Novas regras para controle do Covid 19 na região de Lisboa

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa. A conta Wise é até 8 vezes mais barata do que os bancos tradicionais e não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter autorização de residência na Europa.

Abrir Conta →

Tido como exemplo no combate à pandemia de coronavírus, Portugal já chegou à terceira e última etapa de reabertura do país. No entanto, foram adotadas novas regras para controle do Covid-19 na região de Lisboa nesta terça-feira (23), considerado um passo atrás ao desconfinamento. Entenda o que aconteceu e o que muda.

Novas regras para controle do Covid 19 na região de Lisboa: entenda o “passo atrás”

Diferentemente do restante do país, onde a reabertura já se encontra em sua última etapa, a região de Lisboa deu um passo atrás no processo de retomada das atividades.
O surgimento de vários focos de contaminação na área metropolitana de Lisboa ligou o sinal de alerta do governo. A mídia portuguesa tem colocado holofotes nas aglomerações de jovens nas ruas e em bares, realçando que o número de novos casos em jovens aumentou desde a reabertura, em 4 de maio.
De acordo com os dados mais atualizados da Direção Geral de Saúde de Portugal, seis mortes e 345 novos infectados foram registrados em Portugal nas últimas 24 horas. E 87% destes casos se concentram na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Duas das vítimas fatais tinham entre 60 e 69 anos. Duas entre 70 e 79 anos. E duas mais de 80 anos. Ainda estão internadas 441 pessoas, sendo 17 a mais do que o registrado na segunda-feira. E 72 estão em unidades de tratamento intensivo – mesmo número registrado um dia antes.

Entrada barrada na Dinamarca e Áustria

A Dinamarca e a Áustria anunciaram a abertura suas fronteiras para o turismo estrangeiro no fim de junho. Mas excluíram Portugal da lista de países autorizados pelo número de casos que ainda continua a ser registrado no país.

O que muda no controle da pandemia na região de Lisboa

As novas regras para controle do Covid 19 na região de Lisboa passam a valer a partir desta terça (23 de junho), mas podem ser revistas, com possibilidade de avanço ou de prolongamento das medidas de isolamento social e de restrição às atividades econômicas, dependendo dos números dos próximos dias.

  1. Limite para reuniões sociais volta a ser de 10 pessoas – no resto do país o número máximo é 20;
  2. Proibidas aglomerações nas ruas;
  3. Bares, lojas e cafés terão que fechar às 20h e não mais as 23h (restaurantes estão liberados para o funcionamento até 23h, respeitando os protocolos de reabertura);
  4. Maior policiamento nas ruas para garantir o cumprimento das regras.

Sobre as regras serem válidas apenas para a Região de Lisboa, o Primeiro-ministro António Costa afirmou:

“Não há dois pesos e duas medidas. Há dois momentos distintos e há uma circunstância completamente diversa”.

O que acontece com quem desobedecer?

A pessoa ou comerciante que desobedecer a nova regra pode ser enquadrado no crime de desobediência ao estado de emergência, sujeito a 120 dias de multa ou prisão de até um ano, afirmou ontem a Agência Lusa, citando fonte não identificada do governo.
Segundo o primeiro-ministro, António Costa, o objetivo é coibir festas e outras aglomerações que coloquem a saúde pública em risco.
Para Costa, com a adoção destas medidas será desnecessário bloquear completamente a região, impedindo o deslocamento dos trabalhadores e a retomada da atividade econômica.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Como está o restante do país?

Basicamente Portugal vai muito bem no controle do Covid-19, mesmo na fase de saída do confinamento.
A reabertura foi iniciada em 4 de maio e dividida em três fases. Shoppings, lojas com mais de 400 metros quadrados, cinemas, teatros e academias de ginástica já foram reabertos. Missas e celebrações religiosas também estão autorizadas, mas com controle no número de pessoas. Praias e parques foram retomados pelos portugueses.
O uso de máscaras é obrigatório, assim como o distanciamento e o uso do álcool gel.
As fronteiras do país com o restante da Europa também já foram reabertas, com exceção das fronteiras terrestres com a Espanha, que serão retomadas dia 1 de julho.
Veja como será viajar para a Europa pós-coronavírus aqui.

Porto não registra novos casos há 17 dias

No Porto, não há novos casos registrados desde 6 de junho. No total, são 1.414 casos na região desde o início da pandemia.

Números totais da Covid-19 em Portugal

Desde março, quando teve início a pandemia em Portugal, foram confirmados 39.737 casos positivos de Covid-19 no país. O número de vítimas é de 1.540.
No total, 25.829 pessoas já recuperaram da infecção, sendo 281 recuperados nas últimas 24 horas.
Comparativamente, o Reino Unido, país mais afetado da Europa, contabiliza mais de 304 mil casos e 28 mil mortes. A Itália tem mais de 238 mil casos e 34 mil mortes. No mundo todo, os contaminados ultrapassam 8 milhões e as vítimas são 468 mil – mais de 174 mil só na Europa.

OMS pede atenção a ambientes fechados

Maria van Kerkhove, líder técnica da OMS (Organização Mundial da Saúde), disse, na segunda-feira (22), que a entidade tem acompanhado o surgimento de novos focos do coronavírus principalmente em lugares fechados, como dormitórios e indústrias.
Segundo ela, a volta de restrições e o aumento da vigilância são indicados para evitar um crescimento do contágio.
“Sempre que tiver uma chance, o vírus vai se espalhar. Os países devem ser capazes de isolá-los para que focos não virem surtos. E para que os surtos não virem transmissão comunitária”, afirmou à imprensa.
Se você estava planejando uma mudança para a Europa, veja nosso conselho sobre morar na Europa em tempos de coronavírus.

Cláudia Zucare

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Recent Posts

Abrir empresa de serviços gerais em Portugal: é um bom negócio?

Abrir uma empresa de serviços gerais em Portugal pode ser um bom negócio se houver…

% dias atrás

Portugueses trabalham mais, mas produzem menos que espanhóis

O número de horas trabalhadas por semana em Portugal é maior do que o registrado…

% dias atrás

Visto de pesquisador na França: como solicitar o seu

O visto de pesquisador na França oferece benefícios para aqueles que pretendem passar um período…

% dias atrás

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás