Categorias: Espanha

Morar na Espanha com cidadania italiana: saiba como

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa. A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

A maioria das pessoas em busca do reconhecimento de uma segunda cidadania tem o sonho de morar fora do Brasil. Ter cidadania europeia ajuda a diminuir a burocracia para morar na maioria dos países europeus. Você sabia que é possível morar na Espanha com cidadania italiana? Isso mesmo, e vamos explicar como funciona, o que é necessário e qual é a burocracia. Saiba tudo no artigo a seguir.

É possível morar na Espanha com cidadania italiana?

Sim. Você pode morar na Espanha com cidadania italiana. A cidadania italiana te permite morar na Espanha, mas isso não quer dizer que não exista burocracia. Você não pode simplesmente se mudar para o país e pronto. É necessário seguir algumas regras e apresentar alguns documentos. Mas o processo, apesar de burocrático, é simples e rápido.

O que é preciso fazer para morar na Espanha com cidadania italiana?

Para morar na Espanha com cidadania italiana, você precisará pedir um Certificado UE (Certificado de registro de ciudadano de la Unión), que é um documento que a Espanha emite para os cidadãos da União Europeia que querem morar no país.

Junto do Certificado UE, você fará também seu número de identidade de cidadão estrangeiro, chamado NIE (numero de identidade de extranjero). Ele funciona como o nosso CPF no Brasil.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Certificado UE

Para emitir esse certificado, é preciso pedir cita. Ou seja, é necessário solicitar um pedido para permanecer no país. Esse pedido pode ser agendado online no site do governo da Espanha. Você precisará escolher a província onde você mora e depois escolher “Certificado UE”.

O agendamento poderá ser demorado, dependendo da cidade, por isso faça isso com antecedência. No dia da sua marcação, apareça na hora certa e com todos os documentos em mãos, tudo para facilitar o processo. Tenha atenção que no local eles não fazem cópia dos documentos, por isso leve cópia de tudo, para garantir.

Número de Identidade de Extranjero

Você poderá solicitar o seu NIE na polícia ou na Oficina de Extranjería. Dependendo da cidade onde você mora, será necessário fazer um agendamento para a emissão do documento. Esse documento custa 12€. Dependendo da cidade, você precisará ter um contrato de aluguel e uma conta no banco para poder solicitar o NIE.

Mas, como já dissemos que o processo não é tão simples, alguns bancos não fazem a abertura de contas sem o NIE. Esse processo será chato e você vai depender da boa vontade das pessoas para conseguir tudo o que precisa. Procure alguns bancos na Espanha para saber se você consegue abrir a sua conta sem o NIE.

Não esqueça de levar os documentos necessários (originas e cópias) para solicitar o seu NIE:

  • Requerimento impresso modelo EX-18;
  • Passaporte italiano ou documento de identidade italiano;
  • Contrato de aluguel;
  • Seguro médico privado;
  • Comprovante de rendimento;
  • Comprovante de pagamento da taxa de emissão do NIE.

Documentos necessários

Comprovante de renda

Você precisará comprovar que possui renda suficiente para permanecer no país. Para comprovar a renda você pode apresentar um contrato de trabalho, comprovantes bancários ou cartão de crédito com pelo menos 5 mil euros.

Seguro de saúde privado

Esse documento só será necessário se você não tiver um emprego com contrato de trabalho na Espanha. Se você já estiver trabalhando e tiver um contrato, a sua segurança social já estará sendo paga pelo seu empregador, por isso você terá direito aos serviços de saúde pública no país.

Se você não tiver um contrato de trabalho, deverá ter um seguro de saúde privado com validade de pelo menos 1 ano.

Comprovante de residência

Você precisará comprovar a sua residência mostrando o seu contrato de aluguel ou então a certidão de empadronamiento.

Tem que pagar?

Você terá que pagar 12€ para fazer o NIE. Não se esqueça que você deve fazer o pagamento antes de ir tirar o documento na data marcada. É necessário levar o comprovativo de pagamento dessa taxa.

Quanto tempo demora o processo para morar na Espanha com cidadania italiana?

O tempo que você vai esperar vai depender da cidade onde você mora. Muitas cidades que possuem um número elevado de estrangeiros acabam emitindo o certificado mais lentamente, pois a demanda é maior.

Porém, geralmente, em 1 mês as pessoas conseguem estar com todos os documentos em mãos. O certificado é emitido na hora, o que demora é para conseguir a marcação.

É burocrático morar na Espanha com cidadania italiana?

Existe uma certa burocracia, mas sendo cidadão europeu podemos dizer que essa burocracia não é nada perto do que os cidadãos de países terceiros precisam enfrentar.

Você vai precisar separar alguns documentos e marcar um horário para dar entrada no seu processo, mas isso não demorará mais de 1 mês (com sorte).

Sendo assim, podemos dizer que é burocrático sim, mas é um processo rápido.

É preciso renovar a autorização?

Sim. A autorização de residência tem uma validade de 5 anos e, depois disso, deverá ser renovada. Após 5 anos, você poderá pedir um certificado de residência permanente, que terá validade de 10 anos.

Posso morar em qualquer outro país europeu?

Assim como é possível morar na Espanha com cidadania italiana, você também poderá morar em outros países da União Europeia. Porém, é necessário verificar como funciona o processo de cada país, quais os documentos exigidos e o que é necessário fazer para se legalizar.

Normalmente o processo para morar em algum país europeu para quem tem cidadania italiana é bem mais simples e rápido do que para cidadãos de países terceiros. Mas costumam ser bem diferentes uns dos outros. Por isso, faça a sua pesquisa antes de se mudar.

Um cidadão europeu pode morar em qualquer país europeu por 90 dias sem precisar dar entrada em documentos de residência. Mas, se você planeja ficar mais tempo, é necessário fazer todo o processo de registro de residência.

Posso pedir também a cidadania espanhola por tempo de residência?

É possível pedir a cidadania espanhola por tempo de residência. Porém, para quem é cidadão italiano, será necessário renunciar à sua cidadania italiana para ter a espanhola. Por isso, não vale a pena pedir a cidadania espanhola se você já tem a italiana. A cidadania italiana já te oferece todos os benefícios e com ela você pode morar legalmente na Espanha pelo tempo que você desejar.

Como mencionamos anteriormente, se você pensa em morar na Espanha, saiba que o seguro viagem é fundamental. Para fazer a cotação do seu seguro de forma personalizada, recomendamos que você utilize o nosso comparador de seguro viagem. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garantimos os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Se preferir, pode também utilizar o portal Seguros Promo, comparador online que nós recomendamos e utilizamos para realizar cotações aqui no Portal.

Julia Discacciati

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Deixe um comentário
Compartilhar
Publicado por
Julia Discacciati

Posts recentes

Seguro viagem para Portugal: guia completo para contratar o seu

Será que é necessário seguro viagem para Portugal? Descubra quem precisa do seguro viagem, quanto…

% dias atrás

Morar em Roma: saiba como é viver na capital da Itália

Descubra quais os melhores bairros para morar em Roma, o custo de vida na capital…

% dias atrás

Combate ao Covid-19 na Catalunha: máscara passa a ser obrigatória na rua

A Espanha precisou dar um passo atrás no desconfinamento por conta de um novo avanço…

% dias atrás

Banco N26 na Irlanda: como funciona e como abrir conta

Pagar contas, fazer saques e compras ficou muito mais fácil para quem vive na Europa.…

% dias atrás

Viajar com animais para Europa: veja o passo a passo

Como viajar com animais para Europa. Saiba cuidados a tomar, quanto custa, quanto tempo demora,…

% dias atrás

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser…

% dias atrás