10 mitos sobre comprar passagens aéreas: confira quais são

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Todos os dias ouvimos muitas coisas sobre a compra de passagens aéreas e ficamos na dúvida sobre o que é verdade e o que é falso. Por isso, hoje vamos te ajudar a desvendar 10 mitos sobre comprar passagens aéreas, de acordo com os especialistas em viagem.

Principais mitos sobre comprar passagens aéreas

Conheça a lista com os 10 mitos sobre comprar passagens aéreas e saiba como economizar na hora da compra.

1. Ao encontrar uma passagem aérea barata é preciso comprar na hora

VERDADE. Se você ficar pesquisando um destino em sites de passagens aéreas, notará que os preços mudam de uma hora para outra. Isso acontece porque as companhias monitoram a demanda com a ocupação de seus voos. Por isso, sempre que o mercado de passagens estiver aquecido, as empresas vão aumentar as tarifas.
Já quando os voos estão com pouca procura, as companhias fazem promoções relâmpagos. Por isso, é preciso saber as médias de preços das passagens e aproveitar para comprar passagens aéreas na hora, quando estiverem com preços abaixo dos praticados.

2. Existem passagens mais baratas em caso de emergências de morte na família

VERDADE. Alguns companhias aéreas oferecem passagens especiais em caso de morte de um familiar e na compra de uma passagem de emergência. Isso acontece mais nos Estados Unidos, mas sempre vale a pena verificar com diversas empresas, antes de comprar seu bilhete. Já as companhias aéreas low cost não oferecem esse serviço.

3. É preciso incluir um sábado no seu roteiro

VERDADE. As tarifas aéreas de segunda a sexta são mais caras do que as de final de semana. Isso porque as pessoas que viajam em negócios voam apenas nos dias de semana. Por isso, incluir um sábado à noite na sua estadia poderá deixar sua passagem área mais barata. Pesquise as opções de data, se ainda não escolheu as datas das suas férias.

4. É possível comprar bilhetes com um ano de antecedência

MITO. Normalmente, as companhias aéreas disponibilizam passagens para compra com 8 meses de antecedência. Por isso, é quase impossível achar passagens para o próximo ano.
Confira também 5 dicas para comprar passagem aérea promocional.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

5. É possível alterar o nome da passagem

Esse item varia muito de acordo com a companhia aérea escolhida. Algumas empresas permitem fazer alterações pagando uma taxa. Já em outras, é necessário comprar novas passagens. Verifique sempre quais são possibilidades e quais são os valores para modificar suas passagens.

6. É vantajoso comprar passagem no último minuto

MITO. Você até pode até achar tarifas mais baixas em voos que não estão cheios, mas de modo geral, comprar passagens aéreas com antecedência, é mais vantajoso e sai mais barato. Por isso, se você tem uma grande viagem planejada, pesquise as tarifas e faça a compra alguns meses antes.

7. É mais barato comprar no site da companhia aérea

Nem sempre. É preciso pesquisar nos sites das companhias aéreas, mas também em sites de buscas de passagem com o Kayak, Skyscanner, Decolar, Google Flights, entre outros.

Muitos sites independentes conseguem varrer diversos sites das companhias aéreas e mostrar as tarifas mais vantajosas. Portanto, esse é mais um mito sobre comprar passagens aéreas.

8. Comprar passagens aéreas de ida e volta são mais baratas

MITO. Atualmente é preciso pesquisar mais. Nem sempre comprar passagens aéreas de ida e volta trarão as melhores ofertas. Sites como o Kayak e o Orbitz mostram viagens em diferentes companhias e obtém melhores preços. Por isso, esse é mais um mito sobre comprar passagens aéreas.
Saiba como comprar passagem para Portugal.

9. Limpar histórico de navegação trará preços mais baixos

MITO. Alguns motores de busca de passagens aéreas como o Skyscanner desmascaram isso. De acordo com o site, os cookies do Skyscanner não influenciam nos preços das passagens porque, até visitar o site da companhia aérea e buscar os voos, a sessão é anônima.
Mas de qualquer forma, sempre vale a pena limpar seu histórico de navegação, limpar seu cache e nunca deixar seus dados de cartão de crédito disponíveis. Antes de comprar passagens aéreas, procure sempre os sites de passagens aéreas confiáveis, com uma boa reputação e recomendados pelos outros clientes.

10. O melhor dia para comprar passagem é terça-feira

Essa já pode ter sido verdade, mas atualmente é um MITO. Não existe mais um dia específico para comprar passagens aéreas. As companhias aéreas fazem diversos ajustes de tarifas durante o dia. Também existem as tarifas flash, com promoções relâmpagos.
Mas uma dúvida sobre comprar passagens aéreas que é verdade, é que comprar com antecedência é sempre mais vantajoso, já que os preços ficam mais em conta. Por isso, planeje sua viagem de avião com mais tempo e economize para poder aproveitar ainda mais a viagem.
Se o seu próximo destino é a Europa, lembre-se que precisa contratar um seguro viagem, ele é obrigatório para entrar no continente e pode ser exigido de você ainda no aeroporto. Por isso, utilize o site Seguros Promo e compare os principais planos do mercado para encontrar o ideal para você.
Conheça também os mitos sobre seguro viagem e não caia neles. Veja também como a Airhelp pode ajudar você a conseguir uma indenização em caso de problemas com a companhia aérea.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Recent Posts

Desafios e incertezas do novo governo de Portugal – o que se pode esperar

Após intensas semanas de negociações e expectativas, o novo governo de Portugal foi finalmente formado,…

% dias atrás

Cidadania Francesa: quem tem direito e como conseguir em 2024

Ter uma cidadania Europeia ajuda muito na hora de morar na Europa. Veja se você…

% dias atrás

Cidadania italiana: guia completo para solicitar a sua em 2024

Veja como reconhecer a sua cidadania italiana, desde saber se tem direito, recolher documentos e…

% dias atrás

Visto CPLP em Portugal vai acabar? Informações recentes e a repercussão da notícia

(Em atualização) Em meio a um cenário de dúvidas e incertezas, os imigrantes em Portugal…

% dias atrás

Cidadania irlandesa: entenda quem pode pedir e o passo a passo

Tem vontade de fixar raízes na Irlanda? Enxerga, ali, uma oportunidade para ter sua cidadania…

% dias atrás

Cidadania Espanhola: quem tem direito e como solicitar em 2024

Existem 3 situações em que brasileiros podem ter direito à cidadania espanhola. Conheça o processo…

% dias atrás