Países do Reino Unido: quais são, história e características de cada um

Diariamente ouvimos notícias sobre o Reino Unido, ou United Kingdom, e muitas vezes ficamos em dúvida sobre quais países o compõem e quais são suas caraterísticas. Mas será que visitá-los ou mesmo morar é interessante? Acompanhe nosso artigo e conheça mais sobre os países do Reino Unido.

O que é o Reino Unido?

O Reino Unido localiza-se na Europa Ocidental e é um estado soberano composto pela Irlanda do Norte, que localiza-se na Ilha da Irlanda, e pelos três países que integram a Grã-Bretanha – Inglaterra, País de Gales e Escócia.
O nome completo é Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte. A capital do Reino Unido é Londres que se situa no sudeste da Inglaterra.
Você conhece a história da bandeira do Reino Unido?
O idioma mais falado no Reino Unido é o inglês, mas o galês, gaélico, irlandês e escocês também são falados. A moeda adotada é a libra esterlina.
Os países do Reino Unido possuem parcial autonomia, ou seja, contam com parlamento próprio, bandeira e um governo, mas não emitem moeda. O chefe de estado, destes países, é o chefe da casa de Windsor.
Os cidadãos que nascem na Grã-Bretanha são chamados de britânicos e o regime de governo é a monarquia parlamentarista. A chefe de estado é a Rainha Elizabeth II.
Antes de embarcar entenda como funciona o seguro viagem Reino Unido e se é obrigado contratá-lo.

História do Reino Unido

Relatos históricos contam que os primeiros ocupantes das ilhas da Grã-Bretanha foram o povo Celta, por volta de 300 a.C. No século I a.C. os romanos chegaram a Inglaterra e ao País de Gales, incorporando estas regiões ao Império Romano. Até o século V o Império manteve-se absoluto, mas invasões de anglo-saxões oriundos da Alemanha dominaram a Inglaterra.
A partir do século VIII até o século IX a Inglaterra sofreu sucessivas invasões vikings, mas no final do século IX os vikings foram derrotados pelos anglo-saxões, que ampliaram seus domínios criando um primeiro Reino Unido.
Seguiram-se anos de muitas conquistas pelo reino inglês até que no ano de 1536 o Parlamento inglês agregou o País de Gales, até então independente, à Inglaterra.
Veja aqui como é a bandeira do Reino Unido.

União com a Escócia

A Escócia resistiu para manter sua independência, tendo como forte aliada a França. No ano de 1603, depois de muitas guerras, se uniu à Inglaterra, mas manteve uma certa autonomia. Em 1707 houve a junção dos parlamentos da Inglaterra e da Escócia originando o Reino da Grã-Bretanha.
A criação deste vínculo foi positiva para os dois países, os escoceses obtiveram vantagens econômicas e os ingleses afastaram os conflitos militares. Mas, a Escócia teve que aceitar uma representatividade menor no parlamento.

União com a Irlanda do Norte

A Irlanda também resistiu muito ao domínio inglês. Os irlandeses constantemente se uniam aos franceses, estremecendo a relação com a Inglaterra. Durante muitos anos a Inglaterra fez pressão para que a Irlanda integrasse o Reino Unido. Mas apenas no ano de 1801 os parlamentos se uniram e formando-se então o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda.
Entretanto esta união não foi muito pacífica, muitos conflitos ocorreram principalmente porque a maioria dos irlandeses era católica e os ingleses anglicanos. Além disso, no século XIX, o governo inglês não foi solidário quando a Irlanda enfrentou um período de imigração e fome, com isso as crises entre os dois países se acirraram.
Com a Guerra da Independência (1919-1922) a ilha foi dividida em dois países: a República da Irlanda e a Irlanda do Norte. A Irlanda do Norte integra o Reino Unido, enquanto a República da Irlanda tornou-se um país independente.
Nos anos seguintes o Império Britânico se expandiu tornando-se um dos países mais influentes e poderosos do mundo.
Você sabe o que mudou na entrada para europeus no Reino Unido pós-Brexit?

Quais países formam o Reino Unido?

Inglaterra

Como Londres é a capital do Reino Unido, a Inglaterra tem extrema importância nas decisões que envolvem todos os países integrantes. Ela é o centro econômico, e além disso possui a maior população entre os países integrantes do Reino Unido, são cerca de 55 milhões de pessoas.
Conhecer a terra da rainha e a cultura britânica é um passeio por séculos de história. O idioma falado no país é o inglês, mas também encontra-se um parcela significativa da população que fala o galês. A religião é a anglicana e a moeda a libra esterlina.
Londres é uma capital moderna e atrativa, sem dúvida é o coração do Reino Unido. Caminhando pela cidade encontram-se pessoas do mundo inteiro, que vem tanto para trabalhar como para estudar. É uma cidade onde a diversidade é aparente.
Particularmente acho Londres incrível, repleta de lugares históricos, organizada e muito segura. Os jardins são um espetáculo a parte, bem cuidados e excelentes para passeios.
No entanto, o país inteiro é rico em paisagens, histórias e muita cultura.

Principais cidades da Inglaterra

1. Liverpool
Liverpool é conhecida mundialmente como a cidade dos Beatles, localiza-se na região noroeste da Inglaterra. Entre seus atrativos estão as várias opções culturais.

2. Cambridge
É uma cidade antiga e encantadora, famosa por sua universidade fundada a mais de 800 anos. Entre os passeios em Cambridge, vale a pena conhecer os muitos parques e museus.
3. Manchester
Manchester é considerada o centro econômico da Inglaterra e foi a primeira cidade industrializada do mundo. É uma cidade onde observam-se vários contrastes, principalmente entre o moderno e o antigo.
Conheça também outras cidades perto de Londres, excelentes para morar.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

É caro viver na Inglaterra?

Tudo depende dos gastos e do estilo de vida de cada um, mas posso afirmar que o custo de vida na Inglaterra é mais alto do que em outros países da Europa.
O valor do salário mínimo na Inglaterra é calculado por hora de trabalho e leva em conta a idade do trabalhador. Baseado em dados de 2019 um trabalhador com mais de 25 anos deve receber no mínimo £8,21/hora.
Não é um salário baixo, mas viver em centros urbanos maiores, como Londres, por exemplo, custa bem caro! Um dos itens que encarece significativamente o custo de vida é o gasto com moradia, mas em outras cidades da Inglaterra é possível viver com custos menores. Leia nosso artigo e saiba mais sobre como é morar na Inglaterra.
No site do governo inglês pode-se consultar os valores atualizados do salário mínimo na Inglaterra.
Quem pretende passar uma temporada na Inglaterra, com certeza irá se encantar. Talvez o clima seja um fator de desconforto inicialmente. Para brasileiros acostumados com dias ensolarados, o céu nublado e a temperatura mais baixa talvez incomode e dificulte a adaptação, mas fora isso a oportunidade de conhecer tantos lugares lindos, históricos ou modernos, compensa.
O que define a Inglaterra para mim é isso, a combinação perfeita entre o histórico e o moderno.

Escócia

A Escócia é a segunda nação mais populosa do Reino Unido, cerca de 5,43 milhões de pessoas, em 2018. Além disso a beleza das paisagens tornam o país incrível! Quem nunca ouviu falar das Highlands? Cadeias de montanhas divididas por vales íngremes onde encontram-se cachoeiras e precipícios impressionantes! Sem dúvida conhecer a Escócia é passear por cenários inspiradores e deslumbrantes. Não é a toa que serviu como locação para vários filmes.
Percorrer as ruas da Cidade Velha de Edimburgo, a capital, é um retorno à época medieval. Já em Glasgow, a maior cidade da Escócia, a vida cultural é intensa. São muitas opções que tornam a Escócia um destino especial.
A língua principal é o inglês, mas o gaélico também é falado por uma parcela da população.
Você quer aprender inglês rápido? Veja como e com quais recursos.
Uma característica bastante marcante do povo escocês é o orgulho que cultivam de sua história. É um sentimento legítimo que enaltece as conquistas e a cultura do povo escocês.

E como é viver na Escócia?

Em pesquisa realizada em 2018 pelo Royal Mail, que é o serviço de correios do Reino Unido, a capital Edimburgo recebeu o título de melhor cidade para se viver e trabalhar.
Foram avaliadas 12 cidades dentro do Reino Unido, nos quesitos custo com moradia, acesso à saúde, acesso à educação, vida cultural e nível de poluição.
Em relação as oportunidades de trabalho, a capital Edimburgo teve excelente avaliação. Segundo a pesquisa, muitas novas empresas tem se instalado em Edimburgo pelos custos de manutenção serem bem menores do que em Londres, por exemplo.

Educação na Escócia

Estudar na Escócia é sinônimo de qualidade e a maior parte da população escocesa estuda em instituições públicas. Cidadãos escoceses e europeus residindo no Reino Unido, por período maior de 3 anos, podem cursar gratuitamente desde o ensino fundamental até a universidade.

Sistema de saúde

O sistema de saúde público escocês é referência e se encontra entre os melhores do mundo. Todo a atendimento médico, desde consultas, remédios, internamentos são oferecidos gratuitamente.
Conheça aqui história e significado da bandeira da Escócia.

País de Gales

Esse pequeno país localiza-se em uma península da Grã-Bretanha e conta com uma população pequena, cerca de um pouco mais de 3 milhões de habitantes. É um país pouco conhecido pelos brasileiros, mas com muita história e lugares lindos para serem visitados.
As opções culturais são inúmeras, desde museus, lugares históricos a centenas de parques muito bem cuidados. Além disso existem 640 castelos espalhados pelo país!
A beleza natural do País de Gales é impressionante e tem atraído cada vez mais turistas. Tanto a região costeira, como a região montanhosa oferecem paisagens de tirar o fôlego. Em 2012, foi criada uma trilha de caminhada que percorre toda a costa do país, cerca de 1.400km. Para quem aprecia turismo de aventura as opções são variadas, desde montanhismo e esportes aquáticos, até experimentar a maior tirolesa do continente europeu.
Em relação aos outros países do Reino Unido, é bem mais calmo e tranquilo porquê não encontram-se multidões de turistas.

A sua capital é Cardiff, uma cidade com excelente infraestrutura e referência em qualidade de vida. A região mais campestre é recheada de aldeias e cidades mais tranquilas. Muitos estudantes tem escolhido o País de Gales pelos custos serem menores que os outros países do Reino Unido.
O site Numbeo informa valores e compara o custo de vida entre várias cidades, vale a pena consultar para obter informações mais detalhadas.
Os galeses são acolhedores, prestativos e muito patriotas. Bandeiras são avistadas em casas e comércios. Além do inglês falam o idioma galês. Mas, como é esse idioma? O galês é uma língua celta e é considerada a língua mais antiga do Reino Unido. Todas as placas de sinalização e informações são escritas em inglês e galês. Os galeses tem orgulho de suas origens, e as tradições e lendas são transmitidas através das gerações.

Irlanda do Norte

A Irlanda do Norte é o menor dos países que formam o Reino Unido. Localiza-se no norte da ilha da Irlanda e sua capital é Belfast, uma cidade moderna mas que mantém os traços da arquitetura industrial. Por muitos anos, a cidade foi a sede da indústria naval Britânica.
Como nos outros países pertencentes ao Reino Unido encontramos além do idioma inglês, o gaélico irlandês e o galês. Os irlandeses são conhecidos por sua hospitalidade, então conhecer ou mesmo morar na Irlanda do Norte pode ser uma ótima experiência.
A Irlanda do Norte viveu dias complicados no final do século XX, justamente pelo fato do país fazer parte da Grã-Bretanha e com isso desagradar os dois grupos principais da população. A população protestante queria permanecer ligada a Grã-Bretanha, enquanto a minoria católica desejava a independência ou a união com a República da Irlanda.
Bem, atualmente os dias são de paz, embora as opiniões continuem divididas. Com tanta riqueza de história e lugares lindos para se conhecer, a Irlanda do Norte é um local fascinante.
A cultura irlandesa é baseada na cultura celta, pois foram a primeira civilização que se estabeleceu na região. Prepare-se para encontrar um local rico em tradições e lendas.

E para trabalhar, vale a pena?

Em termos de trabalho, o cenário é bastante positivo, principalmente na área de tecnologia. O país está crescendo economicamente e uma das principais razões é a estabilidade política. Além disso a melhoria da infraestrutura na cidade, mão de obra qualificada e taxas de impostos mais baixas tem atraído muitas multinacionais.
Quem pretende fazer um curso de inglês também encontra vantagens, o custo de vida na Irlanda do Norte é o menor dos países do Reino Unido o que é ótimo para quem pretende estudar, não é mesmo?
Programar uma viagem para o Reino Unido é uma excelente forma para conhecer detalhes históricos e culturais presentes nos países que o integram. Atualmente o Reino Unido tem sido mais procurado por brasileiros que querem emigrar, em busca de melhores condições de vida. Para quem busca um futuro melhor é uma opção a ser considerada. E você? Está pensando em conhecer o Reino Unido?
Saiba também como conseguir bolsas de estudo no Reino Unido.

May Bell

May Bell é brasileira, graduada em Zootecnia, pós-graduada em Administração e Economia Rural e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Adora história mundial, literatura, mapas e museus. Depois de explorar a imensidão de seu país partiu em busca de novas aventuras. Em suas inúmeras viagens, contemplou o mundo e descobriu a magia que é conhecer e desfrutar de novas culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e nova formação em Marketing Digital.

Recent Posts

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás

Portugal estima que não faltarão mais médicos de família a partir de 2026

Todo residente em Portugal deverá ter acesso ao médico de família a partir de 2026.…

% dias atrás

Plano de saúde na Espanha: como funciona e quando é obrigatório

Você sabe como funciona a saúde privada na Espanha? Descubra neste artigo como ter acesso…

% dias atrás

Bolsa de estudo na Itália: descubra como conquistar a sua

Saiba tudo sobre bolsa de estudo na Itália e descubra como se candidatar para estudar…

% dias atrás