Profissões mais bem pagas na Itália: confira o ranking

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Grande parte das pessoas que migram para outro país querem saber se vão encontrar um trabalho no local. Porém, o que você acha de, além de achar uma vaga, encontrar um emprego entre as profissões mais bem pagas na Itália?

Isso mesmo! Os salários dessas profissões são altos e podem te proporcionar uma excelente qualidade de vida. Vamos conferir, a seguir, quais as profissões mais bem remuneradas no país.

Quais as profissões mais bem pagas na Itália?

Em primeiro lugar, podemos dizer que as profissões mais bem pagas na Itália se aplicam à pessoas que possuem algum tipo de estudo de nível superior. Isso pode incluir um diploma de graduação (denominado de diploma di laurea triennale, na Itália), um diploma de mestrado (diploma di laurea magistrale, em italiano) ou uma formação militar.

Assim, se você pretende trabalhar na Itália sem uma qualificação adequada, é provável que conseguir uma vaga dentre as profissões mais bem pagas no país se torne uma tarefa um pouco mais difícil.

Devemos destacar também que as vagas mais remuneradas são, normalmente, ocupadas por profissionais que já atuam há alguns anos no mercado de trabalho italiano. Assim, é preciso paciência e experiência para alcançar essas posições.

Agora que você já entendeu algumas informações básicas, vamos conferir o ranking de profissões mais bem pagas na Itália, segundo o último estudo realizado pelo site Job Pricing.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

1. Tabelião

O tabelião, denominado de notaio, em italiano, ocupa o primeiro lugar no ranking de profissões mais bem pagas na Itália.

Esse profissional é, normalmente, formado em Direito (Giurisprudenza) e se torna tabelião após ser aprovado em um concurso público organizado pelo Ministério da Justiça italiano. Ainda, devemos destacar que um dos requisitos para poder participar do concurso é já ter exercido ao menos 18 meses de ofício em um cartório notarial ou escritório.

Após ser aprovado no concurso, o tabelião recebe a autorização para montar o próprio escritório, no qual irá atuar na avaliação e certificação da validade dos mais variados contratos e documentos públicos.

Podemos dizer que o profissional é muito procurado e bem remunerado devido à grande quantidade de burocracia existente na Itália.

2. Médico

O segundo lugar do ranking é ocupado pelos médicos.

Como sabemos, esses profissionais devem ser formados em Medicina, curso que, na Itália, dura seis anos e é denominado laurea magistrale a ciclo unico in Medicina. Você pode obter mais informações sobre esse tipo de curso de graduação no site da Universidade de Bolonha, uma das melhores universidades da Itália.

Ainda, dentro da própria profissão, o médico mais bem remunerado na Itália é aquele que se especializa dentro do seu campo e que, normalmente, realiza pesquisas sobre tópicos relevantes na área. Com essas qualificações, o profissional será muito procurado pelos diversos hospitais de ponta que existem na Itália, tanto públicos como privados, para pesquisar e para realizar intervenções inovadoras.

3. Piloto de avião

O terceiro lugar do ranking de profissões mais bem pagas na Itália é ocupado por um profissional inusitado: o piloto de avião.

O piloto de avião é muito bem remunerado no país, principalmente após dez anos de carreira. Esse profissional possui formação militar, que pode ser adquirida dentro das academias militares da Itália e de alguns outros países da Europa, segundo a regulamentação da Agência Europeia para a Segurança da Aviação.

Diversas são as opções de atuação para esse profissional, que pode trabalhar tanto dentro da Aeronáutica, a serviço do Estado, como para companhias aéreas particulares. Porém, o piloto será bem remunerado nas duas opções, principalmente devido à experiência e à habilidade necessárias para ocupar o cargo.

4. Diretor de Marketing Digital

A figura do diretor de marketing digital ocupa o quarto lugar no ranking de profissões mais bem remuneradas na Itália.

Esse profissional possui, normalmente, formação em um curso superior relacionado à marketing, comunicação ou jornalismo. Porém, o principal requisito conseguir uma vaga de emprego na Itália nessa posição é possuir competências específicas e se atualizar com frequência, uma vez que o mundo digital está em constante mudança.

O diretor de marketing digital atua dentro de empresas públicas e privadas e realiza uma série de atividades, como: aquisição de novos clientes, liderança de equipes, criação de campanhas, desenvolvimento de planos de marketing e comunicação para empresas e supervisão de ações de outros times.

Existe uma grande demanda por essa profissão devido à forte presença dos meios digitais e do marketing em parte significativa das empresas italianas, o que explica a alta remuneração recebida pelo diretor de marketing digital. Ainda, a contratação por empresas multinacionais também influencia o salário do profissional mencionado.

5. Engenheiros

Os engenheiros também se encontram no ranking de profissões mais bem pagas na Itália. Apesar de o termo “engenheiro” ser genérico, a denominação abrange diversas áreas do setor, como: engenharia informática, engenharia civil, engenharia aeronáutica, engenharia mecânica, entre outras.

Esse profissional possui um diploma de graduação obtido em uma universidade e o seu salário pode variar segundo os anos de experiência do mesmo no mercado de trabalho.

Os engenheiros podem atuar das mais variadas formas, mas, normalmente, são contratados por empresas particulares ou estatais para desempenhar determinada função.

Por fim, podemos dizer que o engenheiro é bem remunerado na Itália devido à grande demanda por esse profissional que existe no país. De fato, dados da Repubblica Degli Stagisti indicam que 93,4% dos engenheiros que vivem na Itália estão empregados e vivem com bons salários.

Qual o salário na Itália?

Segundo dados do site italiano Money.It, o salário médio anual na Itália varia entre 29 mil e 35 mil euros. Porém, esse valor está sujeito a variações provocadas por fatores como local de trabalho, tipo e porte de empresa e formação.

O salário das profissões mais bem pagas na Itália, todavia, pode superar em muito essa média. Vamos conferir, com base em dados do PagePersonnel, as remunerações destinadas aos cinco profissionais que se encontram no ranking de profissões com melhores salários na Itália.

Profissão Salário anual
Tabelião 265 mil euros
Médico 75 a 120 mil euros
Piloto de avião 75 a 150 mil euros
Diretor de Marketing Digital 60 a 115 mil euros
Engenheiro 55 a 125 mil euros

Como podemos observar, os salários das profissões mais bem pagas na Itália chegam a ultrapassar em até 7 vezes o salário médio do país.

Veja também quais são os profissionais mais procurados na Itália.

Onde procurar por vagas entre as profissões mais bem pagas?

Ao contrário do que você pode estar pensando, procurar uma vaga entre as profissões mais bem pagas na Itália não é uma tarefa muito complicada. Isso porque, existe uma grande demanda por esses profissionais em todo o território do país.

A principal fonte de busca devem ser os sites de emprego na Itália, que apresentam diversas ofertas de vagas diariamente e em centenas de cidades italianas.

Vamos descobrir, a seguir, alguns dos principais sites para buscar vagas entre as profissões mais bem remuneradas no país.

Adecco

O Adecco é um site muito utilizado por italianos e estrangeiros para procurar vagas de emprego na Itália.

Nele você poderá encontrar uma grande oferta de vagas relacionadas às profissões mais bem remuneradas no país. Para filtrar a sua pesquisa e direcionar a sua busca, você pode utilizar uma palavra-chave que se relacione com a categoria de trabalho desejada.

GI Group

A plataforma do GI Group possui um grande diferencial: o site permite que você filtre as vagas de emprego conforme a sua escolaridade.

Assim, como vimos que grande parte das profissões mais bem pagas na Itália requer um diploma de ensino superior, será ainda mais fácil encontrar essas vagas por meio da seleção do seu nível de escolaridade.

Trovo Lavoro

O site Trovo Lavoro foi criado por um dos mais relevantes jornais de toda a Itália: o Corriere della Sera.

Nessa plataforma, você poderá encontrar anúncios de vagas de emprego destinadas aos profissionais mencionados neste artigo. O site também oferece notícias sobre o mercado de trabalho italiano e as mudanças que ocorrem no mesmo.

LinkedIn

O LinkedIn é uma plataforma mundialmente conhecida e que está presente em todos os países do mundo. Vagas destinadas às profissões mais bem pagas na Itália são adicionadas com frequência na rede social empresarial. Assim, utilize os filtros do LinkedIn para direcionar a sua busca e não perder nenhuma oportunidade.

Como conseguir um emprego entre as profissões com melhor remuneração?

Conseguir um emprego entre as profissões mais bem pagas na Itália pode não ser uma tarefa fácil, mas também não é impossível.

Em primeiro lugar, você deve verificar se possui os requisitos necessários para atuar dentro da profissão almejada. Isso pode incluir um diploma de nível superior ou, como no caso dos pilotos de avião, uma licença especial que autoriza o profissional a atuar dentro desse ramo: a denominada licenza di volo.

Em segundo lugar, você deverá estruturar o seu currículo de forma adequada para, apenas depois disso, utilizar os sites de emprego e entrar em contato com os recrutadores. Normalmente, o currículo recomendado é o CV Europass, um modelo um pouco diferente daquele utilizado no Brasil.

Por fim, lembre-se de que possuir proficiência no idioma local, ou seja, falar italiano, é fundamental para conseguir um emprego entre as profissões de melhor remuneração no país. É recomendado que você consiga se comunicar de forma fluente e que, se possível, você possua um certificado de nível B2 na prova de proficiência de italiano: o CELI, sigla para Certificato di Conoscenza della Lingua Italiana.

Precisa validar o diploma?

A resposta é sim. Como pudemos observar, para encontrar um lugar entre as profissões mais bem pagas da Itália, você irá precisar de um diploma de ensino superior. Assim, se você já concluiu um curso de graduação ou pós-graduação no Brasil, será preciso validar o diploma na Itália.

Lembre-se de que o tipo de validação pode variar de acordo com a profissão almejada. Validar o diploma de engenheira, por exemplo, é muito mais simples do que validar o diploma de medicina.

Como se candidatar para vagas?

Os requisitos necessários para se candidatar a vagas de emprego entre as profissões mais bem remuneradas na Itália são muito variados. Porém, em geral, você irá precisar de:

  • Um currículo no modelo Europass;
  • Proficiência na língua italiana;
  • Uso de sites de empregos;
  • Carta de motivação;
  • Carta de recomendação (em alguns casos).

Com todos os documentos necessários em mãos, você poderá se candidatar. Lembre-se de que a maior parte das candidaturas é realizada diretamente nos sites de empregos supracitados ou no site da própria empresa que está oferecendo a vaga.

Precisa de visto para trabalhar na Itália?

Sim. Para trabalhar no país você deverá solicitar um visto de trabalho na Itália. Porém, se você já possui um visto de estudo, é possível converter o mesmo e obter um de trabalho mais facilmente.

Lembre-se de que, para solicitar o visto, você precisa possuir um contrato ou pré-contrato de trabalho. Assim, aqueles que ainda não conseguiram uma vaga não podem pedir o documento.

Devemos destacar que os brasileiros que detêm cidadania italiana não precisam realizar a solicitação de visto de trabalho, uma vez que possuem os mesmos direitos dos italianos que nasceram no país.

Dicas para quem está entre as profissões mais bem pagas da Itália e quer viver no país

Encontrou a sua profissão entre aquelas mais bem remuneradas na Itália e deseja passar a viver no país? Excelente! Confira essas dicas que poderão te ajudar a partir desse momento:

  • Verifique os requisitos necessários para exercer a profissão na Itália: no país, algumas profissões só podem ser exercidas por aqueles que possuem cidadania italiana. Esse é o caso de carreiras que dependem de concursos públicos, por exemplo;
  • Validação de diploma: verifique quais são os requisitos necessários para solicitar a revalidação do seu diploma brasileiro;
  • Lembre-se de que o processo pode ser demorado. Assim, é importante se preparar com antecedência;
  • Qualificação e formação: você possui a formação necessária para exercer a profissão almejada? Se a resposta for negativa, estudar na Itália talvez seja um bom ponto de partida. Busque por cursos de graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado ou especialização no país.

E aí, quer morar na Itália e trabalhar em alguma dessas profissões, mas ainda tem medo ou receio de arriscar uma mudança de vida e de país? Aconselho a leitura do ebook “O sonho de viver na Europa”, que reúne diversos depoimentos inspiradores e reflexivos de brasileiros que já tomaram a decisão de viver no Velho Continente.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Giovanna Mauro

Giovanna é ítalo-brasileira e, após ganhar uma bolsa, foi para a Itália cursar Italian Medieval and Renaissance Studies na Universidade de Padova. Apaixonada por educação, escrita, estudos e viagens, quer compartilhar o seu conhecimento com o maior número de pessoas possíveis.

Recent Posts

Custo de vida na Irlanda: gastos médios mensais em 2024

Um bom planejamento financeiro é o principal pilar de quem deseja mudar de país. A…

% dias atrás

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2024

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês,…

% dias atrás

Cartão pré-pago internacional vale a pena? Veja qual é o melhor

Você já ouviu falar do cartão pré-pago internacional, mas não sabe como funciona? A gente…

% dias atrás

Número de crimes registrados em Portugal é o maior dos últimos 10 anos

Portugal registrou um número recorde de crimes em 2023, segundo dados da Direção-Geral de Política…

% dias atrás

Visto de estudante para Irlanda em 2024: como solicitar o seu

O visto de estudante Irlanda é um dos documentos mais procurados por quem deseja se…

% dias atrás

PB4 ou seguro de viagem? Entenda as principais diferenças

Na dúvida entre PB4 ou seguro de viagem contrate os dois. Saiba quais as diferenças,…

% dias atrás