Como a Suécia transforma lixo em dinheiro

Suécia  / 

Imagine que ao invés de jogar fora garrafas de plástico e latinhas de alumínio você pudesse ganhar dinheiro com elas? E se o lixo que você produz em casa pudesse virar combustível ao invés de parar em aterros sanitários? E que tal usar roupas velhas que você não usa mais para ganhar desconto nas lojas onde você comprará peças novas? Hoje você conhecerá alguns pontos-chave sobre a reciclagem de lixo que é feita na Suécia – e porque o processo funciona tão bem.

A reciclagem de lixo na Suécia em números

Para começar o texto de hoje acho fundamental te apresentar alguns números relacionados ao tema reciclagem na Suécia, visto que estatísticas podem nos ajudar a entender a dimensão de algumas coisas.

  • 90%: o atual objetivo da Suécia é conseguir reciclar pelo menos 90% das garrafas pet e das latinhas que são consumidas no país, sendo que em 2017 o país já conseguiu reciclar 85,7% das latinhas de alumínio e 84,1% das garrafas pet;
  • 16.740: em 2017, 16.740 toneladas de alumínio foram recicladas na Suécia;
  • 20.282: em 2017, 20.282 toneladas de garrafas pet foram recicladas na Suécia;
  • 1.856.328.599: estima-se que em Estocolmo (capital e maior cidade da Suécia) foram recicladas cerca de 1.856.328.599 latinhas/garrafas pet, sendo que a média por habitante é de 183;
  • 2.500.000: no ano de 2015 a Suécia importou cerca de 2,3 milhões de toneladas de lixo de países como a Noruega, Irlanda e Reino Unido;
  • 99%: cerca de 99% do lixo produzido nas residências suecas é reciclado de alguma maneira, sendo que 50% desse tipo de lixo acaba virando energia.

As informações acima foram tiradas do site pantamera.nu e sweden.se.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Por que a reciclagem de lixo funciona tão bem na Suécia?

Como eu já te contei neste texto aqui, a Suécia é um dos países que mais recicla lixo e outros materiais no mundo todo. Para que isso seja possível é necessário que não apenas empresas de diversos setores estejam envolvidas no processo de reciclagem, sendo fundamental que os cidadãos também façam sua parte.

Um dia eu fui à uma das estações de reciclagem de lixo que tem na cidade onde eu moro aqui na Suécia e perguntei a um sueco qual a opinião dele sobre reciclar lixo. A resposta dele diz muito sobre a mentalidade sueca que possibilita que a reciclagem de lixo funcione tão bem na Suécia:

Eu acho importante pouparmos os recursos naturais que temos na Terra. Devemos aproveitar o que pode ser reciclado e não apenas produzir novos materiais o tempo todo. Aquilo que pode ser reciclado é especialmente importante, assim não precisamos devastar a Terra, mas sim tirar proveito daquilo que já foi explorado anteriormente. É responsabilidade de cada pessoa começar por si próprio, até porque você não pode exigir nada das outras pessoas se você também não faz o que é certo.

Como ganhar dinheiro vendendo latinha na Suécia

Sabemos que no Brasil e em outros países milhares de latinhas de alumínio e garrafas pet acabam em aterros sanitários ou até mesmo nos mares e oceanos. Mas aqui na Suécia é diferente e a reciclagem desses materiais é feita de uma forma muito inteligente.

Aqui, ao comprar produtos com esse tipo de embalagem você paga alguns centavos a mais, e após consumir o produto é só ir até uma estação de reciclagem onde as embalagens serão processadas e você receberá o dinheiro que você pagou por elas de volta.

Exemplo de como funciona na prática: supondo que você pagou 10kr por uma garrafa de água mineral aqui na Suécia, 1kr você poderá receber de volta, já que você não vai mais precisar da embalagem depois de beber a água. Diferentes embalagens têm diferentes valores, e basta ver no rótulo do produto comprado quanto dinheiro você poderá receber de volta ao “devolver” a embalagem.

Também já escrevemos sobre as melhores cidades da Suécia.

O que a lei da Suécia diz sobre reciclagem

De acordo com o site pantamera.nu a regulamentacão SFS 2005:220 do governo sueco diz que na Suécia “todas as embalagens de bebidas prontas para o consumo devem ser incluídas no sistema de reciclagem/retorno de embalagens da Pantamera. A regulamentação diz ainda que caso o produto contenha 50% ou mais de vegetais, frutas ou laticínios não é necessário que suas embalagens sejam incluídas em tal sistema.”

Estações de reciclagem de lixo na Suécia

Reciclagem na Suécia
Na Suécia reciclagem pode ser feita até em supermercados.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Existem vários tipos de estações de reciclagem na Suécia. Em algumas delas é possível fazer a devolução de garrafas pet e latinhas como eu te contei ali em cima, e esse tipo de estação de reciclagem geralmente fica em estabelecimentos como supermercados.

Nelas você encontrará máquinas onde você deverá inserir as embalagens e no final receberá um vale que você pode usar para retirar o seu dinheiro ou então usar o valor impresso ali como descontos na compra que você for fazer. Em muitas dessas estações também é possível doar o valor do seu vale a alguma instituição beneficente.

Os suecos levam reciclagem a sério

Também existem estações de reciclagem que ficam espalhadas pelas cidades suecas. Neste tipo de estação é possível descartar o lixo produzido separando-o em categorias e colocando cada tipo de material em seu respectivo container ou área.

Os suecos levam esses lugares a sério, e é sim muito comum que muitas pessoas já saiam de cada com o lixo devidamente separado por categoria de material. Um sueco uma vez me disse que as estações de reciclagem são “”um bom lugar para descartar coisas feitas de vidro, metal, plástico ou papel, pois é possível colocar esses materiais em lugares diferentes. A prefeitura facilita a vida dos cidadãos na hora de separar o lixo de uma forma simples.”

A Suécia é sem dúvida um país difernete. Veja o que o Brasil pode aprender com a Suécia.

Propaganda sobre reciclagem na televisão da Suécia

Acho que você já entendeu que na Suécia reciclagem é algo levado muito a sério pela maioria das pessoas, certo? Um dos muitos incentivos que todo mundo aqui são as propagandas da empresa Pantamera que passam diariamente na televisão. Pantamera é uma empresa privada que, segundo seu próprio site, “visa incentivar a reciclagem de garrafas pet e latas de alumínio na Suécia”. Confira uma das propagandas da Suécia sobre o tema:

Como a Suécia transforma lixo em energia (e dinheiro)

Por que a Suécia importa lixo de outros países?

O site oficial da Suécia estima que cerca de 99% do lixo produzido nas residências do país é reciclado de alguma forma, sendo que cerca de 50% é incinerado para produzir energia. Podemos concluir então que na Suécia lixo pode ser considerado como uma espécie de combustível de baixo custo, e por isso o país já chegou a importar lixo de outros países.

Veja também 10 curiosidades sobre a Suécia.

Na Suécia roupas velhas podem virar dinheiro

A reciclagem na Suécia não passa nas mãos apenas dos cidadãos e do governo sueco. Aqui muitas empresas se envolvem no processo, como por exemplo algumas lojas de departamento que oferecem descontos em troca de roupas velhas.

Reciclagem beneficente na Suécia

Além disso, naquelas estações que ficam espalhadas pelas cidades suecas que eu te contei ali em cima também é possível doar roupas, acessórios e até mesmo itens que podem ser usados dentro de casa. Desde que tudo esteja em um estado de conservação aceitável, o material é encaminhado para algum dos muitos brechós que existem no país, onde podem ser vendidos muitas vezes em prol de alguma organização beneficente.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.