Alemanha

Visto de trabalho na Alemanha: guia completo para conseguir o seu

Deseja obter seu visto para Alemanha sem complicação?

Recomendamos o Escritório Madeira da Costa. Agende a sua consultoria para vistos, validação de diploma e outros trâmites e mude para a Alemanha com segurança e tranquilidade.

SABER MAIS →

Muitas pessoas sonham em viver na Alemanha e até construir uma carreira profissional no país. Para isso, é necessário conseguir o visto de trabalho na Alemanha, o que não é uma missão tão fácil, mas existem alguns caminhos para ter sucesso nela.

Neste artigo, vamos falar sobre as opções para conseguir este visto, como funciona o processo, como se deve solicitar e qual será o investimento. Se o visto de trabalho na Alemanha te interessa, não deixe de seguir esta leitura.

Pergunta Resposta
Existe visto de trabalho na Alemanha para brasileiros? Sim, a Alemanha tem várias modalidades de visto para quem quer trabalhar ou procurar emprego no país.
O que é preciso para se trabalhar na Alemanha? Atender aos requisitos e apresentar a documentação necessária para solicitar o visto de trabalho.
Pode trabalhar na Alemanha sem visto? Não, para exercer qualquer tipo de trabalho na Alemanha, você precisa de um visto que tenha permissão para tal.

Como funciona o visto de trabalho na Alemanha para brasileiros?

O caminho mais fácil para conseguir um visto e trabalhar na Alemanha é já arrumar um emprego enquanto ainda está no Brasil. Desta forma, a empresa que quer te contratar vai emitir um documento que permite dar entrada no processo de visto no Consulado da Alemanha.

Porém, ainda existem outras formas de conseguir o visto de trabalho para morar na Alemanha, como um visto específico para quem está buscando emprego, que tem validade de até doze meses e pode ser solicitado no Brasil.

O visto de trabalho vai te permitir residir e trabalhar na Alemanha legalmente.

Existem algumas categorias gerais de visto de trabalho, que estão discriminadas no site da Embaixada e Consulados Gerais da Alemanha e vamos detalhar cada as principais neste artigo.

Como conseguir um visto de trabalho na Alemanha?

Como falamos, para conseguir o visto de trabalho na Alemanha, o melhor caminho é arrumar um emprego ainda estando no Brasil. Você pode buscar vagas online na página oficial da agência de trabalho do governo alemão, a Jobbörse ou em sites privados.

Ainda é possível buscar empregos pelo LinkedIn e pelos sites das grandes empresas alemãs ou em outros sites de emprego da Alemanha. A sua chance de conseguir uma oportunidade depende das suas qualificações, área de trabalho e tipo de emprego.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →

Caso você consiga emprego ainda no Brasil, seu empregador deve fornecer um contrato, o que facilita bastante o processo do visto de trabalho. A outra opção é tirar o visto para procurar trabalho na Alemanha, mas o processo pode ser mais complicado, como você vai descobrir mais a frente.

Visto para especialistas (trabalhador qualificado)

O visto de trabalho na Alemanha para especialistas é voltado para estrangeiros com formação acadêmica reconhecida na Alemanha ou com formação técnica também reconhecida no país. Com uma oferta de trabalho no país, é possível solicitar o visto para um trabalho qualificado na sua área de atuação.

É importante salientar que determinadas formações acadêmicas do Brasil são consideradas equivalentes à formação técnica na Alemanha. Você pode consultar quais são as profissões e grupos de profissionais de outros países que podem receber a autorização de trabalho no site Arbeiten in Deutschland.

A brasileira, Cindy Morais, contou um pouco da experiência de solicitar esse tipo de visto, que inicialmente era para ser o Blue Card (Cartão Azul da UE), mas foi descartado pela formação técnica em Tecnologia da Informação:

Para ingressar na Alemanha, será emitido um visto nacional com validade que, geralmente, fica em torno de 180 dias. No entanto, na prática, esse prazo costuma ser menor, com duração de 90 dias.

Dentro deste prazo, você pode viajar por todos os países do Espaço Schengen. Ao chegar na cidade que vai morar, é necessário se cadastrar no Departamento de Estrangeiros, onde você receberá sua autorização de residência.

Documentos para o visto de especialistas na Alemanha

Documentos gerais para visto para especialistas (trabalhador qualificado)

Na solicitação do visto de trabalho para especialistas na Alemanha, você deverá apresentar as seguintes documentações (originais e com duas cópias simples):

  • Passaporte válido;
  • Para cidadãos não brasileiros: RNE/RNM — cópias dos dois lados e comprovante de residência;
  • Preencher o requerimento para autorização de residência;
  • Duas fotos biométricas atuais (3,5 x 4,5 cm com fundo claro);
  • Formulário Erklärung zum Beschäftigungsverhältnis preenchido e assinado pelo empregador;
  • Contrato de trabalho assinado (pode ser em uma cópia em pdf);
  • Currículo profissional em alemão ou inglês;
  • Comprovação da qualificação profissional: diploma universitário com Apostila de Haia, carteira de trabalho ou certificado de conclusão de formação técnica com tradução juramentada para alemão;
  • Se houver: pré-aprovação da Agência Federal do Trabalho (“Bundesagentur für Arbeit”) para exercer uma profissão regulamentada na Alemanha;
  • Comprovação de conhecimentos do idioma alemão (normalmente nível A2 ou B1, dependendo da atividade pretendida);
  • Caso tenha completado 45 anos e o salário bruto anual não seja de no mínimo 48.180€ (2023), comprovante de previdência adequada;
  • Comprovante de seguro saúde internacional com cobertura mínima de EUR 30 mil ou USD 50 mil a partir do dia da entrada na Alemanha (poderá ser apresentado posteriormente, depois que o visto for deferido e antes de sua emissão).
Para especialistas com formação acadêmica

Além dos documentos listados acima, também devem ser apresentados:

  • Imprimir os resultados de pesquisa no banco de dados Anabin, tanto do curso como da instituição. Caso o curso não esteja avaliado com H+ você deve providenciar a validação do diploma pela ZAB (Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen);

ou

ou

  • Garantia de licença profissional Zusicherung der Berufsausübungserlaubnis (por exemplo, para profissões médicas. Decisão da autoridade licenciadora no território federal alemão, ou seja, garantia de licença profissional ou concessão de licença médica).
Para especialistas com formação técnica
  • Notificação de reconhecimento da formação profissional estrangeira. Uma declaração, por escrito, sobre o reconhecimento da formação técnica emitida pelo órgão responsável pelo reconhecimento profissional na Alemanha;

ou

  • Permissão para exercício da profissão que deve ser emitida pela autoridade licenciadora alemã ou garantia de licença profissional original (em caso de profissões regulamentadas para as quais é necessária uma licença para o exercício da profissão, como, por exemplo, profissões de enfermagem. Acesse a relação completa na Agência Alemã de Trabalho Bundesagentur für Arbeit ou na Comissão da EU).

Informações sobre o processo de reconhecimento podem ser obtidas através:

  1. Do portal Anerkennung in Deutschland;
  2. Do hotline trabalhar e morar na Alemanha (+49-30-1815-1111);
  3. Da agência central de reconhecimento de profissões (Zentrale Servicestelle Berufsanerkennung).

Visto de trabalho para demais atividades profissionais (exceto especialistas)

O visto de trabalho na Alemanha para demais atividades profissionais destina-se a estrangeiros que já têm uma oferta de trabalho no país e podem solicitar a autorização de trabalho. No site Arbeiten in Deutschland é possível consultar quais profissões podem receber uma autorização de trabalho.

Assim como no visto para especialistas, será emitido um visto nacional que permite a circulação pelos países membros do Tratado de Schengen. Também é necessário se cadastrar no Departamento de Estrangeiros competente no seu local de residência assim que chegar no país, onde receberá a autorização de residência.

No site do Consulado da Alemanha você encontra as informações gerais do visto para os demais profissionais, mas vamos listar nos próximos tópicos o que é necessário.

Documentos para visto para demais atividades profissionais (exceto especialistas)

Na solicitação do visto de trabalho para demais atividades profissionais na Alemanha, você deverá apresentar as seguintes documentações (originais e com duas cópias simples):

  • Passaporte válido;
  • Para cidadãos não brasileiros: RNE/RNM — cópias dos dois lados e comprovante de residência;
  • Preencher o requerimento para autorização de residência (preencher online e imprimir duas vias);
  • Duas fotos biométricas atuais (3,5 x 4,5 cm com fundo claro);
  • Formulário Erklärung zum Beschäftigungsverhältnis preenchido e assinado pelo empregador;
  • Contrato de trabalho ou carta do empregador confirmando a contratação com uma descrição o mais concreta possível da vaga e das atividades e com indicação do valor do salário mensal;
  • Em caso de intercâmbio de funcionários: carta do empregador confirmando o envio do funcionário para a Alemanha;
  • Currículo profissional em alemão ou inglês;
  • Contrato de trabalho assinado (pode ser em uma cópia em pdf);
  • Comprovantes de qualificação profissional, que pode ser o diploma universitário apostilado e traduzido por um tradutor juramentado para o alemão;
  • Se quiser trabalhar com TI na Alemanha: em vez de qualificações profissionais, pode fornecer provas de pelo menos três anos de experiência profissional neste campo;
  • Se houver: aprovação da Agência Federal do Trabalho (Bundesagentur für Arbeit);
  • Caso necessário, licença para o exercício da profissão na Alemanha;
  • Caso tenha completado 45 anos e não disponha de um salário anual bruto de no mínimo 48.180€ (2023): comprovante de uma aposentadoria adequada;
  • Comprovante de seguro saúde (seguro saúde de viagem com cobertura mínima de EUR 30 mil ou USD 50 mil com validade a partir do dia previsto de chegada na Alemanha e por todo o período de validade do visto). Poderá ser apresentado após a aprovação do visto.

Visto de trabalho com reconhecimento parcial da formação profissional

Se a sua formação profissional não foi totalmente reconhecida pelo órgão competente alemão, é possível solicitar um visto para realizar a qualificação complementar necessária na Alemanha e começar a trabalhar. Trata-se do visto de trabalho com reconhecimento parcial da formação profissional.

Após concluir seu aprimoramento e ter o reconhecimento total da formação, poderá solicitar a estadia permanente na Alemanha.

Documentos para visto de trabalho com reconhecimento parcial da formação profissional

Para solicitar o visto de trabalho com reconhecimento parcial da formação profissional na Alemanha, você deverá apresentar as seguintes documentações (originais e com duas cópias simples):

  • Passaporte válido;
  • Para não brasileiros: RNE/RNM e comprovante de residência;
  • Formulário de requerimento de concessão de autorização de residência preenchido;
  • Duas fotos biométricas (3,5 x 4,5 cm com fundo claro);
  • Formulário Erklärung zum Beschäftigungsverhältnis preenchido e assinado pelo empregador;
  • Decisão do órgão competente alemão sobre a necessidade das medidas de adequação e equiparação para a determinação da equivalência da formação profissional ou da concessão da permissão para exercer a profissão;
  • Caso previsto na nota de déficit: inscrição para a prova de conhecimento e eventualmente inscrição para o curso preparatório da prova de conhecimento;
  • Se estiver previsto um curso de alemão na medida de qualificação: confirmação da inscrição da escola de idiomas com dados sobre a quantidade de horas semanais do curso previsto (intensivo com no mínimo 18 horas por semana) e confirmação do pagamento do curso;
  • Comprovações da qualificação como diplomas, boletins e comprovantes de conclusão;
  • Comprovantes de conhecimentos já adquiridos do idioma alemão;
  • Comprovante de seguro saúde existente nos mesmos critérios dos vistos anteriores;
  • Currículo descrevendo a formação acadêmica e experiência profissional em alemão ou inglês em formato de tabela (não em texto por extenso).

Visto de entrada para solicitar Cartão Azul da UE

O visto de entrada para solicitar o Cartão Azul da União Europeia (licença especial para profissionais altamente qualificados com interesse em trabalhar na Europa) é voltado para estrangeiros com diploma de ensino superior que podem realizar uma atividade profissional na Alemanha que corresponda à sua qualificação.

Para obter o Cartão Azul da UE é necessário ter um contrato de trabalho com salário bruto anual de no mínimo 58.400€(2023). Para os profissionais da área das ciências naturais, matemáticos, engenheiros, médicos e profissionais de TI (profissões denominadas “MINT-Berufe”), o salário bruto anual mínimo é de 45.552€ (2023).

Antes de solicitar seu visto de trabalho na Alemanha, verifique todos os requisitos e documentação.

Nesses casos, é necessária a autorização da Agência Federal do Trabalho (Bundesagentur für Arbeit). É possível consultar informações gerais sobre o Cartão Azul da UE no site da Agência Federal de Migração e Refugiados.

O Cartão Azul da UE será emitido pelo Departamento de Estrangeiros competente na Alemanha. No Brasil, você deverá solicitar o visto nacional e assim como nos casos acima, precisa se cadastrar no Departamento de Estrangeiro (Ausländerbehörde) competente para o seu novo local de residência logo após entrar no país.

Documentos para visto Cartão Azul da UE

Para requerer o visto do Cartão Azul da UE você deverá apresentar as seguintes documentações (originais e com duas cópias simples), além das documentações básicas de toda solicitação de visto:

  • Currículo descrevendo a formação e experiência profissionais em alemão ou inglês e em formato de tabela (não um texto por extenso);
  • Comprovantes da qualificação (certificados, diplomas, etc.) acompanhados de tradução em língua alemã feita por tradutor juramentado, com apostila emitida tanto no documento original como na respectiva tradução;
  • Diploma alemão de conclusão do ensino superior ou diploma estrangeiro de conclusão do ensino superior reconhecido e comparável a um diploma alemão;
  • Se o diploma não for classificado como H+ no banco de dados ANABIN, precisa apresentar a avaliação do certificado pela ZAB (Zentralstelle für ausländisches Bildungswesen: central de formação estrangeira).

ou:

  • Para profissões regulamentadas nas quais é necessária uma licença para exercê-las, como médicos, advogados, engenheiros, etc, é preciso autorização para o exercício da profissão do órgão de reconhecimento competente ou garantia de licença profissional;
  • Para profissões da área médica: licença do órgão regulamentador para o exercício da profissão na Alemanha, ou seja, garantia da habilitação para o exercício da medicina ou concessão da licença médica.

Além disso, também é preciso apresentar:

  • Contrato de trabalho ou proposta vinculante de vaga de emprego com menção do salário bruto anual. Formulário preenchido e assinado pelo empregador;
  • Comprovante de seguro saúde (poderá ser apresentado posteriormente após a aprovação do visto) com cobertura mínima de EUR 30 mil ou USD 50 mil com validade a partir do dia previsto de chegada na Alemanha e por todo o período de validade do visto (normalmente 90 dias).

Outros tipos de visto de trabalho na Alemanha

Além dos mais gerais, existem outros tipos de visto de trabalho na Alemanha, os quais são mais específicos. Conheça alguns deles:

Au pair

Pessoas que tenham entre 18 e 26 anos podem solicitar um visto de Au Pair na Alemanha. O intercâmbio como Au Pair tem duração mínima de seis meses e máxima de um ano.

O primeiro passo é encontrar uma família anfitriã. Você poderá fazer isso via sites que conectam candidatos às famílias interessadas ou a partir do intermédio de uma agência de intercâmbio.

A agência vai te ajudar com todo o processo para trabalhar na Alemanha como Au Pair. Mas, se você deseja fazer isso por conta própria, deve seguir as seguintes etapas:

  1. Criar um perfil em algum site que vai te conectar à família interessada, como o AuPair e o AuPairWorld;
  2. Preencher o perfil com suas informações pessoais;
  3. Após encontrar a família, será necessário fazer um contrato de Au Pair assinado pelas duas partes. Este documento precisa ser enviado ao Brasil pela família da Alemanha assinado, junto com uma carta convite;
  4. Reunir os demais documentos para o visto de Au Pair;
  5. Agendar a entrevista no consulado que atenda sua região com antecedência mínima de 90 dias do início do trabalho na Alemanha;
  6. Comparecer ao consulado para entrevista e aguardar a aprovação, que pode levar até seis semanas.
Documentos necessários para solicitar o visto de Au Pair

Se você não possui cidadania europeia, será necessário solicitar um visto para trabalhar como Au Pair na Alemanha. Os documentos necessários para solicitar este visto, que devem ser entregues em versão original e duas cópias simples, são:

  • Formulário de “Requerimento de concessão de uma autorização de residência”;
  • Para estrangeiros: RNE/RNM e comprovante de residência;
  • Passaporte com validade mínima de um ano;
  • Carta convite da família;
  • Questionário Au Pair preenchido pela família;
  • Duas fotos biométricas atuais (3,5×4,5cm);
  • Comprovante de seguro saúde;
  • Certificado de proficiência do idioma alemão pelo menos no nível A1;
  • Curriculum vitae;
  • Carta de motivação em alemão;
  • Contrato escrito sobre a atividade de Au Pair assinado entre a família anfitriã e o/a Au Pair, contendo as seguintes informações:
    • Denominação exata das partes contratuais (família anfitriã e Au Pair);
    • Início e duração do contrato;
    • Obrigações gerais dos pais anfitriões e do/a Au Pair;
    • Definição do valor da mesada (atualmente 280€ ao mês);
    • Compromisso dos pais anfitriões de contratarem, por conta própria, um seguro para o/a Au Pair que cubra casos de doença, gravidez, parto e acidentes;
    • Acordo sobre a jornada de trabalho (no máximo 6 horas por dia e 30 horas por semana, no mínimo 2 dias úteis de férias por mês).

Visto de estágio

Para fazer um estágio na Alemanha, é emitido um visto nacional que, normalmente, possui validade de três meses. Ao chegar no país, o estrangeiro deve apresentar-se no Departamento de Estrangeiros para substituir o visto por uma autorização de residência.

O visto de trabalho na Alemanha para estágio pode ser solicitado a partir das seguintes condições:

  • Ter um estágio vinculado à sua área de estudo superior;
  • Estar matriculado em uma universidade brasileira (caso seja um curso superior em período parcial ou à distância, deverá consumir 50% das suas atividades). Será necessário apresentar um atestado de matrícula original para comprovar;
  • Já ter cursado, no mínimo, quatro semestres do curso superior;
  • Ter um estágio com duração máxima de 12 meses;
  • Que a remuneração do estágio seja de, no mínimo, 752€ líquidos por mês para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais – caso o estágio não seja remunerado, será necessário um termo de compromisso financeiro ou um comprovante de recursos próprios suficientes para se sustentar.

Como o estágio gera um vínculo empregatício, ainda que não seja remunerado, é necessário que seja previamente autorizado pelo Serviço de Colocação Internacional (ZAV) na Alemanha. A empresa responsável pelo estágio na Alemanha deve apresentar o requerimento de aprovação no setor de integração do ZAV.

O empregador encontrará o formulário de requerimento e mais informações sobre o processo no site da Agência Federal do Trabalho. Quando o empregador receber o certificado de aprovação do ZAV, vai encaminhar para o estagiário que então poderá solicitar o visto.

Documentos para a solicitação de visto de estágio

Para solicitar o visto de estágio para a Alemanha é necessário apresentar os seguintes documentos em duas vias originais:

  • Passaporte válido;
  • Para não brasileiros: RNE/RNM e comprovante de residência;
  • Formulário de Requerimento de autorização de residência preenchido online e impresso em duas vias;
  • Duas fotos atuais (3,5 x 4,5 cm com fundo claro);
  • Certificado de aprovação do ZAV ("ZAV-Bescheinigung“);
  • Comprovante de seguro saúde conforme os requisitos dos demais vistos citados acima;
  • Contrato de estágio onde conste o valor da remuneração mensal;
  • Caso a remuneração bruta mensal do estágio esteja abaixo de 939€, deverá apresentar um comprovante de financiamento, como:
    • Conta bloqueada na Alemanha, da qual o estagiário só poderá sacar, a cada mês, 1/12 do valor depositado, comprovando depósito no valor de 9.024€;
    • Termo de compromisso financeiro de um anfitrião na Alemanha (o termo de compromisso financeiro poderá ser assinado no Departamento de Estrangeiros com competência para o local de residência do anfitrião na Alemanha);
    • Carta de concessão de bolsa de estudo na Alemanha (por exemplo, DAAD, fundação Alexander von Humboldt, DFG, InWEnt, fundações políticas, instituições de ensino superior públicas).

Visto de férias-trabalho

O visto de férias-trabalho, ou Working Holiday, é voltado para pessoas entre 18 e 30 anos que desejam permanecer por até um ano na Alemanha. Para obter meios financeiros para a viagem, é permitido trabalhar em lugares conhecidos como empregos de férias (Ferienjobs) com duração de até seis meses em cada empregador.

O visto de férias-trabalho é a oportunidade para ver se a Alemanha é para você.

Assim como os demais vistos, ele deve ser solicitado no Brasil, no consulado alemão mais próximo do requerente. O contingente permitido para todas as representações alemãs no Brasil, é de mil vistos por ano.

O Working Holiday não permite levar familiares para a Alemanha no âmbito de reunião familiar e para solicitar o visto de férias-trabalho, é necessário cumprir os seguintes requisitos:

  • Ter entre 18 e 30 anos;
  • Possuir nacionalidade brasileira;
  • Não ter participado anteriormente do programa Working Holiday;
  • O objetivo principal da viagem à Alemanha deverá ser uma viagem/permanência de férias.

O tempo de tramitação do requerimento de visto é de até seis semanas, contados a partir da entrevista e entrega da documentação completa.

Documentos necessários para solicitar o visto Working Holiday

Devem ser entregues os seguintes documentos em versão original e duas cópias simples no dia da entrevista do visto:

  • Passaporte brasileiro com validade de mais de 90 dias após a data prevista de retorno da Alemanha e com duas páginas livres;
  • Formulário de Requerimento de Autorização de Residência preenchido online e impresso em duas vias;
  • Duas fotos biométricas atuais (3,5 x 4,5 cm com fundo claro);
  • Comprovação de meios financeiros para subsistência e acomodação: 600€ por mês nos primeiros quatro meses (total de 2.400€) depositados em conta bloqueada ou comprovados por um termo de compromisso financeiro oficial, emitido pelas autoridades alemãs.
  • Carta de motivação em inglês ou alemão, individualizada e com assinatura;
  • Currículo em formato tabelar, em inglês ou alemão;
    Informações sobre a permanência pretendida na Alemanha (caso já tenha contrato de trabalho, comprovante de alojamento, etc);
  • Comprovante de seguro saúde para o período de validade do visto nas mesmas condições dos demais vistos (EUR 30 mil ou USD 50 mil), com cobertura de regresso em caso de doença e traslado de corpo em caso de óbito, válido a partir do dia de chegada e por todo período de permanência;
  • Na retirada do visto: passagem de ida e de volta (caso possível) ao Brasil; alternativamente, termo de compromisso financeiro oficial emitido pelas autoridades alemãs (ou meios financeiros suficientes).

É importante ressaltar que a passagem aérea para Alemanha deverá ser comprada apenas após receber a aprovação do visto pelo consulado.

Visto de investidor

A Alemanha também pode conceder visto para estrangeiros que desejam investir no seu fundo de desenvolvimento, garantindo o título de residente alemão.

Para isso, é necessário investir pelo menos 25 mil euros em uma empresa ou em torno de 360 mil euros em um projeto imobiliário. Ao investir este valor, o estrangeiro obtém o Golden Visa, que também garante a permanência temporária de seus familiares mais próximos.

O passaporte alemão concede o direito de transitar, trabalhar ou estudar em qualquer país da União Europeia. Porém, primeiramente, o titular e seus dependentes vão receber vistos temporários.

O visto oficial só é liberado após três anos para o titular e cinco para os dependentes. Para conseguir a residência permanente é necessário solicitar a cidadania alemã depois de oito anos morando no país.

Onde solicitar o visto para trabalhar na Alemanha?

Para solicitar o visto no Brasil, você deve procurar o consulado mais próximo do Estado no qual vive. Os agendamentos para entrevista e solicitação de visto são realizados online, no site das Representações da República Federal da Alemanha no Brasil.

No dia e horário do seu agendamento, você será chamado e deverá entregar todos os documentos solicitados, originais e cópias, conforme os requisitos de cada visto. Depois, será chamado novamente para registrar as digitais e fazer a entrevista, que normalmente é feita em inglês.

Quanto custa o visto?

A taxa cobrada por um visto nacional em 2023 é 75€ e deverá ser paga no requerimento do visto, em reais. O pagamento poderá ser feito em espécie ou com cartões de crédito internacionais (Mastercard ou Visa). Não são aceitos euros em espécie, cheques ou cartões de débito.

Quanto tempo demora o visto de trabalho na Alemanha?

O prazo médio de análise do seu visto de trabalho na Alemanha é de 6 semanas, contadas a partir da data da entrega de toda a documentação para a representação alemã responsável por sua região no Brasil.

No caso de vistos de trabalho para especialista, é possível agilizar o processo com uma procuração para o seu empregador na Alemanha. De modo que ele dê entrada no processo agilizado, chamado de beschleunigtes Fachkäfteverfahren, junto ao Departamento de Estrangeiros competente.

Validade do visto

O visto de trabalho para ingressar na Alemanha tem uma duração de 90 dias. É neste prazo que você tem que se registrar no Departamento de Estrangeiros e solicitar a sua autorização de residência.

Geralmente, as pessoas recebem uma autorização com validade de 1 ano, que pode ser renovada na Alemanha.

Para os trabalhadores com Cartão Azul da UE, a validade é de até 4 anos. Variando conforme a duração do contrato de trabalho, também sendo possível prorrogar.

Existe visto para procurar trabalho na Alemanha?

Sim!

Existe um visto para procurar trabalho na Alemanha, voltado para profissionais estrangeiros que tenham diploma de ensino superior (pelo menos bacharelado).

Com ele é possível ficar pelo período máximo de 12 meses na Alemanha, com finalidade de procurar um emprego que corresponda à sua formação.

Dependendo do seu visto, você pode trabalhar em Minijobs ou procurar trabalho em sua área.

Esse visto permite trabalhar por até 10 horas semanais, como período de experiência e comprovação da qualificação profissional.

Assim que conseguir um trabalho, é necessário ir ao Departamento de Estrangeiros (Ausländerbehörde) no local de residência para solicitar a autorização de residência.

Como solicitar o visto para procurar trabalho na Alemanha?

O processo de solicitação do visto para procurar trabalho na Alemanha é semelhante aos demais. Com toda documentação necessária em mãos, você deverá levá-los na representação alemã mais próxima de onde vive.

Em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Recife é necessário fazer o agendamento online para o visto.

Após comparecer ao órgão responsável, com base na entrevista presencial e documentação apresentada, seu pedido de visto será analisado. O prazo de resposta é de 6 semanas e a taxa é de 75€.

Quem tem cidadania europeia precisa de visto para trabalhar na Alemanha?

Os cidadãos de países membros da União Europeia (UE) e Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) não precisam de visto para trabalhar na Alemanha. Eles têm acesso irrestrito ao mercado de trabalho alemão. Essas pessoas não precisam de visto ou permissão de residência para entrar, morar ou trabalhar na Alemanha.

Agora que você já conhece as categorias de visto de trabalho para a Alemanha e as condições para solicitá-lo, é hora de começar a planejar sua mudança!

Se você ainda tem dúvidas sobre a migração, reunimos a experiência de vários brasileiros que se mudaram para o Velho Continente. O Ebook O sonho de viver na Europa reúne histórias, dicas e um pouco da experiência de cada um nesse processo.

Nathane Costa and Ana Carolina Lisboa

Nathane, também conhecida como Thanny, é especialista em Comunicação e Marketing para Mídias Digitais. Nascida e criada em João Pessoa, Paraíba, morou na França e, agora, está passando uma temporada na Alemanha. Produz conteúdo para a internet desde 2009 e ama compartilhar dicas de viagem e gastronomia para ajudar outros brasileiros pelo mundo.

Recent Posts

Tradução técnica: veja o que é e quando realizá-la

Atualmente, existem diversos tipos de tradução que devem ser usadas em situações específicas, como é…

% dias atrás

Faculdade em Portugal: como fazer a graduação no país

São muitos os estudantes brasileiros que se mudam para fazer faculdade em Portugal. Seja pelo…

% dias atrás

Portugal estima que não faltarão mais médicos de família a partir de 2026

Todo residente em Portugal deverá ter acesso ao médico de família a partir de 2026.…

% dias atrás

Plano de saúde na Espanha: como funciona e quando é obrigatório

Você sabe como funciona a saúde privada na Espanha? Descubra neste artigo como ter acesso…

% dias atrás

Bolsa de estudo na Itália: descubra como conquistar a sua

Saiba tudo sobre bolsa de estudo na Itália e descubra como se candidatar para estudar…

% dias atrás

Advogados portugueses vão ajudar na análise de processos pendentes de imigrantes

Os milhares de processos de regularização de imigrantes em Portugal deverão andar mais rápido a…

% dias atrás