Croácia

Posso depositar Euro na minha conta? Confira a resposta

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Muitas pessoas planejam passar um tempo em algum país da Europa ou até buscam investir em moeda estrangeira têm a mesma dúvida: posso depositar Euro na minha conta? Esta é uma pergunta importante e frequente, pois sempre há várias regras sobre o depósito e movimentação de moeda estrangeira na conta-corrente. Confira então no artigo a seguir todos os detalhes sobre esta operação bancária.

Posso depositar Euro na minha conta do Brasil?

Por enquanto, no Brasil não é permitido ter na conta-corrente outra moeda além do Real. Portanto, para quem se pergunta se posso depositar Euro na minha conta, a resposta é não. Atualmente, somente alguns tipos de empresas possuem autorização para ter conta-corrente em dólares, como administradoras de cartão de crédito, seguradoras, diplomatas e outros grupos.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa. A Wise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

Contudo, não desanime. O Banco Central do Brasil pode estar próximo de autorizar a abertura de contas em dólares no país – a notícia foi recebida de forma positiva, pois a moeda tem exibido boa valorização e muitas pessoas podem se interessar em uma poupança ou conta-corrente em dólares, por exemplo.
Ainda não há, entretanto, um prazo para que essa alteração na legislação cambial (projeto de lei 5387/2019), seja colocada em prática ou detalhes de funcionamento. Pode demorar anos, mas vale ficar de olho.

Alternativa: é possível ter uma conta multimoeda?

Sim. Aí sim, posso depositar Euro na minha conta multimoeda sem problemas. Essa modalidade permite gerar números de conta e códigos bancários de vários países (como Estados Unidos, Reino Unido, Nova Zelândia, Austrália e países da União Europeia), sem pagar taxas pela transferência.
Em muitos casos, o câmbio é mais vantajoso e as tarifas de conversão são baixas, entre 0,35% e 2%. Em relação a transferências convencionais, as taxas podem ser 8 vezes menores. Portanto, posso depositar Euro na minha conta multimoeda com mais praticidade e economia.
Conheça o melhor banco online de Portugal, neste artigo detalhado sobre ele.

Sugestão: Conta Wise

Já fizemos diversos artigos sobre a conta Wise, da antiga TransferWise,que é de fato um produto bem interessante. Ela é legalizada no Brasil e permite guardar dinheiro na conta em mais de 50 moedas diferentes, enviando e recebendo valores de vários países com o câmbio real do dia. Você consegue, portanto, ter saldo em várias moedas. Como é uma conta digital, você não tem taxas mensais fixas a pagar, como seria em um banco convencional.
Como explicamos acima, essa conta gera códigos bancários de vários países que permitem realizar transferências como se você fosse um correntista de uma rede local. Então é por isso que você não paga taxas que seriam aplicadas em operações internacionais. As únicas cobradas são pela conversão de moeda (depósito ou saque em Real convertido em Euro, por exemplo).
Vale destacar, ainda, que a Wise é uma empresa britânica com elevado grau de credibilidade e confiabilidade.

Qual o melhor banco para brasileiros em Portugal? Descubra no nosso artigo.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Como funciona?

Mas como fazer para depositar Euro na minha conta Wise? Ela é como ter uma conta local em cada canto do mundo, todas conectadas.

  • Basta entrar no site Wise ou no aplicativo para escolher o valor que deseja depositar na sua conta;
  • Aguarde o cálculo do site com as taxas de conversão;
  • Será gerado um boleto com cotação em Real;
  • O dinheiro cobrado será armazenado na conta Wise;
  • Depois de depositar Euro na conta, é possível fazer transferências em mais de 50 moedas.
  • Vale sempre conferir o limite da Wise para cada transação.

Dá para abrir conta do Brasil?

Sim! A conta pode ser criada de forma rápida e fácil, online, no próprio site da Wise. Basta preencher o seu perfil e enviar os documentos requeridos para verificação. Após receber a confirmação de validação, já posso depositar Euro na minha conta, enviar e a receber dinheiro do mundo todo.
Confira nossas dicas de como comprar Euro mais barato e economize.

Envia cartão para o Brasil?

Até posso depositar Euro na minha conta, mas o cartão infelizmente não é emitido para clientes com residência no Brasil.
O cartão de débito para fazer um saque na Wise e pagamentos no débito, no momento, é enviado apenas para clientes residentes na Europa (incluindo o Reino Unido) e Estados Unidos.
Ao realizar o passo a passo para abrir a conta Wise no site, os usuários do Brasil recebem um mensagem no final que o encaminha a uma lista de espera. Por enquanto, ainda não há previsão para o serviço ter início no Brasil.
É mais vantajoso comprar Euro no Brasil ou na Europa? Fizemos as contas para trazer a informação mais precisa.

Mas é possível movimentar o saldo e guardar euros?

Isso sim, é possível! Por exemplo, posso depositar Euro na minha conta, guardar o valor que preciso nessa moeda e gerenciar o dinheiro. Há como realizar movimentações utilizando o aplicativo Wise, como transferir para outras contas e fazer pagamentos online de boletos. O app informa sobre cada transação realizada, o saldo da conta e outros dados que permitem acompanhar suas finanças.
Deste modo, mesmo sem ter endereço na Europa e sem receber o cartão de débito, posso depositar Euro na minha conta, colocar saldo, ter um IBAN e fazer transferências em 50 moedas.
Como receber dinheiro do exterior? Explicamos o passo a passo.

Como abrir conta na Conta Multimoeda da Wise

Já explicamos acima como fazer o depósito, mas antes é preciso ter uma conta Wise, não é? Então confira este passo a passo, que é bem simples:

  • Acesse o site da Wise;
  • Selecione “Crie uma conta gratuita agora”;
  • Aguarde ser direcionado para a página onde deverá inserir seu e-mail e criar uma senha;
  • Selecione “Criar Conta”;
  • Preencha o seu perfil com todos os dados pessoais solicitados, incluindo o país de origem;
  • Aguarde a confirmação de validação, que chegará no seu e-mail;
  • Pronto, você tem uma conta Wise e poderá utilizar!

Taxas e custos

Até já antecipamos que as taxas são reduzidas, especialmente por ser um banco digital sem sedes físicas e com uma proposta de fugir do tradicional. Não há mensalidades, e a única taxa fixa é cobrada pela transação, que inclui a conversão da moeda.

Abrir a conta Grátis
Transferências do Brasil para o exterior Taxa de 2,5% do valor convertido com o IOF já incluído
Transferências do exterior para uma conta do Brasil Taxa fica em 1,4% do valor convertido também com o IOF já incluído
Depositar dinheiro na conta Taxa variável de aproximadamente 2,60%, referente à conversão do dinheiro

Na prática, por exemplo, vamos ver quanto custa depositar 1000 euros na sua conta, pagando em reais. Neste caso, a Wise vai cobrar uma taxa adicional variável de R$156,66, que equivale a 2,60% (simulação realizada em 2 de julho de 2020).
Confira algumas das principais vantagens da Wise.

Como posso pedir o cartão?

Quando você estiver residindo em um dos países que o banco entrega o cartão (países da Europa, Reino Unido,  Estados Unidos, Singapura, Austrália ou Nova Zelândia), então poderá solicitar o cartão Wise, com a bandeira Mastercard. Você pode pedir diretamente no aplicativo ou então via site, seguindo este passo a passo:

  • Abra sua conta Wise, seguindo as instruções acima;
  • Na página da sua conta, selecione “Cartão de débito” > “Adicione os seus dados”;
  • Escolha entre conta pessoal e conta empresarial (para freelancers, autônomos, empresas);
  • Forneça os dados solicitados. A Wise vai solicitar um documento de identificação com foto, comprovante de endereço e/ou uma foto sua segurando o seu documento. Após enviar os arquivos, aguarde o retorno da empresa validando tudo. Em média, leva dois dias úteis;
  • Normalmente a Wise solicita um saldo inicial em conta para enviar o cartão. O cartão custa 6€;
  • Aguarde e receba o cartão Wise no endereço indicado;
  • Ative o cartão via aplicativo, utilizando o código de seis dígitos que consta abaixo do seu nome no cartão;
  • Dependendo da sua localização, você vai receber um PIN depois dessa ativação, utilizado em saques no caixa eletrônico e outras operações.

Se ainda tem alguma dúvida sobre como funciona a conta Wise, leia esse artigo completo que escrevemos sobre ela.

Vale a pena ter a conta Wise?

Vale a pena sim! Veja algumas vantagens:

  • Ainda que eu não tenha um cartão de débito, por residir no Brasil, posso depositar Euro na minha conta sempre que quiser, com segurança;
  • E, ainda, garantir o valor depositado independente de variações de câmbio – que, ultimamente, são muitas;
  • É permitido manter mais de 50 moedas na conta multimoeda e alternar entre elas quando o câmbio estiver mais favorável;
  • Não há taxas mensais cobradas, como em uma conta-corrente convencional;
  • Há, ainda, a vantagem de simplificar e baratear a transferência dos Euros para o exterior, com taxas até 8 vezes menores, além de serem transparentes;
  • Tudo pode ser administrado com facilitada pelo site ou aplicativo Wise.

E é sempre importante o fator de segurança. A Wise, antiga TransferWise, é uma instituição de dinheiro eletrônico (Electronic Money Institution) autorizada e regulada de forma independente pela Financial Conduct Authority (FCA) no Reino Unido, que é um órgão de bastante credibilidade no segmento. Portanto, usar a Wise é seguro.

Outras opções: banco C6

Existem bancos que conseguem driblar a burocracia e ajudam a conectar a conta brasileira com a estrangeira. Muitas conseguem isso ao abrirem filiais em outros países, atendendo a quem questiona se posso depositar Euro na minha conta.
Consigo enviar dinheiro com cartão de crédito? Respondemos a sua dúvida.

Vale a pena?

Nossa recomendação é aguardar, já que ainda não é claro o grau de segurança que as instituições oferecem nesta modalidade. Bancos conhecidos como o C6, por exemplo, começam a oferecer uma maneira de guardar moeda estrangeira em uma conta brasileira conectada ao exterior.
Na prática, eles abrem uma segunda conta em outro país para os clientes brasileiros, com transferência facilitada entre elas, normalmente via aplicativo. Assim, os clientes conseguem converter reais em moedas estrangeiras e manter suas economias na conta internacional.
Com um cartão de débito, é possível fazer saques e compras no exterior. A vantagem, neste caso, seria pagar um IOF bem mais baixo para a conversão de euro ou dólar entre as contas com o mesmo titular (1,1%, bem menor do que os valores de imposto cobrados quando se converte moeda em casa de câmbio ou se usa o cartão de crédito em compras internacionais).
Resumindo: enquanto a legislação brasileira não autorizar, como posso depositar Euro na minha conta? A principal opção para quem deseja ter dinheiro fora do país é abrir conta na Europa ou fazer uma conta multimoeda e movimentá-las.
Agora que você já sabe se pode depositar Euro em sua conta e como fazer isso através de uma conta multimoeda, basta escolher a melhor opção para o seu problema!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Luciana Andrade

Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.

Recent Posts

Número de crimes registrados em Portugal é o maior dos últimos 10 anos

Portugal registrou um número recorde de crimes em 2023, segundo dados da Direção-Geral de Política…

% dias atrás

Visto de estudante para Irlanda em 2024: como solicitar o seu

O visto de estudante Irlanda é um dos documentos mais procurados por quem deseja se…

% dias atrás

PB4 ou seguro de viagem? Entenda as principais diferenças

Na dúvida entre PB4 ou seguro de viagem contrate os dois. Saiba quais as diferenças,…

% dias atrás

Mercados de Pulgas em Paris: muitos tesouros e algumas surpresas

Andar pelos Mercados de Pulgas em Paris (em francês, Marché aux Puces) é uma das…

% dias atrás

Cuidados de beleza em Portugal e na Alemanha: diferença gritante

Eu sempre fui uma pessoa cheirosa, mas isso mudou depois de alguns anos em Berlim.…

% dias atrás

Maiores salários mínimos da Europa: saiba onde os salários ultrapassam 2.000€

Quais os maiores salários mínimos nos países europeus? Apesar da proximidade e do alinhamento de…

% dias atrás