Taxa IOF: entenda o que é, como é calculado e quanto custa

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa. A conta Wise é até 8 vezes mais barata do que os bancos tradicionais e não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter autorização de residência na Europa.

Abrir Conta →

A taxa IOF é um tributo que incide nas principais transações para fazer compras e enviar dinheiro para o exterior. Mas você sabe quanto ela custa? Acompanhe o nosso artigo e descubra como ela é calculada e quais são as taxas aplicadas nas compras no cartão, câmbio e transferências internacionais.

O que é a taxa IOF?

A taxa IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é uma tributação que incide sobre diversas transações financeiras feitas por pessoas físicas e jurídicas. Por se tratar de um tributo federal, o valor é repassado diretamente para a União, que o redistribui conforme o plano econômico.

Essa taxa é definida pelo Poder Executivo Federal e também funciona como um regulador econômico. Como o IOF cobrado sobre cada operação financeira é proporcional ao valor movimentado, as instâncias governamentais conseguem acompanhar melhor a oferta e demanda de crédito no país.

Para controlar essas transações, o governo pode alterar o percentual do IOF a qualquer momento sem precisar da aprovação do Congresso Nacional. Por isso, é importante prestar atenção nas variações da taxa.

Qual o valor do IOF nas compras internacionais?

O valor do IOF nas compras internacionais é de 6,38% sobre o valor da compra convertida em reais. Portanto, é importante salientar que essa taxa incide sobre os pagamentos feitos em moeda estrangeira no cartão, tanto em lojas físicas quanto em sites do exterior.

Entenda abaixo como funciona a incidência da taxa IOF nas compras internacionais no cartão de crédito, débito e pré-pago.

Cartão de crédito e débito

Ao fazer compras internacionais com o cartão de débito ou crédito é preciso pagar IOF de 6,38% sobre o valor da compra convertido em real. Lembrando que, é comum que as administradoras do cartão utilizem como base o câmbio do dia em que a compra foi feita.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Cartão pré-pago

A taxa IOF das compras internacionais no cartão pré-pago também é de 6,38%. No entanto, diferente dos pagamentos com cartão de crédito e débito, essa tarifa incide assim que a carga ou recarga é feita.

Qual a taxa de IOF paga em transações internacionais?

A taxa IOF é um tributo federal que incide em diversas operações financeiras que envolvem moedas estrangeiras, tais como câmbio e transferências bancárias. O cálculo da alíquota deste imposto varia conforme a movimentação feita, veja abaixo dois exemplos mais corriqueiros.

A taxa IOF incide em compras no exterior e transferências internacionais.

Compra de dinheiro em espécie

A compra de dinheiro em espécie ainda é uma prática comum de quem planeja viajar para o exterior. No entanto, ao realizar essa transação, é cobrada uma taxa de IOF de 1,1% sobre o montante.

Envio de dinheiro para conta no exterior

O envio de dinheiro para conta no exterior é considerado uma transferência internacional. A taxa IOF é de 0,38% sobre o valor a enviar quando a transferência é feita para conta de outra pessoa no exterior.

Além disso, para transferências internacionais feitas para contas de mesma titularidade, a taxa de IOF é de 1,1% sobre o valor. Essas taxas incidem tanto para pessoa física como jurídica. Geralmente, as plataformas online calculam e informam os valores aos clientes antes da transação.

Como calcular o IOF?

Para calcular a taxa IOF é necessário considerar o tipo de operação e o valor. Portanto, para saber quanto você terá que pagar de tributação sobre a transação financeira, deve primeiro obter essas duas informações.

Assim, imagine que você terá que realizar uma transferência internacional de R$5 mil para uma conta no exterior em seu nome. Como vimos, alíquota para essa transação é de 1,1% sobre o valor da operação. Então, para saber quanto você teria que pagar de IOF, seria necessário realizar o seguinte cálculo:

Valor da operação x Taxa IOF = Valor do IOF
ou
5.000 x 1,1% = 55

O IOF vai acabar?

Sim.

Em março de 2022, a presidência da República assinou o Decreto n.º 10.997, que regulamenta o Imposto sobre Operações de Crédito, Câmbio e Seguro e estabelece o objetivo de eliminar essa tributação até 2028.

A expectativa é que a alíquota sobre o câmbio de 6,38%, presente nas compras de cartão internacional de crédito, débito e recargas no cartão pré-pago seja zero em 2028. Além disso, a alíquota de 1,1% sobre a compra de dinheiro em espécie será extinta em 2029.

A redução da alíquota sobre compras internacionais feitas no cartão será feita gradualmente conforme o cronograma abaixo:

Ano Taxa IOF
2022 6,38%
2023 5,38%
2024 4,38%
2025 3,38%
2026 2,38%
2027 1,38%
2028 0%

A redução a zero do IOF sobre as demais operações financeiras internacionais também será feita até o 2029, o último ano da transição. Dessa forma, o governo federal espera estimular a realização dessas transações e incentivar o aumento de investimentos estrangeiros no país.

Como conseguir taxa mais baixa de IOF?

Reduzir despesas é importante para quem planeja viajar ou fazer transferências para o exterior. Por isso, vale a pena adotar algumas estratégias para economizar no pagamento de tarifas como IOF e se manter no orçamento.

Usar a conta multimoedas da Wise é uma das melhores alternativas. O valor do IOF para compras internacionais feitas pelo cartão da Wise é de 1,1%, cobrado durante a conversão do dinheiro e não no processamento da compra.

Com a conta multimoeda Wise também é possível guardar mais de 50 moedas e convertê-las de maneira simples, prática e econômica pelo aplicativo. Isso porque as taxas de IOF praticadas para conversão de moedas são as mais baratas do mercado, veja:

  • IOF de 1,1%: para adicionar saldo em outras moedas com reais;
  • IOF de 1,1%: para conversão de reais em outras moedas;
  • IOF de 0,38%: para converter o dinheiro de outras moedas para reais na conta Wise.

Outra vantagem é que, diferente dos cartões tradicionais, no da Wise não há cobrança de tarifas caras para fazer pagamentos com as moedas do saldo da sua conta. Além disso, a Wise usa a cotação do câmbio comercial na conversão e não cobra tarifas bancárias como a taxa Swift, o que garante uma maior economia. Ela cobra apenas uma taxa econômica na conversão do câmbio em outras moedas.

Então, para aproveitar as vantagens que a conta multimoeda e o cartão internacional Wise têm a oferecer, basta acessar o site ou aplicativo e abrir a sua conta de maneira gratuita. Após finalizar o processo, você pode solicitar o seu cartão e recebê-lo no endereço cadastrado.

Andrea Côrtes

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás

Portugal estima que não faltarão mais médicos de família a partir de 2026

Todo residente em Portugal deverá ter acesso ao médico de família a partir de 2026.…

% dias atrás

Plano de saúde na Espanha: como funciona e quando é obrigatório

Você sabe como funciona a saúde privada na Espanha? Descubra neste artigo como ter acesso…

% dias atrás

Bolsa de estudo na Itália: descubra como conquistar a sua

Saiba tudo sobre bolsa de estudo na Itália e descubra como se candidatar para estudar…

% dias atrás