem possuir pelo menos dois anos de experiência em ONGS ou em atividade pro bono.

O candidato deve se inscrever na bolsa durante o processo de inscrição para o processo seletivo do MBA mesmo e verificar os documentos e os detalhes no site do The Lisbon MBA. O formulário para concorrer à bolsa está dentro do formulário de inscrição, na parte “Opções de financiamento”.

O candidato precisa enviar redações específicas à bolsa escolhida e os selecionados recebem uma oferta de admissão, informando se a bolsa de estudos vai ser concedida e qual é o seu respectivo valor.

Outras bolsas

Além das bolsas dessas bolsas, existem outras opções regulares de bolsas de estudo:

  • Bolsa de Estudos de Empreendedorismo: voltada a todos os candidatos bem-sucedidos que pretendam iniciar e gerir o seu próprio negócio depois do término do MBA ou que almejem um papel de liderança na empresa familiar;
  • Bolsa de Estudos de Mérito: essa bolsa é voltada para todos os candidatos bem-sucedidos que comprovem possuir um histórico acadêmico extraordinário;
  • Bolsa de estudos The Lisbon MBA: voltada aos candidatos aprovados que possam, fundamentalmente, contribuir para a diversidade e a dinâmica de classe, pela sua experiência profissional e pessoal, pela sua formação, sua nacionalidade ou exposição internacional.

Saiba todas as informações sobre como concorrer a uma bolsa de estudos na The Lisbon MBA.

Financiamento estudantil

Outra forma de cursar um MBA em Portugal para brasileiros é fazendo um financiamento estudantil. Existem diversas empresas privadas que oferecem o empréstimo, mas é preciso ter atenção aos valores cobrados, ao prazo para retorno do investimento e especialmente se a empresa é de confiança.

Se você procura uma indicação, sugerimos visitar o site da Prodigy Finance, instituição que tem parceria com as principais escolas de negócio do mundo, de acordo com o ranking Financial Times, oferece empréstimos a estudantes internacionais na Europa em cursos de mestrado nas áreas de negócio, inclusive MBA, para estudantes de 150 países, incluindo brasileiros.

A instituição já financiou os estudos de 14.500 estudantes em mais de 600 escolas, com empréstimos concedidos de forma simples, online e com taxas de juros competitivas internacionalmente, variando de acordo com o candidato. Mas para isso é preciso verificar quais escolas e programas são elegíveis ao financiamento estudantil e ver se a empresa realiza o financiamento no curso que você deseja.

Financiamento de mensalidade e custo de vida

Dependendo da instituição na qual você pretenda estudar e do programa escolhido, o empréstimo da Prodigy inclui o custo da universidade e uma parte do custo de vida, podendo chegar a 80% da soma do custo de vida e o tuition. Nós sugerimos essa empresa pois o estudante não precisa pagar enquanto estuda; só começa a pagar o empréstimo 6 meses depois que terminarem as aulas e isso é uma mais-valia para todos que precisam de empréstimo para estudar.

Além disso, ao financiar com a instituição o estudante não precisa apresentar garantias ou fiador, pois o perfil do estudante e o seu potencial de ganho são considerados. Se você ficou interessado, veja, com detalhes, todas as etapas para um empréstimo na Prodigy Finance.

Saiba como funciona o MBA na Europa, quais são os melhores cursos e como financiar.

COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.