Boas novas! Portugal é o quarto país mais pacífico do mundo! E está no TOP 5 pela segunda vez consecutiva.
De acordo com o índice de Paz Global 2018, realizado pelo Instituto para Economia e Paz (IEP), Portugal consta no quarto lugar dos países mais pacíficos do mundo. Quer entender o motivo? Vem comigo.
Índice do artigo
Ascensão de Portugal no ranking da Paz
É a segunda vez que Portugal se encontra numa posição tão destacada do ranking. Nos últimos cinco anos, Portugal subiu 12 posições no relatório que mede o índice Global de Paz.
De 2016 para 2018, subiu 2 posições, ultrapassando a Áustria e a Dinamarca, países conhecidos por terem altíssimo índice de qualidade de vida.
Já em 2017, Portugal ganhou, com mérito, o lugar de bronze no pódio. Mas não o manteve, a Áustria voltou a ultrapassar Portugal este ano.
Fatores que ajudaram Portugal
Alguns fatores ajudaram a melhorar os índices no país. Corrupção, terrorismo, instabilidade política, crise financeira, importações de armas e manifestações violentas são alguns dos fatores que contribuíram para melhorar a posição do país no relatório.
Segundo o relatório anual de segurança interna, em 2016 foram registrados em Portugal 76 homicídios. Uma queda de 25% em comparação com o ano anterior. E de acordo com o governo, o bom resultado é fruto de um muito trabalho para que os crimes sejam evitados e de investimento na formação das forças de segurança.
Os melhores índices
Portugal teve baixa para os Indicadores: percepção de criminalidade, homicídio, acesso a arma, conflitos internos, crimes violentos, terror político, instabilidade política e outros.
Ranking índice de Paz Global 2018
O primeiro lugar ficou com a Islândia, no pódio desde 2008, seguida de Nova Zelândia e Áustria. Confira abaixo a lista dos 20 países mais pacíficos do mundo:
- Islândia
- Nova Zelândia
- Austria
- Portugal
- Dinamarca
- Canadá
- República Tcheca
- Singapura
- Japão
- Irlanda
- Slovênia
- Suíça
- Austrália
- Suécia
- Finlândia
- Noruega
- Alemanha
- Hungria
- Butão
- Ilhas Maurício
O Brasil no índice de Paz Global
De 163 países listados, O Brasil se encontra no 106º lugar do ranking de Paz Global, pelos altos índices de criminalidade e corrupção. Entre os 23 indicadores analisados no estudo, o Brasil obteve os piores resultados em homicídios, criminalidade, acesso às armas, crimes violentos e terror político.
A pensar pelo lado positivo, o Brasil subiu 2 posições de 2017 para cá. Mas há muito ainda há ser melhorado, isso temos certeza, não é mesmo?
No indicador homicídio, o Brasil tem um dos piores índices de homicídio do mundo, junto com México, Colômbia, Venezuela e Congo.
Nem se compara com segurança em Portugal.
Sobre o índice de Paz Global
Também conhecido como Global Peace Index, tem o intuito de medir a paz em um mundo complexo: o Índice de Paz Global de 2018 mostra que o mundo está menos pacífico hoje do que em qualquer outro momento da última década. Esta é a décima segunda edição do Global Peace Index (GPI), que classifica 163 estados e territórios independentes de acordo com seu nível de tranquilidade.
O GPI é a principal medida mundial de tranquilidade global. Este relatório apresenta a análise mais abrangente, baseada em dados, sobre as tendências da paz, seu valor econômico e como desenvolver sociedades pacíficas.
O GPI cobre 99,7% da população mundial, usando 23 indicadores qualitativos e quantitativos de fontes altamente respeitadas e mede o estado da paz usando três domínios temáticos: o nível de segurança e proteção da sociedade; a extensão do conflito interno e internacional em andamento; e o grau de militarização.
Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!
Cotar Agora →Recomendamos a assessoria da Madeira da Costa, uma sociedade de advogados experientes para auxiliar na sua solicitação de vistos, autorização de residência e outros trâmites. É da nossa confiança.
Saber Mais →Resultados de 2018
Os resultados do índice de 2018 mostram que o nível global de paz se deteriorou em 0,27% no ano passado, marcando o quarto ano consecutivo de deterioração.
Noventa e dois países se deterioraram, enquanto 71 países melhoraram. O GPI de 2018 revela um mundo em que as tensões, conflitos e crises que surgiram na última década permanecem sem solução, especialmente no Oriente Médio, resultando em uma queda gradual e sustentada na paz.
Descubra ainda qual é o país mais feliz do mundo e quais são as zonas mais perigosas de Portugal.