Qual a diferença do euro comercial e turismo? Explicamos tudo

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Viajar é maravilhoso, chato é a parte burocrática que toda viagem exige, e nisso se inclui a compra de moeda estrangeira. Muitos viajantes têm dúvidas sobre qual a diferença do euro comercial e turismo: onde é melhor comprar? Quais cuidados se deve ter? E por aí vai a lista interminável de questionamentos.
Neste artigo, vamos esclarecer diversas dúvidas comuns aos viajantes que estão a caminho da zona do euro, além de dar dicas importantes também.

Saiba qual a diferença do euro comercial e turismo

Antes de viajar, esteja atento que existem 2 tipos de câmbio do euro, e é importante saber qual a diferença do euro comercial e turismo. Mas não se preocupe, é simples diferenciar um e outro, tendo em consideração que cada um tem objetivos diferentes.
O euro comercial é usado para fechamento de contratos de importação/exportação pelas grandes empresas. Além disso, se aplica também a transferências financeiras para o exterior, transações do governo, empréstimos de brasileiros que residem em outro país (quando registrado no Banco Central), dentre outras operações.
O euro turismo é a moeda adquirida por turistas antes da viagem ocorrer, e ela pode ser comprada no Brasil em casas de câmbio, bancos, agências de viagens, hotéis tendo como objetivo o pagamento de despesas no exterior, tais como: tours, acomodações, alimentação, etc.
Geralmente os valores que vemos nos sites de notícias/economia ou mesmo na TV em relação a cotação, diz respeito ao câmbio comercial. Por isso, o viajante sempre se surpreende (ou melhor dizendo se assusta) quando se depara com o valor da moeda superior nas casas de câmbio e nas conversões ao analisar melhor um pacote de viagem para o exterior. A cotação do euro turismo pode ser até 8% maior que o euro comercial.
Faça a cotação do euro agora mesmo e veja a diferença.

Por que uma cotação é mais cara que a outra? Qual a diferença do euro comercial e turismo afinal

A resposta é simples!
Para vender ou comprar o euro turismo, é necessário ter “dinheiro vivo” (isto é, em mãos). Isso, no entanto, gera um custo maior para as casas de câmbio, tais como: manutenção, transporte e seguro contra roubos, em função disso, o valor da moeda aumenta para compensar essas despesas.
Já o euro comercial, pode ser comercializado virtualmente, de forma eletrônica, não tendo assim gastos como estes citados acima, o que acaba reduzindo o valor dele em relação ao euro turismo.
Além da opção de moeda em papel, cartão de crédito internacional e o cartão de débito (pré-pago), também existe o traveller´s check, que nada mais é que um cheque registrado por emissores autorizados. Apesar dele já ter sido popular no passado, atualmente caiu em desuso.

Como fazer a melhor cotação

Agora que o viajante já sabe qual a diferença do euro comercial e turismo, é importante saber que há 2 formas de comprar moeda estrangeira no Brasil.
Pode ser presencial, indo pessoalmente nas casas de câmbio e bancos ou mesmo ligando para estes locais para solicitar informações. Porém, existem meios mais práticos de se resolver isso.
A melhor forma de comprar euro mais barato é online, através de uma plataforma de pesquisa que reúne inúmeras casas de câmbio, unificando todo o processo em um único site, o cliente tem ao seu dispor todas as informações necessárias de forma rápida e prática.
A plataforma traça um paralelo entre as casas de câmbio e a cotação do dia, além disso, é possível solicitar que a moeda seja entregue no endereço do comprador, tornando o processo mais cômodo e seguro. Contudo, analise antes se vale a pena, pois, na maioria das vezes é cobrado uma taxa pela entrega, isso varia conforme a instituição e/ou montante.
Ao fazer a compra pela internet, o valor adquirido pode ser retirado diretamente em uma loja física, mediante a disponibilidade do papel moeda no ato da transação.

Indicação de sites

O site Melhor Câmbio é o mais popular dentre as plataformas disponíveis de comparação de câmbio, e utilizá-lo também é bastante fácil. Na página principal, ele exibe o valor do euro comercial e o euro turismo, em seguida o internauta deve selecionar a cidade que reside.
Após esse procedimento, ele mostra o valor do euro turismo e dá a opção de comparar as cotações na cidade selecionada. Além disso, também mostra a cotação do cartão pré-pago, já que muitos preferem usar o cartão no lugar de papel-moeda.
A Bee Câmbio é uma casa de câmbio online que ajuda na compra de moedas estrangeiras a bom custo-benefício e tem a recomendação e confiança aqui do Euro Dicas, vale a pena fazer uma cotação nesse site antes de comprar (e eles também dispõem do serviço de delivery).

Aviso importante

  • O viajante pode levar dinheiro em espécie, sendo equivalente a até R$ 10 mil reais já convertidos em euros para viagens ao exterior. Não havendo a necessidade de prestar declarações;
  • Se o valor for superior a isso, é necessário declarar ao posto de fiscalização, onde o viajante irá preencher a ficha e-DBV;
  • Não há limite de compra para os cartões pré-pagos, porém, se o montante (valor) adquirido for superior a U$ 10 mil dólares, é necessário formalizar a transação junto à operadora em contrato de câmbio;
  • Quem já esteve na África, Leste Europeu ou Oriente Médio, já deve ter visto pessoas na rua vendendo a moeda local em troca de dólares/euro. Tenha cuidado, pois, é a mesma coisa que negociar no mercado negro, isso sem contar que o dinheiro pode ser falso;
  • Escolha instituições autorizadas pelo Bacen;
  • Desde 1999, a taxa de câmbio é flexível, isto é, pode ser negociada livremente por quem compra/vende;
  • A partir de 1° março de 2020, compras feitas no cartão de crédito no exterior, a cotação do dólar utilizado será referente a data da compra, e não a data do fechamento da fatura.

Dicas

  • Informação, planejamento e pesquisa são essenciais na hora de comprar qualquer moeda estrangeira;
  • Quem planeja visitar a Europa deve comprar euros em etapas, pois, se deixar para comprar de uma só vez esperando uma possível queda, pode ser que isso não ocorra;
  • Recomendamos a Wise para fazer uma remessa internacional com antecedência, por operar de forma local, ela impede a cobrança de taxas adicionais. O Euro Dicas já publicou diversos artigos sobre essa forma de transferência monetária;
  • Não deixe para comprar euros na última hora, as chances de conseguir uma boa cotação serão baixas;
  • Não use cartão de crédito no exterior, devido ao IOF de 5,38%, isso sem contar que a cotação só é concluída na data de fechamento da fatura do cartão, tornando imprevisível o gasto da viagem;
  • Evite comprar no aeroporto, as casas de câmbio localizadas nos aeroportos podem ter taxas de câmbio turismo muito superiores em comparação às lojas no centro da cidade;
  • A mesma corretora pode cobrar cotações diferentes pela venda por telefone, internet e/ou loja física.

Quais países usam o euro

Agora que o leitor já sabe qual a diferença do euro comercial e turismo, note que de um total de 28 países-membros da União Europeia (UE), apenas 19 adotam o euro como moeda oficial. Saiba quais são os países da Zona do Euro:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →
  • Alemanha;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Chipre;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia;
  • Espanha;
  • Estônia;
  • Finlândia;
  • França;
  • Grécia;
  • Irlanda;
  • Itália;
  • Letônia;
  • Lituânia;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Países Baixos;
  • Portugal.

Você está com viagem marcada para a Europa? Veja o nosso checklist de viagem internacional com todos os documentos obrigatórios e recomendados para entrar no continente, é gratuito!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
André Aram

Jornalista/redator, tem passagens pela África, América do Norte/Sul e diversos países da Europa. Além do Euro Dicas, tem colaborado também com outros sites e portais como o UOL. É também consultor de viagem para destinos na África e Europa e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul.

Recent Posts

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás

Custo de vida na Espanha: quanto custa morar no país em 2024

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa…

% dias atrás

Custo de vida na França: gastos para viver no país em 2024

Morar na França é, inegavelmente, o sonho de muitas pessoas. De fato, são muitos os…

% dias atrás

Custo de vida na Irlanda: gastos médios mensais em 2024

Um bom planejamento financeiro é o principal pilar de quem deseja mudar de país. A…

% dias atrás

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2024

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês,…

% dias atrás