Tour guiado no Porto, veja como foi nossa experiência e qual a opinião

Tour guiado no Porto

Turismo na Europa  / 

Eu moro no Porto há mais de 4 anos e me considero um bom conhecedor da cidade, e tento aproveitar bastante o lado menos turístico, mas não tem jeito, a gente nunca consegue conhecer tudo. E quando digo “conhecer” não quer dizer passar pela frente de um monumento, digo saber a história mesmo, qual a importância para a cidade. Em uma conversa com a minha amiga Sara, criadora do Portolities, lancei o desafio de ela preparar um tour guiado no Porto para pessoas que já vivem no Porto, no caso, a equipe da Euro Dicas. Ela topou e nos surpreendeu, então quero contar pra vocês como é fazer um tour guiado (mesmo numa cidade que você já conheça muito bem).

Mas antes deixa eu te contar quem é a Sara e o Portolities.

O que é o Portoalities

A Sara é uma engenheira industrial, que nasceu e cresceu no Porto. Em 2015 ela estava cansada da vida que levava trabalhando para uma grande empresa e decidiu seguir um sonho dela, se dedicar a escrita sobre a cidade do Porto, criando o blog Portoalities.

Deu tão certo que começou a surgir a oportunidade de prestar serviços como guia turística na cidade. Hoje ela já tem uma equipe de guias que trabalham preparando tours privados e sob medida para pessoas do mundo todo, e boa parte dos cliente são brasileiros.

Serviços prestados

Além do site do Portoalities com centenas de dicas gratuitas, você pode contar com a Sara e sua equipe para:

Precisando abrir uma conta bancária na Europa?

Literalmente, em 5 minutos, você pode ter a sua conta bancária no banco N26, um banco digital que funciona na Europa toda.


Você não precisa de comprovar que está trabalhando nem que tem recebimentos mensais. Precisa apenas ter um endereço na Europa e o seu passaporte em mãos. Confira:

CRIAR CONTA NO N26 »

Personalizado para cada cliente

Uma das coisas que eu mais gosto no serviço prestado, é o fato de ser personalizado. No momento em que você entra em contato, responde uma série de perguntas que vão ajudar a entender que tipo de experiência você espera. Assim, cada cliente tem sua própria tour, vendo as coisas que mais lhe interessam.

Claro que nesse formato, de tour personalizado, os valores são um pouco mais elevados do que as tradicionais tours de grupos, mas sinceramente, vale muito a pena!

Como foi nosso tour guiado no Porto

Tour Portoalities
A equipe da Euro Dicas respondeu as perguntas a respeito dos interesses na cidade do Porto, o que conhecíamos e o que não conhecíamos e o resto foi tudo surpresa. Deixamos na mão da Sara para que ela organizasse um tour guiado no Porto de meio dia.

Sem dúvida, mostrar com “outros olhos” uma cidade que os clientes já conhecem, é um desafio.

Bonfim e jardins secretos

Jardim secreto no Porto
Ela decidiu nos levar para uma das regiões que ela mais conhece na cidade, o Bonfim. A escolha do bairro que iríamos conhecer teve haver com o nosso perfil. Toda a história daquela região tem ligação com o Brasil.

Visitamos uma rua que grande parte dos casarões pertenciam à pessoas que foram para o Brasil, fizeram fortuna e voltaram para Portugal, ficando conhecidos como “brasileiros torna – viagem“. Vimos ainda onde ocorreu a revolução portuguesa que exigiu a volta da coroa portuguesa ao país e outras histórias ligadas aos laços Brasil-Portugal.

Casarões históricos no Porto

Além de conhecer e contar toda a parte histórica, ela conhece e nos contou curiosidades sobre coisas que estão no dia a dia das pessoas e elas passam sem sequer notar que existem.

Mas sem dúvida, o que mais nos agradou, foi conhecer um “jardim secreto” no Bonfim. Apesar de ser aberto ao público, pouquíssimas pessoas conhecem e tem uma das maiores coleções de chafarizes do Porto, sem contar com a vista para o Rio Douro, completamente exclusiva.

Minha opinião sobre tours

Não sei você, mas eu sempre tive um certo preconceito com tours, porque sempre achei ruim andar em grandes grupos, não gostava da ideia de ser algo pré-definido, que devia seguir à risca e com tempo cronometrado. Depois também sempre achava que era algo muito superficial e que não teria tanto valor agregado, que poderia fazer por conta própria.

Opinião pós-tour Portoalities

Depois de fazer este tour guiado no Porto com a Sara, fiquei com uma opinião completamente diferente e passei a dar MUITO valor para os tours privados (continuo com a opinião que um tour desses pré-definidos que podem ser comprados online ou em agências de viagens não são uma boa opção).

Fiquei impressionado com o tanto de informação que aprendi sobre uma cidade que eu achava que conhecia (isso porque só andamos um único bairro). Sem dúvida, foi um excelente investimento e voltaria a repetir. O fato de passar por um monumento (ou até um simples sinal em em prédio) e saber o que aconteceu ali, faz você ver aquele lugar de uma maneira completamente diferente.

Em resumo, RECOMENDO sem sobre de dúvidas. Se você está planejando conhecer o Porto, não deixe de falar com a Sara!

Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.