Santuário de Fátima, conheça o local mais sagrado de Portugal

Santuário de Fátima

Turismo na Europa  / 

Quem viaja para Portugal precisa conhecer a cidade de Fátima. Um local com muita energia e boas vibrações. Um lugar de paz, agradecimentos, pedidos e muita oração.

Conhecendo o Santuário de Fátima

O Santuário de Fátima é um santuário mariano dedicado a Nossa Senhora de Fátima e um dos mais importantes do mundo. Recebe todos os anos milhares de peregrinos e visitantes de todo o mundo.

No local, aconteceram as aparições de Fátima, no ano de 1917. Diversos papas já visitaram o Santuário, inclusive o Papa Francisco, no Centenário das Aparições.

Veja aqui como você pode assistir à missa do papa no Vaticano.

Roteiro de visita a Fátima

É possível conhecer a cidade de Fátima e o Santuário de Fátima em menos de um dia, por isso, pode entrar no seu roteiro de subida para a cidade do Porto, de descida para a capital Lisboa ou então para quem também quer visitar a vila de Nazaré – praia com as ondas gigantes e diversas competições de surf.

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.


Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26 »

Pode ser útil consultar o nosso roteiro de 5 dias em Portugal, para fazer turismo.

Como chegar ao Santuário de Fátima

A pequena cidade portuguesa de Fátima fica a 127 km da capital do país, Lisboa e a 195 km da cidade do Porto, no norte do país. Para chegar até Fátima é possível pegar um trem (Comboios Portugal), ônibus (autocarro), ir de excursão ou então alugar um carro.

Aluguel de carro é uma boa opção

O aluguel de carros tem um valor bem acessível, mas as autoestradas possuem pedágios pagos na hora e após a passagem (Scuts), por isso, se for alugar um carro pegue com Via Verde já incluso.

Os transportes públicos em Portugal funcionam super bem, são limpos e pontuais, então opções de deslocamento não faltam. Se optar ir de carro passeando pelo país, vindo de Lisboa, pegue a rodovia A1, a viagem dura cerca de 1h30.

Você também pode optar por excursões turísticas de um dia em Fátima, assim você pode ir com um grupo de pessoas interessadas no mesmo assunto e acompanho por um guia turístico, que pode explicar cada detalhe do Santuário.

E quem vem do Porto?

Já para quem desce do Porto, a melhor opção também é pela A1 e a viagem dura cerca de 2h. As estradas são ótimas, há pouquíssimo trânsito e existe opções de estacionamento gratuitos.

O que visitar em Fátima

Visita ao Santuário de Fátima
A cidade de Fátima é pequena, mas possui uma ótima estrutura para seus visitantes, com uma grande opção de hotéis.

Além da Basílica de Nossa Senhora de Fátima, há a Capela das Aparições, a Basílica da Santíssima Trindade, a Estátua do Papa João Paulo II, o Monumento Sagrado Coração de Jesus e a Casa dos Pastorinhos para visitar.

Melhor época do ano para visitar o Santuário de Fátima

É possível visitar o Santuário de Fátima o ano inteiro. Entretanto nos meses de julho e agosto as temperaturas podem subir bastante e chegar próximas dos 40º graus.

Os meses mais frescos para visitar são entre março a maio, durante a primavera. Ou no Outono, entre o final de setembro até novembro. No inverno, as temperatura caem bastante e é uma época mais chuvosa em Portugal.

Veja também como é o clima em Portugal.

Missas

Para quem sonha em assistir uma missa no Santuário de Fátima pode escolher um horário. Todos os dias há confissões, reza do terço e missas.

As missas na igreja principal, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima acontecem às 7h30 e às 18h30. Ainda há missas em italiano e em espanhol. Confira a programação completa no site do Santuário.

Entrada

A entrada no Santuário de Fátima é gratuita. Mas há diversas opções de lembranças, rosários, água benta, imagens de Fátima para comprar de recordação.

Eventos importantes do Santuário de Fátima

As datas mais importantes do Santuário de Fátima em Portugal são nos dias 13 de maio (Dia das primeiras Aparições) e em 13 de outubro (data das últimas aparições de Fátima para os pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta). Além dessas duas datas, todo dia 13 é marcado por muitas orações e visitas de peregrinos.

Não deixe de ler também sobre os principais pontos turísticos de Portugal.

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.