Praias de Portugal, veja quais são as melhores e melhor época para visitar

Praias de Portugal

Portugal  / 

Portugal é um país que possui uma incrível diversidade turística. Ao vermos o tamanho do país não imaginamos o tanto de coisas que podemos encontrar. Montanhas, aldeias, castelos, parques naturais, neve e belas praias são apenas alguns exemplos do que encontramos ao explorar as belezas e riquezas de Portugal.

Nesse artigo vamos falar das Praias de Portugal e dar algumas dicas sobre quais são as melhores e onde ir para encontra-las. Ficou interessado? Dê uma olhadinha!

Como são as praias de Portugal?

Portugal tem um litoral muito grande, com praias de norte a sul do país. E como é de se esperar, as praias ao norte são diferentes das praias do sul. E é claro, todas as praias são muito diferentes das praias do Brasil.

As praias de Portugal não têm barraquinhas na areia e nem ambulantes vendendo coisas (algumas têm, mas é raro), e é muito comum ver toalhas estendidas sozinhas pois as pessoas foram ao mar e deixaram as coisas na areia.

Veja quais são os principais pontos turísticos de Portugal.

Conta Bancária Internacional sem custos

Com o cartão Borderless da Transferwise, você obtém seus próprios números de conta pessoal e códigos bancários do Reino Unido, Estados Unidos, Austrália e Europa. Grátis e sem mensalidades!


Peça seu cartão, literalmente, em 5 minutos. Não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais:

ABRIR CONTA GRÁTIS »

Praias no Norte

Mais ao norte, venta muito e por isso é comum o uso de um “tapa vento” (realmente não sei como se chama) ou barracas e parece que as pessoas estão acampadas na praia… no início estranhamos, mas depois acostumamos e acabamos por comprar um também… Ao sul o vento não é tão intenso então é possível aproveitar melhor a praia e o mar.

São bonitas?

As praias são muito bonitas e a paisagem ao redor compõe muito bem o ambiente. Em sua maioria (não posso falar de todas, pois não visitei Portugal de ponta a ponta) tem uma grande faixa de areia então temos bastante espaço para esticar a toalha, mas no verão o número de turistas é tão grande que essa faixa de areia acaba não dando conta.

Você também pode conferir um guia para fazer turismo em Portugal.

São limpas?

Em todas as praias que eu já fui em Portugal, mesmo no auge do verão, eu reparei que eram bem limpas. Não vi sujeira no mar, boiando. É claro que vemos algumas coisas jogadas na areia, quando temos muitos turistas, mas nada gritante. No geral, são bem limpas.

São grandes?

As faixas de areia em algumas praias são imensas. Às vezes temos que andar muito até chegar ao mar. Mas existem algumas praias de Portugal pequeninas, que parecem mais exclusivas, principalmente na região do Algarve, que temos que caminhar bastante para chegar, mas quando chegamos é uma paisagem maravilhosa e um pequeno pedaço de areia.

Como é a água do mar?

Pra mim a água é muito gelada!!! No norte e no sul! Mas ao norte a água é muito mais gelada e claro que no verão a água é menos fria e é até possível (para algumas pessoas) entrar no mar. Vocês podem achar que eu estou exagerando, mas conheço várias pessoas que vão à praia em Portugal e não entram no mar.

Veja quais são as melhores praias da Europa!

Melhores praias de Portugal

Como eu não conheço todas as praias de Portugal, vou usar o que eu sei e o ranking do TripAdvisor das melhores praias de Portugal, de acordo com a escolha dos viajantes, para você ter uma ideia de onde pode ir passar um ótimo verão e aproveitar uma bela visita ao mar:

1. Praia da Falésia

Praia da Falesia
Essa praia fica em Olhos de Água, na região do Algarve. É uma praia de águas calmas e possui uma vista deslumbrante com uma falésia que encanta os turistas com as suas cores.

2. Praia Dona Ana

Praia Dona Ana
Localizada em Lagos, também na região do Algarve. Fica protegida do vento, devido às rochas que a rodeiam e ainda proporcionam sombra aos banhistas.

3. Praia da Rocha

Praia da Rocha

Essa praia fica em Portimão, na região do Algarve. Possui uma grande extensão de areia mas mesmo assim ficha cheia de turistas durante o verão.

Entenda como é morar no Algarve.

4. Praia São Rafael

Praia São Rafael
A Praia São Rafael está localizada em Albufeira, uma das cidades mais visitadas no verão no Algarve. É uma praia pequena, com uma areia dourada, água transparente e rochas que formam uma paisagem única.

5. Praia Marinha

Praia Marinha
Localizada em Lagoa, na região do Algarve, essa praia possui águas cristalinas que permitem ver o fundo do mar e apreciar a fauna e flora marinha. Uma paisagem única que merece ser apreciada. Além disso, esteve entre as 100 praias mais bonitas do mundo segundo o Guia Michelin em 2007.

6. Praia do Guincho

Praia do Guincho
Localizada em Cascais, essa praia possui grande extensão de areia e águas cristalinas. É também muito procurada por pessoas que gostam de praticar esportes aquáticos.

Você também pode conferir o que escrevemos sobre morar em Cascais.

7. Praia do Barril

Praia do Barril
Está localizada em Tavira, e o acesso é através de um mini trem. O mar é cristalino e a e existem alguns restaurantes e bares ao redor da praia.

8. Cabanas de Tavira

Praia de Cabanas de Tavira
É uma praia da freguesia de Cabanas de Tavira, do concelho de Tavira. É indicada para a prática de windsurf e vela. Para poder chegar a essa praia é necessário ir em um barco de pescadores.

9. Praia de Odeceixe

Praia de Odeceixe
Localizada na região do Algarve, possui uma grande faixa de areia e falésias a norte e a sul. É banhada por um lado pelo mar e por outro pela Ribeira de Odeceixe.

Entenda porquê é que o Algarve é um dos melhores lugares para se viver aposentado.

10. Praia de Nazaré

Praia da Nazaré
Localizada em Nazaré, cidade mundialmente conhecida pelas ondas gigantes. A praia de Nazaré possui uma grande extensão de areia e um mar às vezes bravo e com ondas fortes, ideal para práticas de esportes, inclusive é uma das praias escolhidas para o circuito mundial de surf.

Você pode ver no vídeo abaixo o tamanho das ondas de Nazaré:

Qual a melhor altura do ano para ir à praia em Portugal?

É claro que gostamos mais de ir à praia no verão. Mas em Portugal, tirando o inverno, que as temperaturas são bem baixas, as pessoas conseguem ir ao Algarve nas outras épocas do ano descansar e “fazer praia”, como eles dizem em português de Portugal.

Por isso, na minha opinião, não há melhor altura do ano para ir à praia em Portugal, a melhor altura é quando você tiver vontade…. Eu vou quando quero, até porque, eu não entro no mar mesmo… hahaha

No Verão as praias ficam cheias

Brincadeira à parte, no auge do Verão (Julho/Agosto) as praias estão abarrotadas de turistas, é uma época boa por causa do calor, mas é muito cheio… setembro já é um pouco mais vazio… mas eu já fui pro Algarve em abril e a temperatura estava agradável…

Se você resolver ir no verão, faça reservas de hotel com antecedência, e compre logo as passagens, para garantir que vai conseguir os melhores preços e que vai ter vagas. E no mais, aproveite a viagem e não tenha medo de entrar no mar, é frio no primeiro momento, mas depois acostumamos!

Veja também como é o clima em Portugal.

Julia é brasileira, formada em Turismo e mora em Portugal há 6 anos. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.