O sonho de morar no exterior é comum a muitas pessoas. Seja na época do ensino médio – com a vontade de fazer um intercâmbio, seja para fazer um curso de idiomas no exterior, trabalhar ou continuar os estudos fora do país. Não é que exista um perfil para no morar no exterior que seja rígido e pessoas que não se encaixam nele não tem condições de se aventurar. Mas, nem todo mundo tem condições emocionais de morar no exterior e hoje vamos te contar o porquê.
Existe um perfil para morar no exterior ideal?
As pessoas que tem o perfil para morar no exterior são aquelas independentes, desapegadas, que tem coragem de arriscar. Aí você pode me responder: sou eu!
Mas será mesmo? Você já viajou sozinho? Já andou de avião? Já fez uma viagem para o exterior? Mora sozinho? Se você respondeu não para essas quatro perguntas talvez seja hora de repensar seus planos antes de decidir morar no exterior.
A experiência de morar no exterior
Morar no exterior é simplesmente largar tudo para trás, deixar amigos, pais, irmãos, família, trabalho para começar uma nova vida em uma cultura totalmente diferente da sua.
Por isso é preciso mais do que coragem e vontade. Você precisa ter estrutura emocional (além da financeira) para aguentar todas as adversidades que encontrará pela frente.
Além de todas as questões que ninguém fala a você sobre morar fora, que envolve dificuldades comuns de ser estrangeiro em um país.
Se você nunca viajou sozinho e ainda mora com seus pais, precisa aprender a se virar primeiro, saber pagar contas, fazer documentos, burocracias, lavar roupa, fazer mercado, limpar a casa, etc. Sim! Você precisa fazer tudo isso ou, pelo menos, ter vontade de aprender! Agora, se você já consegue fazer tudo isso sozinho, vem o segundo passo.
Prepare-se para se desapegar de quem ficou
Você consegue ficar longe dos seus pais ou familiares por mais de uma semana? Você precisa dos conselhos deles para todas as decisões que faz na sua vida? Para morar no exterior é preciso estar preparado para agir e tomar decisões por você mesmo.
É necessário conseguir desapegar de quem ficou por mais que isso doa, conseguir pensar e planejar suas metas e sonhos sozinho e traçar um objetivo para alcançá-lo.
Existem vantagens e desvantagens de morar fora e a cada dia você terá que enfrentar ambos, por isso, estar longe das pessoas que são seu apoio emocional pode ser um grande desafio.
A adaptação ao exterior pode machucar você
Quem nunca morou sozinho, viajou ou ficou longe da família poderá ser mais difícil se adaptar em outro país e isso pode machucar e fazer você sofrer muito.
Além de estar a milhares de quilômetros de quem amamos, ainda precisamos conviver com o novo, com uma nova cultura, um novo trânsito, um novo transporte, uma nova comida, fazer amizades, conseguir se manter financeiramente.
É muita coisa de uma vez só, por isso, precisamos ser fortes para não deixar a peteca cair.
Nunca viajei para o exterior, mas quero morar fora
O primeiro passo para se dar bem no exterior é ter experiência de vida – ou muita coragem. O ideal é já ter feito uma viagem internacional alguma vez na sua vida.
Isso te dará mais segurança para passar na imigração, falar outro idioma, saber se virar em outro país, conseguir se encontrar no mapa ou GPS, pedir uma comida no restaurante, entre outras questões que fazem parte da rotina.
Além disso, conhecer alguns lugares pode ajudar a decidir o país para morar. Seja pela experiência de já conhecer o lugar ou, ainda, para entender o que você busca no país para o qual pretende se mudar.
O que fazer se não tenho o perfil para morar no exterior?
Se você é muito dependente de seus familiares, ainda não sabe cuidar da casa, pagar contas, nunca viajou para o exterior e não tem passaporte, o primeiro passo é resolver tudo isso.
Para ter um perfil para morar no exterior e lidar com os desafios você precisa ser independente. Planeje sua mudança de país com mais tempo, faça o seu passaporte e realize uma viagem internacional primeiro.
Pode ser para qualquer destino, coma a comida tradicional do lugar, se vire sozinho, ande a pé, de ônibus, trem, metrô, converse com as pessoas locais, pratique outros idiomas, faça amigos. Isso te abrirá a cabeça e você terá outra visão de mundo.
Confira algumas dicas que vão ajudar você a encontrar passagens aéreas baratas.
Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!
Cotar Agora →Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.
Ver Cotação →Corra atrás dos seus sonhos
Após tudo isso, sente e planeje suas metas e sonhos: eu ainda quero morar no exterior?
Vou conseguir aguentar tudo sozinho? Se você passar por tudo isso e se mantiver firme sobre a decisão de morar fora, pode ter certeza que você conseguirá, tudo depende de você mesmo! Vá em frente e corra atrás dos seus sonhos!
Conheça também os principais perrengues na Europa que nossa comunidade já passou nesse divertido artigo.
Para preparar melhor a mudança é importante reunir o máximo de informações possível. Para ajudar quem já tomou a decisão e tem como destino Portugal, preparamos um e-book completo sobre o tema. Além de informações, apresentamos todos os passos para planejar a mudança em Como Morar em Portugal, confira.