Europa

Pagar para viajar na Europa: novas regras para brasileiros

Nós sabemos que os brasileiros não precisam de visto para viajar para a Europa, se forem ficar menos de 90 dias. Porém, a partir de 2023 os turistas deverão pagar para viajar na Europa.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

Você ainda não sabia disso? Veja todos os detalhes aqui!

Pagar para viajar na Europa: que história é essa

Está agora em pauta um programa denominado Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS – European Travel Information and Authorisation System).

Serve para fazer uma triagem e verificação prévia dos dados dos visitantes antes de emitir a autorização de viagem. A autorização deverá ser solicitada pelo turista, que terá que pagar para viajar na Europa.

Isso é verdade?

Esse programa já foi confirmado pelos embaixadores da União Europeia e seu regulamento será apresentado ao Parlamento Europeu para votação, e ao Conselho para adoção.

Por que adotaram esse sistema?

De acordo com os especialistas, esse sistema de autorização de viagem irá ajudar a controlar a segurança, prevenir a imigração ilegal e ainda facilitar e otimizar a passagem dos turistas nas fronteiras.

Como vai funcionar

Funcionará no mesmo esquema que a que os europeus usam para viajar para os Estados Unidos (ESTA). Deverá ser solicitada através da internet, preenchendo um formulário e fazendo o pagamento da taxa.

Quem terá que pagar essa taxa

Essa taxa deverá ser paga por todas as pessoas que não possuem nacionalidade Europeia e que são nacionais de um dos 62 países que não precisam de visto para entrar na União Europeia (os brasileiros, por exemplo).

Veja quem tem direito e como adquirir a dupla cidadania.

Quanto custará a taxa

A taxa irá custar 7€ (menores de idade não precisarão pagar) e poderá ser paga com cartão de crédito ou debito.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Posso ter a autorização negada?

É possível isso acontecer. Você irá pagar para viajar na Europa, os seus dados serão processados e analisados. Após essa análise, você receberá uma resposta, e se essa for negativa, você poderá recorrer ou fazer um novo pedido.

Qual a validade da autorização

Depois que você pagar para viajar na Europa e tiver a autorização em mãos, ela será válida por 3 anos, ou até o seu documento de viagem registrado na autorização vencer (o que acontecer primeiro).

Veja dicas sobre organizar uma viagem para o exterior.

E agora?

Se acalmem! Nada mudou, ainda! Isso é para 2023, até lá, está tudo normal. Além disso, não vai mudar assim tanta coisa. A única coisa que teremos que fazer é preencher um formulário antes de viajar, pedindo uma autorização para entrar nos países, e pagar para viajar na Europa. Não é o fim do mundo.

E para quem quer mudar de país, é seguir o conselho que sempre demos: não fazer nada ilegal. Seguir sempre o caminho legal, mesmo que seja mais complicado.

Veja também quais são os países que aceitam brasileiros mais facilmente.

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Julia Discacciati

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.

Artigos Relacionados

Fechar