Categories: Espanha

Morar na Espanha vale a pena? Conheça os prós e os contras

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa. A conta Wise é até 8 vezes mais barata do que os bancos tradicionais e não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter autorização de residência na Europa.

Abrir Conta →

Essa é uma pergunta que quase todo mundo que eu conheço e que está pensando sobre a grande decisão de viver em outro país me faz. Algumas vezes, você está preparado e não tem a oportunidade. Outras, a oportunidade aparece e é você que não se encontra preparado para essa mudança. Em termos gerais, eu diria que sim, morar na Espanha vale a pena, pelos motivos que todos já estão acostumados a escutar: mais segurança, escola grátis, transporte para todo lado, boa gastronomia e a vantagem de fazer parte da Europa e estar tão perto de tantas cidades interessantes.

Quando falamos Europa, a primeira impressão que passa é de glamour e riqueza abundante. Mas, será que é assim mesmo? Avaliei neste artigo algumas vantagens e desvantagens para te ajudar a decidir, acompanhe!

Confira se morar na Espanha vale a pena

Com algumas das melhores universidades da Europa, uma cultura rica em valores e tradições, a Espanha é um dos países mais cotados para se passar uma temporada ou mudar de vez.
Por consequência, é um lugar bastante procurado por brasileiros.

Em princípio, pela facilidade de alguns de conseguir uma cidadania. É imensa a quantidade de imigrantes espanhóis aqui no Brasil. Estima-se que até 15 milhões de brasileiros podem requerer a cidadania espanhola.

Em segundo lugar, por tudo aquilo que oferece: boa gastronomia, diversidade cultural, facilidade na língua, segurança, transporte e educação.
Separamos aqui algumas vantagens e desvantagens de morar no país:

Vantagens de morar na Espanha

1. Cultura rica

Com uma cultura riquíssima, boa gastronomia e lindos lugares para conhecer, a Espanha tem uma tradição enraizada e é bonito de se ver. Conheça as pessoas locais, aproveite a boa gastronomia e faça parte da história do velho continente.

A cultura espanhola é uma diversidade de influências. Suas origens datam de muitos séculos e mistura outras tradições como a ibérica, a celta, celtibera, latina, católica romana e até com a islâmica, vinda com os mouros. Cada uma de suas 17 comunidades autônomas possui uma individualidade, mas unem manifestações culturais de todo um povo.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

2. Língua

Mesmo não sendo a mesma que a nossa, o espanhol tem muita ligação com o português. Isso facilita o aprendizado. Se esforce para aprender espanhol, converse bastante com locais e, rapidamente, você estará falando como eles.

Se for morar em locais como a Catalunha, Galícia e País Basco, além do espanhol, eles têm um idioma próprio.

3. Segurança

Como em alguns outros países europeus, a segurança ao andar nas ruas é maior. O cidadão comum tem a sensação de estar bem amparado. É um lugar bom para se caminhar, a qualquer hora do dia. Aqui ninguém precisa ter um carro blindado, segurança 24 horas na porta do prédio ou grades nas casas.

Claro, pode variar de cidade grande para pequena. Mas, normalmente, a segurança é um dos fatores na escolha do país para viver.

Por essas necessidades básicas estarem cobertas, o cidadão comum tem a sensação de que, no futuro, vai estar amparado por uma boa estrutura existente. O resultado são pessoas convivendo melhor, se preocupando menos, deixando de gastar em necessidades básicas e investindo melhor o seu tempo livre.

4. Transporte

Outro dia vi uma entrevista de um brasileiro que vive fora do Brasil em que ele faz uma reflexão que era mais ou menos assim:

No Brasil, a pessoa tem que trabalhar muito, para ter muito dinheiro, para comprar um bom carro, para ter comodidade no trajeto das longas distâncias, no convívio com as ruas esburacadas e enfrentar as más condições das estradas.

Na Espanha, como você tem boas estradas e trajetos mais curtos e mais fluidos, você já não precisa de um bom carro. Um automóvel em condições te permite ter muito mais comodidade porque o trajeto que você vai fazer não tem buracos, as estradas são boas e a sinalização e o respeito dos condutores estão presentes”.

Além disso, o transporte público na Espanha, seja o municipal ou entre cidades, é fácil. Há pacotes de descontos e isenção na compra dos bilhetes e, até completar 17 anos de idade, o transporte é inteiramente gratuito. É possível percorrer o país de carro ou de trem. Nas grandes cidades, os bons serviços de metrôs e ônibus, facilitam a locomoção.

A Espanha fica perto de diversos outros países europeus. Em pouco tempo de viagem, é possível conhecer outros lugares. As empresas low cost de aviação na Europa também são bastante eficientes. Ou seja: viagens mais acessíveis a todos os bolsos.

5. Saúde

Se você estiver morando legalmente no país, seja porque tem cidadania europeia ou um visto de residência, você poderá ter direito à saúde pública gratuita na Espanha. Hospitais de qualidade, consultas médicas e exames estão incluídos.

Veja também o sistema de saúde privado na Espanha.

6. Educação

O ensino é público, de qualidade e obrigatório até os 16 anos de idade. Há escolas privadas para quem preferir essa opção. Também existe um formato muito interessante das escolas “concertadas” (o governo paga uma parte da mensalidade), o que proporciona mensalidades bem reduzidas.

As vagas nas escolas públicas são garantidas pelo Estado e nenhuma criança ou adolescente fica sem escola na Espanha por falta de vagas. Existe uma “central de estudos” que determina onde cada um vai estudar, considerando a sua localização (tem que estar perto da sua moradia ou trabalho dos pais). A conta sempre fecha e ninguém fica sem vaga!

7. Equilíbrio social na Espanha

Os cidadãos têm os mesmos direitos básicos assegurados, então as oportunidades são mais equilibradas para todos. O abismo social que estamos acostumados no Brasil, não é tão intenso. Morar na Espanha e sentir essa sensação de mais igualdade vale a pena.

A maioria das pessoas usa o transporte público, usa o mesmo hospital ou frequenta as mesmas escolas. Isso está garantido por lei.

8. Estilo de vida tranquilo

Viver na Espanha te permite se aprofundar em uma tônica muito utilizada hoje em dia: “menos é mais”. Ninguém gosta de ostentar tanto como no Brasil. As pessoas não se preocupam em ter o tênis mais caro, o mais recente lançamento da Apple ou o carro do ano.

A vida tranquila é uma das razões pelas quais morar na Espanha vale a pena

A maioria disfruta da “siesta” depois de almoçar e trabalha para viver sem viver para trabalhar.
Os espanhóis são muito animados, gostam de sair para passear, comer, beber, dormir tarde (e acordar um pouco mais tarde também), ir a praia e viajar nas férias.

Viajar, curtir e aproveitar

Durante o mês de agosto (verão e férias) é sagrado viajar, curtir e aproveitar. Muitos estabelecimentos fecham as portas nessa época, por motivo de “vacaciones”!

Festas e Lazer

A Espanha é uma festa! Existem tanto as festas tradicionais como as religiosas que são celebradas em todo o país, durante todo o ano. Em todas elas se encontra um clima de descontração, divertimento, muita música e atividades artísticas com o envolvimento e participação de todo mundo.

A festa mais importante da Espanha é a Páscoa – toda a Semana Santa, aliás. Celebrada em todas as cidades do país, recebe visitantes de todo o mundo. Em cada região, a celebração é diferente, de acordo com a tradição local.

Além das festas de rua, a Espanha conta com muitos eventos culturais e, muitas vezes, gratuitos.

9. Culinária

A comida é saudável porque os espanhóis gostam de consumir os produtos da época e comem muito legumes, vegetais e folhas, que têm uma qualidade impressionante. Os peixes também estão presentes na mesa espanhola e sempre muito frescos.

E o melhor de tudo é poder desfrutar de ingredientes de qualidade, sem gastar uma fortuna. Em qualquer mercadinho de bairro se encontram excelentes produtos a um preço bem acessível.

Confira uma lista com as comidas típicas da Espanha (com fotos!).

10. Qualidade de vida

A maioria das pessoas que imigram buscam, sem dúvida, melhorar sua qualidade de vida, e opinam que sim, morar na Espanha vale a pena. Poder ir trabalhar com o transporte público e não se atrasar, poder caminhar sem medo pela rua, ter uma vaga garantida na escola para seus filhos, poder deixar as crianças brincarem tranquilamente na praça e irem sozinhas para escola, não tem preço.

Ver os idosos “curtindo a vida” por aqui também reflete esse estilo de vida com qualidade. Todos saem para fazer suas compras diárias ou tomar seu aperitivo nos terraços dos bares sem medos. Parece que a vida flui melhor.

A natureza preservada (na Espanha existem 15 parques naturais) e a programação cultural acessível a todos são mais alguns dos atrativos.

Veja também o que levar na mala para Espanha e prepare a sua mudança.

Desvantagens de morar na Espanha

Até agora, ressaltei os pontos positivos de morar na Espanha. Mas nem tudo são rosas. A gente tem um serviço público de saúde, escola, segurança e transporte.

Tem qualidade de vida, programação cultural acessível e até o clima colabora por não apresentar invernos muito rígidos como no resto da Europa.
Para muitos, assim como eu, isso é suficiente e tem seu glamour. Mas veja se os pontos negativos fazem você pensar duas vezes antes de fazer as malas.

1. Trabalho

Muita gente já esbarra nesse item quando pretende morar no exterior. Como qualquer estrangeiro em um país que não é o seu, trabalho pode não ser tão fácil de se conseguir.

O desemprego na Espanha é um problema estrutural. A taxa se mantém alta há muitos anos e a situação piorou em decorrência da crise econômica do coronavírus. Em 2020, 18,33% dos espanhóis estavam desempregados e, em 2021, eram 14,1%. O dado mais recente, de Julho de 2022, é que o desemprego na Espanha está em 12,48% da população, valor mais baixo desde 2008.

Para conseguir um emprego, é preciso ter um visto de trabalho na Espanha. E a burocracia é grande. Se você não tem passaporte europeu, é necessário que uma empresa o contrate. Caso tenha visto de estudante, só poderá estagiar ou trabalhar por meio período, o que pode não ser o ideal para o seu custo de vida. Ainda assim, dura apenas o tempo da faculdade.

Se você tiver cidadania espanhola e um dinheiro guardado para recomeçar do zero, essa desvantagem talvez conte menos. Do mesmo modo, se não for essa a sua situação, é um caso a pensar.

2. Custo de vida

O custo de vida na Espanha varia dependendo do seu estilo de vida e em qual cidade escolher morar.

Um dos gastos que mais pesa no orçamento é, certamente, o aluguel. Nas grandes cidades, uma dica é compartilhar apartamento com outras pessoas ou buscar um lugar para morar longe do centro.

Nas cidades menores, o custo é mais barato. Mas a infraestrutura também é menor e pode ser uma desvantagem. Vai depender do estilo de vida que você pretende levar.

Salários não elevados

O salário na Espanha não é o maior atrativo do país. O salário mínimo na Espanha, chamado de sueldo mínimo interprofesional ou SMI, em 2022, é de 1.000€. E o salário médio mensal dos espanhóis, segundo dados do Instituto Nacional de Estadística (INE), é de 2.038€

3. Moradia no velho mundo – menos luxo

Sim, você estará vivendo no velho mundo. Isso quer dizer que, na grande maioria das vezes, as residências podem não ter elevador, por exemplo e os apartamentos são antigos.

Você mesmo vai ter que efetuar os pequenos reparos que possam surgir (a coisa mais difícil é encontrar um profissional disponível e com preço acessível). Você vai ter que levar seu lixo até o contentor mais próximo, limpar com as próprias mãos o seu banheiro, bem como a casa toda.

Muitos prédios não têm elevador e ter que subir com as compras ou descer com seu lixo, não vai ter muita graça. Difícil um prédio ter porteiro, aquela pessoa para te ajudar com um pacote mais pesado ou com aquela gentileza despretensiosa e habitual que a gente tem no Brasil. Casas com muitos banheiros, garagem, zelador e etc é coisa rara por aqui, e quando encontra, é bem caro.

4. Saudade

Uma hora a saudade aperta quando a gente mora longe dos amigos e família. Acima de tudo, vá preparado e de coração aberto para fazer novas amizades, sabendo que, alguns dias durante sua estadia fora, vai sentir a dificuldade de estar longe dos seus.

Morar na Espanha e conviver diariamente com as belezas do Velho mundo

Mudar para a Espanha significa começar de novo

Recomeçar não é tarefa muito agradável. Exige humildade, resignação, disciplina, paciência e sobretudo muita vontade de aprender. Sem dúvida os resultados são positivos e de muito crescimento pessoal. Tudo vai depender do seu momento atual, expectativas e metas.

Morar na Espanha vale a pena se você é capaz de se reinventar, encarar a dificuldade da língua e o impacto de ter contato com uma cultura diferente. Vale a pena se você estiver aberto às mudanças e demonstrar interesse pelas novidades que surgem a cada minuto e que vão te ajudar nessa adaptação.

Vale a pena se você tem coragem de trocar o certo pelo duvidoso, abrir mão do conhecido e sair da sua zona de conforto.

Respeite o seu ritmo de adaptação

Cada um tem seu ritmo e seu tempo para se adaptar a novas situações. Para uns é mais rápido, para outros é mais pouco a pouco e ainda para alguns, será impossível essa adaptação.

Seja pela língua, tipo de vida, trabalho ou a própria cultura. Para esses, sempre vai existir a alternativa de voltar para seu país de origem. De toda maneira, todos terão vivido experiências que vão levar para toda a vida.
Trabalhar as diferenças não é tão simples e cada um tem o seu jeito. Para mim, morar na Espanha vale a pena. O dia que não valer mais a pena, compro uma passagem e volto para o Brasil. Sei que sempre poderei voltar para “casa”.

Pondere se é a hora de mudar

Sair do Brasil é uma decisão de cada um e deve ser tomada com planejamento e no momento certo. Considerar os pontos fortes e fracos, fazer essa análise de saber se está preparado para o novo antes de tomar uma decisão, é o mais importante. Boa sorte!

Agora que você já conhece os prós e contras já tomou sua decisão de viver no país? Então recomendamos o nosso ebook Como Morar na Espanha, que reune todos os passos para você iniciar seu planejamento e até a sua adaptação no país.

Miriam Horta and Mila Oliveira Pereira

Miriam Horta, sou paulistana, publicitária e vivo em Barcelona. Gosto de escrever e compartilhar minhas experiências. Minha paixão é viajar, descobrir novos destinos culturas diferentes.

Recent Posts

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás

Portugal estima que não faltarão mais médicos de família a partir de 2026

Todo residente em Portugal deverá ter acesso ao médico de família a partir de 2026.…

% dias atrás

Plano de saúde na Espanha: como funciona e quando é obrigatório

Você sabe como funciona a saúde privada na Espanha? Descubra neste artigo como ter acesso…

% dias atrás

Bolsa de estudo na Itália: descubra como conquistar a sua

Saiba tudo sobre bolsa de estudo na Itália e descubra como se candidatar para estudar…

% dias atrás

Advogados portugueses vão ajudar na análise de processos pendentes de imigrantes

Os milhares de processos de regularização de imigrantes em Portugal deverão andar mais rápido a…

% dias atrás