Opinião: principais diferenças entre morar na Inglaterra e em Portugal

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa. A conta Wise é até 8 vezes mais barata do que os bancos tradicionais e não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter autorização de residência na Europa.

Abrir Conta →

Depois de quase 5 anos morando em Portugal, meu marido teve a oportunidade de fazer uma parte da sua pesquisa de Doutorado na Inglaterra e aqui estamos para passar 6 meses. Os dois países são muito diferentes em vários aspectos e hoje vou contar pra vocês as principais diferenças entre morar na Inglaterra e em Portugal.

Principais diferenças entre morar na Inglaterra e em Portugal

Confira uma lista das principais diferenças e características de cada país europeu:

Alimentação e obesidade

A primeira coisa que me chamou atenção foi a (má) alimentação. Mesmo já tendo visitado o Reino Unido, quando viemos para morar é que percebemos como é o dia-a-dia das pessoas.
A verdade é que os ingleses comem muita fritura e comidas gordurosas. A alimentação em Portugal segue uma dieta mediterrânea e é muito, mas muito mais saudável.
Em Portugal, o menu de almoço (diária) em muitos restaurantes vai ter uma opção de peixe grelhado e legumes. Já na Inglaterra, em sua grande maioria, um peixe frito com batata frita é a única opção.
É bastante difícil comer fora na Inglaterra e até mesmo os pratos infantis levam coisas fritas. Em Portugal os restaurantes servem comidas mais leves e saudáveis e as pessoas comem mais peixe, frutos do mar, legumes, saladas, frutas, azeite de oliva, azeitonas, etc.
Morar fora do Brasil: vantagens e desvantagens.

No Reino Unido estima-se que 1 em 4 adultos sejam obesos e que 1 em cada 5 crianças entre os 10 e 11 anos tenha obesidade. O preço baixo e bastante acessível dos doces é uma realidade e o consumo de refrigerantes assusta um pouco.
Na Inglaterra os pubs servem maioritariamente hamburgueres, pizzas e nuggets. Ter uma dieta equilibrada e com vegetais é bastante difícil e muito mais cara que a junk food.

Campanha 5 por dia

A Inglaterra tem uma campanha chamada 5 por dia e que está em várias embalagens. A campanha tenta fazer com que a população coma pelo menos 5 porções de frutas ou legumes por dia. Mas a meta tem sido difícil de ser atingida.

Confira como um brasileiro pode se adaptar à alimentação na Inglaterra.

Idioma e sotaque

A segunda grande diferença sem dúvida é o idioma. Falar o inglês britânico é muito diferente do que estamos acostumados no Brasil. Eu aprendi o inglês americano na escola e nos cursos de inglês que fiz, por exemplo.
O sotaque (principalmente morando no interior da Inglaterra) é bastante forte. Falando pessoalmente ainda conseguimos nos comunicar muito bem, mas quando precisamos resolver alguma burocracia por telefone, o bicho pega.
Quando precisamos falar com a companhia de energia e resolver contratos percebemos como o sotaque e o idioma podem ser fatores de complicação. Mas é claro que com o passar dos meses vamos nos acostumando e aprendendo expressões e palavras que são usadas por aqui.
Leia também este artigo de opinião: morar fora não vai resolver os seus problemas.

Tamanho do país e número de imigrantes

Comparar Portugal e Inglaterra é falar de realidades totalmente diferentes. A Inglaterra é um país com quase 56 milhões de habitantes, enquanto Portugal conta com pouco mais de 10 milhões de habitantes.
A Inglaterra é um país muito maior, com uma economia muito forte, moeda própria (libra) e está dentro do Reino Unido que conta com 66,04 milhões de pessoas.
Em Portugal são 880 mil imigrantes, 8,8% da população, de acordo com o Migration Data Portal. Enquanto no Reino Unido são 8,8 milhões de imigrantes que moram nos quatro países do reino, representando cerca de 13,3% da população.
Descubra o que ninguém te conta sobre morar fora.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Emprego e salários

A Inglaterra é uma super potência mundial e é a 5° maior economia do mundo. Os salários são bastante altos e as oportunidades de emprego são maiores que em Portugal.
Grandes multinacionais estão instaladas no país e as empresas inglesas são referência em todo o mundo. Gigantes como HSBC, BP, Rolls-Royce, Jaguar, Bentley, Lotus, foram fundadas no país.
O salário mínimo na Inglaterra é de £8,21 por hora de trabalho para profissionais acima dos 25 anos. Considerando uma média de 37,5 horas semanais, o salário mensal mínimo é de £1.231,50. Saiba mais no site do governo.
Já em Portugal, o salário mínimo é de 600€ para 40 horas de trabalho por semana. Bem mais baixo que na Inglaterra. Em Portugal, a população trabalha mais horas (inclusive domingo) e ganha muito menos.
Na Inglaterra (principalmente no interior) praticamente tudo fecha às 18h nos dias úteis e no domingo TUDO fecha às 16h. As pessoas trabalham bem menos do que em Portugal.

Veja as profissões mais bem pagas na Inglaterra.

Controle dos cidadãos

Há um controle muito grande da Inglaterra com seus cidadãos. Há muitas câmeras e o policiamento, apesar de não ser ostensivo com viaturas e agentes, as câmeras estão por toda a parte.
Parece que você está o tempo todo sendo vigiado. E é engraçado que, nas cidades grandes, por ter muita gente nas ruas, você não se sente seguro nem com as câmeras gigantes. Talvez seja o meu lado brasileira acostumado a ver (e precisar ver) policiais nas ruas. Sei lá!
Veja uma lista dos melhores países da Europa para criar filhos.

Trânsito e pedágios

Por ser um país 6x maior, o trânsito também é muito maior que em Portugal. As maiores estradas que ligam o país são cheias até mesmo no domingo. As pistas são enormes, mas mesmo assim, congestionam nos horários de pico. Sair de Londres então é bem difícil, principalmente se você chegar no final da tarde.
Na Inglaterra existem pouquíssimos pedágios e por exemplo, de Londres até Nottingham, não tem nenhum. As estradas são nacionais e controladas por câmeras e radares.
Em Portugal existem muitos pedágios nas autoestradas e tornam atravessar o país de carro bem custoso. As estradas em Portugal são administradas por concessionárias e o trânsito é bem menor que no Reino Unido.
Estudar na Inglaterra: dicas sobre visto de estudante e melhores cursos.

Taxas e impostos

Na Inglaterra existe um imposto pra tudo, até mesmo para assistir TV! É impressionante o controle que eles (Estado) têm de tudo. Chegamos na casa que alugamos em uma quarta-feira às 16h e no outro dia às 10h, uma funcionária da prefeitura já estava aqui para pegar nossos dados e mandar a conta do Council Tax (taxa da prefeitura).
Não funciona como no Brasil ou em Portugal, que os donos dos imóveis pagam o IPTU (IMI em Portugal) e os inquilinos não precisam pagar nada. Aqui na Inglaterra você é responsável por pagar a prefeitura todo mês e o valor é bastante alto (£ 119 por mês na minha cidade). Essa taxa cobre os gastos públicos com segurança, iluminação pública, bombeiros, impostos municipais e estaduais.
Na Inglaterra você também precisa pagar uma TV Licensing para assistir TV. E pasmem, o valor é de £154,50 por ano. Chega uma cartinha em casa e se você assistir televisão no computador ou na TV tem que pagar, especialmente os programas da BBC.

Veja uma lista com as vantagens e desvantagens de viver na Inglaterra.

Religião

Em Portugal, a maioria da população é católica e o número de igrejas é enorme. Na Inglaterra há uma mistura de religiões bem grande, e a maioria das igrejas são Anglicanas. O islamismo também é grande no país, por conta do grande número de imigrantes e já chega a 4,4% da população.
De Curitiba para o mundo: veja por que a nossa redatora escolheu morar na Inglaterra.

Vale mais a pena morar na Inglaterra ou em Portugal?

Depende dos seus objetivos e oportunidades. Eu sou apaixonada por Portugal e é um país que está no meu coração, portanto essa é resposta difícil. Os dois países são muito diferentes.
Eu acredito que as principais diferenças entre morar na Inglaterra e em Portugal estão os hábitos culturais, a alimentação, o clima e as oportunidades.
Por exemplo, na minha cidade em Portugal (Braga) chove muito mais (MUITO MESMO) do que a minha cidade aqui na Inglaterra (Chesterfield). Esse era um fator que eu acreditava ser bem diferente e me surpreendeu.
As pessoas aqui no interior da Inglaterra também são muito simpáticas e receptivas, mas isso em Portugal é igual. Aqui na Inglaterra os supermercados são incríveis e muito mais completos do que os supermercados em Portugal. Há opções de comidas do mundo inteiro e os preços também são muito bons.
Acho que não existe uma resposta pronta. Vai depender da experiência de cada um, mas posso dizer que mesmo sendo experiências diferentes, elas são incríveis e uma coisa que eu recomendo vivamente é: more um tempo fora do país, você vai se surpreender com o quanto vai aprender, amadurecer e começar a ver o mundo de outra maneira!
Agora que você já viu o meu ponto de vista sobre morar na Inglaterra e em Portugal, tire suas próprias conclusões ao ler o artigo vantagens e desvantagens de morar em Portugal.
Está de mudança para Portugal? Sabemos que esse é um passo importante na vida de qualquer pessoa: sair do seu país de origem. Para ajudar você a fazer tudo passo a passo e dentro da lei, escrevemos o nosso E-book Como Morar em Portugal. Um guia completo com tudo o que você precisa saber, desde custo de vida, vistos, como comprar passagem, estilo de vida no país e muito mais. Vale a pena, confira!

Amanda Corrêa

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Recent Posts

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás

Portugal estima que não faltarão mais médicos de família a partir de 2026

Todo residente em Portugal deverá ter acesso ao médico de família a partir de 2026.…

% dias atrás

Plano de saúde na Espanha: como funciona e quando é obrigatório

Você sabe como funciona a saúde privada na Espanha? Descubra neste artigo como ter acesso…

% dias atrás

Bolsa de estudo na Itália: descubra como conquistar a sua

Saiba tudo sobre bolsa de estudo na Itália e descubra como se candidatar para estudar…

% dias atrás