Portugal eleito o quarto país mais pacífico do mundo

Portugal  / 

Boas novas! Portugal é o quarto país mais pacífico do mundo! E está no TOP 5 pela segunda vez consecutiva.

De acordo com o índice de Paz Global 2018, realizado pelo Instituto para Economia e Paz (IEP), Portugal consta no quarto lugar dos países mais pacíficos do mundo. Quer entender o motivo? Vem comigo.

Ascensão de Portugal no ranking da Paz

É a segunda vez que Portugal se encontra numa posição tão destacada do ranking. Nos últimos cinco anos, Portugal subiu 12 posições no relatório que mede o índice Global de Paz.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

De 2016 para 2018, subiu 2 posições, ultrapassando a Áustria e a Dinamarca, países conhecidos por terem altíssimo índice de qualidade de vida.

Já em 2017, Portugal ganhou, com mérito, o lugar de bronze no pódio. Mas não o manteve, a Áustria voltou a ultrapassar Portugal este ano.

Fatores que ajudaram Portugal

Alguns fatores ajudaram a melhorar os índices no país. Corrupção, terrorismo, instabilidade política, crise financeira, importações de armas e manifestações violentas são alguns dos fatores que contribuíram para melhorar a posição do país no relatório.

Segundo o relatório anual de segurança interna, em 2016 foram registrados em Portugal 76 homicídios. Uma queda de 25% em comparação com o ano anterior. E de acordo com o governo, o bom resultado é fruto de um muito trabalho para que os crimes sejam evitados e de investimento na formação das forças de segurança.

Os melhores índices

Portugal teve baixa para os Indicadores: percepção de criminalidade, homicídio, acesso a arma, conflitos internos, crimes violentos, terror político, instabilidade política e outros.

Ranking índice de Paz Global 2018

O primeiro lugar ficou com a Islândia, no pódio desde 2008, seguida de Nova Zelândia e Áustria. Confira abaixo a lista dos 20 países mais pacíficos do mundo:

  1. Islândia
  2. Nova Zelândia
  3. Austria
  4. Portugal
  5. Dinamarca
  6. Canadá
  7. República Tcheca
  8. Singapura
  9. Japão
  10. Irlanda
  11. Slovênia
  12. Suíça
  13. Austrália
  14. Suécia
  15. Finlândia
  16. Noruega
  17. Alemanha
  18. Hungria
  19. Butão
  20. Ilhas Maurício

O Brasil no índice de Paz Global

O Brasil no índice de paz global

De 163 países listados, O Brasil se encontra no 106º lugar do ranking de Paz Global, pelos altos índices de criminalidade e corrupção. Entre os 23 indicadores analisados no estudo, o Brasil obteve os piores resultados em homicídios, criminalidade, acesso às armas, crimes violentos e terror político.

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

A pensar pelo lado positivo, o Brasil subiu 2 posições de 2017 para cá. Mas há muito ainda há ser melhorado, isso temos certeza, não é mesmo?

No indicador homicídio, o Brasil tem um dos piores índices de homicídio do mundo, junto com México, Colômbia, Venezuela e Congo.

Nem se compara com segurança em Portugal.

Sobre o índice de Paz Global

Também conhecido como Global Peace Index, tem o intuito de medir a paz em um mundo complexo: o Índice de Paz Global de 2018 mostra que o mundo está menos pacífico hoje do que em qualquer outro momento da última década. Esta é a décima segunda edição do Global Peace Index (GPI), que classifica 163 estados e territórios independentes de acordo com seu nível de tranquilidade.

O GPI é a principal medida mundial de tranquilidade global. Este relatório apresenta a análise mais abrangente, baseada em dados, sobre as tendências da paz, seu valor econômico e como desenvolver sociedades pacíficas.

O GPI cobre 99,7% da população mundial, usando 23 indicadores qualitativos e quantitativos de fontes altamente respeitadas e mede o estado da paz usando três domínios temáticos: o nível de segurança e proteção da sociedade; a extensão do conflito interno e internacional em andamento; e o grau de militarização.

Resultados de 2018

Os resultados do índice de 2018 mostram que o nível global de paz se deteriorou em 0,27% no ano passado, marcando o quarto ano consecutivo de deterioração.

Noventa e dois países se deterioraram, enquanto 71 países melhoraram. O GPI de 2018 revela um mundo em que as tensões, conflitos e crises que surgiram na última década permanecem sem solução, especialmente no Oriente Médio, resultando em uma queda gradual e sustentada na paz.

Descubra ainda qual é o país mais feliz do mundo.

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Carolina é publicitária, apaixonada por comunicação e fotografia. Saiu de Sorocaba para desbravar o mundo. Morou no Porto, Portugal, e hoje mora em Bruxelas, Bélgica.