Categories: Espanha

Profissionais em falta na Espanha: quais são e média salarial

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

O mercado de trabalho europeu também sofre com a escassez de mão de obra em alguns setores. Você sabia que existe uma série de profissionais em falta na Espanha? A lista oficial é atualizada trimestralmente e são muitas as oportunidades para quem se enquadra nos perfis. Se você está buscando uma oportunidade de trabalho fora do Brasil, confira aqui essas vagas e comece já o seu planejamento.

Quais são os profissionais em falta na Espanha?

O Serviço Público de Empleo Estatal – SEPE, libera regularmente uma lista das profissões com maior demanda na Espanha. Uma vez dentro do site você poderá buscar pela relação atualizada dos profissionais em falta no país.

Confira a lista de 10 profissionais em falta na Espanha em 2022, segundo a lista do SEPE:

  1. Comandantes de navios mercantes;
  2. Especialistas em caldeiras navais;
  3. Oficiais de radioeletrônica da Marinha Mercante;
  4. Maquinista naval;
  5. Mecânico naval;
  6. Comandantes de navios mercantes;
  7. Cozinheiros de navio;
  8. Garçons de navios;
  9. Atletas profissionais;
  10. Treinadores esportivos.

Este catálogo, publicado trimestralmente pelo SEPE, tem a intenção de divulgar as ofertas de emprego mais difíceis de serem ocupadas em cada Comunidade Autônoma da Espanha.

Assim, quando há dificuldade em encontrar pessoas que preencham determinadas vagas, o SEPE entra em ação. A divulgação dessa lista pode ser vista como uma tentativa de cobrir as demandas de cada região.

Dessa forma, há uma distribuição de mão de obra para as regiões com mais demanda, repartindo candidatos uniformemente por todo o país. Estes dados ajudam, inclusive, o empregador a emitir o visto de trabalho na Espanha para um estrangeiro.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Outros postos de trabalhos muito demandados na Espanha

O SEPE não é a única fonte em que você poderá buscar as vagas para profissionais em falta na Espanha em 2022.

Existem profissões que não estão listadas como vagas de difícil cobertura no SEPE, mas que são constantemente buscadas por empresas de recursos humanos e sites de emprego na Espanha.

O LinkedIn divulgou recentemente a lista “Empleos en auge“. O levantamento da rede social profissional listou os 20 empregos que mais cresceram nos últimos cinco anos na Espanha e as cidades onde há mais vagas. Confira alguns exemplos a seguir de outros profissionais em falta na Espanha e as cidades com maior demanda:

Profissionais em falta na Espanha Cidades com maior demanda
Engenheiro de confiabilidade de sites Madrid, Barcelona e Palma de Mallorca
Representante de desenvolvimento de negócios Barcelona, Madrid e Valencia
Arquiteto de Nuvem Madrid, Barcelona e Alicante
Engenheiro de Software Especializado em Aprendizado de Máquinas Madrid, Barcelona e Valência
Especialista em Cibersegurança Madrid, Barcelona e Sevilla
Engenheiro de Aplicação de Sofware Madrid, Zaragoza e Alicante
Gerente de Ensaios Clínicos Madrid, Barcelona e Valência
Engenheiro de Infraestrutura Madrid, Barcelona e Valência
Gerente de Planejamento de Cadeia de Suprimentos Barcelona, Madrid e Toledo
Especialista em Sites Madrid, Barcelona e arredores de Madrid

Além dos profissionais em falta na Espanha citados acima, as empresas também estão em busca de pessoas que falam outros idiomas, além do espanhol, para trabalhar como operadores de telemarketing, auxiliares administrativos e em comércios.

Outras profissões que também estão em alta na Espanha são os médicos e enfermeiros como veremos mais adiante.

Por que há profissionais em falta na Espanha?

Além das barreiras internas, existem também algumas razões externas para essa questão. Portanto, se você está buscando um emprego no país, é importante conhecer o assunto.

A seguir listamos alguns dos principais fatores pelos quais existem profissionais em falta na Espanha:

Profissões muito específicas

Conforme você pode ter observado, a maioria das vagas são para ocupações muito específicas, como no caso da lista do SEPE.

Dentre os profissionais em falta na Espanha, há um grande destaque para os profissionais de TI.

No entanto, o mesmo ocorre em relação à lista do LinkedIn, os profissionais de TI na Europa são bem escassos e disputados. Além disso, também costuma exigir formação e requisitos mais específicos, o que pode dificultar a contratação em algumas regiões do país e restringir significativamente o número de candidatos na Espanha.

Veja neste artigo como encontrar vagas de TI na Espanha.

Profissões que exigem outros idiomas

Para quem deseja trabalhar na Espanha, será muito importante falar o espanhol. No entanto, alguns destes postos de trabalho de difícil cobertura também exigem do profissional o domínio de outras línguas, principalmente do inglês.

Por incrível que pareça, muitos espanhóis não falam outros idiomas, como o inglês. Dessa forma, essas vagas acabam não sendo preenchidas por eles.

Mas, os candidatos brasileiros precisam considerar os idiomas da Espanha, que, dependendo da localidade, pode ser exigido falar o idioma regional. Na Catalunha, por exemplo, será necessário aprender catalão, enquanto na Galícia, o galego e assim por diante.

Em Barcelona há muitas vagas, por isso é sempre importante conferir se é exigido o conhecimento do idioma local. Se a vaga for no País Basco, isso pode se tornar um problema maior, pela dificuldade da língua.

Profissionais não capacitados para os cargos

Além de serem profissões muito específicas e exigirem outros idiomas, existem muitos profissionais não capacitados para estes cargos na Espanha.

Seja por falta de experiência ou mesmo por falta de uma formação adequada, o fato é que, assim, as portas se abrem para estrangeiros.

Melhores oportunidades em outros países

Somando este item aos anteriores, algo que dificulta o preenchimento de algumas vagas de emprego na Espanha são as oportunidades oferecidas para espanhóis em outros países.

De fato, muitos jovens espanhóis emigram para países europeus mais ricos, o que aumenta ainda mais as chances de um estrangeiro conseguir o seu emprego na Espanha.

Salários dos profissionais em falta na Espanha

Os salários na Espanha podem variar bastante já que são muitas áreas envolvidas e com diferentes níveis de formação.

Por isso, para exemplificar, vamos falar um pouco sobre quanto ganham alguns dos profissionais em falta na Espanha. Como referência, utilizamos as tendências salariais do Estudo de Remuneração 2022, feito pela empresa de consultoria Michael Page.

Os salários que você vai ver nas tabelas abaixo vão variar conforme a experiência profissional, o lucro anual das empresas e as Comunidades Autônomas.

Área de Tecnologia

A área de Tecnologia vai continuar liderando os maiores aumentos salariais, de acordo com o levantamento, com aumentos médios em torno de 10%.

Nos últimos meses, a contratação desse tipo de perfil aumentou em até 40% e a tendência é de um crescimento de 50% na demanda por estes profissionais nos próximos dois anos.

Função Salário Anual
Gerente de Software 35 – 120 mil euros + bônus
Arquiteto de Soluções 35 – 115 mil euros + bônus
Engenheiro de Cybersegurança 25 – 90 mil euros
Cientista de Dados 25 – 80 mil euros
Analista de Negócios 30 – 75 mil euros

Área Digital

A área digital também está entre as que mais crescem, com um aumento de 50% nas contratações em 2021.

O desequilíbrio entre oferta e demanda deve continuar em 2022 pela escassez de perfis técnicos e a necessidade desses profissionais. Setores como Varejo, Tecnologia, Consumo de Massa e Logística estão em alta devido à ascensão do e-commerce.

Função Salário Anual
Gerente de E-Commerce 30 – 80 mil euros + bônus
Gerente de Vendas Digitais 30 – 60 mil euros
Analista Digital 25 – 80 mil euros
Comunicação Digital e Relações Públicas de Mídia Social 20 – 55 mil euros
Designer Gráfico 18 – 50 mil euros

Área de Engenharia

A área de Engenharia é outra que vive em crescimento. Algumas profissões estão em alta no mercado como Gerente de SMS e Diretor de Qualidade.

Função Salário Anual
Diretor de Qualidade 40 – 80 mil euros + bônus
Gerente de SMS 20 – 70 mil euros + bônus
Engenheiro de Processos 25 – 55 mil euros
Projetista 25 – 50 mil euros
Técnico de Qualidade 18 – 45 mil euros

Área de Saúde

No caso do setor de Saúde, há um aumento significativo na demanda por profissionais, com aumento de 23% nos processos seletivos na indústria farmacêutica. Quais são os perfis mais solicitados? Destacam-se novos cargos, ligados à digitalização do setor, como Digital Lead e Delegados Comerciais.

A área de saúde também está afetada pelos profissionais em falta na Espanha.

Empresas com produtos de diagnóstico in vitro e de biologia molecular, em franco crescimento, buscam perfis científicos e especialistas de laboratório, como Especialista de Produto e Especialista de Aplicação.

É interessante mencionar que o sistema público de saúde da Espanha é considerado um dos melhores do mundo.

Função Salário Anual
Gerente de Hospital 50 – 120 mil euros + bônus
Gerente de Vendas 40 – 105 mil euros + bônus
Operações Clínicas da Indústria Farmacêutica 40 – 80 mil euros
Especialista de Produto e Aplicação 30 – 60 mil euros + bônus
Enfermeiro/Coordenador 25 – 40 mil euros

Saiba como validar diploma médico na Espanha.

Área de Sustentabilidade

Essa área também vive um crescimento significativo, impulsionado pelo grande peso que a sustentabilidade está adquirindo nas estratégias de negócios das empresas.

Em 2021, a demanda por profissionais aumentou em 50%, principalmente para perfis de especialistas para cargos de gestão. Estão em alta cargos como Gestor de Projetos de Sustentabilidade e Diretor de Responsabilidade Social Corporativa.

Função Salário Anual
Gestor de Projetos de Energias Renováveis 40 – 70 mil euros
Responsável Saúde, Segurança e PRL 40 – 70 mil euros
Engenheiro de Eficiência Energética 40 – 65 mil euros
Diretor de Qualidade, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável 35 – 60 mil euros
Auditor 30 – 50 mil euros

A partir das listas acima, saiba qual o salário mínimo na Espanha e compare com as remunerações das profissões em falta no país.

Quero ocupar uma vaga na Espanha, como fazer?

Conseguir um emprego é um passo essencial para consolidar o desejo de morar na Espanha. Por isso, apresentamos a seguir alguns pontos que deve considerar antes de buscar uma vaga para trabalhar no país.

O que fazer antes de começar a busca?

Para ocupar vaga na Espanha é importante ter em mente algumas exigências básicas que costumam ser feitas de forma geral, como possuir um bom nível de espanhol e um currículo atualizado.

Além disso, seja para profissionais em falta na Espanha ou não, é fundamental estar atento às oportunidades do mercado.

Mas, há outras burocracias que devem ser consideradas. Portanto, enumeramos alguns trâmites que podem ser imprescindíveis:

1. Validação de diploma na Espanha

O processo de validar diploma na Espanha pode ser fundamental, como é para os profissionais da área da saúde. Por isso, é muito importante ter atenção às exigências do cargo e do exercício da profissão na Espanha. Algumas profissões são reguladas de forma específica.

O trâmite de validação do diploma pode demorar mais de um ano, por isso é essencial se preparar com planejamento e antecedência. Isso garantirá o reconhecimento dos seus estudos no país.

Além dos diplomas de nível superior, podem ser igualmente validados diplomas de nível médio.

2. Inscrição no respectivo conselho profissional

Da mesma forma, para algumas profissionais será imprescindível se registrar perante o respectivo conselho profissional.

Isso ocorre com médicos, advogados e arquitetos, por exemplo. Portanto, é sempre fundamental conferir todas as regras específicas que regulam a sua profissão na Espanha.

A validação do diploma e até a própria inscrição no conselho profissional são trâmites que podem ser feitos antes mesmo de se chegar no país. Estes são alguns passos prévios que você já pode ir dando, como parte do seu planejamento.

3. Cursos habilitantes e complementos formativos necessários

Vale a pena lembrar que para algumas profissões também pode ser necessário realizar algum curso habilitante. Em alguns casos de validação de diploma, existe a necessidade de cursar complementos formativos na Espanha.

Muitas vezes, não há a equivalência de carga horária ou de determinadas disciplinas, comparando a grade de uma faculdade brasileira com a determinação do Ministério de Educação espanhol.

Então, nestes casos, haverá a exigência de cursar determinada matéria, para completar a formação e, assim, receber a validação do diploma na Espanha. Além disso, para os advogados pode ser exigida a realização de um mestrado na Espanha específico de acesso à advocacia, por exemplo. Esse seria um curso habilitante para a profissão.

4. Solicitar o respectivo visto com antecedência

Em todo o caso, a questão migratória será fundamental. O brasileiro que não possui nacionalidade europeia, só pode permanecer na Espanha por três meses sem visto.

E, para trabalhar no país, precisará de um tipo de visto para Espanha, de acordo com o caso. Muitos pensam que podem resolver toda a papelada já na Espanha, mas não é assim que funciona. Uma etapa muito importante será solicitar o necessário visto com antecedência, ainda no Brasil.

Sites de emprego na Espanha

Estando no Brasil, na Espanha ou em qualquer lugar do mundo, é possível acompanhar as ofertas de empregos da região onde você pretende trabalhar.

Para isso, basta se cadastrar em um dos muitos sites de emprego na Espanha. A maioria deles possui uma plataforma gratuita e fácil de usar.

A experiência e a área do profissional contribui para encontrar um emprego na Espanha.

Assim, para facilitar a sua busca, selecionamos os principais portais que operam no país ibérico:

  • Infojobs: tanto o seu site como o aplicativo são bem fáceis de usar. É possível realizar busca de emprego por profissão, nível de experiência ou por localização geográfica. Além disso, dá para criar e editar o currículo, fazendo com que o processo seja mais simples na hora da candidatura;
  • Infoempleo: com funcionamento muito similar ao Infojobs, o Infoempleo permite que o candidato se cadastrar e inserir os seus dados para concorrer às vagas. O site também presta assessoramento para candidatos e empresas, com diversos relatórios sobre a situação do mercado;
  • Indeed: é muito provável que você já tenha ouvido falar dele. O seu funcionamento é bem simples e intuitivo. Você deve inserir a palavra-chave da pesquisa, ou seja, a sua profissão e/ou o cargo buscado. Logo, deve indicar a cidade onde deseja trabalhar e clicar em buscar;
  • LinkedIn: por último, não deixe de buscar por vagas no LinkedIn, que é muito mais que um simples buscador de emprego. Essa ferramenta é bastante utilizada na Espanha.

É fácil conseguir emprego na Espanha?

Um profissional qualificado e que atenda a todas as demandas de uma vaga não deve enfrentar problemas. Portanto, conseguir um emprego na Espanha é plenamente possível, desde que seja feito um planejamento e que todos os passos sejam seguidos da forma correta.

Claro que se você se enquadra em uma das vagas para profissionais em falta na Espanha, o seu processo poderá ser muito mais rápido e fácil. Mas, ainda assim, se a sua profissão não aparece listada como em falta, não se preocupe. Conseguir uma vaga pode ser possível em qualquer área, ainda que seja um pouco mais burocrático.

A seguir listamos alguns aspectos que podem facilitar conseguir um emprego entre os profissionais em falta na Espanha, confira:

Vagas de difícil cobertura

Para que uma empresa espanhola contrate um funcionário estrangeiro, é preciso justificar o porquê de não estar a vaga sendo preenchida por um cidadão espanhol ou europeu. Isso faz parte da lógica protecionista que ainda vigora na União Europeia em geral.

No entanto, no caso de vagas anunciadas como de difícil cobertura, é mais fácil contratar um estrangeiro, justamente por serem postos dificilmente ocupados por espanhóis e cujos profissionais estão em falta na Espanha.

Netos de espanhóis

Poucos sabem que netos de espanhóis podem usufruir de uma significativa vantagem para serem contratados na Espanha.

Neste caso, mesmo que não fosse uma vaga de difícil cobertura, o empregador não precisaria justificar a preferência por um estrangeiro. Isso quer dizer que o requisito relacionado à situação nacional de emprego não se aplica aos netos de espanhóis.

Essa é uma significativa vantagem, porque muitas vezes o fato de existir uma preferência obrigatória para espanhóis ou europeus dificulta a contratação de brasileiros.

Profissionais altamente qualificados

Existe uma grande facilidade na contratação de profissionais altamente qualificados, os quais possuam estudos de nível superior, bem como a necessária experiência profissional.

Estes profissionais costumam ser contratados para altos cargos, como de gerência ou de direção. A própria questão imigratória é mais célere, nestes casos. O visto de residência pode ser emitido com mais rapidez e há certas prerrogativas para este tipo de profissionais.

Profissionais que realizem movimentos intraempresariais

Da mesma forma, os profissionais que já trabalhem em alguma empresa que possua representação em território espanhol, poderão ser transferidos para a Espanha.

Portanto, estariam realizando um movimento dentro da mesma empresa ou do mesmo grupo empresarial. Assim, o processo de transferência e de imigração também será facilitado.

Descubra também quais são os profissionais em falta na Europa.

Vale a pena trabalhar na Espanha?

Como vimos, são muitas as razões pelas quais existem profissionais em falta na Espanha. Isso pode ser visto como um ponto positivo, já que abre portas para os estrangeiros que querem morar no país.

O fato dos salários na Espanha serem mais baixos que em países como França, Alemanha ou Inglaterra não deve ser visto como um ponto negativo. Isso ocorre porque o custo de vida também é mais baixo, incluindo até cidades como Barcelona e Madrid.

Você poderá receber um bom salário e morar em um país com excelente qualidade de vida e segurança. Há vantagens e desvantagens em morar na Espanha, como em qualquer outro lugar.

As vagas para profissionais em falta na Espanha se enquadram no seu perfil? Então é hora de começar a planejar a mudança! Para ajudar você nesse processo, indicamos o ebook Como Morar na Espanha. O conteúdo é um guia completo que auxilia desde o momento da decisão até a instalação no país. Aproveite!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Adriana Levis Alambert and Diogo Santos

É jornalista com mais de 20 anos de experiência. Foi repórter, editora e apresentadora no Canal Futura, SporTV e WEB TV da Petrobras. Nasceu no Brasil, mas tem passaporte polonês e sangue russo. Mora na Espanha (Barcelona) desde 2019, quando foi estudar direção de Cine Documental, na ECIB. Atualmente está no programa "De Malas Prontas" do @sbtnews, trabalha no setor de mobilidade da Bosch e é guia de turismo do @barcelonabymyself.

Recent Posts

Cidadania alemã: saiba quem tem direito e como solicitar em 2024

Confira o passo a passo para obter a cidadania alemã por ascendência ou realizar a…

% dias atrás

Melhor seguro viagem em 2024: conheça o nosso Top 10

Vai viajar e quer garantir o melhor seguro viagem? Confira o nosso ranking onde explicamos…

% dias atrás

Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa

Quer morar em Lisboa? Então você precisa saber o custo de vida, as vantagens e…

% dias atrás

Desafios e incertezas do novo governo de Portugal – o que se pode esperar

Após intensas semanas de negociações e expectativas, o novo governo de Portugal foi finalmente formado,…

% dias atrás

Cidadania Francesa: quem tem direito e como conseguir em 2024

Ter uma cidadania Europeia ajuda muito na hora de morar na Europa. Veja se você…

% dias atrás

Cidadania italiana: guia completo para solicitar a sua em 2024

Veja como reconhecer a sua cidadania italiana, desde saber se tem direito, recolher documentos e…

% dias atrás