Notícias

Portugal acaba com acordo de reciprocidade para advogados brasileiros

Já tem seu cartão de débito internacional?

Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode gastar em 40 moedas diferentes sem preocupação. Peça o seu e aproveite o melhor cartão de débito internacional do mercado.

PEDIR MEU CARTÃO →

Os advogados brasileiros já não podem se beneficiar do regime de reciprocidade entre as ordens dos advogados do Brasil e de Portugal. A mudança passou a vigorar em 5 de julho, conforme comunicado oficial do Conselho Geral da Ordem dos Advogados em Portugal.

Pelo acordo que valia até esta data, os advogados brasileiros poderiam ser inscritos na Ordem dos Advogados Portugueses, sem a necessidade de realizar estágio obrigatório ou prova específica de conhecimento.

O mesmo acontecia em sentido contrário com os advogados portugueses no Brasil, que estavam dispensados dos exames da Ordem e poderiam se inscrever na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), desde que estivessem em situação regular no seu país de origem.

Decisão foi unilateral

A decisão de alterar o acordo que já vigorava há muitos anos se deu pelo lado português, principalmente sob a alegação de que as semelhanças que existiam no campo jurídico entre os dois países já deixaram de ser tão representativas.

Segundo o comunicado oficial do órgão:

“constata-se que em Portugal têm sido adotadas opções legislativas muito distintas das que são implementadas no Brasil, até por força da aplicabilidade e transposição para o direito interno português do direito da União Europeia, o que, inevitavelmente, tem contribuído para que ambos os ordenamentos jurídicos se afastem e tenham evoluído em sentidos totalmente diferentes”.

No comunicado, a direção da entidade portuguesa também reconhece que embora os dois países tenham uma base comum das suas normas jurídicas, as normais atuais “já não são sequer equiparáveis”.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Dificuldade de adaptação

A Ordem dos Advogados de Portugal alegou, ainda, que os advogados brasileiros possuem sérias dificuldades na adaptação ao regime jurídico português, à legislação local, processos e plataformas jurídicas, o que colocaria em perigo “os direitos, liberdades e garantias dos cidadãos portugueses”.

Além disso, mencionam que a inscrição na Ordem dos Advogados portugueses estava servindo para que os brasileiros buscassem também o reconhecimento ou equiparação profissional em outros países da Europa, o que fugiria do acordo de reciprocidade.

Surpresa para os brasileiros

Em comunicado oficial da OAB, o presidente da entidade, Beto Simonetti, se disse surpreso com a decisão portuguesa.

“O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil foi surpreendido, nesta terça-feira (4/7), pela decisão da Ordem dos Advogados Portugueses (OAP) de romper, unilateralmente, o acordo de reciprocidade que permitia a inscrição de advogados brasileiros nos quadros da advocacia de Portugal e vice-versa.

Do lado brasileiro, a OAB afirmou que tomará todas as medidas cabíveis para defender os direitos dos profissionais brasileiros aptos a advogar em Portugal ou que façam jus a qualquer benefício decorrente do convênio do qual a Ordem portuguesa está se retirando.

Discussões começaram no início do ano

Segundo a entidade portuguesa, os debates em torno do acordo de reciprocidade e dos pontos que deveriam ser alterados começaram em fevereiro deste ano e seguiram até junho. Porém, a OAB afirmou não dispor das condições necessárias para alterar o regime de reciprocidade imediatamente ou dentro de um prazo considerado razoável.

O lado brasileiro confirma o início das discussões e aposta na sequência das conversas. Conforme Beto Simonetti, o processo de diálogo em andamento tinha iniciado há vários meses. O objetivo das conversas era melhorar o convênio, já que “a realidade demográfica, social, legislativa e jurídica dos dois países evoluiu desde a assinatura do acordo“.

“A OAB acredita que o diálogo respeitoso, fundamentado na igualdade entre as nações, é o caminho para o equacionamento de qualquer discordância momentânea”, completou. “A Ordem dos Advogados do Brasil buscará a retomada do diálogo, respeitando a autonomia da Ordem dos Advogados Portugueses”.

Fim do acordo vai frustrar planos de profissionais

A notícia do cancelamento do acordo de reciprocidade surpreendeu os advogados brasileiros e deve repercutir negativamente nos planos de muitos profissionais que pretendiam morar em Portugal e trabalhar na área.

Os dados das inscrições na Ordem portuguesa mostram que o movimento de imigração dos últimos anos vinha se refletindo também na quantidade de advogados brasileiros atuando legalmente em Portugal. Segundo o site de notícias Eco, cerca de 10% de todos os advogados que atuam no país são brasileiros, número seis vezes maior do que em 2017.

Processos em andamento não serão interrompidos

Apesar de o fim do acordo já estar válido pelo lado português, o conselho geral da entidade portuguesa confirmou que os processos de inscrição de brasileiros que estejam em curso não serão interrompidos.

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Marcos Freire

Marcos é jornalista e vive com a família em Ovar, uma pequena e simpática cidade que fica no meio do caminho entre Porto e Aveiro, há 5 anos. Além da formação em Jornalismo, tem pós-graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas e MBA pela Fundação Dom Cabral. Já viveu um período em Paris e rodou por mais de 20 países. Nesta nova etapa em Portugal, um dos grandes prazeres é cair na estrada e descobrir todos os encantos do país que adotou. E muita vezes sobre duas rodas, na bicicleta que o acompanha nas deslocações diárias e nos curtos trajetos pelo cidades e vilas vizinhas.

Recent Posts

Viagem para Alemanha: guia completo para planejar em 2024

Se quer conhecer um pouco mais da cultura alemã, saiba tudo para a sua viagem…

% dias atrás

Viagem para Inglaterra: confira gastos e documentos necessários

Pensando em fazer uma viagem para Inglaterra? Para garantir uma experiência completa, incluindo visitar as…

% dias atrás

Governo de Portugal anuncia redução no Imposto de Renda – saiba o que pode mudar

Em meio à temporada de entrega do Imposto de Renda de Portugal (IRS), surge uma…

% dias atrás

Viagem para Irlanda: guia completo para planejar a sua

Viajar para Irlanda, seja como turista ou com a intenção de ficar, requer planejamento. Confira…

% dias atrás

Como viajar para Portugal: guia completo para planejar em 2024

Planejando viajar para Portugal? Entenda os documentos necessários, preços, a melhor época para visitar o…

% dias atrás

Nomad ou Western Union? Descubra qual é a melhor

Existem diversas plataformas que oferecem serviços de envio de dinheiro para outros países, contas internacionais…

% dias atrás