Categorias: Europa

Renovação de passaporte: confira o passo a passo de como fazer

De acordo com o site da Polícia Federal, os termos “renovação de passaporte” e “segunda via de passaporte” não existem. Segundo o órgão, quando o seu documento de viagem expirar, ele será automaticamente inválido e o interessado deve solicitar um novo passaporte, com a realização de todo o procedimento necessário, incluindo o pagamento de taxa.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa e ter seu passaporte em mãos.

Ainda com base na informação da Polícia Federal, é exigida a apresentação de seu passaporte atual somente se este documento estiver válido. Esse procedimento deve ser realizado no momento de seu atendimento presencial, quando o passaporte válido será cancelado.

Ciente dessas informações e de que vamos usar neste artigo o termo “renovação de passaporte”, confira como e onde fazer a “renovação de passaporte”, como solicitar, “segunda via” do documento, custos, documentação necessária e como preencher o formulário de requisição.

Requisitos para renovação de passaporte

Como vimos, a segunda via ou a renovação de passaporte são justamente a solicitação de um novo documento (primeira via). O passaporte é o documento oficial de identificação para viajar para a maior parte dos países do mundo. A diferença é que se o cidadão já tem um passaporte válido, deve apresentá-lo à Polícia Federal na hora de fazer um novo documento.

Para tirar passaporte brasileiro (comum), você reunir as seguintes condições:

  • Ser brasileiro;
  • Ter se alistado eleitor, quando obrigatório;
  • Ter votado na última eleição, quando obrigatório, justificado, ou pago a respectiva multa;
  • Se homem, estar quite com o serviço militar obrigatório;
  • Não ser procurado nem impedido de obter passaporte ou de sair do país pela Justiça;
  • Reunir a documentação original necessária.

Descubra o que você pode fazer se seu passaporte venceu no exterior.

Documentação necessária

Para renovação de passaporte, é necessário apresentar à Polícia Federal os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto, obrigatório para maiores de 12 anos de idade. São aceitas: carteira de identidade, carteira funcional reconhecida por lei federal, carteira de habilitação com foto ou carteira de trabalho;
  • Certidão de casamento, se você tiver alterado seu nome;
  • Comprovação de quitação eleitoral;
  • Certificação de regularidade de sua situação eleitoral e de que não há pendências ou erro de digitação em seus dados cadastrados na base do TSE;
  • Comprovação de regularização do serviço militar obrigatório, se for homem e tiver entre 19 e 45 anos de idade;
  • Certificado de naturalização original, para os naturalizados, ou cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública que contenha o número da portaria ministerial de naturalização;
  • Passaporte anterior válido;
  • CPF para maiores de 18 anos de idade. O número pode constar no seu RG, CNH ou carteira de trabalho;
  • Se o requerente for menor de 18 anos, deverá ser apresentada autorização própria;
  • Preenchimento do formulário;
  • Comprovante do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU).

Como e onde fazer renovação de passaporte: passo a passo completo

O passaporte deve ser solicitado no site da Polícia Federal ou por meio de embaixadas do Brasil no exterior, caso você more fora do Brasil. Veja o passo a passo de como fazer.

  1. Reúna toda a documentação necessária;
  2. Preencha o formulário eletrônico para solicitar o passaporte, imprima-o e separe-o para levar consigo no posto de atendimento da Polícia Federal;
  3. Emita e pague a GRU (taxa) de pagamento, imprima o comprovante de pagamento e leve-o consigo ao posto de atendimento da PF;
  4. Espere o prazo para a compensação bancária e realize o agendamento eletrônico do atendimento presencial em um dos postos da Polícia Federal;
  5. Compareça ao posto de atendimento da PF escolhido no dia e horário agendados, com toda a documentação original requerida, o comprovante de pagamento do boleto, o protocolo da sua solicitação e o comprovante do seu agendamento e faça a entrevista com um agente da PF, que também irá colher suas impressões digitais e tirar uma fotografia do seu rosto na hora;
  6. Retire o seu passaporte no posto escolhido da PF e no dia agendado. Para isso, vá com seu documento de identificação e com o protocolo que você recebeu para pegar o seu passaporte. É importante informar que você tem até 90 dias para retirar sua renovação de passaporte no posto da PF após ele estar pronto. Se ultrapassar a data-limite, o documento é descartado e a taxa paga não é devolvida.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

Caso você tenha dúvida sobre sua renovação de passaporte, pode consultar solicitação de passaporte no site da Polícia Federal. Nesta página, você deve inserir o número de protocolo que o agente da PF lhe entregou, o seu CPF e clicar em “Consultar”.

Observação: a documentação e o procedimento são os mesmos realizados por quem ainda não possui passaporte.

Confira a lista dos 10 passaportes mais valiosos do mundo.

Como preencher o formulário de renovação de passaporte

Uma das etapas online para solicitar o seu passaporte no site da Polícia Federal é o preenchimento do formulário de solicitação do documento. Nele, você deve inserir todos os seus dados pessoais (nome completo, filiação e sexo, data de nascimento, raça ou cor, nacionalidade e estado civil), local de nascimento (país, UF e cidade) e, caso tenha mudado de nome, inserir seu(s) nome(s) anterior(es) e o motivo da mudança. Após preencher todos esses dados, clicar em “Próximo”.

Na próxima tela, você deve inserir seu documento de identidade (número, órgão emissor e data e UF de emissão), dados da certidão e, em caso de renovação de passaporte, inserir também os dados do seu último passaporte (situação, série e número). Depois, clique em “Próximo”.

Na tela seguinte, você deve preencher as informações complementares (profissão, e-mail e confirmação de e-mail), além do endereço do requerente (país, CEP, cidade, rua, distrito/bairro e telefone com DDD). Quando terminar, clique em “Próximo”.

Na última tela, você deve revisar todos os seus dados, confirmar a veracidade de todas as informações inseridas no formulário e clicar em “Enviar”.

Veja o que é e quem pode solicitar passaporte de emergência.

Escolha da cidade e o posto de atendimento da Polícia Federal

Após preencher todas as informações, você deverá escolher a cidade e o posto de atendimento da PF para entregar todos os seus documentos, coletar sua digital, tirar sua fotografia e depois retirar o seu passaporte.

Custos

Para fazer a renovação de passaporte, o requerente deve pagar, dentro do prazo de validade, a GRU no valor de R$ 257,25. O documento é tem validade de 10 anos.

É essencial imprimir e guardar o comprovante de pagamento para apresentá-lo à Polícia Federal.

Caso você tenha alguma dúvida ou precise de algum esclarecimento, pode entrar em contato com a Polícia Federal pelo e-mail: faleconosco@dpf.gov.br.

Boa viagem!

Leia também o que fazer se perder passaporte no exterior.

Em destaque no Euro Dicas

  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, obrigado a voltar a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.
    COTAR SEGURO »

  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.
    VER COTAÇÃO »

  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.
    RECEBER AMOSTRA »

Carolina Carvalho

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Comparilhar
Publicado po
Carolina Carvalho

Post's Recentes

Quem tem passaporte europeu precisa de seguro viagem? Descubra

Se você está planejando uma viagem para Europa e está na dúvida se quem tem passaporte europeu precisa de seguro…

19 de outubro de 2019

Seguro viagem cobre parto? Saiba tudo sobre a cobertura

As viagens durante a gravidez podem parecer complicadas e muitas pessoas acreditam que não são possíveis. Porém, caso você se…

19 de outubro de 2019

Bolsa de estudo na Europa: para licenciatura, mestrado e MBA

Estudar no exterior por causa da qualidade do sistema educacional e das instituições de ensino – que estão entre as…

18 de outubro de 2019

Viagem para Portugal: dicas para visitar ou morar no país

Está programando visitar ou morar nas terras lusitanas? Então confira este artigo, pois vamos te dar dicas de como planejar…

18 de outubro de 2019

Requisitos para entrar na Espanha: saiba tudo o que é preciso

Entender todos os requisitos para entrar na Espanha pode ser confuso para muitas pessoas. Entre vistos, documentos e apostilas de…

18 de outubro de 2019

Cidades da Irlanda: conheça as 10 principais cidades do país

Já ouvi pessoas dizendo que morar na Irlanda e não viver de verdade o país, é um grande desperdício. Eu…

18 de outubro de 2019