Autores do Euro Dicas

Os autores são, sem dúvida alguma, a parte mais importante do Euro Dicas, porque eles é que trazem as suas experiências e visão de mundo para os nossos leitores. Encontram tempo na sua vida para dedicar horas a informar pessoas que querem fazer o mesmo caminho que eles, e dividem algo que vale muito mais que dinheiro, são aprendizados de anos, resumidos em um texto para te ajudar.

Autores que mais contribuem

Alexandre Nogueira é brasileiro, jornalista e especialista em comunicação esportiva. Possui ainda pós-graduação em Jornalismo Esportivo e especialização em marketing digital. Tem prazer em dar dicas de roteiros turísticos europeus e recomendar os melhores passeios. Ama jornalismo, cinema, viajar, escrever, o futebol e o Santos, não necessariamente nessa ordem.
Meio engenheira e meio jornalista, Amanda é redatora em tempo integral e viajante nas horas extras. Trabalha desde 2015 como freelancer, o que lhe deu a oportunidade de morar na Alemanha por um ano e conhecer a Europa vivendo de freela. Agora, quer passar um pouco do que viu e viveu para quem tem o sonho de fazer o mesmo.
Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.
Ana é uma jornalista brasileira que em 2017 saiu do Rio de Janeiro e se mudou com a família para o Porto. Ao lado do marido, o fotógrafo André Furtado, criou o site Portuguiando, espaço que usa para contar um pouco sobre a rotina de uma família de brasileiros em Portugal. Hoje se dedica à paixão pela escrita, à maternidade e a explorar a cultura lusitana.
Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.
Jornalista/redator, tem passagens pela África, América do Norte/Sul e diversos países da Europa. Além do Euro Dicas, tem colaborado também com outros sites e portais como o UOL. É também consultor de viagem para destinos na África e Europa e apoia projetos de conservação de vida selvagem na África do Sul.
Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.
Oi! Me chamo Andréia, sou brasileira, jornalista, especialista em Marketing e consultora de viagens (sim, ajudo as pessoas a fazerem o que existe de melhor!). Em 2019 morei na encantadora cidade do Porto, em Portugal, e conheço ainda outros 13 países da Europa, com destaque para Alemanha, Espanha, Itália, França, Holanda e Dinamarca. Meu interesse por lugares, culturas, cafés alternativos e cidades antigas beira ao vício, e por isso resolvi unir minhas duas paixões: viagens e escrita, para inspirar, ensinar e informar que o mundo é mais acessível e seguro do que a gente pensa, e muito mais maravilhoso do que a gente jamais poderia imaginar! Espero que tenha gostado da leitura.
Ariella Aguiar é cearense e curiosa. Publicitária de formação, também estudou Bellas Artes na Espanha. Ama música, dança e tudo que possibilite novos horizontes e caminhos dentro da arte. Gosta de observar o mundo e, sempre que possível, está de malas prontas para o próximo destino.
Carol é natural de São Paulo, mas já morou na Itália, Irlanda e, atualmente, mora na capital de Portugal, Lisboa. Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, ela faz mestrado em tradução na Universidade de Lisboa e trabalha como redatora por paixão. Comunicativa, gosta de compartilhar dicas sobre viagem, tecnologia e a vida no exterior por acreditar que essas informações possam ajudar outras pessoas. Ela também é criadora de conteúdo no Instagram, na área de edição de vídeos.
Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.
Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Graduada em Jornalismo, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos. Atualmente é mestranda em Ciência da Comunicação na Universidade do Porto.
Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.
Cláudia Zucare Boscoli trabalha como jornalista há 20 anos, tendo se formado na Cásper Líbero, com extensão em Jornalismo Social pela Universidade de Navarra (Espanha), especialização em Marketing Digital pela FGV e pós-graduação em Jornalismo Econômico pela PUC-SP. Já trabalhou para IstoÉ Online, O Estado de S. Paulo, Diário de S. Paulo e Editora Abril, entre outros veículos. Adora viajar, conhecer novas culturas e contar o que descobriu.
Dario é italiano (melhor, siciliano!), adotado pelo quente e colorido Brasil! É fundador do Pesquisa Italiana, e com um time de 14 colaboradores ajuda os descendentes de italianos a descobrir as próprias origens! Ama praia, churrasco e obviamente, pizza!
Denise Mustafa é jornalista, fotógrafa e especializada em conteúdo e gerenciamento de marcas. Já passou uma temporada em Portugal, viajou bastante por aí e, agora vivendo no Brasil, escreve para grandes sites brasileiros de viagem, sempre à frente da sua Travessia Conteúdo & Branding, atravessando oceanos e contando suas experiências para outros viajantes.
Evellyn Lima é brasileira e atualmente não tem endereço fixo. Resolveu viver uma vida de nômade digital. É jornalista, redatora, revisora e compartilha detalhes e surpresas das suas viagens no Instagram @ninguemcontadaviagem.
Erick Gutierrez é co-fundador do Euro Dicas e da empresa Wcontent. Nasceu em São Paulo, trabalha com tecnologia desde os 16 anos e estudou Sistemas de Informação. Aos 21 decidiu morar na Europa, na pequena cidade de Limerick, interior da Irlanda. Depois mudou para o Porto (cidade pela qual é apaixonado) onde se especializou em marketing digital, casou e foi pai de uma menina maravilhosa. Dedica sua vida profissional a criar e distribuir conteúdo de qualidade para sanar as dúvidas das pessoas de maneira simples e eficaz. Também gosta de compartilhar seu conhecimento sobre o mundo digital e é aficcionado por carros.
Fabiane é brasileira e trocou São Paulo pelo Porto. Formada em publicidade e co-fundadora do Euro Dicas. Atualmente divide seu tempo entre o trabalho com redes sociais e a maternidade. Apaixonada por viagem, moda e culinária.
Fernanda já deixou o Brasil por Angola, Espanha e agora é Portugal. Vive imersa em um estilo de vida que permite estar sempre em contato com diferentes culturas e aprendizados. A brasileira mãe do Leo é inquieta e sonhadora, amante de uma boa gastronomia e um bom jazz. Atualmente presta consultorias de Marketing para empresas Portuguesas, é responsável pelas estratégias de Marketing da iDigital Media, videomaker nas horas vagas e sócia-fundadora do Mães em Conexão.
Advogada e Mestre em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Com experiência profissional como Advogada e Estagiária em grandes sociedades de advogados de Portugal. Atua como Advogada e Consultora Jurídica na Atlantic Bridge.
Gabriela é brasileira, jornalista e vive na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada pelo país desde sempre, foi na França que ela se encontrou e aproveita este espaço para dar dicas e contar histórias e curiosidades sobre este país que vive no imaginário de muita gente. Com um gosto particular por cultura e viagens, ela é nômade digital e nunca mais pretende deixar de ser.
Hanna é carioca e vive em Lisboa. Eterna curiosa e desbravadora das coisas deste mundo. Passou pela Publicidade, pela Psicologia e continua construindo seu caminho. Atualmente escrevendo para seu blog e redes sociais Desamarra e alguns livros. Amante das coisas simples da vida, natureza, praia, do sol e da lua. Fã de arte, músicas, meditação, séries, viagens e sabores.
Brasileira, tem formação em Design de Games e Comunicação em Computação Gráfica. Apaixonada por tecnologia, cinema e literatura, desapegou e foi viver na Europa em 2015. De volta ao Brasil, hoje é grande entusiasta de um estilo de vida quase nômade.
Jézica é uma jornalista ítalo-brasileira com experiência em jornal impresso e assessoria de imprensa. Já morou no Brasil, na Itália e atualmente está baseada na Inglaterra, onde atua como freelancer em produção de conteúdo sobre economia, política e turismo. Apaixonada por viagens e literatura, adora dar dicas de novos destinos, contar boas histórias que encontra pelo mundo e conhecer novas pessoas. Também é autora do livro-reportagem "Heróis de sua própria história", obra em que retrata a singularidade do ser humano através de dramas vivenciados por personagens reais.
Julia é brasileira, formada em Turismo, morou 6 anos em Portugal e hoje mora em Budapeste. Tirou o mestrado em Empreendedorismo na Universidade da Beira Interior e atualmente está terminando o doutorado em Gestão. Apaixonada por viagens, baladas e por fazer novas amizades, gosta de usar o tempo livre para conhecer novos países e culturas.
Júlia é brasileira, formada em jornalismo e aos 22 anos foi para a Irlanda estudar inglês. Os 6 meses de intercâmbio transformaram-se em 3 anos. Viajou para 22 países na Europa desde que saiu do Brasil e é incentivadora do estilo de vida “pegue sua mochila e vá ver o mundo”.
Katarina Ferreira, Social Media, Designer e Fundadora do Vida Laranja, onde dá dicas e ajuda brasileiros que resolveram, como ela, buscar novos desafios na Holanda e pelo mundo.
Lívia Tostes é natural de Minas Gerais, produtora de eventos e jornalista. Tem sede de aprendizado e por esse motivo mudou-se para Portugal para fazer Mestrado em Ciências da Comunicação. Hoje, atua no Euro Dicas e Euro Dicas Turismo como Email Manager e Social Media. É ela a responsável pela curadoria de e-mail, produção de conteúdo para as redes sociais e relacionamento com a nossa comunidade de leitores. Sempre a postos para ajudar outros brasileiros que compartilham do desejo de emigrar e viajar para a Europa.
Luciana Andrade é jornalista, doutora em história, cursa especialização em marketing digital e não cansa de aprender coisas novas. À frente da Flows Conteúdo & Comunicação, escreve para diversos sites e clientes corporativos. Já morou em cinco cidades - no Brasil e na França - e está sempre planejando a próxima viagem.
Nascida no Brasil mas também com nacionalidade espanhola. Mora parte do ano no Rio de Janeiro e a outra parte em La Coruña, Espanha. Formada em Publicidade e Propaganda mas com atividade atual de administradora de empresa. Adora viagens, café, história e arte. Já empreendeu na área de turismo. Deseja passar suas experiências na Espanha para brasileiros que querem conhecer um pouco mais sobre o modo de vida e cultura desse país.
Consultor Associado do Segmento Imobiliário da Atlantic Bridge, Administrador de Empresas pela FGV, com pós-graduações em finanças pela USP e Insper. Marcio Fenelon foi ainda executivo de empresas de grande porte, destacando a experiência de mais de uma década na seleção e análise de negócios imobiliários no Brasil e Portugal.
Médica no Centro Hospitalar Universitário São João, Mestre em Saúde Pública pela Universidade do Porto, Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba. Atua como Médica em Portugal desde 2015 e como Consultora Associada da Atlantic Bridge.
Mariele é brasileira, formada em Jornalismo e especialista em Marketing Digital. Nasceu em Minas Gerais, estudou em Portugal e hoje mora em São Paulo. Suas duas grandes paixões são: viajar e escrever. Já visitou 9 países e conhece especialmente Portugal e Itália. Todos os dias aguarda ansiosamente pela próxima viagem.
Mari é campo-grandense e já morou em 6 países contando com o Reino Unido, onde vive agora. É bacharel em Relações Internacionais, porém trabalha com Marketing há mais de 4 anos. Ama viajar, aprender novos idiomas, comida, cinema, culturas, bons livros e boa música. Como uma boa sul-mato-grossense, o que mais sente falta é de churrasco com mandioca.
May Bell é brasileira, graduada em Zootecnia, pós-graduada em Administração e Economia Rural e com MBA em Gestão Estratégica de Negócios. Adora história mundial, literatura, mapas e museus. Depois de explorar a imensidão de seu país partiu em busca de novas aventuras. Em suas inúmeras viagens, contemplou o mundo e descobriu a magia que é conhecer e desfrutar de novas culturas. Hoje divide seu tempo entre produção de conteúdos e nova formação em Marketing Digital.
Paulista de 25 anos, decidiu fazer as malas e estudar na Holanda. Atualmente faz mestrado na Universidade de Leiden e procura explorar o país nas horas vagas. Escreve no seu blog The Nerdylands tudo sobre a vida de estudante na Holanda.
Rachel é brasileira e mora na Alemanha há cinco anos. Formada em biologia, deixou Minas Gerais para fazer mestrado em São Paulo, e o doutorado a trouxe para a Alemanha. Ainda não sabe se vai parar por aqui, ou qual será a próxima parada. Adora viajar, contar causos e conhecer pessoas.
Raquel é mineira, farmacêutica, blogueira e vlogueira e trabalha na Alemanha. Escreve no seu site Canal Backpackingalone desde 2010 sobre temas relacionados a intercâmbios, desafios, estudo, trabalho e, principalmente, burocracias na Alemanha.
Roberta é brasileira, tem 30 anos e já visitou 24 países e mais de 101 cidades nesse mundo lindo em que vivemos! Trabalha com produção de eventos e como Travel Blogger no Mapa de Sonhos e tem verdadeira paixão por viajar, conhecer novas culturas e compartilhar experiências!
Roberta Fraser é Advogada, com atuação no Brasil e em Portugal, Sócia-Fundadora da Atlantic Bridge, empresa de consultoria especializada em processos de cidadania, imigração e investimentos de brasileiros em Portugal.
Samara é carioca, tem 21 anos, e decidiu mudar de vida para fazer faculdade de Business na Irlanda. Apaixonada por viagens, cinema, arte e festas. Divide seu tempo entre os estudos, suas aventuras e a escrita, dando dicas e ajudando brasileiros que sonham em ter uma experiência fora do Brasil.
Taís é natural do Espírito Santo e mora na Suécia há mais de 6 anos. Criou o Aqui no Exterior, um canal no YouTube, página no Facebook e perfil no Instagram, onde ela mostra tudo sobre a vida no exterior, sobre viagens, sobre intercâmbio e tudo que tem a ver com esses temas.
Tatiana é brasileira e vive em Portugal desde 2013. Mestre em Estudos Culturais e Interartes pela Universidade do Porto, atualmente cursa o mestrado em Estudos Editoriais na Universidade de Aveiro. Copywriter e revisora, brinca que a sua principal especialidade é atender as dúvidas e ajudar aqueles que desejam conhecer Portugal e a Europa.
Yara é farmacêutica e pós-graduanda em metodologias ativas para a educação. Totalmente apaixonada por viagens e conhecer novas culturas, ama compartilhar tudo o que vê por aí, através da escrita. Realizou um grande sonho fazendo intercâmbio na Califórnia em 2016, e mobilidade acadêmica em Coimbra no ano seguinte. Paulista que se encantou pelo Porto, mas é louca por Londres, não consegue decidir qual é sua cidade preferida. Adora fazer um mochilão e acredita que conhecer grande parte do mundo é possível. Sempre que tem a chance dá dicas de gastronomia, pontos turísticos e cidades diferentes. Seu amor pela Europa começou há 3 anos e desde então morou em Portugal e viajou pela Espanha, Bélgica, Inglaterra, Alemanha e Itália.
Willian é cidadão polaco-brasileiro, mas considera-se cidadão do mundo. Desde cedo desenvolveu uma paixão pelo universo do turismo, tendo se especializado em consultoria hoteleira depois de formado em administração. Já visitou mais de 35 países, passou longas temporadas em Nova York, Europa e no sudeste asiático e após muitas experiências criou o site Caderno de Viagem, onde reúne dicas práticas e econômicas para viajantes.