10 mitos sobre comprar passagens aéreas

10 mitos sobre comprar passagens aéreas

Todos os dias ouvimos muita coisa sobre a compra de passagens aéreas e ficamos na dúvida sobre o que é verdade e o que é falso. Por isso, hoje vamos te ajudar a desvendar 10 mitos sobre comprar passagens aéreas de acordo com os especialistas em viagem.

10 mitos sobre comprar passagens aéreas

Conheça a lista com os 10 mitos sobre comprar passagens aéreas e saiba como economizar na hora da compra.

10) Ao encontrar uma passagem aérea barata é preciso comprar na hora

VERDADE. Se você ficar pesquisando um destino em sites de passagens aéreas, notará que os preços mudam de uma hora para outra. Isso acontece porque as companhias monitoram a demanda com a ocupação de seus voos. Por isso, sempre que o mercado de passagens estiver aquecido, as empresas vão aumentar as tarifas.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa e ter seu passaporte em mãos.

Já quando os voos estão com pouca procura, as companhias fazem promoções relâmpagos. Por isso, é preciso saber as médias de preços das passagens e aproveitar para comprar passagens aéreas na hora, quando estiverem com preços abaixo dos praticados.

9) Existem passagens mais baratas em caso de emergências de morte na família

VERDADE. Alguns companhias aéreas oferecem passagens especiaias em caso de morte de um familiar e a compra de uma passagem de emergência. Isso acontece mais nos Estados Unidos, mas sempre vale a pena verificar com diversas empresas, antes de comprar seu bilhete. Já as companhias aéreas low cost não oferecem esse serviço.

Veja como funciona voar com companhia aérea low cost e quando vale a pena.

8) É preciso incluir um sábado no seu roteiro

VERDADE. As tarifas aéreas de segunda a sexta são mais caras, do que as de final de semana. Isso, porque as pessoas que viajam em negócios voam apenas nos dias de semana. Por isso, incluir um sábado à noite na sua estadia, poderá deixar sua passagem área mais barata. Pesquise as opções de data, se ainda não escolheu as datas das suas férias.

7) É possível comprar bilhetes com um ano de antecedência

MITO. Normalmente, as companhias aéreas disponibilizam passagens para compra com 8 meses de antecedência. Por isso, é quase impossível achar passagens para o próximo ano.

Confira também 5 dicas para comprar passagem aérea promocional.

6) É possível alterar o nome da passagem

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

Esse item varia muito de acordo com a companhia aérea escolhida. Algumas empresas permitem fazer alterações pagando uma taxa. Já em outras é necessário comprar novas passagens. Por isso, verifique sempre quais são possibilidades e quais são os valores para modificar suas passagens.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

5) É vantajoso comprar passagem no último minuto


MITO. Você até pode até achar tarifas mais baixas em voos que não estão cheios, mas de modo geral, comprar passagens aéreas com antecedência, é mais vantajoso e sai mais barato. Por isso, se você tem uma grande viagem planejada, pesquise as tarifas e faça a compra alguns meses antes.

4) É mais barato comprar no site da companhia aérea

Nem sempre. É preciso pesquisar nos sites das companhias aéreas, mas também em sites de buscas de passagem com o Skyscanner, Decolar, Google Flights, entre outros.

Muitos sites independentes conseguem varrer diversos sites das companhias aéreas e mostrar as tarifas mais vantajosas. Portanto, esse é mais um mito sobre comprar passagens aéreas.

Veja nossas dicas para comprar passagem aérea barata.

3) Comprar passagens aéreas de ida e volta são mais baratas

MITO. Atualmente é preciso pesquisar mais. Nem sempre comprar passagens aéreas de ida e volta trarão as melhores ofertas. Sites como o Kayak (disponível em português) e o Orbitz (disponível em inglês e português) que mostram viagens em diferentes companhias e obtém melhores preços. Por isso, esse é mais um mito sobre comprar passagens aéreas.

Saiba como comprar passagem para Portugal.

2) Limpar histórico de navegação trará preços mais baixos

MITO. Alguns motores de busca de passagens aéreas como o Skyscanner desmascara isso. De acordo com o site, os cookies do Skyscanner não influenciam nos preços das passagens porque até visitar o site da companhia aérea e buscar os voos, a sessão é anônima.

Mas de qualquer forma, sempre vale a pena limpar seu histórico de navegação, limpar seu cache e nunca deixar seus dados de cartão de crédito disponíveis. Antes de comprar passagens aéreas, procure sempre os sites de passagens aéreas confiáveis, com uma boa reputação e recomendados pelos outros clientes.

1) O melhor dia para comprar passagem é terça-feira

Essa já pode ter sido verdade. Mas atualmente é um MITO. Não existe mais um dia específico para comprar passagens aéreas. As companhias aéreas fazem diversos ajustes de tarifas durante o dia. Também existem as tarifas flash, com promoções relâmpagos.

Mas uma dúvida sobre comprar passagens aéreas que é verdade, é que comprar com antecedência é sempre mais vantajoso, os preços ficam mais em conta. Por isso, planeje sua viagem de avião com mais tempo e economize para poder aproveitar ainda mais a viagem!

Se você teve o voo cancelado ou atrasado, conheça os seus direitos e como proceder e entenda como funcionam as milhas aéreas.

Em destaque no Euro Dicas

  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, obrigado a voltar a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.
    COTAR SEGURO »

  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    >A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.
    VER COTAÇÃO »

  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.
    RECEBER AMOSTRA »

" Amanda Corrêa : Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.."