Categories: Inglaterra

Validar diploma na Inglaterra: saiba como fazer e o custo

Validar diploma na Inglaterra é essencial para quem deseja exercer a sua profissão no país ou cursar uma faculdade. Contudo, esse processo costuma ser burocrático e gerar muitas dúvidas. Por isso, leia o nosso artigo e saiba mais como e quanto custa validar do seu diploma no país.

Pergunta Resposta
Precisa validar diploma brasileiro na Inglaterra? Sim, a maioria dos profissionais que desejam exercer a sua profissão no país deve validar diploma na Inglaterra.
Quanto custa o processo de validação? O custo do processo de validação de diploma varia entre £49,50 a £4.000, a depender da área de atuação profissional do requerente.
Quanto tempo demora para validar diploma na Inglaterra? O processo de validação de diploma na Inglaterra pode demorar de 24 horas até 10 semanas para ser concluído. Contudo, isso depende da área profissional do requerente.

Como validar diploma na Inglaterra?

O processo para validar diploma na Inglaterra pode ser bastante burocrático, mas, em linhas gerais, varia conforme o conselho de classe profissional ou instituição em que se deseja estudar. Portanto, veja abaixo o passo a passo de como certificar o seu diploma no país.

1. Faça o teste IELTS

O primeiro passo para validar diploma na Inglaterra é ter um exame de proficiência em inglês. Afinal, ele irá comprovar a sua capacidade de compreender o idioma e se comunicar bem.

O IELTS é o teste mais exigido pelas escolas, faculdades, conselhos de classe, empresas e agências de imigração britânicas. Além de ser importante para o processo de revalidação, o teste de proficiência em inglês também é exigido durante a solicitação de alguns vistos na Inglaterra de longa duração.

2. Solicite a Declaração de Compatibilidade no NARIC

O próximo passo para validação é acessar o UK National Academic Recognition Information Centre (NARIC). Essa agência é responsável por reconhecer competências profissionais estrangeiras e emitir um certificado de equivalência, conforme o sistema de ensino britânico. A validação do diploma é feita online, através dos seguintes passos:

  1. Primeiro, acesse o site do NARIC;
  2. Crie a sua conta online;
  3. Acesse o seu e-mail e ative a conta;
  4. Preencha o formulário eletrônico de solicitação da Declaração de Comparabilidade;
  5. Faça o upload dos documentos originais e com tradução juramentada, solicitados pelo site;
  6. Efetue o pagamento;
  7. Por fim, receba o seu certificado de equivalência.

Ademais, o NARIC também emite um documento chamado Career Path Report. Além da equivalência profissional, também fornece informações sobre como trabalhar na Inglaterra. Ambos documentos são exigidos por empregadores, imigração e escolas.

3. Acesse o site do Conselho de Classe da sua Profissão

Os órgãos de classe de algumas profissões na Inglaterra adotam um processo de revalidação próprio. Isso envolve desde o envio da Declaração de Compatibilidade até a realização de testes práticos e teóricos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Um exemplo é o General Medical Council (GMC), o Conselho Geral de Medicina britânico, cujo processo de revalidação envolve a aprovação no teste PLAB, que testa os conhecimentos dos médicos estrangeiros. Como cada órgão tem autonomia para criar os seus próprios processos, vale a pena consultar o conselho da sua profissão e verificar as exigências para a validação.

Então, confira a seguir a lista dos principais exames de revalidação do diploma realizados pelos conselhos de classe da Inglaterra:

  • PLAB: o exame teórico e prático do General Medical Council, o Conselho Geral de Medicina;
  • ORE: o exame feito pelo General Dental Council para profissionais de Odontologia com formação fora do Reino Unido;
  • NMC: o exame do Nursing and Mindwifery Council, o Conselho Geral de Enfermagem, para enfermeiros com diplomas no exterior;
  • ARB: também aplica testes para validar diplomas de arquitetos formados fora do Reino Unido;
  • SQE: o teste aplicado pela The Law Society para advogados graduados no exterior;
  • OSCAP: um curso realizado pelo General Pharmaceutical Council para profissionais estrangeiros. Após a conclusão e aprovação no curso os farmacêuticos podem atuar no Reino Unido.

4. Estude para a revalidação

Caso o Conselho de Classe da sua profissão na Inglaterra exija uma prova de validação, é importante se preparar bem para os testes. É possível encontrar livros e materiais de estudo a venda na internet. Além disso, também vale a pena conversar com outras pessoas que fizeram o teste para saber como é a dinâmica e questões cobradas.

5. Tradução de documentos

O processo de validação de diploma na Inglaterra é bastante burocrático e exige a apresentação de diversos documentos de identificação e acadêmicos, dependendo do seu nível de qualificação. Alguns deles são:

  • Passaporte;
  • Histórico acadêmico;
  • Diploma;
  • Certificados;
  • Diploma de pós-graduação, entre outros.

Esses documentos devem ser traduzidos para o inglês antes de serem apresentados. Para traduções de alta qualidade, acessíveis e com validade legal na Inglaterra, recomendamos a Yellowling.

A Yellowling é uma plataforma online especializada em traduções juramentadas, certificadas e técnicas. Com um time formado por mais de 180 tradutores especializados, está capacitada para fazer traduções em mais de 100 pares de idiomas.

O melhor de tudo é que você não precisa sair de casa para conseguir a sua documentação traduzida. Para tanto, basta fazer o upload do documento na plataforma, selecionar o idioma, o prazo para recebimento e realizar o pagamento do serviço.

A partir disso, um tradutor especializado realiza as traduções e você recebe os documentos online ou no seu endereço. Isso já facilita bastante o processo de validação do seu diploma na Inglaterra.

Quem precisa validar diploma na Inglaterra?

A maioria dos profissionais que desejam exercer a sua profissão ou estudar em território britânico precisam validar diploma na Inglaterra. O processo de validação é longo, burocrático e exige custos altos para os requerentes.

Profissionais da área da saúde, engenharia, contabilidade e direito precisam validar o diploma na Inglaterra.

No entanto, antes de iniciar a validação, é importante entrar em contato com o conselho de classe ou faculdade porque algumas profissões não exigem o diploma validado para entrar no mercado de trabalho, assim como existem universidades que não solicitam esse documento.

Precisa validar o diploma para trabalhar?

Sim.

Para algumas profissões, a validação do diploma na Inglaterra é requisito obrigatório para o exercício profissional no país. A ausência desse documento pode acarretar sérios problemas com a lei britânica.

Enquanto advogados, médicos, arquitetos e demais profissionais precisam passar por esse processo para trabalhar na Inglaterra, outras áreas não exigem esse requisito. Por isso, é importante consultar tanto o conselho profissional quanto o NARIC antes de solicitar a validação do diploma.

Precisa validar o diploma para estudar?

Sim.

É comum que as instituições de ensino exijam a validação do diploma como condição para o ingresso de alunos estrangeiros com nível superior nos seus cursos. Por conta disso, é válido que os estudantes busquem informações sobre os pré-requisitos para estudar na Inglaterra. Dessa forma, é possível reunir todos os documentos necessários para ingressar no curso.

Além disso, os estudantes estrangeiros com qualquer nível de especialização devem enviar os diplomas para o NARIC. Esse órgão poderá avaliar o documento e informar sobre a equivalência com o curso que o requerente deseja fazer na Inglaterra.

Confira também se, para estudar, precisa validar o diploma na Itália.

Quanto custa validar diploma na Inglaterra?

O custo para validar diploma na Inglaterra varia de acordo com cada processo. Confira abaixo quais são alguns custos exigidos:

Documentação Taxa
Declaração de Compatibilidade NARIC £49,50 + taxa de entrega
Exame PLAB para médicos £255 (parte 1) + £934 (parte 2)
Exame ORE para dentistas £806 (parte 1) + £2.929 (parte 2)
Exame CBT para enfermeiros £83 (parte 1 e 2)
Exame ARB para arquitetos £1.950
Exame SQE para advogados £1.558 (parte 1) + £2.422 (parte 2)

Quanto tempo demora para validar diploma na Inglaterra?

O prazo para validar diploma na Inglaterra depende do processo escolhido. A Declaração de Comparabilidade de Qualificação demora cerca de 15 dias úteis para ser emitida após a confirmação do pagamento. No entanto, é possível reduzir esse prazo para 24 ou 48 horas pelo sistema de entrega rápido.

Em relação aos testes profissionais de revalida o prazo varia de acordo com cada Conselho de Classe. No exame PLAB, por exemplo, os resultados são divulgados em seis semanas após a realização da parte 1 e até quatro semanas após a parte 2.

Precisa comprovar fluência no inglês para validar o diploma?

Sim, é preciso comprovar o pleno domínio da língua inglesa para validar diploma na Inglaterra. Para tanto, os profissionais e estudantes estrangeiros devem fazer o exame de proficiência em inglês IELTS (International English Language Testing System).

O exame possui quatro etapas que compreendem: ouvir, ler, escrever e falar. Ademais, em cada uma delas, é estabelecida uma pontuação que varia de 1 até 9, sendo 7 a nota média mínima exigida para revalidar diplomas brasileiros.

Brasileiros precisam fazer o teste IELTS para comprovar a proficiência em inglês na validação do diploma.

Embora o IELTS são tenha data de validade especificada no certificado, a maioria das universidades e organizações exigem que o exame tenha sido feito em até dois anos. Em alguns casos, esse prazo pode ser menor.

Por conta disso, é importante sempre consultar o prazo estipulado pelas instituições e/ou organizações onde o exame será apresentado para validação do diploma na Inglaterra.

Vale a pena validar diploma na Inglaterra?

Validar diploma na Inglaterra vale muito a pena, principalmente para quem planeja trabalhar ou estudar legalmente no país. Afinal, essa é uma grande oportunidade para morar na Inglaterra e ter acesso às vantagens de um país desenvolvido.

Além disso, com a validação do diploma, é possível exercer a sua profissão, receber em libra esterlina e ter todos os direitos garantidos. Isso sem o risco de ser penalizado por exercício profissional ilegal na Inglaterra.

Para os estudantes, a validação do diploma, sem dúvida, traz diversos benefícios, tais como ter a possibilidade de fazer cursos que você não encontraria no Brasil ou na Europa, em instituições de ensino de alta qualidade.

Quer ter certeza de que vale a pena validar diploma na Inglaterra? Então, confira o vídeo abaixo do canal Mari na Inglaterra, que conta tudo sobre a validação do diploma brasileiro no país.

Perguntas frequentes sobre a validação de diploma na Inglaterra

Selecionamos as perguntas frequentes dos nossos leitores sobre a validação de diploma na Inglaterra para respondê-las aqui no artigo.

Como validar diploma de arquiteta na Inglaterra?

É preciso solicitar a validação do diploma no Conselho Geral de Arquitetura da Inglaterra. Os interessados devem ser aprovados no teste de revalida, apresentar teste de proficiência e requisitos exigidos.

Como validar diploma de contabilidade na Inglaterra?

Se você quiser trabalhar com contabilidade na Inglaterra, será preciso procurar as entidades de classe que representam a categoria no país, como a Association of Chartered Certified Accountants (ACCA), a Associação dos Contadores Internacionais (AIA) ou a Chartered Institute dos Contadores Gerenciais (CIMA).

Essas instituições irão analisar o seu diploma brasileiro e verificar a equivalência das disciplinas cursadas. Caso seja necessário, você deverá cursar as disciplinas sugeridas.

Como validar diploma de direito na Inglaterra?

Para validar diploma de direito na Inglaterra, é necessário aprovação no teste de requalificação SQE da The Law Society. Ademais, os requerentes devem apresentar diploma, assim como comprovar dois anos de trabalho qualificado.

Como validar diploma de enfermagem na Inglaterra?

A validação do diploma de enfermagem na Inglaterra é feita Nursing and Mindwifery Council (NMC). Requer aprovação no teste teórico e prático do CBC e apresentação dos requisitos exigidos pelo conselho.

Como validar diploma de farmacêutico na Inglaterra?

A validação do diploma de farmacêutico na Inglaterra é expedida pelo Conselho Farmacêutico do país, o General Pharmaceutical Council. Além disso, o processo consiste na conclusão e aprovação no curso OSCAP e apresentação dos demais requisitos.

Como validar diploma de medicina na Inglaterra?

Então, para validar diploma de medicina na Inglaterra, você deve ser aprovado no teste prático e teórico PLAB. Assim como, atender os demais pré-requisitos para a revalidação.

Agora você sabe como validar diploma na Inglaterra, acesse o site do seu conselho de classe no país e veja todos os requisitos necessários e taxas cobradas pelos exames. Planeje-se e estude com antecedência para tirar uma boa nota e obter a tão sonhada validação do diploma. E se você quiser saber como é morar no país, vale a pena conhecer o nosso Ebook Como Morar na Inglaterra com todas as informações para sua mudança.

Andrea Côrtes

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

Abrir empresa de serviços gerais em Portugal: é um bom negócio?

Abrir uma empresa de serviços gerais em Portugal pode ser um bom negócio se houver…

% dias atrás

Portugueses trabalham mais, mas produzem menos que espanhóis

O número de horas trabalhadas por semana em Portugal é maior do que o registrado…

% dias atrás

Visto de pesquisador na França: como solicitar o seu

O visto de pesquisador na França oferece benefícios para aqueles que pretendem passar um período…

% dias atrás

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás