Voo atrasado ou cancelado? Conheça os seus direitos de consumidor.

Voo atrasado ou cancelado? Saiba os seus direitos

Passagens Aéreas  / 

Se você já teve um voo atrasado ou voo cancelado, sabe do que estamos falando. Não tem coisa pior do que ficar em um aeroporto sem saber o porque o voo atrasou e nem quando vai embarcar.

Você está com fome, sem conseguir se comunicar com a família e cansado! Se você não tem a menor idéia do que é isso, você é sem dúvida uma pessoa de sorte, muita sorte.

Direitos de quem teve voo atrasado ou voo cancelado

Se isso já te aconteceu ou não, você precisa de qualquer maneira saber quais são os seus direitos em caso de voo atrasado ou voo cancelado, para os fazer valer! A ANAC em uma resolução de 2010 decidiu os seguintes direitos para os passageiros do voo atrasado ou voo cancelado:

VOO ATRASADO OU CONCELADO – SEUS DIREITOS
A partir de 1 hora Comunicação (internet, telefone e etc.)
A partir de 2 horas Alimentação (voucher, lanche, bebidas e etc.)
A partir de 4 horas Acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação. Se o passageiro estiver no local de seu domicílio, a empresa poderá oferecer o transporte para sua residência, a partir do aeroporto, e vice-versa; Se a empresa já tiver a estimativa de que o voo atrasará mais do que 4 horas, o passageiro tem direito à reacomodação em outros voos ou reembolso, além de toda a assistência material.
Cancelamento de voo A empresa deverá oferecer ao passageiro, além de toda a assistência material, opções de reacomodação em outros voos ou reembolso

Esses direitos são válidos mesmo quando o atraso ou cancelamento ocorre por motivos que fogem do controle da companhia aérea, como no caso de mau tempo e catástrofes naturais e etc.

Mesmo que a companhia aérea cumpra todos esses seus direitos, mas você ainda assim se sentir prejudicado ou desrespeitado, pode abrir uma reclamação.

Saiba quais são as melhores companhias aéreas da Europa, voar com uma delas pode evitar muita dor de cabeça.

Como reclamar em caso de voo atrasado ou voo cancelado

  • Em primeiro lugar, abra uma reclamação formal com a companhia aérea. A compra da passagem aérea é um contrato de transporte entre o passageiro e a empresa.
  • Registre uma reclamação contra a companhia na ANAC, que analisará o caso, e pode tomar medidas administrativas.
  • Para pedir indenizações por danos morais e/ou materiais, você deve procurar os órgãos de defesa do consumidor ou o Poder Judiciário. Nesse caso é bom guardar todos os comprovantes: cartão de embarque, comprovantes de gastos e comprovantes dos compromissos que tinha no destino (reuniões por exemplo, e até reservas de hotel e transfer).

Empresas que auxiliam na obtenção de indenizações

Como nem todo mundo tem tempo e paciência para correr atrás dos seus direito contra as companhias aéreas, começaram a surgir algumas empresas que prestam esse serviço.

Eles recolhem online todos os dados e comprovantes e fazer todo o trabalho por você e conseguem indenizações que chegam até 600€ (mais de R$2.000). Essas empresas não cobram nenhum valor fixo para começar o processo, mas fica com uma porcentagem o valor da indenização recebida, podendo chegar até os 25%.

Exemplos de empresas que prestam esse serviço:

Fonte: ANAC (Resolução 141/2010) – 0800 725 4445

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Erick é luso-brasileiro, aos 21 anos mudou para a Europa e dedica parte do seu tempo para ajudar outros brasileiros realizarem o sonho de viver na Europa. Mora atualmente em Portugal, trabalha com tecnologia e é fundador da Euro Dicas.