Onde trocar euro: conheça a melhor forma de adquirir a moeda

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa. A conta Wise é até 8 vezes mais barata do que os bancos tradicionais e não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter autorização de residência na Europa.

Abrir Conta →

Trocar a moeda pode ser um dos pontos mais caros na hora de organizar uma viagem. Mas é possível pesquisar e saber onde trocar euro com as melhores cotações, a depender das suas necessidades. Confira as melhores opções, onde verificar o câmbio e se é melhor trocar no Brasil ou no exterior.

Onde trocar euro? Conheça as melhores opções

A possibilidade de poder conferir onde trocar euro, além de facilitar o transporte do dinheiro enquanto se está viajando, também abriu portas para negociar, por exemplo, ou verificar onde está a melhor cotação.
Separamos aqui as melhores opções para você utilizar quando quiser saber onde trocar euro. Veja qual melhor atende ao seu tipo de viagem:

1. Direto com os bancos

Uma das opções mais antigas, alguns bancos oferecem o serviço de câmbio. No Banco do Brasil, por exemplo, é possível comprar, ou vender moeda estrangeira. Você pode optar por receber o valor em espécie ou através do cartão Ourocard Visa TravelMoney, o cartão pré-pago internacional disponibilizado pelo banco.
Para realizar a operação, vá em uma agência do Banco do Brasil que seja credenciada a operar em câmbio. Também é possível fazer em terminais de autoatendimento de câmbio ou pelo aplicativo BB do seu telefone.
O mesmo serviço é oferecido pelo Banco Itaú, onde trocar euro também é possível. O banco dispõe de venda de moeda pelo aplicativo. Basta selecionar “câmbio”, realizar a compra, e escolher o ponto de retirada em até 5 dias úteis.
No entanto, tanto no Banco do Brasil como no Itaú é necessário ser correntista em um deles, seja em pessoa física ou jurídica. E, se tiver um bom relacionamento com o gerente, pode conseguir taxas e tarifas mais competitivas. Ainda sim, enviar dinheiro para o exterior pelo banco não é a melhor opção.

2. Nas casas de câmbio do Brasil

É o lugar mais comum para quem quer comprar euro. Para os interessados em pesquisar as casas de câmbio, primeiro é importante saber que o valor do euro varia diariamente. E ele não muda, é o mesmo em todo o Brasil.
No entanto, a cotação que encontramos em sites especializados de notícia não são os mesmos praticados nas casas de câmbio, que já embute os impostos em cima da cotação do dia.
Por isso, quando for pesquisar onde trocar euro e em qual casa de câmbio, verifique sites de cada uma. Você também pode tentar o atendimento telefônico ou pessoalmente. Recomendamos, inclusive, negociar as taxas: quanto mais moeda você for comprar de uma vez, maior a possibilidade de conseguir um bom desconto.

E nas casas de câmbio dos aeroportos?

Onde trocar euro no aeroporto? Em casas de câmbio dos bancos. A diferença com as anteriores é que elas costumam cobrar taxas mais caras e a negociação é praticamente impossível. É preciso trocar com o valor da tabela.
Além disso, a depender da cidade 1 única casa de câmbio estará disponível e normalmente é a do Banco Safra. Em destinos maiores, também é possível encontrar a casa de câmbio do Banco do Brasil.
Essa é uma boa solução apenas em situações emergenciais, como as casas de câmbio do Aeroporto Internacional Guarulhos / Cumbica, em São Paulo, ou em outros aeroportos internacionais pelo país.

3. Transferência bancária para conta no exterior

Se seu intuito de buscar onde trocar euro é para passar uma temporada maior no exterior, e não só uma viagem de férias, uma boa solução pode ser fazer transferência bancária para uma conta no destino e deixar para sacar ou utilizar o débito quando estiver por lá.
Nestes casos, recomendamos utilizar as plataformas de envio de dinheiro para o exterior. Para isso, é preciso ter uma conta bancária, ou conta digital, no país europeu, pois a transferência é feita via TED.

Quais os melhores sites para realizar câmbio?

Existem alguns sites de envio de dinheiro para o exterior onde também é possível realizar o câmbio de moedas. Caso vá morar na Europa, por exemplo, abra uma conta Borderless em seu nome na plataforma TransferWise. Você pode abrir a conta ainda no Brasil, colocar dinheiro em reais, juntar o saldo e usar quando estiver no velho continente.
Na hora do cadastro da conta, que é gratuito, você já terá acesso aos dados bancários europeus. Ao fazer a transferência será como se estivesse a comprar euro aqui, mas para usar com o cartão de débito no destino. Mas atenção: o cartão só poderá ser enviado para um endereço em algum país europeu. A parte boa é que você pode ir depositando valores na conta e usará quando já estiver no local.
Se não for o seu caso, mas se tiver um amigo no destino que tenha conta no exterior, também é possível enviar dinheiro através dessas plataformas. Além da TransferWise, a Remessa Online é outra plataforma rápida e segura.
Ambas conseguem ter taxas melhores que as dos bancos tradicionais e, muitas vezes, menores que das casas de câmbio brasileiras.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Outras plataformas de envio

Quer trocar euro e mandar para outra pessoa? Existem outras plataformas onde também é possível fazer a transferência. São elas:

É melhor trocar no Brasil ou no exterior?

Após conhecer todos os locais onde trocar euro, concluímos que o ideal ainda é trocar no Brasil, antes de viajar. Vamos te dar dois principais motivos:

1. Negocie as taxas nas casas de câmbio brasileiras

Por ter uma política de câmbio flutuante, o valor do euro no Brasil depende da movimentação do mercado financeiro internacional e das reservas de moeda estrangeira.
E é por conta disso que é possível, e recomendável, negociar as taxas nas casas de câmbio. É movimento normal dos clientes. A depender do valor que pretende-se trocar, é possível pedir um valor mais baixo de cotação. Por exemplo: se no dia anterior à sua cotação, o câmbio estava mais barato do que no dia da sua compra, você pode tentar negociar. Quanto mais alto o valor a ser trocado, mais fácil você conseguirá um desconto.
O mesmo não acontece ao viajar fora. Além da dificuldade da língua, você provavelmente pagará mais caro. Por ser utilizado apenas no Brasil, o real acaba por ser uma moeda fraca e não circula no mundo todo.

2. Taxas mais caras na Europa

É fácil achar euro para trocar na Europa: é a moeda vigente em 19 países. No entanto, o mesmo não acontece com o nosso real brasileiro. Pode ser que você não consiga trocar em qualquer país, por exemplo.
E aí é muito provável que você acabe pagando bem mais caro. Provavelmente, só conseguirá trocar em casas de câmbio de aeroportos e, como já falamos, é um dos locais mais caros onde trocar euro.

Dicas de onde trocar euro pelo menor preço

A escolha de onde trocar euro vai depender bastante do seu tipo de viagem, do valor e da sua organização. Eu, por exemplo, prefiro levar uma quantidade em espécie na mão e, a depender do tempo de viagem, uma parte em cartões pré-pagos.
Com nosso real cada vez mais desvalorizado, anda difícil encontrar um local para comprar euro mais barato. Então, para a parte em espécie, costumo planejar quanto quero levar e fico acompanhando a cotação do euro em diversos sites. Se notar que está baixando, vou comprando gradualmente.
Veja outras dicas de onde trocar euro e como acompanhar:

Dica 1: faça um orçamento de quanto você precisa trocar

A primeira dica é: planejar-se! Veja quanto realmente você precisa trocar, levar em espécie ou se pode transferir para sacar no destino, por exemplo. Caso tenha já um valor fixo de quanto pode trocar, verifique a cotação todos os dias.
Use a Calculadora de Conversão de Moedas para fazer o cálculo de quanto precisa e pesquise os valores da cotação no dia. A cotação diária do euro também pode ser verificada no site oficial do Banco Central do Brasil, mas atente-se ao fato de existir valores diferentes para câmbio comercial e turismo.
O Ranking VET também é um bom site para a pesquisa: ele mostra quanto se está pagando pela moeda, incluindo todos os impostos, tarifas e taxas, incluindo transferências pessoais ou para viagens internacionais.

Dica 2: Confira sempre quais as casas de câmbio são confiáveis

Para conferir o valor da cotação antes de saber onde trocar euro, verifique algumas casas de câmbio confiáveis como:

Dica 3: Negocie as taxas e a cotação nas casas de câmbio

Já sabe o valor total e pretende levar em espécie? Converse com as casas de câmbio para saber o melhor valor de cotação elas podem te oferecer. Você pode, e deve, tentar negociar caso, por exemplo, o câmbio estiver mais barato no dia da sua compra, ou se for trocar um montante alto de dinheiro.
Eu já fiz isso e funciona.

Dica 4: Se for transferir, confira qual plataforma oferece o melhor custo-benefício

Como já apresentamos, são diversas plataformas de envio de dinheiro para o exterior que são seguras e confiáveis. Se for enviar euro direto para a Europa, use o nosso comparador de envio de dinheiro e veja qual está valendo mais a pena.

Onde eu troco euro por real?

Nos mesmos lugares onde trocar euro no Brasil é possível, você pode fazer a cotação reversa, como em bancos e casas de câmbio, mas possivelmente você vai perder algum dinheiro na transação final, pois vender vale menos do que comprar.
Algumas agências de turismo e hotéis também costumam trocar. A mesma informação que o Ranking VET faz para trocar euro por real também mostra a operação contrária.
E aqui vai novamente à dica: as casas de câmbio dos aeroportos internacionais, que trocam euro por real, costumam ter a cotação mais cara. Utilize apenas em casos de emergência.
Saiba onde comprar moeda estrangeira com melhores taxas.

Como vender o euro?

No Brasil, vender euro e trocar euro por real significa a mesma coisa. Se estiver no exterior e precisar vender o euro pela moeda de outro país, faça a operação em casas de câmbio confiáveis no destino que estiver.
Uma boa maneira é vender o euro para amigos que queiram comprar a moeda. Você consegue usar a mesma cotação de casas de câmbio e negociar, a depender do valor da moeda no dia.

Entenda como funciona a valorização do real.

Denise Mustafa

Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.

Recent Posts

Abrir empresa de serviços gerais em Portugal: é um bom negócio?

Abrir uma empresa de serviços gerais em Portugal pode ser um bom negócio se houver…

% dias atrás

Portugueses trabalham mais, mas produzem menos que espanhóis

O número de horas trabalhadas por semana em Portugal é maior do que o registrado…

% dias atrás

Visto de pesquisador na França: como solicitar o seu

O visto de pesquisador na França oferece benefícios para aqueles que pretendem passar um período…

% dias atrás

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás