Categories: Espanha

Segurança na Espanha: veja se é seguro morar e visitar o país

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Você já se perguntou ou pesquisou sobre a segurança na Espanha alguma vez? Se sim, você provavelmente já ouviu falar que é um país extremamente seguro. Essa informação pode ser dita por amigos e conhecidos que vivem na Espanha ou comprovada através de pesquisas realizadas sobre o nível de segurança dos países no mundo.

Dessa forma, neste artigo vamos falar um pouco dos índices de segurança na Espanha, explicar quais são os principais delitos e como você pode agir para evitar ser uma vítima. Por isso, fique conosco até o final!

Como é a segurança na Espanha?

O nível de segurança na Espanha é capaz de gerar uma sensação de liberdade que os brasileiros, normalmente, não sentem no Brasil.

Você pode sair com os seus amigos, ir para um restaurante andando e não ter preocupações extras enquanto está dirigindo. Sem contar com a excelente estrutura e apoio que a polícia espanhola transmite.

Eu moro na Espanha desde 2018 e posso afirmar que sinto a polícia como um órgão que cuida do cidadão, você se sente de fato seguro. Por esses e outros motivos, a Espanha tornou-se um dos países mais atrativos da Europa.

Entretanto, você deve ficar atento a algumas medidas de segurança mínimas para evitar roubos e furtos. Por isso, é aconselhável prestar mais atenção nas aglomerações em centros comerciais ou transportes públicos na Espanha.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Também é recomendável evitar lugares muito vazios, principalmente pela noite em cidades grandes como Madrid ou Barcelona.

Índice de paz da segurança na Espanha

Para falar sobre o nível de segurança na Espanha, vamos tomar como referência o Global Peace Index (GPI), que é produzido pelo Institute for Economics and Peace (IEP), sendo a principal fonte mundial sobre análise de paz global.

O ranking apresentado anualmente pela IEP apresenta uma análise baseada em dados bastante abrangentes sobre as tendências da paz, o seu valor econômico e o desenvolvimento de sociedades pacíficas.

O GPI utiliza, aproximadamente, 23 indicadores qualitativos e quantitativos de fontes altamente respeitadas e mede o estado de paz em três quesitos, que são:

  • O nível de segurança e proteção social;
  • A extensão do conflito doméstico e internacional em curso;
  • O grau de militarização.

Assim, segundo o índice mencionado para o ano de 2023, dos 163 países analisados, a Espanha é o 32º na lista, o que lhe permite, de fato, ser considerado um país seguro.

Para exemplificar melhor e mostrar o histórico do país, observe na imagem a seguir uma tabela e um gráfico com o desempenho da Espanha neste índice nos últimos anos (2009 – 2023).

Dados do Índice de paz global na Espanha, em 28 de dezembro de 2023. Fonte: Datosmacro.com

Note que a Espanha, que estava em 35º lugar com 1.677 pontos no ano de 2019, pôde avançar três posições em 2023, com 1.649 pontos. Lembrando que quanto menor a pontuação, melhor!

Outra questão importante a ser analisada é a constância, já que o país ocupa esta faixa da tabela (entre 16º e 37º lugar) durante muito tempo. Assim, sendo este um indicador que mede o nível de paz e a ausência de violência em um país, fica provada que a segurança na Espanha é uma realidade.

Vale mencionar também que os anos de 2020 a 2023 mantêm índices de pouca variação, o que representa um bom sinal da segurança do país.

Índices de criminalidade na Espanha

Apesar de tudo o que foi exposto e comentado anteriormente, devemos sempre estar atentos e pesquisar bem antes de comprar ou alugar um apartamento na Espanha, já que, no país, diferenças notáveis podem ser encontradas entre alguns lugares e outros em relação à segurança.

Como você pode imaginar, a incidência de crimes em uma grande cidade não é a mesma que em um ambiente rural, mas também existem disparidades notáveis entre as grandes cidades.

Além disso, também existem diferenças importantes dependendo do tipo de incidente, pois os dados não coincidem em uma e outra cidade da Espanha se analisarmos o número de roubos ou o número de acidentes de trânsito.

Por isso, vamos falar um pouco sobre os tipos de crimes mais comuns, porque assim você pode ter noção da proporção e ter a certeza que há segurança na Espanha.

Tipos de crimes mais comuns na Espanha

Segundo informações do EpData, uma agência de dados e estatísticas criada pela Europa Press, os crimes mais comuns na Espanha no período de janeiro a setembro de 2023 foram:

  • Furtos: 498.984 ocorrências;
  • Roubos em domicílios e estabelecimentos: 90.258 ocorrências;
  • Roubos com violência e intimidação: 48.262 ocorrências;
  • Roubos de veículos: 24.229 ocorrências;
  • Tráfico de Drogas: 15.750 ocorrências.

Esses são os incidentes contabilizados em todo o país e que contribuíram para a pontuação atual da Espanha no índice mencionado anteriormente, situando-se na 32ª posição dos 163 países em questão.

Entretanto, como já mencionamos também, esses índices variam dependendo da cidade e do contexto social. Por isso, vamos falar um pouco mais sobre a segurança na Espanha, listando as cidades mais e menos seguras do país.

Cidades mais e menos seguras na Espanha

Saber quais são as cidades com maior e menor índice de segurança na Espanha é importante para todos aqueles que pensam em morar no país.

É importante saber quais são os tipos de crimes mais cometidos, como já mencionamos anteriormente, e esses dados devem servir como orientação, para que você tenha conhecimento do que acontece e saiba como se prevenir.

Assim como no Brasil, existem cidades com maior e menor segurança na Espanha.

Você pode morar em Barcelona, por exemplo, que é uma cidade considerada uma das mais perigosas da Espanha, muito devido ao fato de ser uma grande metrópole com grande concentração de pessoas.

Olhando por este lado, obviamente podemos entender que o número de incidências e, consequentemente, de ocorrências será maior, se compararmos com cidades pequenas da Espanha. A mesma lógica pode ser aplicada a cidades como Madrid, Valência ou Sevilha.

Entretanto, vale a pena mencionarmos as cidades mais e menos seguras e comentarmos um pouco a este respeito.

Cidades mais seguras da Espanha

Segundo último estudo realizado pela seguradora Unespa, analisando quais são as cidades com maior segurança na Espanha, Albacete, localizado na Comunidade Autônoma de Castilha La-Mancha, possui os melhores índices do país.

Neste estudo foram considerados apenas os municípios com mais de 75 mil habitantes, avaliando especificamente 3 variáveis chaves na segurança cidadã: roubo, segurança viária e probabilidade de incêndios, que é uma questão grave na Espanha.

No ranking, que classifica um total de 25 cidades como as mais seguras da Espanha, não há nenhuma das maiores cidades do país, como Madrid, Barcelona, Valência, Sevilha, Zaragoza ou Málaga.

Por outro lado, no topo da classificação, com o ambiente urbano onde há menor probabilidade de sofrer um incidente, as cidades de Albacete (1º), San Cristóbal de La Laguna (2º) e Palência (3º), se destacam.

Há apenas uma das dez cidades mais populosas que entra na lista das mais seguras para os moradores. Especificamente, a nona localidade com mais habitantes do país é também a décima mais segura: Las Palmas de Gran Canária.

Comunidades autônomas mais seguras da Espanha

Já de acordo com um recente estudo realizado pelo Observatorio Securitas Direct, o qual analisou a segurança das comunidades autônomas da Espanha durante o ano de 2022, identificou que entre as 17 regiões da Espanha, as comunidades autônomas mais seguras são Castilla-La Mancha, Galicia, Astúrias, Canarias e Aragão.

Este estudo baseia-se na porcentagem que combina o número de disparos reais de alarmes e intrusões em residências e áreas atendidas pela Central de Recepção de Alarmes Diretos da Securitas, entre as 1,9 milhões de instalações que possui na Espanha.

Por outro lado, as comunidades com maior registro – logo, menos seguras de acordo com o informe – são a Catalunha, o País Basco e Múrcia.

Cidades menos seguras da Espanha

Falando agora das cidades com maiores índices relacionados à falta de segurança na Espanha, nos baseamos em informações fornecidas pelo canal de comunicações “El Confidencial”, considerando os crimes cometidos nas maiores cidades espanholas, que teve como referência dados do Ministério do Interior.

Assim, as cidades indicadas com o maior número de infrações penais no primeiro semestre de 2022, são:

1. El Prat de Llobregat (Barcelona)

Iniciamos a lista com uma cidade da província de Barcelona, El Prat de Llobregat. Esta cidade catalã apresenta uma taxa de 55,7 ocorrências para cada 1.000 habitantes nos seis primeiros meses do ano de 2022.

2. Adeje (Santa Cruz de Tenerife)

Na segunda colocação está a cidade de Adeje, localizada nas Ilhas Canárias, em Santa Cruz de Tenerife. A taxa de ocorrências para cada 1.000 habitantes é de 52,3.

3. Salou (Tarragona)

Voltando para a Catalunha, temos a cidade de Salou na terceira posição, na província de Tarragona. A taxa de infrações penais é de 48,5 para cada 1.000 habitantes.

4. Barcelona (Barcelona)

Em quarto lugar está a cidade de Barcelona. A cidade condal apresenta uma taxa de 47,8 incidências para cada 1.000 habitantes.

5. Sant Adrià de Besòs (Barcelona)

Permanecendo na província de Barcelona, temos, em quinto lugar no ranking das cidades com menor índice de segurança na Espanha, a cidade de Sant Adrià de Besòs. A taxa de incidências nesta localidade é de 47,5 para cada 1.000 habitantes.

6. Sitges (Barcelona)

Dentre as cidades perto de Barcelona está Sitges, uma das regiões mais bonitas e luxuosas da província. Entretanto, é bom ter cuidado quando for visitar a região, principalmente com os batedores de carteira.

A cidade possui uma taxa de 44 ocorrências para cada 1.000 habitantes e, por isso, se situa na sexta posição.

7. Calvià (Ilhas Baleares)

Calvià é uma cidade da Comunidade Autônoma das Ilhas Baleares. Está situada a apenas 20 minutos de carro de uma das mais famosas cidades espanholas de veraneio, Palma de Mallorca.

Esta localidade possui uma taxa de 43,7 registros criminais para cada 1.000 habitantes. Por isso, ficou posicionada na sétima posição da lista das cidades com menor índice de segurança da Espanha.

8. Marbella (Málaga)

Indo para a Andaluzia, a cidade de Marbella, que é destino de férias de muitos artistas, se situa na oitava posição. A taxa de incidência em Marbella é de 42,7 por cada 1.000 habitantes.

9. Arroyomollinos (Madrid)

Finalmente, chegando na capital espanhola, temos a cidade de Arroyomollinos como uma das regiões com menor índice de segurança na Espanha. A taxa é de 41,8 incidências por cada 1.000 habitantes.

10. Torrevieja (Alicante)

Voltando para a Costa do mar mediterrâneo, desta vez na Comunidade Valenciana, surge a cidade de Torrevieja, em Alicante. A taxa de incidência por cada 1.000 habitantes para a região é de 41,7.

Resumo das cidades menos seguras na Espanha

Você pode ter notado uma presença massiva da Comunidade Autônoma da Catalunha na lista, principalmente da província de Barcelona. Mas não se assuste, porque a maioria das incidências na Espanha não há violência.

São mais comuns os casos de furtos, por exemplo, e ainda assim, os números são baixíssimos se comparados com outras cidades no mundo.

Claro que você deve estar sempre atento e tomar medidas de segurança, como já mencionamos, mas note que a maioria das cidades são regiões turísticas.

De qualquer forma, lembre sempre de analisar e localizar os bairros mais perigosos da cidade onde você vai morar ou visitar, ainda que não estejam nesta lista.

Como funciona a polícia espanhola?

Caminhando pelas ruas espanholas você verá diferentes unidades policiais. Para ser mais concreto, você vai observar a presença da Guarda Civil, da Polícia Local e da Polícia Nacional.

Mas você sabe como eles trabalham e a quem recorrer em caso de ocorrência? Isso é o que vamos esclarecer neste ponto do artigo, uma questão importantíssima se você tem interesse em visitar ou morar na Espanha.

Os diferentes tipos de polícia atuam na segurança na Espanha em todo o território.

As forças de Segurança do Estado dividem-se em dois órgãos: o Corpo Nacional de Polícia (Polícia Nacional e Polícia Local) e a Guarda Civil. As funções de ambos os órgãos são semelhantes, mas se desenvolvem em esferas diferentes.

Polícia Nacional

A “Policía Nacional” ou o “Cuerpo Nacional de la Policía” tem como principais funções a proteção do cidadão, prevenção de delitos, investigação de crimes relacionados com o tráfico de drogas, crimes organizados, controle de jogos de azar, etc.

Além disso, é este órgão o responsável pelo controle de entrada e saída do território nacional de espanhóis e estrangeiros, bem como a prevenção e investigação de redes de imigração irregular.

Outra função importante é a emissão do Documento Nacional de Identidade (DNI) e do passaporte dos espanhóis. Assim, se você teve a cidadania espanhola concedida, é este o órgão responsável pela emissão da sua documentação.

Guarda Civil

Também atuando em âmbito nacional e estando no mesmo nível hierárquico da Polícia Nacional está a Guarda Civil. Entretanto, existem algumas diferenças básicas nas funções exercidas entre estes dois corpos de segurança na Espanha.

Se você encontrar uma viatura ou um policial da Guarda Civil, deve associar às funções de âmbito provincial, como um órgão que atua nas seguintes funções: regulação do trânsito nas vias interurbanas, guarda das vias de comunicação, zelo pelo cumprimento das normas que tendem a conservar a natureza e o ambiente, bem como a condução interurbana dos reclusos.

Geograficamente, a Polícia Nacional atua nas capitais das províncias e grandes centros urbanos, enquanto a Guarda Civil atua no resto do território nacional.

Assim, nas zonas rurais e cidades de menor expressão, você, provavelmente, verá a Guarda Civil atuando nas mesmas funções da Polícia Nacional, exceto no controle de entrada e saída do território nacional e emissão de documentação, tarefas exclusivas da Polícia Nacional.

Polícia Local

Para finalizar, devemos mencionar o corpo de segurança na Espanha que será mais presente no seu dia a dia, a Polícia Local.

A Polícia Local exerce as suas funções na localidade a que pertence e, portanto, as suas funções estão limitadas a esse território, diferente do que ocorre com a Polícia Nacional e a Guarda Civil, que possuem um campo de atuação muito mais amplo.

Em termos gerais, a Polícia Local pode cooperar com a Polícia Nacional e Guarda Civil dentro da sua área de atuação na prevenção de crimes, vigilância de edifícios ou instalações municipais, ordenação e sinalização do trânsito dentro do núcleo urbano, etc.

Mas e então, a quem devo recorrer?

As funções dos diferentes tipos de polícia na Espanha não são exatamente parecidos com o modelo brasileiro. Há muita semelhança em alguns aspectos, como algumas funções exercidas pela Polícia Nacional, por exemplo, que pode ser comparada com a nossa Polícia Federal. Entretanto, existem diferenças importantes.

Se você estiver em uma cidade grande e precisar realizar uma ocorrência ou chamar a polícia por algum problema específico, entre em contato com a Polícia Nacional através do número 091 ou dirija-se a uma “Comissaría”.

Por outro lado, se você estiver em uma cidade pequena onde não haja uma “Comissaría” de Polícia Nacional, ligue para a Guarda Civil no número 062 ou compareça à “Jefatura” da Guarda Civil.

É seguro viajar para a Espanha?

Sim, se você está pretendendo viajar para Espanha e passar apenas alguns dias no país, podemos dizer que a segurança no país não será uma preocupação para você, mas temos que fazer algumas observações.

Uma das maiores incidências registradas nas delegacias são casos relacionados com roubo de carteiras ou bolsas sem que os proprietários percebam, ou seja, um furto. Caracteriza-se por ocorrer em lugares lotados ou movimentados e os infratores são chamados de “carteiristas”.

Devido à sutileza com que é realizado, é difícil se proteger e recuperar os pertences. Por isso, é melhor você ficar atento e se prevenir, principalmente se você estiver em uma das seguintes zonas, apontadas como os locais com maior número de incidências:

  • Madrid: Puerta del Sol, Plaza de Callao, Gran Vía e Atocha;
  • Barcelona: La Rambla, El Born, El Raval e Plaza de Cataluña;
  • Alicante: Playa del Postiguet, Paseo Marítimo e Barrio Los Luceros.

Outro detalhe importante a ser mencionado é que a maioria dos carteiristas na Espanha atuam em um grupo que varia entre 4 e 8 pessoas. Alguns são responsáveis por distrair a vítima e uma pessoa é responsável por furtar os seus pertences. Segundo a pesquisa realizada sobre esse golpe na Espanha, normalmente, são as mulheres que ficam responsáveis por furtar.

É importante mencionar que se você estiver atento e manter os seus pertences bem guardados, dificultando o trabalho dos carteiristas, nada acontecerá com você. Deixe a sua carteira e o seu celular em bolsos dianteiros (melhor ainda se for possível fechar o bolso), ande com mochilas e bolsas para a frente do corpo, esteja sempre vigiando e evite entrar em aglomerações.

Os pontos citados anteriormente, bem como a maior parte do país, são muito seguros, você não precisa se preocupar, apenas ficar atento.

É perigoso morar na Espanha?

A Espanha, como já mencionado, é um dos países mais seguros do mundo para se viver e, em teoria, não há motivos para preocupação. Entretanto, não podemos normalizar a questão da segurança na Espanha como se nunca fosse possível acontecer nada e deixar de tomar medidas de precaução.

Eu, Diogo, vivo na Espanha desde 2018 e posso afirmar que há um clima de tranquilidade, tolerância e respeito que te faz viver bem e despreocupado, principalmente quando o assunto é violência urbana.

Porém, se você vai morar na Espanha, pesquise bem quando for alugar ou comprar um imóvel. Se for possível, peça ajuda, visite o local antes e converse com os vizinhos. Assim, você vai poder sentir o clima do bairro e saberá se a região é segura ou não.

Perceba como as pessoas andam nas ruas, se elas estão despreocupadas e se há muitos idosos e crianças, o que é um bom sinal. Existem zonas mais e menos perigosas em todas as cidades, obviamente.

De qualquer forma, você notará uma sensação de tranquilidade no dia a dia e saberá que há segurança na Espanha, principalmente quando observar que a polícia é muito presente e que a própria dinâmica das cidades favorecem para um cenário de paz.

Para conhecer mais experiências de brasileiros que moram na Espanha, confira o vídeo do canal Max e Vane – O Casal Luz Pelo Mundo, no qual os dois relatam a experiência que tem com a segurança na cidade de Málaga, onde residem:

Dicas para manter a sua segurança na Espanha

Como você pode perceber, a Espanha é um país seguro e para nós, brasileiros visitando a Europa, a sensação de segurança é perceptível no dia a dia.

Porém, é melhor prevenir do que remediar. Afinal, turistas e novos moradores são sempre atraentes para batedores de carteira, que existem em todos os países.

Para manter a sua segurança na Espanha, siga as nossas dicas:

  • Esteja ciente do seu entorno. Fique de olho no que está acontecendo ao seu redor, especialmente em regiões muito turísticas e movimentadas. Em espaços muito movimentados, evite utilizar fone de ouvido;
  • De preferência a bolsas transversais, que fiquem próximas ao corpo e não possam ser puxadas tão facilmente. Também prefira fechos a botões;
  • Não carregue o seu passaporte e documentos originais o tempo inteiro, e sim apenas para o necessário;
  • Nunca deixe carteira nos bolsos de trás da calça e, em locais muito movimentados, ande com a bolsa ou mochila na frente do corpo;
  • Caso carregue uma quantia grande de dinheiro em mãos, use um porta-dinheiro de tecido, por dentro da roupa;
  • Por via das dúvidas, desabilite a função de compras online do seu cartão. Caso algo aconteça, essa opção já não funcionará;
  • No transporte público, mantenha os seus pertences sempre próximos a você, de preferência segure a sua bolsa ou mochila com ainda mais cuidado;
  • Pesquise sobre as regiões da cidade que você está visitando para saber quais são mais ou menos seguras, e evite andar a noite nas que não são tão confiáveis;
  • Não escute ou dê conversa a pessoas desconhecidas que pedem instrução de direções, muito menos de pessoas que oferecem serviços estranhos no meio da rua;
  • Sempre compre entradas de atrações em portais oficiais ou lojas parceiras credenciadas;
  • Quando for à praia, não deixe os seus pertences sozinhos na areia;
  • Se for pedir ajuda a alguém na rua, prefira pedir em restaurantes e lojas, para funcionários ou seguranças – ou para a própria polícia;
  • Se for usar táxi, prefira aplicativos. O Cabify é o mais famoso na Espanha;
  • Tenha salvo no seu celular o número 112, telefone de emergência gratuito e com serviço de tele-tradução para ocorridos gerais.

No geral, as dicas para segurança na Espanha são muito similares aos cuidados que devemos tomar em qualquer parte do mundo, inclusive no Brasil.

Portanto, não é preciso ir amedrontado e muito menos deixar de curtir a sua experiência, mas sim precavido e preparado.

Espanha é seguro se comparado a outros países?

A Espanha é um país seguro se comparado a muitos outros países do mundo. De acordo com o Índice de Paz Global de 2023, a Espanha está classificada como o 32º país mais seguro do mundo entre 163 países.

A classificação da Espanha configura-se no nível alto de segurança, o que representa um excelente índice de segurança.

Quando analisados apenas os países europeus, nota-se que Portugal, Áustria, Irlanda, Alemanha e Suécia, por exemplo, estão à frente da Espanha, na configuração de paz “muito alta”.

Porém, Itália, Reino Unido, França, Albânia e Lituânia, por exemplo, estão abaixo da Espanha no Índice de Paz Global. Isso significa que, sim, comparado a outros países, a Espanha é um país seguro.

Afinal, mesmo com algumas variações na pontuação entre países da Europa, a Espanha segue com uma ótima pontuação no índice, situando-se em meio aos 35 países mais seguros e pacíficos entre os 163 analisados.

E comparado ao Brasil?

Sim, a Espanha é mais segura do que o Brasil.

Enquanto a Espanha está classificada como o 32º país mais seguro do mundo, de acordo com o Índice de Paz Global de 2023, o Brasil ocupa a classificação de 132º.

Além dos 100 pontos de diferença na classificação, enquanto a Espanha está classificada em alto nível de paz global, o Brasil recebe a classificação de baixo nível de paz global.

De acordo com a pesquisa Índice para uma Vida Melhor, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), que analisa a qualidade de vida nos países de acordo com índices como moradia, salário, trabalho, comunidade, educação, saúde e segurança, enquanto o Brasil recebe uma classificação de 1.9 no quesito segurança, a Espanha recebe a classificação de 8.7.

A Espanha é considerada mais segura que o Brasil, com 100 pontos de diferença na classificação de nível paz global. andar nas ruas à noite não é algo arriscado.

Quando o assunto é sentir-se seguro para caminhar sozinho à noite, o índice identificou que, na Espanha, 80.4% das pessoas sentem-se seguras. Enquanto isso, a porcentagem no Brasil é de 44.78%.

Já quando se trata da taxa de homicídios (número de assassinatos para cada 100 mil habitantes), no Brasil o número é de 19, enquanto na Espanha é 0.7.

Então, sim, a Espanha é mais segura que o Brasil e, se você planeja visitar o país ou morar na Espanha, pode vir com tranquilidade.

Perguntas frequentes sobre a segurança na Espanha

A seguir, separamos algumas das perguntas mais comuns sobre a segurança na Espanha. Confira a resposta para cada uma delas:

Como é a segurança em Marbella na Espanha?

Marbella é uma cidade turística popular na Costa del Sol, na comunidade de Andaluzia. É conhecida por suas praias, resorts de luxo e vida noturna animada.

De acordo com o Numbeo, site que coleta dados de segurança de todo o mundo, Marbella tem uma taxa de criminalidade relativamente baixa. A taxa de criminalidade geral é de 43.78, o que é considerado moderado. A taxa de criminalidade violenta é de 36.28, o que é considerado baixo.

Já quando se trata da segurança em andar sozinho durante a noite em Marbella, a pontuação registrada é de 50.77, o que é considerado moderado.

A Andaluzia, comunidade autônoma onde Marbella está localizada, teve 72.221 casos de furtos registrados entre janeiro e setembro de 2023, de acordo com as estatísticas do Ministério do Interior. Isso considerando a comunidade como um todo, ou seja, a cidade é segura.

Ainda mais, a polícia de Marbella está bem treinada e equipada para lidar com o crime, assim como em toda Espanha. Sendo assim, no geral, Marbella é uma cidade segura para se viver ou visitar.

Como é a segurança na cidade de Segóvia na Espanha?

Segóvia é uma cidade histórica e encantadora localizada na região de Castela e Leão, na Espanha. É conhecida por seus monumentos romanos e medievais, incluindo o aqueduto romano, o Alcázar e a Catedral de Segóvia.

A segurança em Segóvia é considerada boa.

De acordo com o EpData, site que coleta dados de todo o mundo, no segundo trimestre de 2023 Segóvia teve apenas 240 casos de furto, 2 roubos de veículos e 12 roubos com intimidação. Portanto, a taxa de criminalidade é muito baixa e a cidade é muito segura.

A título de comparação, a comunidade autônoma de Castela e Leão, onde está localizada a cidade de Segóvia, teve, como um todo, 12.845 casos de furtos registrados entre janeiro e setembro de 2023.

A polícia de Segóvia também está bem treinada e equipada para lidar com o crime.

Portanto, Segóvia é uma cidade segura para se viver ou visitar. Lembre-se que tudo depende da região onde você mora ou visita na cidade e dos cuidados que você toma, independente de qual seja.

Como funciona a segurança privada na Espanha?

A segurança privada é um setor importante na Espanha, responsável por proteger pessoas e propriedades contra uma variedade de ameaças.

O setor desempenha um papel fundamental na sociedade atual, pois complementa a segurança pública na proteção dos cidadãos e seus bens.

Nos últimos anos, a colaboração entre a segurança pública e a segurança privada cresceu através do objetivo comum de assegurar uma maior eficácia na proteção da sociedade. Essa colaboração se formalizou através de acordos e protocolos de atuação conjunta para emergências e situações de risco.

De acordo com a lei de segurança privada na Espanha, Lei 5/2014 de Segurança Privada, a polícia é responsável por regular o setor, investigar crimes cometidos por profissionais da segurança e auxiliar empresas de segurança privada em caso de necessidade.

Os serviços de segurança privada são prestados a uma grande gama de clientes, incluindo indivíduos, empresas, instituições públicas e organizações internacionais.

Além disso, as empresas de segurança privada também podem ser contratadas pelo governo espanhol para fornecer serviços de segurança e vigilância em eventos públicos, como festas e celebrações na rua, shows e jogos de futebol.

Como você pode perceber, a Espanha é um país seguro e preparado para receber turistas e moradores. Portanto, basta apenas tomar os cuidados básicos e necessários para que a sua estadia seja tranquila.

Está planejando morar no país? Recomendamos o ebook Como morar na Espanha. É um guia completo com quase 300 páginas que vai te acompanhar em todo planejamento na jornada de mudança, desde a documentação no Brasil, custo de vida, aluguel de casa, entre tantos outros pontos importantes.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Liz Chollet and Diogo Santos

Liz é fotógrafa, redatora e criadora de conteúdo, e é natural do interior do Rio Grande do Sul. Depois de 7 anos na capital gaúcha, Porto Alegre, onde iniciou a sua carreira, embarcou na aventura de fazer uma pós-graduação em Barcelona no ano de 2022 - cidade essa que é a sua casa desde então. Entre viagens, descobertas e aprendizados sobre viver na Europa, os seus hobbies são cozinhar, conhecer pequenos pueblos da Catalunha, caminhar sem rumo e encontrar beleza na simplicidade.

Recent Posts

Maiores salários mínimos da Europa: saiba onde os salários ultrapassam 2.000€

Quais os maiores salários mínimos nos países europeus? Apesar da proximidade e do alinhamento de…

% dias atrás

Como abrir conta na Wise? Confira o passo a passo

Saiba como abrir sua conta na Transferwise. Confira o passo a passo para abrir e…

% dias atrás

Aluguel de carro em Lisboa: quanto custa e onde alugar?

Quer saber como fazer o aluguel de carro em Lisboa? É simples e barato, mas…

% dias atrás

Cidadania alemã: saiba quem tem direito e como solicitar em 2024

Confira o passo a passo para obter a cidadania alemã por ascendência ou realizar a…

% dias atrás

Melhor seguro viagem em 2024: conheça o nosso Top 10

Vai viajar e quer garantir o melhor seguro viagem? Confira o nosso ranking onde explicamos…

% dias atrás

Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa

Quer morar em Lisboa? Então você precisa saber o custo de vida, as vantagens e…

% dias atrás