Passagem aérea gratuita para idoso: verdade ou mito?

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

A passagem aérea gratuita para idoso é mito ou é verdade? Não, não é verdade, trata-se de um boato. A viagem gratuita para idoso em ônibus sim, é verdade, porém, na prática, é bem difícil garantir este direito, o que falaremos um pouco a seguir.

Por que muitas pessoas acreditaram que existia passagem aérea gratuita para idoso?

Voltando ao boato da passagem aérea gratuita para idoso, a informação se espalhou através de mensagens e de sites de notícias de fontes não confiáveis. Infelizmente, o boato acabou ganhando ares de verdade.
O boato não falava exatamente sobre total gratuitidade para idosos, dizia que eles têm direito a 50% de desconto em passagens aéreas e ainda se mencionava a “lei” que concedia o determinado direito. O boato ainda alertava que as empresas não divulgam os direitos para os passageiros.
Agora vamos falar do que é realmente verdade: as passagens gratuitas para idosos viajarem de ônibus. Efetivamente não existe a passagem aérea gratuita para idoso.
Leia também nossos artigos que ensinam como receber aposentadoria em Portugal e na Itália.

Como funciona a gratuitidade de passagens de ônibus para idosos

Se a passagem aérea gratuita para idosos é um boato, a passagem gratuita de ônibus é uma realidade. Os maiores de 60 anos têm direito de ir de um estado para o outro sem pagar ou pagando a metade do preço.
É o estatuto do idoso que garante este direito aos maiores de 60 anos, determinando que as empresas de ônibus reservem dois lugares para passageiros maiores e que sua renda não supere 2 salários mínimos.
Como são somente 2 lugares por viagem, uma vez que um idoso não encontre a passagem gratuita, deverá ser aplicado um desconto de 50% no valor do bilhete de ônibus.
Outro detalhe sobre a determinação é que é válida somente para os chamados ônibus convencionais.
Como se aposentar na Europa? Saiba tudo aqui.

É difícil fazer valer a lei da gratuitidade para idosos

Apesar da garantia da gratuitidade pela lei, é muito difícil que um idoso consiga a viagem sem pagar.
Muitas vezes, idosos têm o direito negado, mesmo quando atendem aos requisitos da lei. A primeira justificativa é que os dois lugares estão ocupados. Quando se pede, neste caso, o desconto de 50%, que se trata de um direito, a empresa alega que também já atingiram o limite.
Com isso, na prática, a viagem gratuita vira um grande pesadelo. Quando se consulta as reclamações sobre o tema na Agência Nacional de Transportes Terrestres, se percebe o tamanho do problema: só em 2017 foram mais de 1.000 reclamações.
Leia também o nosso guia prática de como receber a aposentadoria morando no exterior.

As regras para concessão da passagem

Com tantas negativas, é normal que as pessoas tenham dúvidas sobre o direito da gratuitidade. Veja quais são as regras:

  • O maior de 60 anos precisa saber é que o direito a passagem gratuita é válida para transportes rodoviários, ferroviários e aquaviários;
  • O correto é solicitar a empresa o “bilhete de viagem do idoso”, que deve ser com antecedência ao dia da viagem e no máximo, 3 horas antes do horário de partida;
  • Quando for pedir a emissão da passagem de ida já pode pedir a emissão também da passagem de volta:
  • A empresa pode colocar à venda os lugares reservados para gratuitidade de idosos 3 horas antes do embarque até a hora de partir, caso não seja ocupado por nenhuma pessoa que tenha o direito garantido pela lei;
  • O idoso deve chegar no local de embarque 30 minutos antes da hora da partida e, caso não compareça, corre o risco de ter o benefício negado em viagens posteriores;

Sabia que é possível transferir tempo de contribuição do Brasil para Portugal? Veja como aqui.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Como proceder se tiver o direito negado

Uma vez que a empresa nega o direito do idoso, o mesmo pode exigir que ela justifique por escrito, o motivo pelo qual não o concedeu. Se a empresa negar o documento escrito, não tem problema, a reclamação poderá ser feita da mesma maneira.
Neste caso, o maior de 60 anos que teve o direito negado deverá procurar os fiscais da ANTT, que devem estar em cada terminal rodoviário. Caso não os encontre, o que pode acontecer, deverá ligar para o número 166 e relatar a reclamação. Ou ainda escrever relatando a reclamação para o e-mail: ouvidoria@antt.gov.br.
Saiba tudo sobre comprar passagens aéreas para Europa aqui.

O que apresentar para ter direito

É necessário ter a carteira de trabalho com os dados de pagamentos atualizados, comprovante do último mês de pagamento ou extrato de pagamento de contribuição do INSS ou do regime privado que o aposentado recebe.
Já a passagem aérea gratuita para idoso, infelizmente, não passa de um boato.
Vai comprar passagens aéreas? Sugerimos que você verifique o preço das passagens no site Kayak. Esse portal comparador de voos mostra os preços das passagens de diversas companhias aéreas, permitindo que você escolha a passagem que cabe no seu bolso.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Euro Dicas

Todo o conteúdo do portal Euro Dicas é escrito por redatores brasileiros que moram ou moraram na Europa e compartilham suas dicas de como escolher o país de destino, qual o custo de vida, cultura, idiomas e dia-a-dia. O objetivo é apoiar quem pretende sair do Brasil para morar na Europa.

Recent Posts

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás

Custo de vida na Espanha: quanto custa morar no país em 2024

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa…

% dias atrás

Custo de vida na França: gastos para viver no país em 2024

Morar na França é, inegavelmente, o sonho de muitas pessoas. De fato, são muitos os…

% dias atrás