Categories: Inglaterra

Morar em Londres: quanto custa e como é viver na cidade

Londres é uma cidade cosmopolita, repleta de atrações turísticas imperdíveis, oportunidades de emprego e excelentes instituições de ensino. Não é à toa que morar em Londres é o objetivo de muitos brasileiros que buscam por uma melhor qualidade de vida e, claro, a experiência de viver no exterior.

Se essa também é a sua meta, descubra como é viver no país, o custo de vida, principais tipos de vistos e se vale a pena sair do Brasil.

Pergunta Resposta
Quanto custa para morar em Londres? O custo mensal estimado de uma única pessoa é de £931,80 sem aluguel
É difícil morar em Londres? O custo de vida é elevado, mas, de forma geral, vale a pena viver em Londres
Qual é o valor do salário mínimo na Inglaterra? £10,42 por hora para maiores de 23 anos

Como é morar em Londres?

Morar em Londres é uma experiência enriquecedora. A cidade tem um ritmo frenético e é comum encontrar milhares de pessoas de diversos lugares do mundo nas ruas e estações de metrô. Quem mora em Londres também pode aproveitar os museus e galerias de arte, além dos inúmeros parques espalhados pela cidade.

Apesar de ser uma das principais capitais do mundo, a locomoção pela cidade é fácil. Após se acostumar com o grande sistema de transporte público de Londres, é possível visitar os mercados de rua, a London Eye e o Skygarden em pouco tempo.

Por outro lado, é importante se preparar para o clima em Londres. No auge do inverno, janeiro e fevereiro, as temperaturas ficam entre 2 e 8 °C. Enquanto isso, no verão, elas variam de 14 a 24 °C. Além disso, o clima pode ficar inconstante em um mesmo dia e variar do frio ao calor em apenas algumas horas.

Custo de vida em Londres

Londres é um dos grandes centros do mundo, portanto possui um custo de vida elevado. Portanto, se você planeja trabalhar na cidade, deve avaliar as suas finanças para saber se vale a pena morar na capital da Inglaterra.

Os salários em Londres são altos e variam segundo o nível de especialização do profissional, assim como também muda baseado na idade do trabalhador. Uma pessoa de 23 anos tem direito a receber no Reino Unido pelo menos £10,42 por hora trabalhada e esse valor pode cair para £7,49 para quem tem entre 18 e 20 anos. Assim, quanto maior a especialização e experiência, melhor será o salário.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Aumento no custo de vida em Londres em 2023

Mas também é importante apontar que, em 2023, o custo de vida em Londres está bastante alto. A taxa anual de inflação do Reino Unido atingiu a marca de 10,1% em janeiro deste ano, prejudicando a acessibilidade dos bens e serviços para as famílias.

A crise causada pela pandemia, aliada à crise mundial por conta da guerra entre Ucrânia e Rússia, vêm dificultando a vida na capital inglesa, que já tinha um custo de vida alto. Com o aumento das despesas, especialmente com alimentação e energia, muitas pessoas deixaram a cidade para viver em lugares mais baratos.

Segundo dados do Centro de Excelência de Estatísticas Econômicas (ESCOE, na sigla em inglês), em 2020, o Reino Unido sofreu a maior queda populacional desde a Segunda Guerra Mundial. Mais de 700 mil estrangeiros deixaram Londres.

Aumento de taxas

Ademais, a crise econômica que o Reino Unido está enfrentando também é um catalisador para aumentar o custo de vida. Em fevereiro de 2023, o Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra (MPC) votou pelo aumento da taxa bancária em 0,5% para 4%.

Em contrapartida, o aumento das taxas do Seguro Social que entrou em vigor em abril de 2021 foi revertido em novembro do mesmo ano. Com isso, a contribuição do National Insurance, seguro social e de saúde pública na Inglaterra, voltou diminuir de 13,25% para 12% como tentativa de reduzir o impacto da alta da inflação no país.

Morar em Londres sempre foi caro, mas o custo de vida aumentou significativamente nos últimos anos.

Para apresentar melhor o custo de vida, detalhamos as despesas médias de quem mora na capital inglesa. Consultamos os dados no site Numbeo em fevereiro de 2023. Veja a comparação com os mesmos produtos e serviços em 2022.

Segundo dados do site, desconsiderando o aluguel, uma única pessoa tem um custo de vida de, em média, £931,80 por mês.

Aluguel em Londres

O aluguel é um fator de peso para quem planeja viver na cidade. Embora seja uma cidade cara, a escolha do bairro de onde você vai morar em Londres influenciará diretamente nos valores pagos, assim é possível economizar o custo de vida na capital.

Além disso, quanto mais longe do centro, mais barato será e melhor será o acesso ao transporte público, pois os bairros mais afastados têm mais alternativas.

Apartamento Valor do aluguel em 2022 Valor do aluguel em 2023
1 quarto no centro da cidade £1.786,24 £2.031,71
1 quarto fora do centro £1.284,14 £1.444,30
3 quartos no centro £3.289,25 £3.618,22
3 quartos fora do centro £2.156,95 £2.468,17

Transporte em Londres

Os londrinos usam o transporte público como ônibus e metrô como principal meio de transporte. O valor do passe é uma média, uma vez que ele varia segundo o número de zonas percorridas na cidade. Ou seja, quanto mais zonas precisar atravessar, mais caro será o passe.

Confira a seguir os custos médios pagos pelos moradores da cidade.

Despesas Valor em 2022 Valor em 2023
Passe de transporte (mensal) £160 £159
Tarifa de táxi inicial + 1 km £4,80 £5,70
1 litro de gasolina £1,63 £1,78

Alimentação em Londres

A alimentação na capital inglesa não é barata. Portanto, para quem está com o orçamento apertado vale a pena investir em alternativas mais econômicas como cozinhar em casa, fazer compras em mercados de rua e supermercados mais econômicos como Aldi e Lidl.

Despesas Valor em 2022 Valor em 2023
1 litro de leite £1,04 £1,16
500 g de pão fresco £1,18 £1,16
1 kg de arroz £1,85 £1,81
1 dúzia de ovos £2,38 £2,56
1 kg de queijo £6,19 £6,28
1 kg de filé de frango £6,09 £6,81
1 kg de maçã £2,16 £2,02
1 kg de banana £1,35 £1,27
1 kg de batata £1,25 £1,11
1 kg de alface £0,87 £0,87

Lazer

Existem vários pontos turísticos e históricos gratuitos para você visitar em Londres. Mas é claro que você também encontrará atividades que são pagas. Para ajudar, veja a seguir quais são os principais custos de quem mora na cidade e quer se divertir:

Despesas Valor em 2022 Valor em 2023
Mensalidade da academia £45,87 £42,45
1 entrada no cinema £13 £12
Refeição para 2 pessoas em restaurante bom com três pratos £60 £70

Precisa de visto para morar em Londres?

Sim.

Para morar em Londres ou qualquer lugar no país você precisa de visto na Inglaterra caso não tenha cidadania britânica. Assim, o governo oferece as seguintes autorizações com diferentes objetivos. Confira:

  • Visto de estudo: que substituiu o antigo Tier 4, é indicado para os estudantes que planejam fazer cursos de longa duração. Contudo, no caso de cursos com até seis meses de duração, é possível optar pelo Short Term Visa. Para solicitar o visto de estudante na Inglaterra, você precisa estar matriculado em uma instituição de ensino no país;
  • Visto de trabalho: o visto de trabalho na Inglaterra (antigo Tier 2) é o mais popular deles, pois engloba diversas profissões de longa duração. Também há o visto para trabalhos temporários (antigo Tier 5) e o visto para investidores e empreendedores (antigo Tier 1);
  • Visto de casamento: pode ser solicitado por quem planeja se casar na Inglaterra com um cidadão britânico e morar no país.

Como morar em Londres com cidadania europeia?

Desde 31 de dezembro de 2020, houve uma mudança no status de residência para aquelas pessoas que residem no Reino Unido com passaporte das 27 outras nações da Europa.

Contudo, após firmar um acordo com a União Europeia, o governo britânico passou a garantir que os residentes no país pudessem morar e trabalhar legalmente. Esse novo status é chamado de Settled Status ou Residência Permanente.

Os cidadãos europeus que querem morar e trabalhar no Reino Unido, garantindo o mesmo acesso a serviços públicos, educação, saúde, entre outros, deverão ter o novo status. No entanto, quem tem passaporte europeu e quer morar em Londres após o Brexit, precisa ser avaliado segundo as novas regras de imigração e obter o Settled Status.

Viajantes com cidadania europeia podem morar e trabalhar em Londres, mas é preciso solicitar Settled Status.

Portanto, se você não for familiar de alguém com o novo status ou Pré-Settled Status, será tratado como qualquer outro viajante que chegou no Reino Unido proveniente de um país não europeu.

Melhores bairros para morar em Londres

Antes de morar em Londres, é importante conhecer quais são os melhores bairros da cidade. Diante disso, selecionamos alguns bons lugares para viver. Confira.

  • Stratford;
  • Greenwich;
  • Leytonstone;
  • Finsbury Park;
  • Wembley Park.

A região oeste da cidade, com bairros como Chelsea, Knightsbridge e Kensington, é uma área muito valorizada. Por isso, o aluguel de um apartamento de dois quartos pode custar mais de £1.600. Bairros como Highgate e Hampstead são bastante procurados devido a suas áreas verdes, seguras e limpas; por isso, são mais caros. Mas existem regiões com preços ainda mais elevados, como Stoke Newington e Fisbury Park, que estão na região norte de Londres.

Para conhecer os preços dos aluguéis nos diferentes bairros de Londres, recomendamos acessar o site da prefeitura da cidade. Através dele, é possível verificar quais zonas tem um valor mais alto e filtrar pelas características de cada imóvel.

Onde morar em Londres barato?

A capital inglesa está dividida em 9 zonas e quanto mais longe do centro da cidade, mais barato é o aluguel. Por outro lado, o transporte público para o centro é mais caro, por isso o ideal para morar em Londres é encontrar um imóvel que esteja no meio do caminho.

Os bairros de Camden Town e Islington são mais em conta do que os demais. Essas áreas são repletas de cafés, bares, cinemas e habitadas por jovens profissionais que planejam crescer na capital inglesa.

Outra opção interessante são as regiões mais afastadas do centro como Hendon, Finchley e Kilburn. Elas possuem imóveis com bons custo-benefício, mas que exigem um deslocamento maior para chegar ao centro da cidade.

Shepherd’s Bush, Ealing e Fulham também podem ser uma alternativa para quem precisa economizar com o aluguel. Os moradores dessa região têm fácil acesso ao transporte público, apesar de demorarem um pouco mais para chegar ao centro.

Como comprar casa em Londres? Confira as nossas dicas para buscar o imóvel ideal.

Onde encontrar apartamento para morar em Londres?

Para encontrar apartamentos para alugar em Londres, você pode utilizar o Nestoria. Ele possui informações sobre os valores dos aluguéis próximos às estações de metrô, atualizadas semanalmente e variam conforme a estação ferroviária.

O site também mostra o mapa das linhas de metrô da cidade. Assim, ao clicar em uma das cores, uma nova página é aberta para você visualizar as estações e o valor médio semanal dos imóveis perto delas.

Sugerimos também visitar o site da Uniplaces e verificar os imóveis disponíveis. O Euro Dicas tem um cupom de desconto de 15% nessa plataforma, basta adicionar o cupom UPEURODICAS15OFF.

Note que a maioria dos imóveis são equipados, especialmente a cozinha. No entanto, isso não é uma regra e você deve prestar atenção a isso antes de escolher o apartamento ideal. Outras dicas de sites para buscar um imóvel são:

Mercado de trabalho em Londres

Quem possui nível avançado de inglês e visto adequado que permite trabalhar na Inglaterra, certamente encontrará boas oportunidades de emprego em Londres.

O salário é pago baseado na hora trabalhada e, em 2023, o minimum wage é £10,42/hora, para pessoas acima de 23 anos, que pode ser superior em áreas onde envolvem gorjetas.

Além disso, as pessoas que desejam morar em Londres, mas não têm formação, experiência ou contatos profissionais na cidade, podem conseguir empregos mais comuns para estrangeiros. Portanto, confira abaixo quais são os principais deles:

  • Babá;
  • Garçom;
  • Construção civil;
  • Cuidador de idosos;
  • Chef e auxiliar de cozinha;
  • Faxina de residência/escritório;
  • Atendentes nas redes de fast-food como Starbucks, KFC e McDonalds.

Os estrangeiros também podem procurar os centros de emprego em Londres. Para tanto, basta ir pessoalmente ao local e fazer o cadastro para se candidatar a uma vaga.

Mas, caso você tenha um diploma de nível superior, terá que validar o diploma na Inglaterra para atuar na sua área. O processo é bastante burocrático e também pode exigir um exame de proficiência em inglês.

Brasileiros em Londres

Não há um consenso atualizado quanto a estimativa do número de brasileiros em Londres. Os últimos dados encontrados sobre a comunidade são de 2021, ou utilizam abordagens metodológicas diferentes, resultando em informações incertas.

Segundo o levantamento das comunidades brasileiras de residentes no exterior realizado pelo Ministério das Relações Exteriores no Brasil, tendo como referência o ano de 2021, Londres tem a maior comunidade de brasileiros por jurisdição na Europa.

Com base no relatório, mais de 200 mil brasileiros moram na capital inglesa, uma concentração maior se comparada as outras cidades europeias. Em Lisboa, moram 180 mil brasileiros. Em Milão e Madrid, vivem, respectivamente, 92 mil e 90 mil pessoas. Outro dado interessante é o número de eleitores brasileiros em Londres. Conforme os dados do TSE, 34.498 eleitores estavam aptos para votar na capital da Inglaterra em 2022.

Já os dados oficiais divulgados pelo último censo do Office for National Statistics (ONS) de 2021 exibem um perfil diferente da comunidade brasileira. As informações do relatório da População por país de nascimento e nacionalidade, apontam que existem mais de 70 mil brasileiros morando no Reino Unido. Contudo, o órgão informou que a pesquisa foi descontinuada por erros estatísticos.

Uma boa dica é entrar em grupos de brasileiros em Londres no Facebook para conhecer novas pessoas e esclarecer as suas dúvidas sobre como é morar em Londres. Assim, você conseguirá se conectar com outros brasileiros na Inglaterra e conhecer de perto a comunidade.

A experiência de uma brasileira morando em Londres

Então, para saber como é morar em Londres, conversamos com a brasileira Thais Gonçalves que recomenda a vida na capital inglesa. De acordo com ela, Londres é uma cidade multicultural, onde literalmente você encontra de tudo, muitas nacionalidades, oferta de trabalho, estudo, uma gama enorme de opções, culturais, musicais para todos os gostos.

Thais Gonçalves mora há 3 anos em Londres.

No entanto, ela também explica que apesar da vida frenética na capital inglesa ser atrativa, morar em Londres pode ser um pouco estressante. Isso acontece porque todos sempre ficam na expectativa de fazer coisas e acaba tendo pouco descanso.

O custo de vida para morar em Londres

Para Thais, o custo mais alto em Londres, com certeza é com moradia e que, dependendo da zona, pode ainda ser mais caro. Por isso, é muito importante ficar atento para a região onde irá morar. Lembrando que Londres é dividida em zonas, começando do centro, de dentro para fora, quanto mais central, mais caro.

Ela também destacou que nos últimos anos o custo de vida na cidade aumentou, especialmente nas contas de energia/gás e combustível. Mas, apesar dos aumentos, ela ainda acredita que a diferença entre salário e custo de vida no Brasil ainda é bem maior que na Inglaterra.

O trabalho para brasileiros na capital inglesa

Já falando em mercado de trabalho, Thais acredita que a receptividade depende de falar inglês e estar legalmente no país. Ela explica que quem não fala inglês fica dificilmente desempregado.

“Eu diria que mesmo sem inglês e documentos conseguiria trabalhar, contudo, com mais limitações. Porém, Londres tem muita necessidade de trabalhadores, e aqui pouco importa de onde venha, o importante é a língua e vontade de trabalhar e ganhar dinheiro”.

A adaptação dos brasileiros vivendo em Londres

A adaptação dos brasileiros em Londres varia de pessoa para pessoa. Para Thais, por exemplo, o mais difícil no começo foi a adaptação ao clima, já que é totalmente diferente do Brasil. Além disso, ela sentiu dificuldade com a língua, mas logo conseguiu superar esse desafio e se adaptou. Para ela, isso ajudou ainda mais a alcançar os seus objetivos que eram melhorar o inglês e conseguir juntar dinheiro.

Vale a pena morar em Londres?

Sim, vale a pena morar em Londres.

Mas, como todo e qualquer outro destino, a capital da Inglaterra oferece vários pontos positivos e negativos. Para Thais, vale a pena morar em Londres se você está disposto a se desafiar. Não só em questões financeiras, mas realmente força de vontade para lidar com os desafios e ficar, mesmo quando bate a vontade de voltar.

A cidade oferece várias oportunidades de trabalho e lazer, e tudo é possível desde que você tenha força de vontade para conquistar os seus objetivos. Além disso, não há tanta desigualdade social, se comparado com o Brasil. No entanto, você precisa pagar mais para permanecer na cidade.

É importante ficar atento, no entanto, porque o custo de vida na capital é bem alto, então é preciso considerar os gastos com moradia e transporte em comparação ao seu salário.

Particularmente acredito que se você tem filho, como eu, o ideal é morar em uma das cidades pequenas da Inglaterra porque tem a facilidade de não precisar usar transporte público e ter mais qualidade de vida, além de ser mais barato.

E se você está planejando morar em Londres, vale a pena conferir o vídeo abaixo do canal Na Vibe com 3 dicas importantes para quem deseja sair do Brasil e viver na capital inglesa.

Perguntas frequentes

Morar em Londres como estrangeiro pode ser emocionante e assustador. Por isso, para que você possa encarar essa nova jornada com o máximo de informações possível, respondemos algumas perguntas frequentes de quem planeja se mudar ou trabalhar na Inglaterra:

Como morar em Londres sendo brasileiro?

Os brasileiros que desejam morar em Londres precisam obter um visto de residência. Esse tipo de autorização é concedido pelo Governo Britânico para estrangeiros por diversos motivos, sendo os mais comuns:

  • Trabalho;
  • Estudos;
  • Casamento.

Existem outros vistos de residência na Inglaterra que variam segundo o perfil do solicitante. Nesse caso, você pode fazer o teste rápido no site do governo do Reino Unido para saber qual se adequa melhor para a sua situação.

Após conseguir o visto, você precisa planejar bem a sua ida para a Inglaterra. Nessa etapa, certifique-se de que tem fundos necessários para se sustentar no país, lugar para morar, etc.

O que é preciso para morar em Londres?

O planejamento é a chave para morar em Londres. Se você já tomou a decisão de se mudar para a capital inglesa, este são alguns dos principais requisitos exigidos pelo Governo Britânico para estadia de estrangeiros no país:

  • Passaporte válido;
  • Cidadania britânica;
  • Visto para permanecer na Inglaterra;
  • Seguro saúde internacional;
  • Fundos suficientes para se sustentar no país;
  • Local para morar;
  • Passagem de volta ao país de origem;
  • Demonstrar fluência na língua inglesa (para visto de trabalho ou estudo);
  • Vínculo com a empresa ou instituição de ensino (para visto de trabalho ou estudo).

É importante lembrar que os requisitos para permanência na Inglaterra podem variar segundo o tipo de visto e a sua situação. Por isso, verifique quais são as exigências do visto antes de realizar a aplicação.

Quanto ganha um brasileiro em Londres?

Segundo dados do Numbeo, em 2023, o salário médio de um brasileiro em Londres é de £3,042,58. É importante lembrar que a remuneração na Inglaterra é definida pela hora do trabalho, idade e experiência profissional e o valor varia entre £5,28 e £10,42 por hora.

Na prática, uma pessoa com mais de 23 anos, por exemplo, recebe £10,42 por hora. Assim, o salário mínimo bruto de um trabalhador com carga horária de 40 horas e 5 dias por semana é cerca de £1.806. Já uma pessoa de 21 anos, nessas mesmas condições, ganha aproximadamente £1.765.

Morar em Londres é uma oportunidade incrível para você conhecer uma nova cultura e aproveitar uma boa qualidade de vida. Para viver na Inglaterra é importante ter um bom nível de fluência no inglês, planejamento e visto para permanência.

Então, gostou das nossas dicas? Aproveite e confira também o ebook Como Morar na Inglaterra, ele reúne todas as informações, regras e dicas para você planejar sua mudança para Inglaterra.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Andrea Côrtes

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

Maiores salários mínimos da Europa: saiba onde os salários ultrapassam 2.000€

Quais os maiores salários mínimos nos países europeus? Apesar da proximidade e do alinhamento de…

% dias atrás

Como abrir conta na Wise? Confira o passo a passo

Saiba como abrir sua conta na Transferwise. Confira o passo a passo para abrir e…

% dias atrás

Aluguel de carro em Lisboa: quanto custa e onde alugar?

Quer saber como fazer o aluguel de carro em Lisboa? É simples e barato, mas…

% dias atrás

Cidadania alemã: saiba quem tem direito e como solicitar em 2024

Confira o passo a passo para obter a cidadania alemã por ascendência ou realizar a…

% dias atrás

Melhor seguro viagem em 2024: conheça o nosso Top 10

Vai viajar e quer garantir o melhor seguro viagem? Confira o nosso ranking onde explicamos…

% dias atrás

Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa

Quer morar em Lisboa? Então você precisa saber o custo de vida, as vantagens e…

% dias atrás