Durante o processo para conseguir a cidadania britânica ou a residência no Reino Unido, é preciso cumprir alguns requisitos legais, como passar no Life in the UK. Esse teste é feito para avaliar o conhecimento do candidato sobre a vida, cultura, história e valores britânicos, além de ser obrigatório no processo.

Entenda no artigo como funciona o teste Life in the UK, veja dicas para se preparar e saiba quanto custa e onde fazer.

O que é o Life in the UK?

O Life in the UK é um teste obrigatório para quem deseja adquirir a cidadania britânica. Além dos demais requisitos legais, é essencial apresentar um nível intermediário de inglês para realizar o teste de múltipla escolha sobre a vida e cultura britânica.

Esse teste engloba aspectos como educação moral, cívica, legislação, história, política e cultura, visando integrar o imigrante ao estilo de vida britânico. O teste é composto por 24 perguntas baseadas no manual Life in the UK e o candidato deve responder às questões em até 45 minutos.

Quem deve fazer o Life in the UK?

O Life in the UK deve ser feito por quem deseja adquirir a cidadania britânica ou conseguir a residência no Reino Unido. Isso porque, o teste é um dos requisitos para a naturalização ou obtenção de residência permanente no país.

Portanto, quem está buscando esses objetivos e atende aos requisitos de tempo de residência, vistos, entre outros, terá que realizar o teste para demonstrar conhecimento sobre a vida, cultura e tradições britânicas.

O teste é obrigatório para solicitar a cidadania britânica?

Sim, o teste é obrigatório para aqueles que desejam solicitar a cidadania britânica ou residência permanente no Reino Unido.

Sonha morar na Inglaterra?

Conheça o nosso Ebook Morar na Inglaterra e saiba como se mudar para o país com toda a segurança, de forma legal e contando com a informação atualizada do Euro Dicas. A qualidade de vida do Reino Unido espera por você!

SABER MAIS →

Quanto custa o teste Life in the UK?

O teste Life in the UK custa £ 50. É necessário reservar o teste online por meio do serviço oficial do governo, e a reserva deve ser feita com pelo menos 3 dias de antecedência.

Como fazer a inscrição no Life in the UK?

Para fazer a inscrição, é necessário acessar o site UK Visas and Immigration. Você precisa dos seguintes itens para agendar um teste:

  • Endereço de e-mail;
  • Cartão de débito ou crédito;
  • Uma forma aceita de identificação.

Você deve criar uma conta Life in the UK com seu e-mail e uma senha.

Documentos necessários

Para fazer a inscrição, os documentos necessários são:

  • Documento de identificação com foto – autorização de residência biométrica (BRP), Identidade da União Europeia (UE), do Espaço Econômico Europeu (EEE) e da Suíça ou passaporte válido;
  • Detalhes do seu endereço e código postal;
  • Um cartão de débito ou crédito;
  • Seu endereço de e-mail;
  • Detalhes de quaisquer pedidos especiais que você tenha.

Além disso, no dia do teste, você deve, obrigatoriamente, estar com o mesmo documento de identificação com foto em mãos. Sem ele, não será possível fazer o teste e você não receberá um reembolso.

No momento do teste, você também deve autorizar que uma fotografia estilo passaporte seja tirada. Sem essa fotografia, também não é possível fazer o teste.

Onde fazer o Life in the UK test?

Existem mais de 30 centros de teste disponíveis no Reino Unido e o candidato pode escolher o local desejado durante o processo de reserva.

Esses centros estão distribuídos em várias regiões do país e recomenda-se que você escolha um centro de teste que seja perto de sua casa, considerando sua localização e logística.

O que cai no teste Life in the UK?

Como explicado, o teste abrange diversos tópicos relacionados à vida, cultura e história do Reino Unido. Alguns exemplos são:

  • A idade média e a história britânica;
  • Eventos históricos e políticos;
  • Cultura e tradições britânicas, como tradições de natal e o Grand National;
  • Instituições e organizações internacionais, como o papel do Reino Unido nas Nações Unidas;
  • Direitos e participação cívica;
  • Símbolos e monumentos nacionais.

O teste engloba diversos conhecimentos para avaliar a compreensão do candidato sobre a história, cultura e valores do Reino Unido. Lembrando que as perguntas são baseadas no manual Life in the UK. Também há um teste prático no dia do exame. Mas, a equipe do centro de testes explicará como fazer isso.

Confira mais detalhes no vídeo Fazendo o teste de Cidadania Britânica, do canal Destino Inglaterra e confira como funciona o exame e o conteúdo.

Quanto tempo demora o teste?

Os candidatos têm até 45 minutos para concluir o exame. Lembrando que é necessário chegar ao local de prova no horário marcado e informado no seu e-mail.

Ainda, atrasos não são tolerados e você ficará no centro de testes por até 2 horas no total.

Qual a média precisa atingir para ser aprovado no Life in the UK?

Para ser aprovado no Life in the UK, os candidatos precisam alcançar uma pontuação mínima de 75%. Isso significa que, das 24 perguntas de múltipla escolha, os candidatos devem responder corretamente pelo menos 18 para passar no teste.

É importante gerenciar o tempo para ler e responder às perguntas no prazo estabelecido.

Como verificar o resultado?

Após concluir o Life in the UK, você será informado verbalmente sobre o resultado. Além disso, você pode acessar sua conta LitUK, onde o resultado estará disponível na aba de resultados. Para isso, é necessário seu URN (Unique Reference Number), que é uma referência exclusiva associada ao seu teste.

Ao fim do exame, é preciso esperar na área designada até receber sua URN, necessária para acessar e visualizar seu resultado online. A URN é única para cada teste realizado e deve ser citada em qualquer correspondência futura com o Home Office em relação ao resultado do teste.

Não passei no teste, posso fazer de novo?

Sim, se você não passou no Life in the UK pode fazer o teste novamente quantas vezes for necessário. No entanto, é importante observar algumas considerações:

  • É preciso esperar 7 dias antes de poder fazer o teste novamente;
  • Você terá que repetir o mesmo processo, inscrever-se e pagar a prova, estudar e, por fim, fazer a prova novamente no dia agendado;
  • Cada tentativa de aprovação no teste custa £50;
  • Antes de fazer o teste novamente, revise o material de estudo para garantir que você esteja preparado para responder às questões.

O que fazer após a aprovação no teste?

Após a aprovação, você receberá uma carta de notificação. Guarde essa carta, pois você precisará enviá-la com seu formulário de solicitação de cidadania como prova de aprovação no teste.

Mulher preenchendo os formulários após aprovação no Life in the UK.
Providencie toda a documentação exigida pelo Home Office após aprovação do Life in the UK.

Além de reunir todos os documentos necessários para o processo de cidadania, preencha com precisão o formulário de inscrição e envie-o ao Home Office, juntamente com os documentos relevantes.

É importante seguir todas as orientações e evitar erros na inscrição. Mantenha seguro o URN, isso porque, o Home Office usará esse número para verificar sua aprovação no teste ao processar seu pedido de cidadania ou residência.

Você pode acompanhar o progresso do processamento da sua inscrição no mesmo site em que fez a inscrição.

Dicas para se preparar para o Life in the UK

Confira algumas dicas para se preparar para o Life in the UK:

  • Utilize o material de estudo oficial: a fonte mais recomendada para estudar é o manual Life in the United Kingdom. No site oficial você encontra combos com os principais materiais de estudos;
  • Faça testes gratuitos: acesse sites que oferecem testes preparatórios gratuitos para se familiarizar com o formato do teste. Também há aplicativos gratuitos para te ajudar;
  • Se prepare com antecedência: inicie sua preparação com pelo menos um mês e meio de antecedência para evitar pressões de última hora;
  • Visite locais históricos: conheça castelos e lugares históricos no Reino Unido para vivenciar a história local, o que ajudará nas questões relacionadas a tradições e costumes;
  • Experimente a culinária britânica: frequente restaurantes e bares britânicos para se familiarizar com a culinária local;
  • Estudo sobre feriados e datas importantes: estude datas significativas no Reino Unido, como o Remembrance Day, para compreender a importância histórica;
  • Vídeos no YouTube: assista a vídeos no YouTube sobre a cultura, reis, rainhas e eventos históricos no Reino Unido;
  • Converse com nativos: isso pode ajudar a entender a cultura britânica de uma maneira mais prática, complementando seus estudos.

É importante sempre fazer o teste preparado para passar com tranquilidade. Bons estudos!