Categories: Portugal

Renovar autorização de residência online em Portugal: saiba como

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Se você vive em Portugal com autorização de residência, saiba que finalmente já é possível renovar a autorização de residência online. A medida anunciada em maio e que só começa a funcionar agora prevê desafogar o serviço de atendimento, que já estava prejudicado antes da paralisação decorrente da Pandemia de Covid-19.

SEF anuncia a renovação de autorização de residência online

O SEF – Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – anunciou no dia 26 de maio de 2020 a implantação do processo de renovação de autorização de residência online. Apesar do despacho publicado em maio, apenas em Julho o sistema de marcações virtuais começou a funcionar. O despacho n. 5793-A/2020 apresenta todos os pontos da mudança, que visa mitigar os impactos da paralisação dos agentes públicos durante o período de estado de emergência.

Quem vai ser beneficiado?

De acordo com informações do SEF, a medida irá beneficiar cerca de 90 mil estrangeiros cuja autorização de residência reúne as condições necessárias para ser renovada de forma digital.
Entretanto, ainda há muitas restrições. Ao visitar a seção de Perguntas Frequentes do site do SEF, verificamos que a renovação de autorização de residência online não está disponível para quem tem autorização de residência:

  • Para estudo e voluntariado;
  • Para atividade de investimento;
  • Para autorização de residência permanente;
  • Para quem é titular de Cartão de Residência (familiar de cidadão da União Europeia);
  • Para quem é titular do Certificado de Residência permanente (cidadão da União Europeia).

Para quem possui autorização de residência para estudo e voluntariado, o site do SEF diz que “o título de residência que possui não permite, de momento, a utilização da funcionalidade renovação automática”. O que permite a interpretação que deverá ser abrangido pelo sistema automático, entretanto ainda não está disponível.
As demais opções listadas acima não possui o comunicado “de momento” e, portanto, não deverão ser abrangidas. As demais autorizações de residência já podem ser feitas de forma online, como a de trabalho.

Mais agilidade

Além de facilitar o agendamento da renovação do título, a medida prevê também que nos atendimentos presenciais o tempo de atendimento médio caia de 40 para 15 minutos.

A segurança será garantida

De acordo com o SEF, serão feitas:

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

“todas as consultas de segurança para confirmar a idoneidade do requerente, bem como as consultas às bases de dados necessárias para aferir do cumprimento, pelo requerente, das suas obrigações fiscais e perante a segurança social”

Como solicitar a renovação de autorização de residência online?

No site do SEF há, em destaque, o processo a se seguir:
O solicitante deverá:

  • Efetuar o registro na sua área pessoal do SEF;
  • Clicar em Pedidos;
  • Selecionar Renovação Automática.

Em seguida, basta seguir todos os passos feitos pelo sistema eletrônico, que é bem intuitivo, basta preencher e anexar os documentos necessários.
Depois de concluído, o solicitante deve proceder ao pagamento que é feito através de um DUC (Documento Único de Cobrança) com a totalidade do valor no prazo de 10 dias.
Depois, basta aguardar, se todos os documentos estiverem de acordo com o exigido pelo SEF e pela legislação, o documento chegará até a sua morada fiscal registrada no SEF. Caso haja indeferimento, você será alertado por e-mail.
Se tiver dúvidas, sugerimos visitar a seção de Perguntas Frequentes do SEF.

Processo simplificado para renovar residência

Um dos pontos principais da medida é a simplificação do processo de solicitação da autorização de residência. Entre as medidas para simplificar o processo, estão:

  • Consulta às bases de dados integradas do para verificar informações relativas ao requerente, como a entrada no Sistema de Informação Schengen, assim como a verificação dos antecedentes criminais em Portugal;
  • Consulta pelas bases de dados integradas do governo a situação fiscal e, se aplicável, da regularidade da situação contributiva na segurança social.

O despacho prevê, ainda, que os estrangeiros residentes em Portugal podem passar a aderir à Chave Móvel Digital nos postos de atendimento do SEF. A conferência da identificação eletrônica deve ser desenvolvida em parceria entre o SEF e a Agência para a Modernização Administrativa.
Após solicitar a renovação online, o requerente deve pagar as taxas e, posteriormente, receberá o documento na morada fiscal.

Motivações para a mudança

A mudança foi impulsionada pelos atrasos nos agendamentos decorrentes da pandemia de Coronavírus. Os serviços, mesmo não sendo suspensos imediatamente com o decreto de estado de emergência, passou por um longo período de paralisação. Com isso, os agendamentos, especialmente no mês de abril, foram suspensos, sendo feitas notificações individuais de suspensão, mas sem nova data de agendamento.
A medida deve impactar 250 mil cidadãos estrangeiros que vivem no país e dependem da renovação dos documentos regularmente.

Confira como funciona a autorização de residência automática para CPLP.

Problema antigo

A dificuldade para agendamento e demora no recebimento das autorizações de residência não são problemas recentes. Quem precisa passar pelo processo regularmente reclama da dificuldade em agendar horário. Em 2018, o Sef anunciou a ampliação dos atendimentos, com a contratação de mais funcionários e ampliação dos horários de atendimento.
Se você quer morar em Portugal, nós sugerimos que você faça parte do nosso Programa Morar em Portugal. É um guia completo com 22 vídeo-aulas com tudo o que você precisa saber para preparar a sua mudança, desde a tomada de decisão, a preparação dos documentos, a chegada no país e a adaptação. Vale a pena, confira!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Carolina Sanches

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor; a qualidade de vida. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e graduada em Jornalismo pela Puc-Minas, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos.

Recent Posts

Visto CPLP em Portugal vai acabar? Informações recentes e a repercussão da notícia

(Em atualização) Em meio a um cenário de dúvidas e incertezas, os imigrantes em Portugal…

% dias atrás

Cidadania irlandesa: entenda quem pode pedir e o passo a passo

Tem vontade de fixar raízes na Irlanda? Enxerga, ali, uma oportunidade para ter sua cidadania…

% dias atrás

Cidadania Espanhola: quem tem direito e como solicitar em 2024

Existem 3 situações em que brasileiros podem ter direito à cidadania espanhola. Conheça o processo…

% dias atrás

Governo inglês aplica novas multas para quem empregar imigrantes irregulares

As autoridades britânicas implementaram medidas rigorosas visando aqueles que empregam ou apoiam migrantes irregulares sem…

% dias atrás

Cidadania britânica: quem tem direito e como requerer a sua

Morar no Reino Unido é o sonho de muitos brasileiros. Se você quiser permanecer no…

% dias atrás

Cidadania Portuguesa: como solicitar dupla nacionalidade em 2024

Você tem direito à cidadania portuguesa? Neste conteúdo você vai descobrir quem tem direito à…

% dias atrás