Nômades digitais: o que são e os prós e contras desse modo de trabalho

Europa  / 

Trabalhar com horários fixos e carteira assinada pode ser coisa do passado para algumas pessoas e profissões. Milhares de pessoas que trabalham com internet, por exemplo, se perguntam: por que tenho que estar todos os dias na empresa para realizar um trabalho que posso desenvolver em qualquer lugar do mundo? Essa é a vida dos nômades digitais. Mas você sabe o que são? Hoje vamos te contar como é a vida de nômades digitais e quais são as profissões que te permitem ser um.

O que são nômades digitais?

Ser um nômade digital é poder trabalhar de qualquer lugar do mundo, sem escritório fixo, necessitando, somente, de um laptop e de uma internet estável.

Visando maior flexibilidade de horários e melhor rendimento, muitos profissionais têm buscado trabalhar com mais qualidade, seja em casa, em escritórios compartilhados, ou em locais ao ar livre, onde se sintam bem e criativos para o trabalho fluir. Se você acha que o home office é o futuro, talvez a próxima etapa seja ser um nômade digital e viajar pelo mundo.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Por que ser um nômade digital?

A maioria dos profissionais que trabalham com criatividade não gosta de ficar presa em um escritório formal, com regras e horário comercial a ser cumprido. Com as novas tecnologias de informação e a internet, é possível estar conectado em qualquer lugar do mundo, seja no Brasil ou na Europa.

Quem escolhe ser um nômade digital quer aproveitar os melhores anos da vida e não pretende esperar até a aposentadoria para ter tempo para viajar e curtir os momentos.

Como ser um nômade digital?

Antes de qualquer coisa, é preciso planejamento psicológico (e coragem) e financeiro para iniciar uma viagem ou a mudança de país.

Morar fora não é tarefa fácil. Será que você tem o perfil para morar no exterior? É importante também definir objetivos e metas e, principalmente, possuir uma profissão que te permita trabalhar de forma remota pelo mundo.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, hoje, cerca de 30% das empresas já trabalham com profissionais longe da companhia. E a tendência mundial é que esse número aumente a cada ano.

Veja aqui como se preparar para morar fora do Brasil.

nomades digitais van

Profissões dos nômades digitais

A seguir, listamos algumas profissões que se encaixam no perfil de nômade digital. Descubra se sua está na lista.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Profissionais de comunicação e marketing

Pessoas experientes que saibam produzir conteúdos, redigir textos, produzir vídeos, editar, gerenciar mídias sociais, fazer artes etc.

Criar um blog, um canal do Youtube, lançar e-books são atividades que podem ser feitas online e de qualquer lugar do mundo, basta ter uma boa ideia para um projeto próprio – ou clientes – e um ótimo acesso à internet.

Profissionais de TI

Programação, criação de jogos, aplicativos e sites também são trabalhos que podem ser desenvolvidos com um laptop e uma internet de qualidade.

Leia também o artigo sobre como trabalhar como TI em Portugal.

Fotógrafos

Fotógrafos podem tirar fotografias pelo mundo, vendê-las para bancos de imagens, revistas, jornais e/ou sites.

Esses profissionais podem, ainda, trabalhar com eventos, festas de aniversário ou de casamento, e, até mesmo, realizar propaganda de lojas dos locais por onde passarem, como lojas de roupas ou pizzarias.

Falar idiomas ajuda bastante na negociação do seu trabalho, veja aqui indicações de cursos de idiomas.

Venda de ações, de produtos ou de conhecimento

Quem trabalha no mercado de compra e venda de ações da Bolsa de Valores, venda de produtos online (o e-commerce, comércio eletrônico) ou de conhecimento não precisa estar em um local específico.

Com a modernização, é comum vermos profissionais atendendo à distância. Professores de língua estrangeira são exemplos de profissionais que atendem via Skype.

Pode ser útil conhecer plataformas para alugar moradias ao redor do mundo, como a Uniplaces.

Trabalho remoto

Além dessas carreiras, é possível trabalhar de forma remota em uma empresa, tendo um contrato de trabalho. As reuniões são realizadas por videoconferência, os relatórios são enviados por e-mail, as imagens são armazenadas na nuvem, e só é preciso estar online, não importa em que local do mundo estiver.

Você pode conferir também 7 dicas úteis para quem quer morar fora do país.

Vantagens e desvantagens dos nômades digitais

As vantagens de uma vida como nômades digitais é poder viajar pelo mundo (sozinho ou acompanhado), não ter horário fixo, poder trabalhar de frente para o mar, em um café ou em um parque, e poder aproveitar a vida com mais qualidade.

A maior desvantagem é a instabilidade financeira que muitos nômades digitais enfrentam. O grande desafio desses profissionais é procurar trabalhos, clientes ou criar seu próprio modelo de negócio, de maneira a conseguirem certa segurança.

Nem todo mês você terá o dinheiro que precisa ou que deseja e seus horários não ficarão restritos ao horário comercial.

Saiba ainda como nômades digitais ganham dinheiro.

Vale a pena ser um nômade digital?

Vida de nômade digital não é para todo mundo. Mas, se você se sente preparado para este desafio, se sua profissão permite o trabalho fora de escritórios convencionais, se você sabe organizar seus horários e é responsável em relação às suas demandas, por que não tentar?

É preciso trabalhar bastante, ter foco e resiliência para não desistir no meio do caminho. A experiência de poder unir o seu trabalho à qualidade de vida pode ser incrível, basta ter coragem e se planejar!

Leia agora quais são os melhores países para nômades digitais e escolha o seu próximo destino!

Se gostou desse artigo também pode ser útil saber como conseguir emprego no exterior estando no Brasil.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.