Inglaterra

Cidadania britânica: quem tem direito e como requerer a sua

A cidadania britânica permite que você tenha os mesmos direitos que um cidadão britânico, inclusive o acesso à saúde e educação gratuita, além da liberdade de entrar e sair do país sem a necessidade de vistos. Por isso, é uma solução interessante para brasileiros que desejam morar e trabalhar permanentemente no Reino Unido.

E, para ajudar você a alcançar esse objetivo, elaboramos este artigo com as principais informações sobre o processo de solicitação de cidadania britânica. Acompanhe!

Como conseguir a cidadania britânica?

O processo para conseguir a cidadania britânica é relativamente simples, desde que você cumpra os requisitos exigidos pelo governo e apresente os documentos necessários.

Aqui estão as principais etapas do pedido de cidadania:

  1. Verifique se você atende a todos os requisitos e se é elegível;
  2. Reúna os documentos necessários;
  3. Preencha o formulário de inscrição online no site do governo britânico;
  4. Envie o formulário juntamente com os seus documentos;
  5. Efetue o pagamento da taxa correspondente;
  6. Marque uma consulta em um centro de Serviços e Solicitação de Visto e Cidadania do Reino Unido (UKVCAS) para fornecer seus dados biométricos;
  7. Caso a sua inscrição seja aprovada, você receberá uma Carta Convite da Cidadania;
  8. Depois de receber esta carta, organize uma cerimônia de cidadania em seu registro local;
  9. Por fim, compareça à sua cerimônia de naturalização, onde deverá fazer um juramento/afirmação de fidelidade e obter seu certificado de naturalização.

A brasileira Jéssica Moura, que mora no Reino Unido há quase 8 anos, relata que o seu processo para pedir a cidadania britânica foi bastante tranquilo. De acordo com ela, foi tudo feito online, com cada passo bem explicado no próprio site do governo.

Para Jéssica, a solicitação da cidadania britânica foi tranquila, mas o processo exige planejamento. Foto: arquivo pessoal

Existe assessoria para conseguir a cidadania britânica?

Sim, existem empresas de assessoria especializada em auxiliar pessoas que desejam obter a cidadania britânica. A LondonHelp4U, por exemplo, tem 22 anos de experiência em processos de imigração e oferece um serviço com excelente custo-benefício, com preços fixos para consultas e aplicações, independentemente da complexidade do caso.

Além disso, a empresa presta um atendimento personalizado e conta com uma grande variedade de serviços complementares. Eles vão desde testes de inglês até serviços de cartório, que podem ser extremamente úteis para quem está passando por um processo de solicitação de cidadania britânica.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Quem tem direito a cidadania britânica?

Pessoas de todas as nacionalidades estão (potencialmente) aptas a requerer a cidadania britânica. Mas é claro que elas devem se enquadrar nos requisitos exigidos pelo governo e pertencer a uma das categorias listadas abaixo.

Cidadania britânica por nascimento

As crianças nascidas no Reino Unido de pais não britânicos podem se qualificar para a cidadania britânica, mas isso depende de duas condições: a data de nascimento e as circunstâncias de seus pais.

A seguir listamos os requisitos e documentos necessários para pedir a cidadania britânica por nascimento:

Requisitos

  • Ter menos de 18 anos e, desde o seu nascimento, um dos seus pais se tornou cidadão britânico ou obteve permissão para permanecer permanentemente no Reino Unido – acesse o site do governo britânico para mais informações;
  • Crianças que nasceram no Reino Unido e viveram no país por um período igual ou superior a 10 anos consecutivos após o nascimento. Também não deve ter passado mais do que três meses fora do país em cada um dos primeiros 10 anos de vida – visite o site do governo britânico para mais informações;
  • Todos os que nasceram no Reino Unido depois de 31 de dezembro de 1982 e antes de 1º de julho de 2006 são considerados cidadãos britânicos por nascimento;
  • Você será considerado automaticamente cidadão britânico se nasceu fora do Reino Unido, mas um dos seus pais era cidadão britânico ou tinha residência permanente no país;
  • Se você nasceu antes de 1º de janeiro de 1983 será considerado cidadão britânico.

Documentos

O processo para solicitar a cidadania britânica é basicamente o mesmo para todas as circunstâncias. Isso significa que você precisa preencher o formulário específico e pagar a taxa de £ 1.214 se tiver menos de 18 anos ou de £ 1.431 se você tiver mais de 18 anos (incluindo taxa de cerimônia de cidadania).

Caso você complete 18 anos durante o processo de aplicação, será cobrada uma taxa de £80 pela cerimônia de naturalização. Para tirar mais dúvidas sobre como aplicar para a cidadania britânica e se está apto para requerer, basta entrar em contato com o Home Office.

A carta de confirmação da sua aplicação pode levar cerca de quatro semanas, mas a cidadania demora geralmente seis meses ou até mais.

Cidadania britânica por naturalização

O processo para se tornar cidadão britânico por descendência não é o mesmo, mas também é bastante simples.

Se você é filho de cidadãos ingleses e é menor de 18 anos – podem ser ambos os pais, apenas o pai ou a mãe – mas nasceu fora do Reino Unido, a sua naturalização como cidadão britânico será automática. No entanto, você deve ser a primeira geração de pais britânicos nascida fora do Reino Unido.

Requisitos

  • Ter menos de 18 anos;
  • Morou no Reino Unido com seus pais;
  • Ter pai britânico que morava no Reino Unido antes de você nascer;
  • Foi adotado fora do Reino Unido;
  • Ter pai cidadão britânico quando você nasceu e mãe casada com outra pessoa na época;
  • Nasceu no Reino Unido e o pai tinha licença indefinida para permanecer no Reino Unido quando você nasceu, e sua mãe era casada com outra pessoa na época.

Documentos

Para dar entrada no passaporte britânico você precisa acessar o site do governo e preencher o formulário com todas as informações. Também é necessário pagar uma taxa de £1.214 para iniciar o processo.

Os pedidos de solicitação de cidadania britânica são realizados no site do governo inglês, que detalha todo o processo.

O documento deve ser assinado pelo requerente e também por um consignatário que vai confirmar a veracidade de todas as informações. Aí basta reunir todos os documentos exigidos e enviar pelo correio para o órgão responsável.

Cidadania britânica por casamento ou união estável

Você pode aplicar para obter cidadania britânica se for casada(o) ou estiver em uma união estável com um cidadão britânico. No entanto, para ser elegível, você deve ter morado no Reino Unido nos últimos três 3 anos antes da data da sua inscrição e também ter o documento de residência permanente e possuir a licença indefinida para permanecer no país.

Requisitos

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Estar casada (o) ou em parceria civil com alguém que é cidadão britânico;
  • Ter vivido no Reino Unido por pelo menos 3 anos antes da data da sua inscrição;
  • Provar que você estava no Reino Unido exatamente 3 anos antes do dia em que o Home Office recebe sua inscrição;
  • Provar proficiência de inglês nos níveis B1, B2, C1 ou C2;
  • Mostrar que passou no teste Life in the UK;
  • Ter bom caráter, incluindo não ter ficado ilegal durante os últimos 10 anos no Reino Unido.

Também é possível solicitar este tipo de cidadania britânica assim que tiver um dos seguintes requisitos:

  • Licença indefinida para permanecer (ILR) no Reino Unido;
  • “Status estabelecidos” ou licença indefinida para permanecer sob o Esquema de Liquidação da UE;
  • Licença indefinida para entrar no Reino Unido, permissão para se mudar para o Reino Unido permanentemente do exterior.

Documentos

Assim como em outros pedidos de cidadania, para conseguir a cidadania britânica por casamento ou união estável é preciso preencher o formulário online e marcar uma consulta em um ponto de serviço do UKVCAS para fornecer suas informações biométricas.

O custo para aplicar a solicitação de cidadania por casamento ou união estável é de £1.580. Normalmente, você obterá uma decisão dentro de 6 meses. Para mais detalhes, acesse o site oficial do governo britânico.

Cidadania britânica por residência

A cidadania britânica por tempo de residência pode ser solicitada se você viveu no Reino Unido nos últimos 5 anos antes da data da sua inscrição. Além disso, pessoas que tenham residência permanente, sejam da União Europeia e tenham licença indefinida para permanecer no país no último ano também podem solicitar.

Requisitos

  • Ter mais de 18 anos;
  • Provar que você estava no Reino Unido exatamente 5 anos antes do dia em que o Home Office recebe sua inscrição;
  • Ter bom caráter, incluindo não ter ficado ilegal durante os últimos 10 anos no Reino Unido;
  • Comprovar conhecimentos suficientes da língua inglesa – todos os candidatos à naturalização britânica devem passar no teste de inglês B1, B2, C1 ou C2;
  • Provar intenção de continuar morando no Reino Unido;
  • Não ter passado mais do que 450 dias fora do Reino Unido nos últimos cinco anos;
  • Não ter passado mais do que 90 dias fora do Reino Unido no último ano;
  • Passar no teste Life in the UK.

Documentos

Para pedir a cidadania britânica por residência, é preciso preencher o formulário online e apresentar uma série de documentos. A Jéssica Moura está com o status de imigração Settled status e relata alguns documentos e etapas que teve que seguir durante o pedido de cidadania:

Precisei passar no B1 Home Test para provar a proficiência em inglês e também passei no Life in the UK test para então começar o processo da cidadania. Depois eu só precisei enviar bank statements e também Tax Year Overview pra provar a minha residência contínua nos últimos anos no país. E também, claro, meu passaporte!

A taxa para pedir a cidadania britânica por residência é de £1.580 e você terá que tirar suas informações biométricas (impressões digitais e uma foto), mas não há taxa para isso.

O investimento para ter a cidadania britânica não é barato, mas será que vale a pena solicitar? Confira abaixo o vídeo do canal Enjoy Londres em que ela conta mais sobre a experiência nesse processo:

Certamente, uma das principais vantagens de ter a cidadania britânica é ter a tranquilidade de entrar e sair do país, sem problemas, inclusive viver fora do Reino Unido por um período longo.

Quanto custa a cidadania britânica?

As taxas de solicitação de cidadania britânica variam de £1.214 a £1.580, dependendo da categoria que você é elegível. Confira abaixo os principais custos desse processo:

Item Valor
Cidadania por nascimento £1.214 para menores de 18 anos ou de £1.431 para maiores de 18 anos
Cidadania por naturalização £1.214
Cidadania por casamento ou união estável £1.580
Cidadania por residência £1.580

Quanto tempo demora?

A decisão sobre o pedido de cidadania britânica costuma demorar cerca de seis meses ou mais para ser emitida. Caso a sua solicitação seja aceita, você receberá a notificação da aprovação e uma carta de convite.

Somente depois de comparecer à sua cerimônia de naturalização e obter seu certificado, você se tornará oficialmente um cidadão britânico. Ao concluir o processo, poderá solicitar seu primeiro passaporte britânico.

Lembre-se de que contar com uma assessoria especializada pode evitar atrasos em razão de falhas nos pedido ou na documentação. Se quiser mais informações sobre um atendimento especializado, indicamos que entre em contato com a LondonHelp4U. É da confiança do Euro Dicas.

Detalhes sobre como obter cidadania britânica

Tenha em mente que o seu período de ausência no Reino Unido pode afetar a duração e aprovação do seu pedido de cidadania britânica. Portanto, é importante ficar atento aos seguintes detalhes. Você:

  • Não pode ter se ausentado mais do que 90 dias nos últimos 12 meses antes da data do requerimento da cidadania britânica;
  • Não pode ter se ausentado mais do que 450 dias nos últimos 5 anos antes da data do requerimento da naturalização britânica;
  • Não pode ter se ausentado mais do que 270 dias nos últimos 3 anos antes da data do requerimento da cidadania britânica, se casado com britânico;
  • Deve ter estado em solo britânico há três ou cinco anos da data do requerimento da naturalização britânica.

Nossa entrevistada, Jéssica Moura, também relata que precisou coletar todas as viagens e o tempo que passou fora do país nos últimos 5 anos e que, como os carimbos do passaporte estavam inelegíveis, ela teve que pesquisar passagens antigas de viagens no e-mail.

Por isso, ela recomenda que você sempre comece quanto antes porque o processo é demorado. Além disso, você também pode aproveitar e consultar o nosso ebook Como morar na Inglaterra para esclarecer essa e outras dúvidas!

  • Viaje com o melhor cartão de débito internacional!

    Recomendamos o cartão multimoedas da Wise. É seguro, fácil de usar, as taxas são baixas e você pode utilizar em 160 países diferentes sem preocupação. Peça o seu e economize com a Wise!

    PEDIR MEU CARTÃO→
  • Seu voo atrasou ou foi cancelado?

    Você pode receber até 600€ de indenização. Descubra se você tem direito gratuitamente através da plataforma AirHelp. É simples, seguro e sem burocracia.

    DESCOBRIR SE TENHO DIREITO→
  • Quer alugar carro na Europa no melhor preço?

    Nós adoramos o site Discovercars. Encontre o aluguel de carro ideal com facilidade, comparando preços e opções em um só lugar. Reserve já e transforme sua viagem em uma aventura inesquecível.

    VER PREÇOS →
Andrea Côrtes

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Recent Posts

Seis razões para você abrir empresa em Portugal em 2024

Uma razão para abrir uma empresa em Portugal em 2024 é o ambiente favorável aos…

% dias atrás

Bulgária e Romênia entram oficialmente para o Espaço Schengen

Após mais de uma década de espera, no dia 31 de março de 2024, a…

% dias atrás

Wise (antiga TransferWise): vale a pena usar? Saiba aqui

Será que vale a pena usar a Wise? Saiba tudo sobre a plataforma de envio…

% dias atrás

Seguro viagem já estando no exterior: saiba como contratar o seu

Saiba como contratar um seguro viagem já estando no exterior, quais as melhores opções e…

% dias atrás

Custo de vida na Inglaterra em 2024: veja os gastos detalhados

Descobrir o custo de vida na Inglaterra é essencial para quem planeja se mudar para…

% dias atrás

Custo de vida na Alemanha: quanto custa viver no país em 2024

Você sabe qual é o custo de vida na Alemanha? Veja preço de aluguel, alimentação,…

% dias atrás