Transporte em Londres: saiba como se deslocar pela cidade

Milhões de pessoas usam regularmente o metrô e ônibus na capital da Inglaterra todos os dias, de acordo com o Transport for London (TfL). O transporte em Londres, principalmente o público, é reconhecido pela sua eficiência e pontualidade, sendo a primeira escolha de londrinos e turistas que precisam se deslocar pela cidade. Mas o seu funcionamento pode ser complexo para viajantes de primeira viagem.

Acompanhe este artigo e descubra como funciona e quanto custa o transporte público em Londres. Também veja quais são os outros meios alternativos para se deslocar pela vibrante capital inglesa.

Quais os tipos de transporte em Londres?

O metrô, ônibus e trem são os principais meios de transporte em Londres, sendo usados pela maior parte da população. Além dessas opções, também é possível se deslocar pela cidade utilizando táxi, bicicletas elétricas e até barcos que cruzam o rio Tâmisa.

Por ser uma cidade bem conectada, dificilmente você terá problemas para chegar a um determinado lugar por falta de transporte. No entanto, isso tem um preço, pois o custo com passagens é muito mais alto em comparação com outras grandes cidades da Europa.

Abaixo, contamos em detalhes como funciona o transporte público e de que forma você pode usá-lo para se locomover pela cidade. Também explicaremos de que maneira você pode economizar com locomoção ao viajar ou morar em Londres.

Como funciona o transporte público em Londres?

A rede de transporte público em Londres é boa, tanto que não seria errado dizer que os moradores e visitantes preferem utilizar mais essa forma de se locomover do que os carros. A cidade está dividida em nove zonas, sendo que a maior parte se encaixa nas áreas de 1 a 9, como explicamos abaixo:

  • Zona 1: centro de Londres;
  • Zona 2: região localizada em volta do centro da cidade;
  • Zona 3: área que fica em torno da zona 2 e assim por diante;
  • Zonas 7, 8 e 9: cobrem uma pequena área nos arredores do noroeste de Londres, incluindo Watford, Croxley Green, Rickmansworth, Amersham ou Chanfont & Latimer.

O preço da passagem varia de acordo com o número de zonas que você deve atravessar. Também depende do tipo de transporte escolhido para se locomover pela cidade.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

A Transport For London (TFL) é o órgão governamental responsável por todos os aspectos do sistema de transporte da cidade, desde entradas a ferrovias até a manutenção de ônibus, trens e metrôs.

Assim como no Brasil e em outros países do mundo, para usar o transporte público você precisa comprar uma passagem individual. A diferença é que na capital da Inglaterra também existe a possibilidade de pagar usando um cartão sem contato (contactless) e o Oyster.

O metrô é um dos meios de transporte público mais usados em Londres.

O sistema funciona muito bem, é bastante eficiente e, em linhas gerais, tem uma excelente qualidade, mesmo nas linhas mais antigas. Em qualquer estação você vai encontrar funcionários e mapas de localização, então é muito difícil ficar perdido.

No entanto, a capital inglesa também enfrenta problemas nos transportes públicos, como essa notícia sobre greves e paralisações publicada em agosto de 2022.

Como andar de transporte público em Londres

Londres está dividida em nove zonas, que se espalham desde seu coração histórico, abrangendo áreas como West End e Waterloo. Quanto mais longe você viaja, mais cara fica a sua passagem.

Para andar no transporte em Londres você pode comprar uma passagem avulsa e de ida e volta se não viajar regularmente ou estiver fazendo uma viagem única.

No entanto, é mais barato pagar à medida que viaja usando a tecnologia contactless ou um cartão Oyster.

Tecnologia contactless

Ao usar o transporte em Londres, você pode utilizar cartões ou dispositivos com tecnologia contactless para efetuar o pagamento da tarifa de adulto em ônibus e bondes. Para isso, basta tocar no início e final de sua jornada em leitores de cartão amarelo.

Muitos cartões de crédito sem contato emitidos fora do Reino Unido podem ser usados no pagamento de tarifas de transportes públicos em Londres, como: American Express, MasterCard e Visa internacionais.

Os cartões pré-pagos também podem ser aceitos nos serviços de transporte. Mas você precisa verificar com o emissor do seu cartão se não tiver certeza ou se ele for rejeitado ao tentar efetuar o pagamento da passagem.

Por fim, é possível fazer pagamentos com dispositivos móveis, como telefones, relógios, chaveiros e pulseiras. O sistema de transporte público da cidade aceita:

  • Apple Pay;
  • Celular sem contato Barclaycard;
  • Pagamento Fitbit;
  • Garmin Pay;
  • Google Pay;
  • Samsung Pay.

Caso utilize um pagamento móvel associado a um cartão de banco que não seja do Reino Unido, o seu cartão pode não funcionar ou podem ser cobradas taxas de transação no exterior.

Oyster

O Oyster é um cartão inteligente pré-pago no qual você adiciona dinheiro para usá-lo no pagamento de tarifas na medida que viaja pelos serviços de ônibus, metrô, bonde, DLR, London Overground, a maioria das linhas Elizabeth, IFS Cloud Cable e Thames Clippers River Bus.

Para adquirir um Oyster estando em Londres, você precisa pagar uma taxa de £7. O cartão pode ser solicitado das seguintes maneiras:

  • Abertura de uma conta contacless e Oyster online, se você mora no Reino Unido;
  • Bancas de jornal em Londres;
  • Estações de metrô, London Overground e na maioria das estações da linha Elizabeth;
  • Algumas estações DLR;
  • Centros de visitantes;
  • Loja Tramlink em Croydon.

Os turistas também podem solicitar os cartões Visitor Oyster, que podem ser usados em vez de bilhetes de papel e são a maneira mais barata de pagar por viagens individuais de ônibus, metrô, bonde, DLR, London Overground, Tfl Rail e na maioria dos serviços da National Rail em Londres simplesmente tocando nos leitores de cartão ao entrar e sair do meio de transporte.

Use o cartão Oyster Card para economizar nas passagens em Londres

O Visitor Oyster pode ser adquirido na VisitBritain Shop e será enviado para você em seu endereço residencial, totalmente ativado e pronto para uso quando chegar na capital inglesa. Mas para isso é necessário pagar uma taxa que varia entre £15 e £55, que já inclui uma tarifa de £5 e o restante é usado como crédito pré-carregado no cartão.

Quanto custa o transporte público em Londres?

O transporte público em Londres não é barato. Se você estiver com o orçamento apertado, vale a pena gastar tempo para garantir a compra de bilhetes ou passes mais baratos para a sua visita à capital inglesa.

Para ter uma noção mais clara dessa despesa, confira abaixo a tabela com os custos básicos com transporte em Londres:

Despesa Tarifas
Oyster Card £7 (emissão) + £10 a £40 (recargas)
Visitor Oyster Card £5 (emissão) + £10 a £50 (recargas)
Oyster Pay as You Go £10 a £40 (recargas)
Passe de um dia de ônibus e tram £5,50
Passe de 7 dias para ônibus e tram £23,30
Passe mensal de ônibus e tram £89,50
Passe anual de ônibus e tram £932
Passe de ônibus fluvial (região central) £7,70
Aluguel de bicicleta por 30 min (Santander Cycle) £1,65
Plano mensal de aluguel de bicicleta Santander Cycle (tempo ilimitado) £20
Táxi por 1 km percorrido £6,50

Como economizar com transporte em Londres?

Não é nenhum segredo que o transporte em Londres é um dos mais caros do mundo. Por isso, reunimos uma coleção de dicas para ajudar você a encontrar a maneira mais barata de se locomover pelas ruas da capital inglesa, permitindo que guarde seu dinheiro para coisas mais divertidas:

  • Adquira um cartão Oyster ao chegar em Londres;
  • Utilize cartões e dispositivos com tecnologias contactless para pagar as passagens;
  • Evite viajar nos horários de pico que ocorrem de segunda a sexta-feira das 6h30 às 9h30 e das 16h às 19h, pois as tarifas costumam ser duas vezes mais caras;
  • Alugue uma bicicleta quando o tempo estiver ensolarado;
  • Caminhe sempre que possível.

Também sugerimos que, quando for possível, opte por acomodações próximas ao centro da cidade para facilitar a locomoção e evitar gastos excessivos com transporte público ou privado em Londres.

Quanto custa o Uber em Londres?

Assim como em qualquer lugar do mundo, o custo do Uber em Londres varia conforme a distância, o horário e a categoria do serviço solicitado. As viagens costumam ser mais econômicas nos carros do plano UberX e quando são feitas fora do horário de pico, com taxa mínima de £4,30.

O ideal é usar o app da Uber e simular as viagens para verificar os preços. Confira abaixo a tabela de tarifas mínimas cobradas pela Uber em Londres em 2022.

Modalidade Tarifas Horário fora do pico Horário de pico**
UberX e Uber Pet* Mínima £4,30 £5
Base £2,10 £2,60
Por milha £1,16 £1,37
Por minuto £0,10 £0,11
Assist, Access, Green Mínima £4,95 £5,75
Base £2,42 £2,99
Por milha £1,33 £1,58
Por minuto £0,12 £0,13
Comfort Mínima £5,20 £6,05
Base £2,70 £3,20
Por milha £1,37 £1,62
Por minuto £0,12 £0,14
XL Mínima £6 £7,25
Base £3,15 £3,75
Por milha £1,83 £2,18
Por minuto £0,14 £0,17
Exec Mínima £7,60 £8,50
Base £3,10 £3,50
Por milha £1,90 £2,10
Por minuto £0,23 £0,25
Lux Mínima £10,40 £11,50
Base £3,90 £4,30
Por milha £2,66 £3
Por minuto £0,40 £0,48

*Uma sobretaxa Uber Pet é aplicada além das tarifas UberX.

**Horário de pico: Aplicável na Congestion Charge Zone (CCZ). Quarta-feira 22:00 – 04:00. Quinta-feira 22:00 – 04:00. Sábado 22:00 – 04:00.

Aplicativos de transporte em Londres

Os aplicativos de transporte em Londres são grandes aliados dos turistas que desejam explorar a cidade. Através deles, você consegue comprar passagens, descobrir as rotas disponíveis e os horários dos diversos meios de transporte disponíveis.
Pensando na importância desse recurso, selecionamos alguns aplicativos que podem ser úteis na sua viagem à Londres:

  • Visit London: o aplicativo oficial da cidade de Londres ajuda você a aproveitar ao máximo seu tempo na capital. Os recursos incluem mapas offline, listas das melhores coisas para ver e fazer, guias de áreas, promoções e ofertas;
  • TFL Oyster: instale o TLF Oyster e contactless app no seu smartphone para recarregar seu crédito pré-pago, comprar cartões de viagem e verificar seu saldo;
  • TFL Go: planeje com antecedência e circule por Londres com o aplicativo TLF Go, que ajuda você a encontrar as melhores rotas para chegar ao seu destino;
  • Citymapper London: simplifica o transporte público em Londres, fornecendo informações em tempo real e atualizadas de opções de rotas. Os recursos incluem notificações de interrupção, mapas offline, preços de passagens, tarifas de táxi e até contagem de queima de calorias;
  • Santander Cycles: mostra a disponibilidade de bicicletas e rotas até a estação de ancoragem mais próxima. Com este app, você também pode receber um código de liberação e alugar uma bike sem usar o terminal da estação de acoplamento.

Dicas para usar transportes em Londres

Agora que você sabe quais são os tipos de transportes em Londres, como eles funcionam e custam, separamos algumas dicas de como utilizar esses meios de transporte com segurança e comodidade:

  • Viaje por Londres com um cartão Visitor Oyster;
  • Toque nos leitores de cartão amarelo ao entrar e sair do meio de transporte;
  • Viaje fora dos horários de maior movimento;
  • Fique à direita ao usar as escadas rolantes nas estações de metrô;
  • Utilize transportes alternativos como bicicletas, teleféricos e barco;
  • Tente viajar de ônibus, pois é uma das maneiras mais baratas de viajar;
  • Evite andar com pressa no metrô, o serviço opera com muita frequência;
  • Peça aconselhamento nos Centros de Visitantes;
  • Verifique o fechamento das linhas antes de viajar;
  • Mantenha seus pertences pessoais bem guardados.

Gosta de ver conteúdo em vídeo? O Bruno do canal do Youtube Vai com Bruno fez um vídeo explicando em muitos detalhes como usar o metrô na capital inglesa e vale a pena assistir:

Se você gostou das dicas acima e pretende se mudar para lá, não deixe de conferir nosso ebook completo e atualizado, Como morar na Inglaterra. Por meio dele, você terá acesso às informações mais importantes para planejar a sua mudança com segurança. Vale a pena!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Andrea Côrtes

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

Governo italiano irá beneficiar mais de 14 mil estudantes com apoio para aluguel

Em fevereiro de 2024, o governo da primeira-ministra Giorgia Meloni confirmou a renovação dos recursos…

% dias atrás

Custo de vida na Itália em 2024: confira os gastos médios no país

“Qual será o custo de vida na Itália? Será que é um país caro?” Decidir…

% dias atrás

Custo de vida na Espanha: quanto custa morar no país em 2024

Conheça o custo de vida na Espanha e quanto precisa para viver bem: quanto custa…

% dias atrás

Custo de vida na França: gastos para viver no país em 2024

Morar na França é, inegavelmente, o sonho de muitas pessoas. De fato, são muitos os…

% dias atrás

Custo de vida na Irlanda: gastos médios mensais em 2024

Um bom planejamento financeiro é o principal pilar de quem deseja mudar de país. A…

% dias atrás

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2024

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês,…

% dias atrás