Tecnologia à serviço da saúde em Portugal: automatização do SNS

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil. Você pode sacar dinheiro e fazer compras em mais 160 países pelo melhor câmbio do mercado.

Abrir Conta Agora →

Há muito que as tecnologias já são figuras constantes na prática médica. Cada dia mais elas facilitam e melhoram o atendimento dos pacientes. Seja por otimizar os tempos de atendimento, minimizar os erros humanos ou facilitar o contato com os outros colegas profissionais de saúde. Além disso, já existem milhares de apps de medicina que todo médico moderno tem no celular e facilita bastantes pesquisas rápidas de medicamentos ou cálculos de scores. Veja neste artigo como a tecnologia à serviço da saúde atua no sistema público português.

Tecnologia à serviço da saúde portuguesa: facilidades trazidas ao Sistema Nacional de Saúde

Em Portugal não poderia ser diferente! Aqui a medicina é largamente informatizada e praticamente todo o ciclo de atendimento dos pacientes é via informática.
Existe uma série de programas, com funções distintas, que facilitam essa integração da informação clínica, pedido de análises laboratorias ou exames imaginológicos, além de pedido de transfusão de hemocomponentes. Ainda nesse tema, os pedidos de consultas, emissão de atestados médicos, atestado de óbito e receitas de medicamentos também são largamente informatizados.
Neste texto, iremos falar dos principais programas informáticos e métodos, utilizados no Sistema Público de Saúde português (SNS), que provam o grande auxílio que a tecnologia no contexto da prestação de serviços de saúde e acesso são fundamentais.
Estes programas são muito úteis tanto para os colegas que atuam na área da saúde, como para os próprios pacientes (utentes) do sistema português. Vale a pena conhecer!

Saúde 24

Trata-se de uma plataforma de contato eletrônico ou telefônico com atendimento 24h por dia, cujo objetivo é trazer acessibilidade de saúde aos usuários do SNS e encaminhar para a rede de prestadores de serviço de saúde (Centros de Saúde ou Hospitais) de acordo com a gravidade dos casos clínicos. Além disso, também pode aconselhar os utilizadores sobre questões de saúde.
Apresenta, ainda, uma série de informações interessantes acerca da saúde com dicas alimentares, alertas ativos de doenças transmissíveis, etc.
Para entender melhor como funciona basta acessar o site do SNS 24.

Processo clínico do usuário

O processo clínico (SClinico) digital é o principal método de arquivo da informação clínica dos pacientes e nele se encontram todas as informações referentes às consultas, exames diagnóstico e laboratoriais.
É de extrema importância essa forma de armazenamento de dados, pois facilita a procura de exames anteriores, outras consultas de especialidade ou procedimentos como cirurgias prévias que auxiliam a formação do raciocínio clínico e minimizar a duplicação de exames desnecessários para a pesquisa diagnóstica de um doente.
O uso dessa tecnologia à serviço da saúde colabora tanto a direcionar o raciocínio clínico como diminuir gastos desnecessários em saúde.

Global Moving: veja como mudar de país para exercer a medicina sem fronteiras.

Integração da informação clínica

O Registo de Saúde Eletrónico (RSE) é o programa informático que foi criado para integrar os vários prestadores de serviço de saúde público em todo o país.
Tanto os centros de saúde quanto os hospitais armazenam as informações de maneira digital num programa (no norte especialmente o Sclinico) e o RSE permite ter acesso ao processo clínico do paciente em várias esferas da prestação de cuidados de saúde quando estão em uma consulta ou em regime de internamento.
Assim como no caso do processo clínico digital, o RSE facilita entender melhor a história clínica do paciente por poder ter acesso ao histórico de consultas, estudos laboratoriais e de imagem em outros hospitais ou até mesmo no centro de saúde. Muitas vezes, inclusive, conseguimos ter acesso à medicação utilizada pelo paciente caso todos os dados sejam rotineiramente registrados no sistema informático.

Prescrição de medicamentos eletrónica

As receitas médicas em Portugal são emitidas maioritariamente através de um programa chamado PEM, sendo necessário para o médico que tenha seu Cartão da Ordem dos Médico ou Cartão do Cidadão, além de todas as senhas de acesso que são pedidas durante as etapas da prescrição eletrónica.
Trata-se de um sistema simples e intuitivo que facilita bastante a vida do médico por gravar as últimas prescrições de medicamentos para aquele doente. Assim, se o doente necessitar de várias medicações de uso crônico, a PEM torna o processo muito mais automático precisando apenas de um ou dois cliques para que a medicação entre na lista do receituário, aqui chamado de guia de tratamento.

Além disso, atualmente, a receita nem sequer precisa ser impressa em papel, pois é enviado um código, via mensagem de texto, para o telefone ou email do paciente que basta ser apresentado na farmácia e comprar a medicação. É ecológico e prático!

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Atestado Médicos

O atestado médico, aqui denominado Certificado de incapacidade temporária para o trabalho por estado de doença ( CIT) deve ser emitido via digital. Há uma ligação direta com a Segurança Social (semelhante à nossa Previdência Social) e os profissionais da saúde devem introduzir a quantidade de dias que desejam que o paciente não trabalhe e algumas causas específicas que levam ao atestado de tempo prolongado, como, por exemplo, a gravidez de risco.
Na saúde privada em Portugal a tecnologia também é uma aliada, saiba mais aqui.

A tecnologia à serviço da saúde: uma aliada no atendimento aos pacientes

Esses são apenas alguns exemplos de como a tecnologia à serviço da saúde vem de fato auxiliar a medicina em prol tanto do doente quanto do profissional. Reduz gastos e nos ajuda bastante a ter acesso a informações valiosas que otimizam nosso trabalho e rentabilizam os tempos de consulta e seguimento dos pacientes.
Gostaram de saber mais sobre a medicina em Portugal? Caso queira saber mais informações leiam o artigo como ser médico em Portugal.
Você pode conferir também nosso artigo sobre a saúde pública em Portugal e saiba também como é morar em Portugal.
Se já está na fase de planejamento de mudança, recomendamos o nosso produto especial. O Programa Morar em Portugal, reúne 22 aulas em vídeo e será de grande utilidade para te ajudar nessa jornada. Vale a pena conferir!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Mariana Ramalho

Médica no Centro Hospitalar Universitário São João, Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto, Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como Médica em Portugal desde 2015.

Recent Posts

Cidadania alemã: saiba quem tem direito e como solicitar em 2024

Confira o passo a passo para obter a cidadania alemã por ascendência ou realizar a…

% dias atrás

Melhor seguro viagem em 2024: conheça o nosso Top 10

Vai viajar e quer garantir o melhor seguro viagem? Confira o nosso ranking onde explicamos…

% dias atrás

Como morar em Lisboa: o guia para viver na capital portuguesa

Quer morar em Lisboa? Então você precisa saber o custo de vida, as vantagens e…

% dias atrás

Desafios e incertezas do novo governo de Portugal – o que se pode esperar

Após intensas semanas de negociações e expectativas, o novo governo de Portugal foi finalmente formado,…

% dias atrás

Cidadania Francesa: quem tem direito e como conseguir em 2024

Ter uma cidadania Europeia ajuda muito na hora de morar na Europa. Veja se você…

% dias atrás

Cidadania italiana: guia completo para solicitar a sua em 2024

Veja como reconhecer a sua cidadania italiana, desde saber se tem direito, recolher documentos e…

% dias atrás