Qual seguro viagem contratar? Veja as melhores opções

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Contratar um seguro viagem é a decisão mais sensata que você pode fazer para garantir uma viagem tranquila. Mas são tantas as opções disponíveis que sempre surge a dúvida: qual seguro viagem contratar? Vamos te ensinar a fazer a escolha da maneira mais racional.

Qual seguro viagem contratar?

Para fazer uma boa escolha de qual seguro viagem contratar, é preciso levar em conta o seu perfil de turista e o seu destino.
Nossa recomendação é que você sempre faça uma pesquisa com a maior quantidade de planos, seguradoras e valores disponíveis para, por comparação, encontrar aquele que melhor atende suas necessidades.

Comodidade: tudo pode ser feito online

Uma ótima notícia para quem quer saber qual seguro viagem contratar: dá para fazer a cotação, a comparação e a compra do seguro viagem tudo pela Internet.
Nós recomendamos o uso de comparadores de seguro viagem para facilitar seu trabalho. Isso porque eles reúnem uma boa oferta de seguradoras e planos. E pelo alto volume de planos comercializados diariamente, conseguem descontos que nem as próprias seguradoras conseguem oferecer em seus sites.
Nós usamos o site Seguros Promo. Ele é bastante simples, rápido e confiável.

Confira quanto custa um seguro viagem: preços médios e importância.

Passo a passo para encontrar seu seguro

1. Use o comparador

Entre no site Seguros Promo.

2. Forneça seus dados

Preencha os dados solicitados: nome, e-mail, celular.

3. Forneça destino e datas

Preencha seu destino (Europa, Brasil ou Internacional) e data de embarque e retorno. Lembre-se que o seguro deve cobrir toda a sua viagem, até o desembarque de volta à sua cidade. Isso garante não só a cobertura médica, mas também outros benefícios do seguro, como cobertura para extravio de bagagem e atraso de voo.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

4. Avalie as opções de planos

Observe as opções apresentadas. O comparador oferece no topo da página os seguros de viagem com melhor custo-benefício. Há também a opção de filtrar pelo menor preço, maior preço ou ainda por seguradora.
Vale a pena observar que os planos oferecidos já se adequam às exigências dos destinos. Por exemplo, o seguro viagem Europa, onde a cobertura mínima exigida em um seguro viagem é de 30 mil euros (de acordo com exigência do Tratado de Schengen, que falaremos mais adiante), os seguros ofertados aparecem com, no mínimo, essa cobertura.

5. Selecione os planos que mais te atendem

Compare os planos mais atraentes. Aqui está o grande diferencial, é possível selecionar para comparar em detalhes até quatro planos.
Como fazer: em cada plano apresentado, logo abaixo da opção “Selecionar”, há uma caixinha que diz “Comparar plano” (veja na imagem). Selecione esta caixinha em até quatro planos. Em seguida, ao pé da página, do lado direito, irá aparecer um botão laranja que diz “Comparar os planos”. Clique nele.

6. Compare os planos

Agora, o portal irá mostrar as coberturas que cada um dos seguros oferece. Preste atenção a cada item. Mais abaixo nesse artigo, vamos te apresentar uma lista com a explicação detalhada de cada cobertura, para facilitar o seu entendimento.

7. Escolha o melhor

Feita a comparação, é hora de definir o melhor seguro viagem para você. Escolha seu plano e clique em comprar. Mas por precaução leia os Termos do Contrato antes.

8. Garanta seu desconto de 10%

Ao comprar via Seguros Promo você ainda pode ganhar 10% de desconto – usando o cupom EURODICAS5 (que garante 5% de desconto) e escolhendo a opção de pagamento via boleto bancário (que te dá mais 5% de desconto).

9. Finalize a compra

Efetue a compra.

10. Tenha a apólice com você

Imprima sua apólice e leve ela em sua bagagem de mão no dia da viagem (não deixe na bagagem despachada, porque, se ela for extraviada, você fica sem seu documento).

Itens do seguro viagem: entendendo as coberturas

Coberturas relacionadas à saúde

  • Cobertura médica hospitalar: é o quanto a seguradora irá pagar pelo atendimento médico em caso de emergência. Tenha atenção a este item e procure se informar sobre os custos de saúde do destino de sua viagem. Exemplo: se você contratar um plano com cobertura de 30 mil euros, mas os custos médicos chegarem a 35 mil euros, você mesmo terá que pagar essa diferença do seu bolso;
  • Cobertura farmacêutica: reembolso das despesas com medicamentos após alta hospitalar ou atendimento médico;
  • Regresso sanitário: reembolso das despesas com traslado de regresso do segurado ao seu local de origem, de acordo com determinação médica.

Coberturas relacionadas à bagagem

  • Danos à mala: garante ao segurado o pagamento do valor do capital segurado contratado ou indenização correspondente aos prejuízos sofridos em caso de danos à mala;
  • Seguro bagagem extraviada: consiste no pagamento de uma indenização ao segurado além da que já deve ser paga pela companhia responsável pelo transporte;
  • Atraso de bagagem: pagamento de despesas com compras de artigos de uso pessoal, em razão de atraso de bagagem sob responsabilidade da companhia transportadora.

Coberturas relacionadas a voos, hospedagens e documentos

  • Hospedagem de acompanhante e familiar: reembolso das despesas com um acompanhante por determinação médica, desde que o segurado esteja viajando sozinho ou acompanhado de dependentes menores de idade;
  • Convalescença em hotel: reembolso de despesas ou prestação de serviços diante de casos médicos que impossibilitem a continuação da viagem;
  • Passagem ida e volta para um familiar: essa cobertura é utilizada em caso do segurado estar viajando sozinho e os médicos julgarem necessária a hospitalização em período superior a 48 horas.
  • Orientação em caso de perda de documentos e cartão de crédito: a seguradora prestará informações sobre os órgãos competentes para obter um novo passaporte ou outras medidas necessárias.

Reputação das seguradoras

Você pode consultar se uma seguradora é confiável ou não no portal Seguro Viagem Pro, especializado em seguro viagem.
Na última atualização feita pelo portal, o ranking das dez melhores seguradoras ficou assim:
1.Allianz Travel;
2. Assist Card;
3. Vital Card;
4. Sul América;
5. Porto Seguro;
6. Travel Ace;
7. GTA;
8. Assist Trip;
9. Intermac Assistance;
10. April Brasil.
Você também pode consultar páginas de reclamação de consumidores, como Reclame Aqui e Trustpilot, além do site da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Melhores planos

Também no portal Seguro Viagem Pro, você pode conferir rankings atualizados constantemente com os seguros mais recomendados para cada destino. Recorremos a ele para te mostrar os seis melhores seguro viagem de 2019:
1. Assist Card AC 60 + Telemedicina: cobertura de despesas médicas e hospitalares de 60 mil dólares.
2. Allianz Europa Top: cobertura de despesas médicas e hospitalares de 200 mil reais.
3. World Nomads Standart: cobre até 500 mil reais de despesas médicas e hospitalares.
4. Vital Card Plano Europa 60K: cobre despesas médicas e hospitalares de até 60 mil euros.
5. Porto Seguro Mundo 120 Prata: cobre 50 mil euros de despesas médicas e hospitalares.
6. Assist Trip AT 40: tem cobertura de 40 mil dólares.

Grupos que precisam de cobertura maior

Alguns grupos precisam de cobertura médica hospitalar maior em seus seguros. É o caso de pessoas com doenças preexistentes, gestantes, idosos e aqueles que seguem para destinos de turismo de aventura.
Isso porque, quanto maior a probabilidade de necessitar de atendimento médico mais complexo, maior a necessidade de estar assegurado.
Para estes, nossa recomendação é um seguro viagem com cobertura de pelo menos 60 mil euros.

Países que exigem seguro viagem

Como citamos, alguns países exigem o seguro viagem, assim como o passaporte e o visto.
É o caso dos 26 países que fazem parte do Tratado de Schengen, um Tratado criado 1985, entre países-membro da União Europeia, que prevê uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas.
São eles:

  • Alemanha;
  • Áustria;
  • Bélgica;
  • Dinamarca;
  • Eslováquia;
  • Eslovênia;
  • Espanha;
  • Estônia;
  • Finlândia;
  • França;
  • Grécia;
  • Hungria;
  • Islândia;
  • Itália;
  • Letônia;
  • Liechtenstein;
  • Lituânia;
  • Luxemburgo;
  • Malta;
  • Noruega;
  • Países Baixos;
  • Polônia;
  • Portugal;
  • República Tcheca;
  • Suécia;
  • Suíça.

Para estes destinos, é exigida uma cobertura de despesas médicas hospitalares de, pelo menos, 30 mil euros.

Como usar o seguro?

Diante de uma emergência, você deve imediatamente acionar o seguro saúde pelos contatos disponíveis em sua apólice.
Se a emergência for de saúde, você pode optar por se dirigir a um hospital da rede conveniada indicado pela seguradora ou pagar a conta e solicitar o reembolso após o atendimento realizado (nesse caso, é fundamental juntar toda a documentação, como pedidos médicos, exames e recibos).
Agora que você já sabe qual seguro viagem contratar, utilize a plataforma do Seguros Promo e faça uma viagem tranquila!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Cláudia Zucare

Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.

Recent Posts

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás

Custo de vida na Espanha: quanto custa morar no país em 2024

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa…

% dias atrás

Custo de vida na França: gastos para viver no país em 2024

Morar na França é, inegavelmente, o sonho de muitas pessoas. De fato, são muitos os…

% dias atrás

Custo de vida na Irlanda: gastos médios mensais em 2024

Um bom planejamento financeiro é o principal pilar de quem deseja mudar de país. A…

% dias atrás

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2024

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês,…

% dias atrás

Cartão pré-pago internacional vale a pena? Veja qual é o melhor

Você já ouviu falar do cartão pré-pago internacional, mas não sabe como funciona? A gente…

% dias atrás