Espanha

Como é morar em Bilbau

Bilbau, uma cidade localizada no norte de Espanha, é desconhecida para muitos brasileiros, que quando pensam na Espanha pensam em Madrid e Barcelona. Mas morar em Bilbau, pode ser uma excelente opção para alguns de nós. Veja os motivos e confira qual é o custo de vida, como são os salários, melhores bairros e outras informações importantes.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Tudo sobre morar em Bilbau

Bilbau – em espanhol, Bilbao, e em basco Bilbo – tem extensão territorial de 41,3 quilômetros quadrados e uma população que chega a 350 mil habitantes. Cadeias montanhosas, cuja altitude não ultrapassa os 400 metros de altura, marcam os limites naturais da cidade.

O município é limitado por Sondica, Basauri, Zamudio e Baracaldo e é dividido ao meio pelo rio Nervión, que separa a parte velha da nova. Ao leste fica Casco Viejo e as ruas estreitas da cidade antiga, enquanto o lado oposto do rio guarda a cidade moderna.

Bilbau e o País Basco

A região do extremo norte da Espanha e extremo sudoeste da França guarda o País Basco, território histórico onde vivem os bascos há mais de quatro mil anos. Dividido em sete províncias, três francesas e quatro espanholas, tem extensão de 20 mil quilômetros e é cortada pela cadeia montanhosa dos Pirenéus.

A cidade mais conhecida é Bilbau, capital da província espanhola de Biscaia que mistura o melhor do Velho Continente com os tempos modernos. Morar em Bilbau tem sido uma opção para quem busca oportunidade de trabalho, já que é o principal núcleo econômico do País Basco.

História de Bilbau

A cidade foi fundada em 1300 pelo Dom Diego Lópes de Haro, conhecido como Senhor da Biscaia, mediante uma Carta Puebla assinada em 14 de junho do mesmo ano e confirmada pelo rei Fernando IV de Castela em 4 de janeiro de 1301.

Atualmente, os setores econômicos mais fortes de Bilbau são o da construção, indústria extrativa e de manufatura e prestação de serviços (principalmente comércio, hotelaria e turismo).

Economia de Bilbau

Por muito tempo, a principal força econômica de Bilbau foi a indústria, chegando a ser uma das cidades mais prósperas da Espanha. Atualmente, é o principal núcleo econômica do País Basco e baseia sua economia no comércio de produtos castelhanos e o turismo, tanto de lazer quanto de negócios.

A exploração de minas de ferro e na indústria siderúrgica perderam força a partir da década de 1980, quando a cidade passou a receber empresas de relevância nacional e multinacionais, destacando-se, portanto, na prestação de serviços.

Veja como é a economia da Espanha.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Desenvolvimento da cidade

Além disso, morar em Bilbau é também morar na sede de um dos maiores bancos espanhóis, o BBVA, além de outras instituições financeiras importantes, como a Câmara de Comércio, Indústria e Navegação e a Bilbao Bizkaia Kutxa (BBK).

Também já escrevemos um texto sobre as melhores cidades da Espanha para morar.

Urbanismo e o museu Guggenheim

Museu Guggenheim Bilbau
A cidade é um polo gastronômico de primeira e um paraíso para os fãs de arquitetura, cultura e história, tendo recebido em 2010 o Prêmio Mundial das Cidades pelo Estado de Singapura pela qualidade do urbanismo local.

O destaque vai para o Museu Guggenheim, construído em 1997 e marcado pelas paredes metálicas em formato curvilíneo, prova da modernidade e inovação no design arquitetônico – tanto que foi responsável pelo impulso na economia devido ao grande fluxo de turistas.

Melhores bairros para morar em Bilbau

São oito distritos divididos em 34 bairros, sendo o Casco Viejo um dos mais conhecidos e tradicionais para quem curte agitação; é lá que fica localizado o “Centro Histórico de Bilbau“, a “Plaza Nueva” e o “Mercado de La Ribeira“, além de restaurantes e bares badalados para curtir a noite e a boa gastronomia local.

Abando“, conhecido também como “San Vicente“, é uma boa área para morar em Bilbau devido à segurança e beleza das vias. Fica na região centra, assim como Ensanche, de ruas planejadas e áreas arborizadas, sendo ambos os bairros bem servidos de transporte público.

Transporte, como se mover na cidade

O sistema de transporte público é um ponto positivo para quem deseja morar em Bilbau, com trens, ônibus e metrôs. Para chegar até à cidade é possível sair de trem das principais cidades da Espanha, como Madrid, Barcelona, Zaragoza e Gijon, ou da França, como Bordeaux e Toulouse; a viagem dura cerca de seis horas para mais.

Mercado de trabalho em Bilbau

Bilbau sofreu uma crise industrial na década de 1980 e, desde então, a cidade se destaca pela prestação de serviços, principalmente em turismo, hotelaria e comércio, áreas onde ocorre a maior oferta de trabalho e que carecem de mão de obra.

O salário mínimo para quem mora em Bilbau é o mesmo salário mínimo da Espanha, 735,90 euros, embora uma grande porcentagem receba cerca de mil euros como salário.

Veja como encontrar emprego na Espanha e profissionais em falta na Espanha.

Idioma oficial: basco ou espanhol?

Oficialmente, todas as cidades espanholas do País Basco tem o idioma basco como língua predominante, mas por se tratar de uma língua muito antiga e difícil de ser compreendida é mais fácil encontrar escritos pela rua do que pessoas se comunicando pelo euskera (outro nome dado ao idioma).

Se pretende morar em Bilbau e estudar na cidade saiba que as escolas são obrigadas a oferecer o ensino bilíngue em castelhano e basco, o que aumentou a porcentagem de falantes no idioma.

Veja algumas dicas para aprender espanhol.

Custo de vida para morar em Bilbau

Custo de vida em Bilbau
Bilbau é uma cidade pequena em comparação às grandes Madri e Barcelona, o que por si só já reduz os custos de quem deseja morar por lá.

Para estimar o custo de vida na cidade usamos as estimativas do site Numbeo, que utiliza dados repassados por habitantes locais e turistas para informar o preço dos serviços e produtos na cidade.

O custo mensal médio de uma família de quatro pessoas é 2.445,71 euros (R$ 9.540,67) enquanto uma pessoa gasta uma média de 686,56 euros (R$ 2.678,25), ambas as estimativas sem considerar o aluguel. Veja outros dados:

  • Refeição em restaurante barato: 12 euros;
  • Água (um litro e meio): 0,85 euros;
  • Leite (um litro): 0,87 euros;
  • Arroz (um quilo): 1,10 euros;
  • Ovos (uma dúzia): 1,94 euros;
  • Tomate (um quilo): 1,90 euros;
  • Passagem de transporte local: 1,42 euros;
  • Taxi (tarifa normal): 4 euros;
  • Gasolina (um litro): 1,21 euros;
  • Eletricidade, aquecimento, arrefecimento e serviços de água e lixo para apartamento de 85 m² (por mês): 130,52 euros;
  • Internet: 36,12 euros;
  • Escola infantil privada (por mês): 230 euros;
  • Aluguel de apartamento com um quarto no Centro (por mês): 762,50 euros;
  • Aluguel de apartamento com três quartos no Centro (por mês): 1.212,50 euros;
  • Ingresso de cinema: 8 euros.

Você pode conferir como é o custo de vida na Espanha.

Vale a pena morar em Bilbau?

Bilbau é uma cidade linda com muito para fazer e conhecer, em que o custo de vida não é tão alto como em outras cidades como Madrid ou Barcelona. Por outro lado, você deve ter consciência, que morando em Bilbau, você está morando na Espanha, mas ao mesmo tempo não está. Confuso?

Apesar da região fazer parte da Espanha os “bascos” têm a sua própria cultura, idioma e maneira de fazer as coisas. Aliás a região esteve conflito de 1959 e 2011, entre a Espanha e movimentos nacionalistas e separatistas, o mais proeminente, a ETA, que pretendia a independência do País Basco.

Entretanto o conflito terminou (felizmente) e hoje tudo isso faz parte do passado. Os bascos continuaram fazendo parte da Espanha e a sua cultura, história e idioma continua bem presente no seu dia a dia, o que faz de Bilbau (ou toda a região basca), um local único para se morar.

Portanto, se você achar uma oportunidade para ir para Bilbau, como um trabalho, intercâmbio de idiomas, ou estudar uma temporada, vá em frente e aproveite.

Caso se queira mudar para lá e ainda não tem nenhum plano, eu sugiro que faça uma visita ou vá conhecendo melhor a região primeiro, para ter a certeza que você se vai acostumar ao idioma e cultura.

Saiba tudo sobre visitar Bilbao.

Aproveite e vejas as nossas dicas para morar na Espanha.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Clara Grizotto

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.

Artigos Relacionados

Fechar