Outros países

Visto para Holanda: veja os tipos de visto e como solicitar o seu

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa. A conta Wise é até 8 vezes mais barata do que os bancos tradicionais e não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter autorização de residência na Europa.

Abrir Conta →

Todos os anos, milhares de viajantes solicitam visto para Holanda em busca da boa qualidade de vida que o país oferece — não é a toa que conquistou o 6° lugar no World Happiness Report, ranking que mede os países mais felizes do mundo. Nesse artigo vou te mostrar os tipos de visto para Holanda e como solicitá-los.

Visto para Holanda garante permanência nesse país incrível

A Holanda (ou melhor, os Países Baixos) é muito mais do que a cidade de Amsterdã, com seus belos cafés à beira dos canais e uma arquitetura tão linda e característica.

A Holanda é um país minúsculo, repleto de cidades históricas com casas de tijolos e paralelepípedos, um sistema interligado de canais (você pode viajar a maior parte do país de barco), terras agrícolas belas e vastas, moinhos de vento emblemáticos e até algumas praias agradáveis.

Por ser um país muito procurado, o visto para Holanda é bastante disputado.

Mas para que você chegue lá sem grandes empecilhos, separamos as principais informações para pedir o seu — seja para trabalhar, estudar, procurar emprego ou só viajar por um tempo em um dos países mais bonitos do mundo! Vamos lá?

Quem precisa de visto para Holanda?

Dependendo do objetivo da sua viagem, existem diferentes tipos de visto para Holanda que podem ser aplicados.
Se você planeja fazer uma visita, estudar ou trabalhar e residir permanentemente no país, terá que solicitar um visto diferente, de acordo com o propósito da sua viagem.
No entanto, os brasileiros que desejam visitar o país apenas para turismo e permanecer lá por menos de 90 dias não precisam de visto.
Isso porque, lá em 1995, a Holanda assinou o Tratado de Schengen, um acordo entre os países da União Europeia sobre uma política de abertura de fronteiras e circulação de pessoas.
Quem é brasileiro não precisa de visto para ficar até 90 dias em nenhum dos países que compõem a área Schengen, incluindo a Holanda.
Mas ainda há algumas exigências que precisam ser cumpridas — vamos falar melhor delas quando falarmos sobre o visto para turismo.

Tipos de visto para Holanda

Como mencionei, existem alguns tipos diferentes de visto para Holanda. Tentei cobrir o básico de todos aqui para facilitar sua pesquisa. Caso precise de mais alguma informação, você pode buscar no site oficial da Embaixada dos Países Baixos.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Visto de curta duração

Reforçando: você não precisa de visto para Holanda caso vá passear e fique menos de 90 dias. E isso é válido para toda a União Europeia.
Ou seja, se você viajar e quiser fazer um mochilão entre os países da área Schengen, não precisará apresentar visto e nem passar pela imigração cada vez que sair de um país e entrar em outro.
Isso significa que você pode chegar na Europa pela Alemanha, onde passará pela imigração no aeroporto, e depois viajar para a Holanda sem ter que apresentar nada (mas lembre-se! Ande sempre com seu passaporte, é ele que confirma às autoridades que sua estadia por lá é legal).
Dito isso, mesmo sem a exigência de visto, você ainda precisa cumprir alguns requisitos. São eles:

  • Passaporte válido por no mínimo seis meses;
  • Passagem para todo o percurso da viagem até o retorno com data marcada para o Brasil (não pode estar em aberto);
  • Comprovante de reserva paga em hotel ou carta-convite;
  • Comprovação de recursos financeiros (extrato bancário, dinheiro em espécie ou cartões de crédito);
  • Seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros.

Imigração

Ao entrar na União Europeia, você passará pela imigração no país de chegada, onde esses documentos poderão ser solicitados. Responda às perguntas do agente com calma, informando que você está viajando a turismo e apresente a documentação que ele ou ela pedir.
Muitas pessoas perguntam se é possível prolongar a estadia na Holanda pelo mesmo tipo de visto. A resposta, infelizmente, é não.
O Tratado Schengen apenas permite que brasileiros permaneçam na Europa por até 90 dias a cada 180 dias. Isso, é claro, se você não solicitar nenhum dos outros tipos de visto para Holanda que listarei abaixo.

Visto para Holanda de longa duração

Para quem quer ficar mais de 90 dias, é preciso solicitar uma autorização de residência provisória junto à embaixada dos Países Baixos no Brasil, antes da sua viagem.

Essa autorização é chamada de MVV — abreviada do nome em holandês, Machtiging tot Voorlopig Verblijf. Você deverá solicitá-la independentemente do motivo da sua estadia, que pode ser:

  • Trabalho: para aqueles com um empregador holandês que desejam ter residência país;
  • Estudo: você pode viajar à Holanda para estudar;
  • Partner/Family: para quem vai casar com um residente holandês;
  • Au Pair: programa que permite morar com uma família holandesa como babá de crianças, enquanto aprende o idioma holandês e realiza trocas culturais com a família;
  • Intercâmbio: programa destinado aos mais jovens para fazer parte do ensino médio na Holanda ou realizar troca cultural durante os períodos de férias.

O MVV será o seu “bilhete” de entrada no país. Depois de entrar no espaço Schengen com seu MVV, para permanecer na Holanda, será preciso solicitar um Cartão de Residência.
O cartão poderá ser solicitado junto ao MVV na embaixada holandesa no Brasil, contudo, ele somente poderá ser retirado na Holanda, após sua chegada.

Como solicitar o MVV?

Antes da solicitação do seu MVV, você deve realizar o seu exame de integração cívica. O exame será realizado no Consulado Geral da Holanda em São Paulo.
Você passará por uma rápida entrevista onde avaliarão seu nível de conhecimento cultural sobre a Holanda. Eles também perguntarão sobre seus interesses, o que pretende fazer no país, o que espera da sua experiência na Holanda, entre outras coisas.
Fique calmo e responda as perguntas com clareza. Se estiver com todos os documentos certos, não há porque se preocupar!
Quando seu pedido é aprovado, a embaixada no Brasil te avisa para que o MVV possa ser solicitado.

Quem faz a solicitação?

Em geral, ele é solicitado pelo seu patrocinador, ou seja, a universidade, agência ou empresa pela qual você está indo. Eles dão entrada no processo junto ao IND, serviço de imigração holandês.
Se você mesmo deseja fazer a solicitação, você deve agendar uma visita à embaixada holandesa. A embaixada verificará a sua solicitação, identidade e impressões digitais (ou fará a coleta lá, se necessário).
Quando seu MVV for aprovado, você receberá uma notificação da Embaixada. Deverá então agendar uma visita para retirar o adesivo que será colocado no seu passaporte.

Documentos para retirar o seu MVV

No dia da retirada, você deverá levar os seguintes documentos:

  • Passaporte válido pelo período da sua estadia;
  • Formulário MVV preenchido;
  • Duas fotos tipo passaporte;
  • Documentos do patrocinador (falaremos deles em cada tópico abaixo).


Agora, separei abaixo os detalhes para cada tipo de visto, veja só:

Visto de estudante

Para conseguir um visto para Holanda de estudante, é necessário que, primeiramente você seja aprovado em uma instituição de ensino. Você pode checar as opções de estudo no site Study in Holland.
Algumas universidades na Europa disponibilizam testes, realizam entrevistas e analisam currículos para verificar a sua elegibilidade — você deverá checar as exigências no site da universidade escolhida.
Para brasileiros, mesmo as faculdades públicas na Holanda são pagas. Por isso, quem quer estudar lá precisa juntar a grana para comprovar que tem como se manter e também para pagar o curso.

Quanto custa o visto de estudante para Holanda?

De acordo com o site oficial Ind.nl, em 2020 o valor é de 174€.

Os cursos são todos em holandês?

A boa notícia é que quase todos os cursos são oferecidos em inglês, que é considerada língua oficial do país junto com o holandês. No entanto, é preciso comprovar um bom  nível de proficiência pelo exame IELTS.

É preciso ter bom desempenho acadêmico

Além disso, o governo se encarrega de monitorar o desempenho acadêmico dos alunos estrangeiros. É obrigatório um mínimo de 50% de créditos necessários para cada ano acadêmico.

Dá para trabalhar enquanto estuda?

Embora o visto de estudo dê permissão para trabalho em meio período, pode ser um pouco complicado conciliar os horários de aula e trabalho, especialmente se for um trabalho em horário comercial.
Como falamos, quem deverá dar entrada no pedido do seu MVV será a instituição de ensino. Você deverá levar o comprovante de matrícula e a carta de aceite da instituição no dia da sua entrevista, além dos documentos já mencionados acima.

Visto de trabalho

Para ingressar na Holanda com um visto de trabalho o processo pode ser bastante burocrático. Para começar a conversa e solicitar o visto, primeiramente você já tem que ter uma proposta de trabalho formal de uma empresa sediada na Holanda.
Quem solicita o visto MVV é a própria empresa e você só deverá agendar seu exame de integração quando a embaixada te informar que o pedido de abertura foi aprovado. No dia do exame, lembre-se de levar carteira de trabalho e os documentos comprobatórios do emprego na Holanda.
A empresa tem que provar que não existe nenhum residente permanente holandês daquela cidade que consiga executar a sua função tão bem quanto você. Por esse motivo, existem algumas classes de trabalho aceitas para tal visto. Vagas como de garçom, faxineiro, etc., geralmente são recusadas.

Quanto custa o visto de trabalho para Holanda?

Os preços variam de acordo com o objetivo do profissional, o grau de especialização, demanda pelos profissionais da área, etc. Veja os valores para os principais em 2020:

  • Para residente de longa duração na União Europeia: 174€;
  • Para profissionais em transferência interna de empresas: 290€;
  • Para profissionais altamente qualificados: 290€;
  • Para profissionais com garantia de contrato de trabalho: 290€;
  • Para profissionais independentes (freelancers): 1.379€;

E muitos outros, pode conferir todos no site Ind.nl.

Visto de Au Pair

O Au Pair é um tipo de programa bastante conhecido e utilizado por jovens de todo o mundo. Trata-se de um contrato em que o imigrante se desloca ao país de destino para uma troca de cultura mais cotidiana com uma família local.
A pessoa fica responsável por tomar conta dos filhos da família anfitriã, promovendo uma troca cultural mais forte entre a família e o visitante. A família deve prover estadia, alimentação, curso de idiomas e ainda um pagamento mensal, que gira em torno de 300 euros.
Para fazer seu exame de integração, você deverá levar cópia do passaporte dos membros da família host e carta de recomendação deles. Também serão eles que iniciarão o pedido do visto MVV.

Quanto custa o visto de Au Pair na Holanda?

O visto para Au Pair custa 290€ em 2020.

Visto de Família

Diversos casais de diferente nacionalidades se conhecem durante viagens, estadias, projetos acadêmicos e outros e acabam se apaixonando.
É comum que eles decidam ficar juntos e um tenha que optar pelo país do outro. No caso da Holanda, para solicitar o visto de Partner/Family, é necessário comprovar alguns requerimentos da união.
O primeiro e mais importante deles é a idade mínima. Ambos têm que ter mais de 21 anos. Além disso, vocês deverão apresentar:

  • União estável ou casamento comprovados, um dos dois precisa ser cidadão holandês ou ter permissão de residência permanente válida na holanda;
  • Comprovação de renda independente do residente e uma carta de declaração de “patrocinador” feita pelo residente.

Quem deverá dar entrada no IND será o residente holandês. Depois, você agendará seu exame de integração da mesma forma, devendo levar os documentos que mencionei acima.

Quanto custa o visto de família na Holanda?

Depende.

  • Para familiares e cônjuges maiores de idade: 174€;
  • Para crianças adotadas (menores de 18 anos): 58€;
  • Para reagrupamento familiar com membro da família com o status UE de residente de longa duração: 174€.

Visto de intercâmbio

Também é possível viajar para realizar um intercâmbio na Holanda, fazer um ano de high school no país ou mesmo um período da sua faculdade.. Para isso, você deverá procurar uma agência autorizada pelo IND que te guiará pelos procedimentos. Para menores de 18 anos, não precisa fazer o exame de integração cívica.

Quanto custa o visto de intercâmbio na Holanda

  • Para residentes de longa duração na União europeia: 174€;
  • Para demais requerentes: 290€;
  • Para Working Holiday: 58€.

E agora? Como começar a tirar visto para Holanda?

Agora que você sabe tudo sobre o visto para Holanda, pode estar um pouco assustado com tanta burocracia! Mas relaxa!
Viajar para outro país é sempre um pouco assustador, mas super vale a pena. Minha dica é: vá reunindo a documentação, fazendo sua pesquisa aos poucos e se organize!
Anote tudo que precisa em um caderninho ou um aplicativo de notas no celular para não se esquecer de nada. Lembre-se principalmente de datas.
Os europeus são bem rigorosos com seus procedimentos burocráticos e, caso você perca um prazo, pode acabar perdendo boas oportunidades.
Quer se aprofundar no assunto? Então saiba detalhes de como é morar na Holanda: vistos, estudo, trabalho e custo de vida.

Amanda Veloso

Meio engenheira e meio jornalista, Amanda é redatora em tempo integral e viajante nas horas extras. Trabalha desde 2015 como freelancer, o que lhe deu a oportunidade de morar na Alemanha por um ano e conhecer a Europa vivendo de freela. Agora, quer passar um pouco do que viu e viveu para quem tem o sonho de fazer o mesmo.

Recent Posts

Visto de pesquisador na França: como solicitar o seu

O visto de pesquisador na França oferece benefícios para aqueles que pretendem passar um período…

% dias atrás

Agenda cultural brasileira na Europa: destaques de abril de 2024

A Europa vai vibrar ao som do Brasil em abril, com uma agenda cultural recheada…

% dias atrás

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás

Portugal estima que não faltarão mais médicos de família a partir de 2026

Todo residente em Portugal deverá ter acesso ao médico de família a partir de 2026.…

% dias atrás

Plano de saúde na Espanha: como funciona e quando é obrigatório

Você sabe como funciona a saúde privada na Espanha? Descubra neste artigo como ter acesso…

% dias atrás