Nós sabemos que os brasileiros não precisam de visto para viajar para a Europa, se forem ficar menos de 90 dias. Porém, a partir de 2023 os turistas deverão pagar para viajar na Europa.
Você ainda não sabia disso? Veja todos os detalhes aqui!

Pagar para viajar na Europa: que história é essa

Está agora em pauta um programa denominado Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS – European Travel Information and Authorisation System).
Serve para fazer uma triagem e verificação prévia dos dados dos visitantes antes de emitir a autorização de viagem. A autorização deverá ser solicitada pelo turista, que terá que pagar para viajar na Europa.

Isso é verdade?

Esse programa já foi confirmado pelos embaixadores da União Europeia e seu regulamento será apresentado ao Parlamento Europeu para votação, e ao Conselho para adoção.

Por que adotaram esse sistema?

De acordo com os especialistas, esse sistema de autorização de viagem irá ajudar a controlar a segurança, prevenir a imigração ilegal e ainda facilitar e otimizar a passagem dos turistas nas fronteiras.

Como vai funcionar

Funcionará no mesmo esquema que a que os europeus usam para viajar para os Estados Unidos (ESTA). Deverá ser solicitada através da internet, preenchendo um formulário e fazendo o pagamento da taxa.

Quem terá que pagar essa taxa

Essa taxa deverá ser paga por todas as pessoas que não possuem nacionalidade Europeia e que são nacionais de um dos 62 países que não precisam de visto para entrar na União Europeia (os brasileiros, por exemplo).
Veja quem tem direito e como adquirir a dupla cidadania.

Quanto custará a taxa

A taxa irá custar 7€ (menores de idade não precisarão pagar) e poderá ser paga com cartão de crédito ou debito.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Posso ter a autorização negada?

É possível isso acontecer. Você irá pagar para viajar na Europa, os seus dados serão processados e analisados. Após essa análise, você receberá uma resposta, e se essa for negativa, você poderá recorrer ou fazer um novo pedido.

Qual a validade da autorização

Depois que você pagar para viajar na Europa e tiver a autorização em mãos, ela será válida por 3 anos, ou até o seu documento de viagem registrado na autorização vencer (o que acontecer primeiro).
Veja dicas sobre organizar uma viagem para o exterior.

E agora?

Se acalmem! Nada mudou, ainda! Isso é para 2025, até lá, está tudo normal. Além disso, não vai mudar assim tanta coisa. A única coisa que teremos que fazer é preencher um formulário antes de viajar, pedindo uma autorização para entrar nos países, e pagar para viajar na Europa. Não é o fim do mundo.
E para quem quer mudar de país, é seguir o conselho que sempre demos: não fazer nada ilegal. Seguir sempre o caminho legal, mesmo que seja mais complicado.
Veja também quais são os países que aceitam brasileiros mais facilmente.