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Transportes Públicos

Guia prático com dicas, rotas e passes para viajar como um local, conheça o transporte público na Europa como trens, ônibus, metrôs e trams. Descubra sistemas eficientes e inovadores em diversas cidades, e viaje com facilidade e sustentabilidade. Ideal para todos, de estudantes a turistas.

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Transporte público na Alemanha: como funciona e quanto custa

Com uma rede que se estende por mais de 40 mil km de trilhos e uma frota de ônibus que atende até as mais remotas vilas, o transporte público na Alemanha é um exemplo de eficiência e acessibilidade. Neste artigo, vamos explorar questões como custos e como funciona o sistema, que serve de exemplo para o mundo. Como funciona o transporte público na Alemanha? O transporte público na Alemanha é um sistema integrado que inclui trens, ônibus, trams (bondinhos) e metrôs. É gerenciado por várias empresas regionais e locais, todas sob a supervisão do governo federal. Os passageiros podem se deslocar facilmente entre cidades e estados usando um único bilhete, graças a um sistema de tarifa unificado. Além disso, o país investe fortemente em manutenção e inovação, garantindo que o sistema seja eficiente e seguro. Para quem quer morar na Alemanha ou apenas visitar o país, é essencial entender mais sobre o sistema público de transporte. Confira alguns aspectos a seguir. Pontualidade De forma geral, o transporte público na Alemanha é bastante pontual, seja ele por ônibus, metrô, tram ou trem. É claro que há exceções e eventualmente ocorrem atrasos, normalmente ocasionados por obras nos trilhos ou acidentes. O engraçado é que os alemães ficam extremamente irritados com os atrasos, por menores que eles sejam. Já os brasileiros que vivem na Alemanha costumam achar graça disso no início. Porém, com o passar do tempo, ficamos acostumados com a pontualidade do sistema e passamos a confiar nele para chegar pontualmente aos nossos compromissos, como, por exemplo, para ir ao trabalho. Por esse motivo, os atrasos passam a nos incomodar também. Informações em tempo real sobre os horários Tanto nas plataformas das estações de trem e metrô, como nos pontos de tram e ônibus, há quadros de horários que indicam quando os veículos estão programados para passar. Geralmente, há também painéis eletrônicos que indicam o tempo estimado para a chegada do próximo veículo. Estes horários são normalmente cumpridos à risca, fazendo jus à fama alemã de pontualidade. Uma particularidade interessante do sistema de transporte alemão é que, ao contrário de muitos outros países, não é necessário fazer sinal para o ônibus parar. Na Alemanha, os ônibus param automaticamente em todas as paradas programadas, a menos que ninguém esteja esperando e não haja passageiros que queiram descer. Ocupação Quanto à lotação, os sistemas de transporte público na Alemanha apresentam horários de pico, sempre pela manhã e no fim da tarde durante os dias úteis. Além disso, após grandes eventos, como jogos de futebol, festivais e shows, o sistema atinge sua capacidade máxima. Segundo dados do UBS Evidence Lab, a média de ocupação do transporte público em grandes cidades alemãs é de cerca de 40% a 60%, mesmo durante os horários de pico. Contudo, a ocupação é visivelmente menor que nas capitais brasileiras, uma vez que a frequência dos serviços é mais alta e os veículos possuem maior capacidade, conseguindo atender melhor à demanda. Portanto, se a sua preocupação é conseguir um lugar para sentar durante a viagem, pode ficar tranquilo. Mesmo nos horários de maior movimento, a possibilidade de viajar confortavelmente é alta. Cobrança de tarifas Nos sistemas de transporte público na Alemanha não há cobradores, roletas ou catracas. Ou seja, o sistema de cobrança é baseado na confiança. No entanto, os fiscais de bilhetes realizam verificações aleatórias e os passageiros pegos sem um bilhete válido estão sujeitos a multas pesadas. Portanto, o passageiro deve adquirir a passagem em um terminal eletrônico – ou via aplicativo – e validar em pequenas máquinas antes ou imediatamente após entrar no veículo. No caso dos ônibus, o ticket pode ser adquirido diretamente com o motorista, que emitirá uma passagem válida para aquela data. Em alguns trams, também é possível encontrar máquinas dentro do veículo, oferecendo a possibilidade de adquirir a passagem na hora. Para o metrô, é necessário adquirir o bilhete na plataforma da estação, onde a passagem deverá ser validada antes de entrar no veículo. Validação dos bilhetes Antes de entrar em qualquer meio de transporte público na Alemanha, é muito importante verificar se o bilhete ainda precisa ser validado. As passagens que precisam de validação apresentam a indicação de setas e as frases “Bitte hier entwerten/ Please validate your ticket”. Na dúvida, não hesite em perguntar para algum agente. [caption id="attachment_150382" align="alignnone" width="750"] Quem não valida o ticket impresso também pode ganhar multa.[/caption] Para quem adquire os tickets por aplicativo, não é necessário validar fisicamente. Basta selecionar o trajeto e mostrar o celular com a comprovação de compra disponível no próprio app caso apareça algum fiscal durante a sua viagem. Fiscalização Embora não existam catracas no transporte público na Alemanha, é muito importante que as regras sejam respeitadas, ou poderão ser cobradas multas bastante altas. É muito comum que entrem controladores nos veículos, os quais, algumas vezes, estão vestidos à paisana. Os controladores solicitam a apresentação dos bilhetes e, caso o passageiro não possua um bilhete válido, deve pagar uma multa. Atualmente, o valor cobrado é de 60€. Os controladores de Berlim oferecem a possibilidade de pagamento da multa por meio de cartão de débito (EC) ou cartão de crédito. Existem falsos fiscais e por esse motivo, não é comum cobrarem os valores em dinheiro dentro do trem. Você pode sempre pedir a identificação caso isso aconteça com você. Caso você prefira realizar o pagamento depois, é possível. Dessa forma, será emitido um documento solicitando que a multa seja paga em até 14 dias por transferência bancária ou em algum dos pontos de atendimento ao cliente na cidade. E não esqueça de sempre guardar o recibo ou comprovante de transferência! Neste vídeo do canal Alemanizando, o casal explica como funcionam as multas em Berlim, confira: Zoneamento Algumas cidades da Alemanha têm seu perímetro urbano dividido em zonas e o valor da tarifa é geralmente calculado com base na distância percorrida. A capital Berlim, por exemplo, se divide em zonas A, B e C. Nesse caso, a tarifa é determinada pelo número de zonas atravessadas durante a viagem. Para viagens dentro de uma única cidade, geralmente há uma tarifa fixa. Porém, se você quer morar em Berlim ou visitar a cidade, é importante entender que a zona C é uma região mais afastada do centro, onde estão localizados o Aeroporto Berlim-Schönefeld e a cidade de Potsdam. Dessa forma, como os valores são distintos para cada zona tarifária, é muito importante saber a zona na qual o seu destino se localiza antes de adquirir o bilhete de transporte público na Alemanha. Principais modos de transporte público nas cidades alemãs As grandes cidades alemãs possuem uma extensa e completa rede de transporte público, adequada para atender uma variedade de necessidades de deslocamento. A rede de metrô, chamada de U-Bahn, funciona como a espinha dorsal da cidade, conectando as diferentes regiões ao centro e proporcionando viagens rápidas e pontuais. Os trens suburbanos, conhecidos como S-Bahn, expandem a conectividade além do centro da cidade, garantindo acesso aos bairros mais periféricos e a algumas cidades vizinhas. Complementando a rede, temos os bondes (trams) e os ônibus que desempenham um papel crucial no acesso local aos diferentes bairros do município. Frequentes e abrangentes, eles alcançam áreas que o metrô e o S-Bahn não atendem. Além desses, os trens regionais (Regionalbahn e Regionalexpress) desempenham um papel fundamental na conexão entre diferentes cidades, sendo especialmente importantes para passageiros que viajam de cidades menores. Palavras importantes para quem usa o transporte público na Alemanha Aprender alemão não é fácil, mas saber algumas palavras pode ajudar na locomoção. Em alemão o tram se chama Straßenbahn, o metrô é chamado de U-Bahn e o trem suburbano é traduzido como S-Bahn. Portanto, se você está perdido na rua ou na estação e está procurando pelo metrô, você deve sempre seguir a sinalização que indica a letra U, sempre representada em azul. Se você procura o trem suburbano você deve seguir a sinalização que indica a letra S, sempre representada em verde. Os números das linhas também seguem esta lógica: as linhas S, por exemplo, são linhas de trem suburbano, e as linhas U são linhas de metrô. Sabendo disso, se alguém falar que para chegar em um determinado destino se deve pegar uma linha S, é possível inferir que é um local um pouco mais distante do centro. Dessa forma, vale a pena conferir se este local está dentro da zona central ou se é necessário pagar uma tarifa adicional para complementar o seu bilhete. Embarque, desembarque e estação Outra palavra importante para o vocabulário de quem pretende usar o transporte público na Alemanha é Haltestelle. Esta palavra significa ponto de embarque e desembarque, parada, ou ponto de ônibus. Tais locais são sempre indicados por uma sinalização contendo a letra H em verde com o fundo em amarelo. Vale a pena aprender também as palavras Bahnhof e Hauptbahnhof, que significam, respectivamente, estação de trem e estação principal de trem. Outras palavras úteis são: Bus - Ônibus; Zug - Trem; Fahrkarte/Ticket - Bilhete; Fahrplan - Horário de transporte; Einzelfahrschein - Bilhete de viagem única; Tageskarte - Bilhete diário; Abfahrt - Partida; Ankunft - Chegada; Umsteigen - Trocar (como em mudar de trem ou ônibus); Verspätung - Atraso; Gleis - Plataforma ou via. Quanto custa usar o transporte público na Alemanha? Primeiramente, é importante esclarecer que o sistema de trens é quase sempre operado pela empresa Deutsche Bahn. Na maioria das vezes, uma única empresa, a qual difere em cada região do país, opera todo o sistema de tram, ônibus e metrô. Além disso, as modalidades de transporte são integradas e a tarifa é unificada. Dessa forma, ao comprar um bilhete, você poderá utilizá-lo em todos os meios de transporte. Tipos de bilhetes Há diferentes modalidades de bilhetes à venda, para atender diferentes necessidades. Na maioria das cidades é possível encontrar bilhetes anuais, mensais, semanais, diários ou unitários. Já os bilhetes individuais são ideais para viagens ocasionais, enquanto os bilhetes para grupos são uma excelente opção para famílias ou amigos que viajam juntos. Para quem percorre um percurso curto, de até cinco estações, há também os bilhetes de trechos curtos, que costumam ter um custo menor. Para aqueles que realizam múltiplas viagens em um único dia, é mais vantajoso adquirir o bilhete diário. Já os usuários frequentes do transporte público na Alemanha, que viajam diariamente, podem considerar a compra de bilhetes mensais ou anuais, que proporcionam mais economia em comparação com a compra de outros tickets. Por sua vez, os bilhetes unitários são válidos a partir do momento em que são validados, com duração de duas horas. No entanto, devem ser usados para viagens em uma única direção, portanto, não são aceitos para retornar ao ponto de origem. Deutschlandticket No início de maio de 2023, a Alemanha introduziu mais uma opção de ticket para a população, tornando o deslocamento pelo país mais acessível a todos. O Deutschlandticket, como é chamado, é uma iniciativa do Governo Federal alemão para mitigar o impacto do aumento dos custos com eletricidade, alimentação, combustível e aquecimento. Por 49€ por mês, os usuários têm acesso ao transporte público na Alemanha inteira, com a exceção de longas viagens de ônibus (operado normalmente por empresas privadas) e trens de alta velocidade, como o Intercity Express (ICE). [caption id="attachment_150384" align="alignnone" width="750"] O ticket de 49€ pode ser usado por todo o país, exceto nos IC e ICE.[/caption] Porém, a tarifa de 49€ é uma taxa inicial, pois os ministérios de Transportes do Governo Federal e dos Estados já anunciaram que haverá um reajuste a partir de 2024. A boa notícia é que o bilhete pode ser comprado por qualquer pessoa, seja residente ou turista, pois não há necessidade de comprovação de residência, apenas ter uma conta bancária. O ticket tem um formato de assinatura mensal e pode ser cancelado durante um período de carência. O cancelamento deve ser feito até o dia 10 do mês em curso para evitar a cobrança no mês seguinte. Se o cancelamento não for solicitado, a assinatura será automaticamente debitada da conta no primeiro dia do mês seguinte. A compra é feita pelo site da Deutsche Bahn ou pelos aplicativos DB Navigator e DB Streckenagent, ou ainda nos pontos de venda da Deutsche Bahn em todo o país. Tarifas de transporte público na Alemanha Abaixo apresentamos os preços das tarifas de transporte público na Alemanha. Como exemplo, selecionamos as três maiores cidades do país: Berlim, Hamburgo e Munique. Para tal, consideramos as tarifas para circular nas áreas principais de cada uma das cidades e os valores de bilhetes individuais. Modalidade Berlim Hamburgo Munique Trecho curto 2,20€ 1,90€ 1,90€ Unitário 3,20€ 3,60€ 3,70€ Diário 9,50€ 8,40€ 8,80€ Semanal 39,00€ 29,00€ 20,20€ Mensal 91,00€ 69,00€ 63,20€ Anual 802,80€ - 597,00€ * Preços obtidos em julho de 2023, extraídos dos sites das empresas operadoras BVG, MVV e HVV. É importante ressaltar que os portadores de tickets semanais, mensais e anuais possuem muitas vezes benefícios adicionais, como a possibilidade de levar um acompanhante adulto gratuitamente após um certo horário e aos finais de semana. Descontos no transporte público na Alemanha Na Alemanha, muitas empresas de transporte público oferecem tarifas reduzidas para idosos, mas as políticas variam dependendo da região e da empresa. Em Berlim, por exemplo, os passageiros a partir dos 65 anos podem comprar um passe anual para idosos que oferece viagens ilimitadas em todos os transportes públicos dentro da cidade por um preço reduzido. No entanto, é importante ressaltar que essas condições e ofertas podem variar. Além disso, geralmente, pessoas com deficiência podem viajar gratuitamente nos transportes públicos e também têm direito a um acompanhante. Via de regra, crianças menores de seis anos acompanhadas por um adulto não precisam de bilhete para usar o transporte público na Alemanha. E as entre 6 e 14 anos pagam um valor reduzido para usar o sistema. Transporte público para estudantes na Alemanha Para quem estuda na Alemanha, existem diversas políticas tarifárias específicas para utilizar o transporte público no país. Ensino fundamental e médio Em Berlim, estudantes do ensino fundamental e médio podem viajar de graça nas zonas A e B. Para tal, basta fazer um cadastro e apresentar o documento de identidade estudantil. Os estudantes podem levar, sem custos adicionais, crianças menores de 6 anos, um cachorro e até mesmo uma bicicleta. Crianças maiores de 6 anos que ainda não estejam frequentando a escola também podem solicitar o benefício, devendo apresentar documento que comprove que já foi aceita ou alocada em uma escola da cidade. Ensino profissionalizante Há também vantagens para que trainees possam utilizar o transporte público na Alemanha. Na capital da Alemanha, por exemplo, estudantes realizando treinamento de profissões qualificadas, cursos profissionalizantes, ou participantes em organizações voluntárias podem adquirir bilhetes com desconto. Para estes, o ticket anual custa apenas 393€, um desconto que supera os 50% em relação ao bilhete anual normal. Há também a opção de fazer um ticket mensal, pelo custo de 61€, aproximadamente 30% menos que o bilhete mensal normal. Os bilhetes para trainees permitem levar crianças de até 6 anos de idade, um cachorro e uma bicicleta sem custos adicionais. Ensino universitário Finalmente, o ticket semestral para estudantes universitários é uma realidade em todas as cidades alemãs. Semestralmente, universitários devem pagar uma taxa de matrícula, a qual inclui uma contribuição para o sistema de transporte público na Alemanha. Esta taxa de matrícula é variável, com custos entre 150€ e 300€. A contribuição é obrigatória, independentemente do uso do transporte público pelo estudante. Em muitos casos, os estudantes podem circular gratuitamente não só em um município, mas em toda a rede de transporte público do estado, inclusive em trens regionais. Isto garante aos estudantes bastante flexibilidade e a possibilidade de viajar muito na região. Como o valor da taxa de matrícula é baixo em relação ao que se pagaria para utilizar o transporte público normalmente, muitas pessoas consideram que estudar na Alemanha é de graça. Ticket de 9€ na Alemanha Com a guerra entre Ucrânia e Rússia afetando diretamente o aumento da energia na Alemanha, o governo decidiu lançar um pacote de medidas para minimizar os impactos financeiros na população. Uma delas foi a implementação do ticket de 9€ mensal válido para todo o país durante três meses – de junho a agosto de 2022. Os bilhetes permitiam utilizar toda a rede de transporte público na Alemanha, como ônibus, bondinhos, metrôs, trens urbanos e alguns regionais, com exceção dos trens de longa distância. O benefício era válido tanto para residentes quanto turistas, o que atraiu inúmeras pessoas para diferentes cidades do país, especialmente pelo fato de ter sido implementado no período de verão/férias alemãs. [caption id="attachment_150385" align="alignnone" width="750"] O Deutschlandticket veio para substituir o ticket de 9€ de 2022.[/caption] No mês que o ticket foi implementado eu, Ana Carolina, recém havia me mudado para a Alemanha, o que foi bastante conveniente por ser o período de visitas para alugar apartamentos. Isso nos poupou alguns bons euros, pois utilizamos com bastante frequência o transporte público, muito mais do que nossa rotina atual exige. Na minha opinião, o único desafio foi o aumento significativo do número de passageiros nos transportes públicos, como já era previsto. Isso, somado ao fato de nem todos os trens serem equipados com ar-condicionado e à preferência de parte da população em não usar desodorante, gerou certo "desconforto". Saiba como o transporte público impacta no custo de vida da Alemanha. Segurança no transporte público na Alemanha De forma geral, o transporte público na Alemanha é seguro. Apesar disso, é sempre importante estar atento aos seus pertences ao se deslocar. Assim como na maioria das grandes cidades no mundo, pequenos furtos podem ser executados pelos chamados batedores de carteira. Além disso, em Berlim, há um esquema de falsos inspetores de bilhetes de transporte público – como mencionamos anteriormente. Os golpistas usam crachás falsos e afirmam que a multa deve ser paga na hora. Para evitar cair no golpe, é sempre aconselhável confirmar a autenticidade do crachá apresentado pelo inspetor. Fique atento! Apesar dessas situações, a Alemanha é um país seguro para residir e visitar. Como se locomover dentro da Alemanha Utilizando meios de transporte coletivo, é recomendável viajar na Alemanha de trem ou ônibus. Como as distâncias são relativamente pequenas, poucas pessoas optam por viajar de avião dentro do país. Vale lembrar que alguns destes transportes não se encaixam exatamente na categoria de transporte público na Alemanha, como os trens de alta velocidade e os ônibus, os quais são operados por empresas privadas. Trem A Deutsche Bahn é a principal operadora de ferrovias na Alemanha. Viajar de trem pelo país se apresenta como uma opção cômoda e prazerosa, devido à ampla cobertura da malha ferroviária e à pontualidade do sistema. A Alemanha dispõe de uma variedade de tipos de trens para atender às necessidades dos passageiros. Trens Regionais Os trens regionais realizam itinerários que atendem municípios de pequeno e médio porte. Se for utilizar os trens regionais para viajar na Alemanha, uma dica é comprar um ticket específico que permite viajar de forma ilimitada durante um dia. Há uma opção que cobre todo o território alemão e outra na qual o estado deve ser selecionado (Quer-durchs-Land-Ticket e Länder-Tickets, respectivamente). Esses tickets também são ideais para viagens em grupo, pois o custo para passageiros adicionais é baixo. Quanto maior o grupo (até 5 pessoas) e maior a quantidade de trechos em trens regionais, mais interessante é adquirir um destes bilhetes. Os trens regionais são identificados pelas siglas RE e RB. Trens de Alta Velocidade Os trens de alta velocidade são indicados pelas abreviações IC e ICE. A diferença entre eles é que o ICE funciona de forma expressa, parando em menos cidades e também oferecendo um pouco mais de conforto. Para viagens com um destes trens é recomendável comprar as passagens com antecedência, preferencialmente entre dois e três meses antes da data da viagem, pois os preços costumam ser mais elevados. Cartões de fidelidade Para quem mora na Alemanha e viaja muito no país, é interessante avaliar a possibilidade de adquirir um Probe BahnCard ou um BahnCard. Estes são cartões de fidelidade da empresa ferroviária Deutsche Bahn que oferecem um desconto de 25% ou 50% nas passagens em trens de alta velocidade e em trens regionais durante o período de 3 meses ou 1 ano. Ônibus Do mesmo modo, viajar por ônibus na Alemanha também pode ser bastante conveniente, principalmente se for um percurso direto. Certamente, esta é a opção mais econômica, com passagens a partir de 2,99€. As buscas devem ser feitas pelos sites das empresas Flixbus ou BlaBlaBus. Se você nunca utilizou a Flixbus, temos um cupom de desconto de 20% para a primeira reserva, basta acessar a página da Flixbus por aqui. Vale a pena ter carro na Alemanha? O sistema de transporte público na Alemanha é democrático, confortável, pontual e seguro. Apesar disso, a decisão de ter um carro na Alemanha é bastante pessoal e deve levar em conta a rotina e as necessidades de cada indivíduo. As grandes cidades alemãs não são muito amigáveis ao automóvel e, por outro lado, são muito bem providas de transporte público. Além do transporte público na Alemanha, a rede de ciclovias é bastante extensa e muitos alemães pedalam diariamente para o trabalho, universidade ou escola. Ademais, quem quer viajar esporadicamente de carro tem muitas alternativas relativamente baratas para o aluguel de automóveis na Alemanha. Ainda assim, para pessoas que precisam se deslocar com frequência para áreas mais remotas e rurais, pode sim ser interessante ter um carro, uma vez que a rede de transporte público não serve tão bem essas regiões. Gostou de saber mais sobre o transporte público na Alemanha? Então não deixe de acompanhar nossos posts sobre o país aqui no site. E se quiser saber mais sobre como é viver no velho continente, confira o relato de brasileiros no e-book "O sonho de viver na Europa". * A opinião dos redatores não representa necessariamente a opinião do site Euro Dicas.

Finanças em Portugal
Portugal Transportes Públicos

Os serviços públicos em Portugal são bons? Veja essa análise

Todo brasileiro que aterriza por aqui precisa, em algum momento, lidar com os serviços públicos em Portugal. Se for turista provavelmente irá se surpreender com a segurança pública e usufruir da boa rede de transportes. Se for viver terá que se adaptar com a saúde pública e descobrir a dinâmica de ensino caso tenha crianças ou queira estudar. Ao longo dos anos tem sido um desafio me adaptar a um sistema diferente daquele onde fui criada, hoje vou partilhar um pouquinho da minha experiência com vocês. Como são os serviços públicos em Portugal? Em geral, os serviços públicos em Portugal são parecidos com os do Brasil: burocráticos, lentos, com alguns profissionais que claramente não possuem muita habilidade para lidar com o público. Praticamente todo brasileiro que se muda para cá precisa percorrer a uma saga inicial que contempla fazer o NIF, abrir conta no banco, tratar de um contrato de aluguel registrado nas Finanças. Os primeiros passos são bens chatinhos e praticamente todos são realizados na rede de serviços públicos. Com o passar do tempo outras burocracias vão surgindo: passar recibos verdes, fazer IRS (o Imposto de Renda Português), emitir um cartão cidadão ou passaporte. Isso sem contar com as idas a eventuais centros de saúde e hospitais públicos em casos de imprevisto, por exemplo. Resistir é preciso Apesar das dificuldades do primeiro momento, depois da trabalheira inicial tudo fica bem mais fácil. A lição que aprendi foi ter paciência, correr atrás com antecedência e entender que esses instantes iniciais são chatos porém pontuais. Vale sempre lembrar que a rotina quando morar aqui em Portugal não será essa, o maior desafio se dá justamente no momento da adaptação, quando ainda estamos assentando. Estar preparado para lidar com os serviços públicos em Portugal é muito importante, e ter humildade para entender as diferenças e saber dançar conforme a música também é essencial. Outra lição que aprendi foi andar sempre que ia resolver burocracias com uma pastinha com todos os documentos e mais um pouco: frequentemente me solicitavam papéis que não estavam na lista de exigências original por isso, pelo sim pelo não, é mais seguro andar mesmo com tudo o que tiver. A educação pública em Portugal é boa? Pessoalmente não tive experiências com escolas do ensino público em Portugal, só universidades, mas pelo que vejo de amigos, vizinhos e parentes, o ensino público escolar funciona muito bem por aqui. As crianças em geral são alocadas em escolas na própria zona de residência, o que facilita muito a logística dos pais. Elas também ficam bastante tempo na escola e fazem algumas refeições por lá. Há um período do ano específico para solicitar uma vaga na escola pública, é preciso ficar de olho nas datas para não perder o prazo de inscrição. No caso das creches, que recentemente passaram a ser gratuitas, também é preciso se inscrever online para manifestar o interesse por uma vaga. [caption id="attachment_138798" align="alignnone" width="750"] Escola Básica Quinta dos Frades é uma escola de ensino fundamental em Lisboa. Foto de Rebeca Leite[/caption] Atenção: em Portugal as universidades públicas não são gratuitas Estamos habituados com as universidade públicas no Brasil onde não é preciso pagar absolutamente nada para frequentar o ensino. Em Portugal a realidade é bem diferente: aqui o ensino superior só é mesmo 100% gratuito caso o aluno tenha uma bolsa - o que é relativamente raro. As propinas, como são chamadas, podem ser pagas em parcelas mensais ou de forma anual. O valor depende do curso e do número de créditos que irá fazer, os alunos portugueses costumam pagar cerca de 700€ por ano. Os alunos estrangeiros que não residem legalmente em Portugal há mais de dois anos de forma ininterrupta, à data de 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, pagam um valor muito mais elevado do que os nativos. Para ter uma ideia, um estudante internacional que queira estudar na Universidade de Lisboa pagará entre 3.500€ e 12.500€ por ano de acordo com o curso que escolher. Há outras condições para enquadrar um estudante internacional que devem ser consultadas diretamente nas instituições públicas de ensino. Como funciona a saúde pública em Portugal? De modo geral, a saúde pública em Portugal é muito boa, apesar de algumas vezes ser preciso esperar bastante tempo por um exame ou por uma consulta de especialidade. Em todas as situações que precisei de atendimento fui relativamente bem acolhida. Vou partilhar a minha experiência tanto no centro de saúde local, como através da linha telefônica e nas emergências dos hospitais. Quem vive aqui deve mesmo se inscrever em um centro de saúde Depois de ter o número do SNS (Sistema Nacional de Saúde, como o SUS do Brasil), é importante se cadastrar no centro de saúde mais próximo da sua casa. É lá que você fará o seu acompanhamento de rotina, terá um médico de família, poderá trocar curativos, tomar vacinas ou ser seguida durante a gravidez. A primeira vez que me cadastrei no centro de saúde perto da minha casa não tive um médico de família atribuído - foi preciso esperar dois ou três anos para conseguir ser alocada. Se por acaso mudar de endereço também pode pedir transferência do centro de saúde para um mais próximo da sua nova residência. [caption id="attachment_138797" align="alignnone" width="750"] É no centro de saúde que terá um médico de família e poderá fazer as consultas de rotina. Foto de Rebeca Leite[/caption] Ah! Uma boa dica: dá para baixar o aplicativo do SNS e através dele marcar consultas online além de pegar receitas de medicamentos que foram prescritos, consultar o boletim de vacinas... é super prático! Em primeiro lugar, ligue sempre para o Saúde 24 Já liguei algumas vezes para o Saúde 24 para receber as primeiras orientações sobre o que deveria fazer em caso de doença. É tudo muito eficiente: você liga para a Linha SNS 24 (o número é o 808 24 24 24) e é atendido por alguém que faz o serviço de triagem, aconselhamento e encaminhamento do seu caso. O telefone funciona 24 horas por dia. De acordo com a sua situação, você pode ser encaminhado para um hospital, para um centro de saúde, ou pode receber orientações para se medicar em casa e monitorar os sintomas. Se o caso for grave, é possível que o SNS 24 desloque uma ambulância para o local onde está. Quando tive covid e telefonei para saber o que deveria fazer enviaram imediatamente por mensagem um pedido de exame e me orientaram a ir a um posto de colheita fazer o teste. Depois do positivo, passei a receber chamadas diárias do meu médico de família e orientações do que deveria tomar em caso de febre e tosse. Devo ir para as emergências hospitalares? Antes de se deslocar para um hospital em Portugal, recomendo sempre ligar para a Linha SNS 24 já que muitas vezes é possível resolver a situação no centro de saúde ou lidar com o problema de casa. As emergências dos hospitais públicos estão frequentemente cheias, é natural esperar 5, 6, até 12 horas para ser atendido. Quando torci o pé ainda não sabia da Linha SNS 24 e fui direto para o hospital. Chegando lá as enfermeiras fizeram a triagem e atribuíram uma pulseira. Dependendo do seu caso, a pulseira pode ser verde, amarela ou vermelha. Os casos graves - as vermelhas - são atendidos mais depressa. Vale lembrar que os atendimentos de urgências no hospitais públicos não são gratuitos, há o pagamento de taxas moderadoras. Elas variam de acordo com o que o paciente tem: o custo a ser pago cobre uma parte da consulta, do exame ou do procedimento que foi feito. No meu caso paguei pelo raio X, pela consulta e pelos medicamentos utilizados. A importância de fazer o PB4 O PB4 é um acordo bilateral feito entre Brasil e Portugal que permite que os brasileiros tenham acesso às urgências dos hospitais como se fossem portugueses. Atualmente dá para solicitar o documento online e sem custos, recomendo mesmo que faça antes de embarcar. Foi com um PB4 que fui atendida em um hospital público. Paguei pelo atendimento, é verdade, mas tive o mesmo custo que um nativo teria. Ninguém espera ter uma emergência médica fora de casa, de toda forma é uma garantia saber que, em caso de problema, poderá ser atendido em um hospital público grande dificuldade. Precisa ter plano de saúde em Portugal ou dá para contar só com a saúde pública? Bem, precisar de plano não precisa, mas ele pode ser um facilitador. Os planos de saúde em Portugal não são tão caros como no Brasil e têm o grande mérito de agilizar consultas de especialistas além de exames. Enquanto no serviço público você pode ficar meses a espera de uma consulta com um otorrino ou um ortopedista, por exemplo, com um plano de saúde dá para conseguir um horário praticamente de um dia para o outro. Tratei todas as minhas sinusites através do plano e foi super rápido, se fosse esperar pela referenciação do médico de família para um especialista poderia ter que esperar até um ano. Fazer exames, especialmente mais complexos, costuma ser muito mais rápido com seguro saúde. E em caso de internação você tem o privilégio de ficar em um quarto privado com banheiro, o que não acontece no serviço público. Por outro lado, os planos de saúde em Portugal de modo geral são comparticipados e têm limites, ou seja, mesmo que vá a uma consulta de um médico associado acabará pagando alguma porcentagem dela, que varia conforme o plano. Também há um limite anual pré definido em cada plano que não poderá ultrapassar. Para ter uma noção: um plano de saúde mediano tem limite de 2.500€ por ano de uso com despesas de ambulatório. A segurança pública em Portugal é das melhores do mundo Lisboa é uma das cidades mais seguras da Europa. Pessoalmente nunca precisei lidar com nenhum tipo de serviço público relacionado com a segurança em Portugal. Só testemunhei um único roubo, eram turistas que estavam no elétrico que seguia rumo à Belém. Os carteiristas foram flagrados na hora pelas câmeras de controle e foram levados imediatamente pela polícia. Como turista é importante ficar atento em algumas regiões específicas da cidade como o Bairro Alto, o elétrico 28 ou o elétrico mais moderno que leva passageiros do Chiado para Belém. Para quem mora na cidade, há alguns bairros mais problemáticos conhecidos como a Cova da Moura e Chelas. Mas são mesmo exceções. Ah, um detalhe interessante: a polícia aqui não anda armada e não se vê com tanta frequência nas ruas. O transporte público em Portugal é eficiente É complicado generalizar sobre o funcionamento dos transportes públicos em Portugal, mas falando especificamente de Lisboa acho que estamos mesmo servidos por uma ótima rede. Não é preciso de carro para viver na capital do país - embora facilite na hora das compras, é verdade, ou em locais públicos pontuais que não são tão bem servidos. Há poucos anos criaram um passe de transporte público para quem vive em Lisboa ou na grande Lisboa. O passe mensal para quem vive dentro da cidade custa 30 euros e permite circular quantas vezes quiser de ônibus, metrô ou elétrico. Quem vive na grande Lisboa paga um pouco mais de Navegante Urbano - são 40 euros. Lembrando que há descontos para estudantes, crianças, famílias e idosos. É tranquilo andar só de ônibus? Eu dou preferência para o metrô por ter receio do trânsito, mas andar de ônibus em Lisboa também não é uma má experiência. Praticamente todos os pontos de ônibus da cidade possuem um cartaz anunciando as horas em que os veículos passam (mas esses avisos não são muito compatíveis com a realidade, o trânsito costuma estragar os planos). Alguns pontos específicos, os maiores, têm letreiros luminosos - placas amarelas - e esses sim são inteiramente de confiança, traduzem as horas que os ônibus vão, de fato, passar. [caption id="attachment_138796" align="alignnone" width="750"] Alguns pontos de ônibus possuem um letreiro indicando o horário exato que o ônibus irá chegar. Foto de Rebeca Leite[/caption] Outra opção é mandar um SMS para o número indicado no ponto de ônibus dizendo o número do ônibus específico que quer saber. Logo em seguida receberá uma mensagem dizendo qual é a previsão de chegada - mas a previsão não costuma ser 100% fidedigna. Vale mais a pena pegar metrô? O meu queridinho em termos de transporte público para circular em Lisboa é o metrô. É a forma mais eficiente, rápida e confiável de se deslocar na cidade. Todas as estações de metrô tem na plataforma uma placa indicando o horário de chegada. O horário de funcionamento do metrô da capital do país é de 6h30 à 1h todos os dias (incluindo finais de semana e feriados). Existem quatro linhas que cobrem praticamente toda a região central da cidade: Linha Amarela, Linha Verde e Linha Vermelha. [caption id="attachment_138795" align="alignnone" width="750"] As estações de metrô costumam ter várias entradas, em geral pelo menos uma delas possui elevador para facilitar a acessibilidade. Foto de Rebeca Leite[/caption] Fique só de olho porque os funcionários do metrô fazem greve com alguma frequência - isso sem contar com as obras e acidentes que também podem interromper as linhas. Outro ponto chato é que, dependendo da hora que embarcar, os intervalos de espera podem ser grandes (7 ou 9 minutos, por exemplo). Nas horas de pico, de entrada ou saída do trabalho, o metrô também costuma estar bem cheio. Finanças em Portugal, o que precisa saber? Você pode nunca ter ouvido falar das Finanças antes de se mudar para Portugal, mas a verdade é que depois da mudança, como residente fiscal aqui, você provavelmente precisará contar com ela. É através das Finanças que você deve fazer o seu IRS, o Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares, o imposto de renda português. Ele é obrigatório para todos os residentes fiscais. É considerado um residente fiscal alguém que vive a partir de 183 dias do ano no país. Há alguns casos pontuais onde o contribuinte fica dispensado, mas é mesmo importante se informar se está nessas exceções. Fui algumas vezes nas Finanças e, apesar da demora, fui sempre bem atendida. Afinal, os serviços públicos em Portugal são de qualidade? De modo geral, os serviços públicos em Portugal são bons. Há muita burocracia, como costuma existir no Brasil, e pode não haver tanta simpatia como estamos habituados, mas praticamente todas as minhas experiências foram eficazes. Está planejando se mudar para terras lusas? Então não deixe de conhecer o Programa Morar em Portugal do Euro Dicas. Um curso com vídeoaulas + ebook completo com todos os passos que você precisa seguir para imigrar de maneira legal, segura e tranquila, confira!

Transporte público na França com a Torre Eiffel de fundo.
França Transportes Públicos

Transportes públicos na França: como se locomover pelo país

À primeira vista, ouvimos falar muito sobre a qualidade, complexidade e densidade da malha de transportes na Europa. No entanto, é inevitável sentir um frio na barriga ao se deparar com mapas tão cheio de informações ao chegarmos em um novo destino. Por isso que nesse artigo vamos lhe dar dicas sobre como usar e aproveitar o transporte público na França! Como funciona o transporte público na França? Antes de mais nada, as redes de transporte público na França são bastante densas no centro da cidade e bem fáceis de utilizar. Os horários, pontos e estações são bem sinalizados e há uma ampla variedade de opções de bilhetes. Na maioria das cidades, o transporte público na França é garantido por, ao menos, linhas de ônibus e de tramway. No que se refere ao metrô, seis cidades francesas possuem uma ou várias linhas: Marseille, Lille, Lyon, Rennes, Toulouse e Paris, essa última abrigando uma das redes mais desenvolvidas no mundo, com suas 14 linhas. Aplicativos facilitam o uso dos transportes Cada cidade possui um aplicativo de transporte público, que ajuda o viajante a se localizar e formular trajeto considerando os transportes disponíveis. Mas outras opções de aplicativos desse tipo não faltam: o famoso Google Maps também é de grande ajuda e o Citymapper, aplicativo muito conhecido entre os franceses, dá todos os detalhes de horários, saídas, trajetos e custos. Seja qual for sua escolha, tenha em mente que para usar o transporte público na França um celular com internet é fundamental. Assim, é importante que você também saiba como escolher, onde comprar e os valores dos tipos de chip de celular no país. Ônibus Os ônibus que fazem parte da rede de transporte público na França são, sobretudo, pontuais e o serviço prestado é de boa qualidade. Para pegar um ônibus na França, basta fazer um sinal ao condutor, levantando o braço, da mesma forma que fazemos no Brasil. Para sair, é só apertar o botão “arrêt”, em vermelho, que fica espalhado pelo veículo. Você deve sempre entrar pela porta dianteira. Caso você esteja usando uma cadeira de rodas, um carrinho de bebê ou esteja com muitas malas, é possível entrar pela porta traseira do ônibus. Ao entrar, valide imediatamente seu título de transporte. Nesse sentido, é importante ter em mente que não há vendas de bilhetes dentro dos ônibus. Os ônibus das cidades mais movimentadas, como Paris, são também de muita qualidade. Eles possuem climatização e são desenvolvidos de maneira a permitir o acesso de pessoas com mobilidade reduzida. Além disso, suas janelas são grandes, de forma que é possível aproveitar a vista ao longo do trajeto. Pontos positivos de utilizar ônibus na França De acordo com a minha experiência, o ônibus é um tipo de transporte público na França que reúne muitos pontos positivos. Por exemplo, eles são equipados com mapas e cada parada possui um nome específico, o que facilita na hora de se localizar. Outra ferramenta que facilita a localização do viajante é o anúncio, feito oralmente e por escrito, da próxima parada que será feita. Também é informado constantemente em quantos minutos o ônibus chegará em determinado ponto. Além disso, há algumas linhas ônibus que são disponibilizadas também durante a madrugada. Ou seja: não há limites de horário para passear e aproveitar a cidade! [caption id="attachment_136420" align="alignnone" width="750"] Na França, os ônibus possuem dispositivos que auxiliam na localização do viajante.[/caption] As paradas de ônibus também são muito intuitivas. As linhas que param em cada lugar são bem sinalizadas. Por exemplo, o fato de cada linha apresentar uma cor, facilita a identificação para o passageiro. Ademais, tais paradas também apresentam os horários atualizados dos próximos ônibus a passar e, da mesma forma, transmitem informação em tempo real acerca de qualquer eventual problema na linha. Metrô A rede francesa de metrô conta com 505 estações, 28 linhas e 369 km de extensão (sem contar os trechos que ligam os aeroportos Charles de Gaulle e Orly, em Paris, às suas respectivas estações mais próximas). Sendo assim, se você mora em uma cidade francesa que possui metrô, pode ficar tranquilo: seu deslocamento será rápido e seguro! Juntamente com os ônibus, pode-se dizer que o metrô na França também é de muita qualidade. Há vendas de bilhetes em cada estação, seja diretamente com um funcionário da empresa, seja através de máquinas. Mas, para acessar as plataformas de metrô, é preciso validar seu bilhete de transporte antes. No que se refere aos horários, pode-se dizer que os metrôs são pontuais. Em cidades como Paris, o intervalo de passagem é de 3 a 5 minutos e, assim como o ônibus, as informações em tempo real acerca de problemas na linha são anunciadas. Problemas e diferenças desse transporte público em relação ao Brasil Por outro lado, a acessibilidade desse tipo de transporte público na França é, definitivamente, insuficiente. Ainda que os vagões sejam adaptados para pessoas com mobilidades reduzidas, os caminhos até as plataformas são por vezes desafiadores. Muitas escadas, poucos elevadores, verdadeiros labirintos e escadas rolantes estreitas caracterizam as estações parisienses, pelo menos. A climatização também pode ser um problema, principalmente nas estações do ano mais quentes. Fora isso, nem todos os metrôs anunciam a sua parada, tampouco indicam no mapa a localização atual. Por isso, é importante ficar atento à sua localização! [caption id="attachment_136421" align="alignnone" width="750"] Na França, é possível acompanhar em tempo real os horários dos próximos metrôs. Foto: Bárbara Ábile.[/caption] Um outro ponto de atenção, que é também uma grande diferença em relação ao Brasil, é que normalmente as portas dos vagões não abrem automaticamente. Portanto, caso você queira entrar ou sair de um vagão, é preciso que você pressione um botão ou puxe uma pequena alavanca. Nesse sentido, é importante ficar atento nesse momento de entrada ou saída do vagão. Não saia empurrando os outros viajantes, mas sim, saia com cuidado e se desculpe caso esbarre em alguém. Caso você não faça isso, é possível que se inicie um mal-entendido! Esse é, inclusive, um dos vários hábitos franceses estranhos para brasileiros. Trem A companhia ferroviária francesa mais famosa é a SNCF, que existe desde 1938. Ela propõe viagens tanto na própria França, quanto na Europa. Essa mesma empresa é detentora da marca TER, Trains Express Régional, que circulam em regiões da França; os trens de alta velocidade TVG, iDTGV e Ouigo. Há ainda outras empresas de trens que conectam cidades francesas com cidades de outros países: Eurostar, Thalys, Lyria e Thello, por exemplo. Assim como as opções anteriores, os trens do transporte público na França são bastante pontuais e de qualidade, além de serem uma maneira fácil de se viajar ou de acessar regiões específicas. Por exemplo, se você pretende visitar os Jardins de Monet, em Giverny, você provavelmente chegará até a cidade de Vernon com um TER. As passagens podem ser adquiridas pela internet e a estação de partida dependerá muito do seu destino. Para acessar a plataforma do trem, é preciso validar seu bilhete antes. Trem é uma opção muito confortável Os trens são muito bem equipados, com cadeiras e poltronas confortáveis, além de banheiros e lugar para colocar as malas. A climatização e as informações em tempo real sobre condições de tráfego, tempo do trajeto e próximas estações fazem com que o trem seja uma ótima opção de transporte público na França. Tramway Os Tramways, também conhecidos como trams, são um tipo de bonde urbano ou interurbano que circula em trilhos ferroviários planos, nas próprias ruas. Em combinação com as outras formas de transporte público na França, o Tramway ajuda a alcançar uma série de regiões de uma maneira prática e rápida. Os veículos são novos e, definitivamente, impressionam pela beleza. Suas estações são bem localizadas, confortáveis e contam com quadros de informações em tempo real das condições de trânsito, além dos horários dos próximos trams, que costumam manter intervalos de 5 minutos em média. [caption id="attachment_138624" align="alignnone" width="750"] O Tramway também é um transporte público eficiente e rápido na França[/caption] Igualmente aos metrôs, não é preciso dar sinal para entrar, já que os trams param em cada estação de sua linha. Para abrir a porta, normalmente é necessário pressionar um botão. Pelo fato de andar pelas ruas, no mesmo nível que os carros, andar de tram acaba sendo uma experiência interessante para os que gostam de aproveitar a paisagem. As estações, normalmente muito parecidas com pontos de ônibus, são cobertas e contam com uma máquina que vende bilhetes unitários ou por pacote. A venda, portanto, não é realizada dentro do veículo. Tal qual os outros transportes, ao entrar, é preciso validar seu bilhete imediatamente. RER Uma mistura entre metrô e trem, o Réseau express regional d’Île de France, normalmente chamado de RER, é uma rede de transportes que circula em Paris e suas regiões. Composto de várias linhas, os RER permitem o acesso a uma série de regiões de maneira simplificada e, por serem espaçosos (eles podem contar com até três níveis de assentos), contribuem para a circulação de muita gente. É ele, e mais especificamente a linha B, que é utilizada por milhares de turistas que chegam ou saem de Paris através dos dois aeroportos da região: o Charles de Gaulle e o Orly. Ele conta com uma série de benefícios que vimos nas outras opções: informações em tempo real, facilidade de se localizar na chegada e na saída e venda de bilhetes. No entanto, trata-se de uma linha na qual nem sempre a pontualidade é respeitada e não possui uma ótima climatização. Mesmo com esses pontos falhos, o RER é um meio de transporte público imprescindível para os que vivem na Grande Paris. Veja no vídeo abaixo, do canal Belle Ferreira - Eurotrip Blog, dicas sobre como pegar o transporte público na França. A Belle dá um exemplo específico de Paris, mas as dicas funcionam para todo o país: Quanto custa o transporte público na França? Em média, o bilhete unitário para um transporte público na França custa 1,70€, contudo a tarifa pode ser menor ou maior de acordo com a cidade em questão. Diferentemente do Brasil, na França o preço dos transportes públicos são os mesmos, independentemente do meio de transporte escolhido. Veja na tabela abaixo os preços do transporte público de algumas cidades francesas: Cidade Valor Paris 1,90€ Bordeaux 1,60€ Lille 1,80€ Marseille 1,60€ Lyon 1,90€ Nantes 1,70€ Nice 1,50€ Integração entre os transportes públicos na França A integração tarifária dos transportes públicos na França corresponde à possibilidade de o viajante utilizar somente um título de transporte, integrando todos os serviços de transporte público, por uma tarifa única. As possibilidades de integração variam muito conforme a cidade e o tipo de bilhete comprado. Por exemplo, o ticket t+ em Paris, de 1,90€, permite as seguintes integrações: Metrô com metrô durante 2 horas a partir da validação, mas sem sair das estações; Metrô com RER e RER com RER durante 2 horas, entre a primeira e a última validação; Ônibus com ônibus durante 1h30 entre a primeira e a última validação; Ônibus com Tram e Tram com Tram durante 1h30 entre a primeira e a última validação. Não há correspondência possível entre metrô com ônibus ou RER com ônibus. Pacotes de bilhetes de transporte público com integração Se você busca um bom custo-benefício e faz questão de ter integração entre os transportes, uma opção é o abonnement. Trata-se de um pacote semanal, mensal ou anual que lhe dá direito a utilizar os transportes de maneira ilimitada e integrada, dentro de certas regiões. A média do custo dos abonnements mensais na França é de 62€. Sendo assim, ainda que em certas cidades ele seja mais caro, é seguro afirmar que se trata de um gasto de pouco impacto no custo de vida do país. Para ilustrar, veja a tabela com os valores dessa categoria de bilhete para algumas cidades da França: Cidade  Valor Paris 75,20€ Bordeaux 50,30€ Lille 62€ Marseille 73€ Lyon 66,40€ Nantes 57€ Nice 48€ O preço vale muito a pena, seja você residente ou turista. Eu, por exemplo moro em Paris, tenho o passe mensal e compensa muito já que eu utilizo o transporte público da cidade todos os dias. Mas, de todas as vezes que recebi visitas aqui, a opção por comprar o abonnement semanal também compensava muito: assim, você se locomove livremente, sem medo de gastar demais em passagem! Qual o meio de transporte mais usado na França? Ainda que a bicicleta seja muito utilizada como meio de transporte na França, o primeiro lugar é ainda do carro (63%), segundo a última pesquisa do INSEE sobre as movimentações dos franceses. No nível nacional, o modo de transporte público na França mais usado é o ônibus. Ele corresponde a 71%, segundo os resultados de uma pesquisa realizada pela Union des transports publics et ferroviaires (UTP) e divulgada pelo Les Echos, em 2019. Em seguida, vem o metrô com 49% do total; o tramway com 44% e o RER, com 23%. Por último, com 18%, temos o TER. Precisa ter carro para morar na França? Depende da cidade que você pretende morar no país. Como vimos, as cidades francesas são, em geral, bem servidas de uma malha de transporte público. Caso você resolva morar em uma cidade na França que não possui tantas opções de transporte público, talvez o carro possa fazer bastante diferença e facilitar os deslocamentos. Portanto, se esse for seu caso, informe-se sobre como obter ou trocar sua carteira de motorista na França. Mas se você vai morar em uma cidade com mais opções de transporte público na França, como Paris, a opção de ter carro talvez não valha muito a pena. Para você ter uma ideia, segundo uma pesquisa sobre uso de carros em Paris, 42% dos trajetos feitos com carro na cidade, são trajetos de menos de 10km. O custo de manutenção também influencia Além disso, os preços de manutenção, gasolina e estacionamento são gastos que você precisa levar em conta ao tomar essa decisão. E, é claro, as condições de tráfego na cidade – que nem sempre são as melhores. Eu, pelo menos, nunca considerei ter um carro morando em Paris. A quantidade de opções de transporte e o preço do abonnement (que, como vimos, não é o mais barato na França, mas ainda vale a pena) são dois grandes pontos positivos que vejo por aqui. A extensão e a segurança dos transportes também é algo que faz a diferença. Viajar pela França Opções de cidades na França para visitar (ou morar) não faltam. Se você pretende viajar por alguma delas, saiba também que não faltam opções para você chegar ao seu destino. Seja de transporte público ou não, a dica que deixamos é que você faça sua pesquisa considerando todos os meios de transporte. Dessa forma, a possibilidade de sua viagem ficar mais barata e sua experiência mais diversificada é maior! Viajar de Ônibus na França Os ônibus são uma ótima opção de transporte público na França para viajar. As rodovias francesas são ótimas e os ônibus bastante confortáveis, com ar condicionado, poltrona reclinável e tomada para carregar o celular, isso sem contar o acesso à internet. Normalmente é acertado, entre o motorista e os passageiros, uma breve pausa no meio do caminho. Assim, a opção de viajar de ônibus compensa bastante pois, apesar de ser normalmente mais longa que as viagens feitas de trens, ela é muito mais barata e relativamente confortável. Muitas pessoas optam, por exemplo, por pegar ônibus noturnos nas viagens mais longas. Há muitas empresas de ônibus que fazem trajetos pela França. As principais são Flixbus, Eurolines e BlaBlaCar Bus. Se você nunca utilizou a Flixbus, temos um cupom de desconto de 20% para a primeira reserva, basta acessar a página da Flixbus por aqui. É possível encontrar uma viagem de Paris à Lyon a partir de 13€, com uma duração de 5h50. Viajar de Trem na França A linha ferroviária da França é uma das melhores do mundo e, como vimos, o transporte público do país se beneficia dessa estrutura. Além de conectar diversas cidades francesas, tais linhas também nos levam para vários países. Mas o trem não é um transporte barato e pode ser, inclusive, mais caro do que o próprio avião. Viajar de trem pela França acaba sendo uma boa ideia, principalmente se você tem o objetivo de apreciar a vista durante todo o trajeto. A estrutura do veículo e o conforto fazem da viagem de trem uma experiência inesquecível. Pontuais e confortáveis, viajar de trem é uma delícia. Eles geralmente possuem o vagão-restaurante, onde você pode tomar um café e um lanche; são silenciosos e extremamente pontuais. [caption id="attachment_136422" align="alignnone" width="750"] Seja de trem ou de RER, viajar por Paris ou pela França de transporte público é super possível! Foto: Bárbara Ábile[/caption] Você pode comprar suas passagens nas estações de trem, na SNCF ou diretamente com outras empresas como Eurostar, Thalys, Lyria e Thello. Uma viagem de Paris à Lyon de trem custa a partir de 33€, com uma duração de 1h56. Viajar de Carro na França Viajar de carro também é uma delícia! As estradas são bem pavimentadas, super bem sinalizadas e você pode ir parando para conhecer os vilarejos entre uma cidade e outra. O único inconveniente são as paradas para pedágio, caso você não tenha um plano tipo “Sem Parar”.  Na França, o valor depende da distância que você percorre, por isso no primeiro pedágio apenas retiramos um ticket para poder pagá-lo no próximo. Caso você se interesse por essa opção e queira alugar um carro na França, se informe sobre seus valores, dicas e documentação. Só para ilustrar, viajar de Paris à Lyon de carro custa entre 50€ e 80€, com uma duração de 4h20. Viajar de Avião na França Viajar de avião acaba tendo o ponto positivo de nos levar para lugares mais distantes em um curto período. É possível encontrar uma série de companhias aéreas low cost que operam na França e, assim, vendem bilhetes de avião por valores ótimos. Exemplos são a Ryanair, Easyjet e Vueling. Então, se você busca um preço acessível, conforto e rapidez na sua viagem, sem dúvidas o avião é o melhor meio. Apesar do transporte público na França ser ótimo, dentre todas as opções, essa é a que eu mais costumo utilizar em minhas viagens. Como dependo de feriados para poder viajar e nem sempre eles são longos, minha prioridade é perder o menor tempo possível no deslocamento. A opção é ótima também na medida em que diversas cidades francesas possuem aeroporto, o que facilita na hora de buscar um destino. Como encontrar boas passagens aéreas na França A dica que deixamos para conseguir um bom bilhete de avião é: Começar sua pesquisa com antecedência; Verificar os sites agregadores de passagens, como o Skyscanner; Ter flexibilidade de datas; Fazer diversas combinações de idas e voltas, até chegar no melhor valor. Para ilustrar, uma viagem de avião de Paris à Lyon custa 100€, com uma duração de 2h. Vale a pena utilizar o transporte público na França? Sim! Seja você um residente de alguma cidade francesa ou esteja planejando uma viagem para a França, o transporte público no país acaba sempre sendo uma ótima opção. Acessível, prático, de qualidade, com muitas opções de horário, ele é uma ótima forma de se movimentar pelas cidades com segurança. Fora isso, ao tomar o transporte público, você consegue conhecer os lugares mais a fundo, se dando conta da localidade tanto dos pontos turísticos, quanto de pontos de seu interesse. A ampla gama de aplicativos disponíveis que formulam os trajetos mais rápidos para você, como o Google Maps e o Citymapper, facilitam muito também. Por isso, na sua próxima viagem, lembre-se dessa super dica e desbrave o transporte público na França!

Metro na ponte Dom Luis I, no Porto, Portugal
Portugal Transportes Públicos

Metro do Porto, Portugal: guia para usar o transporte público

Não há quem chegue no Porto e fique confuso no metrô ao adquirir os bilhetes e se deparar com estações sem catraca. Para te ajudar a utilizar esse transporte público, preparamos um guia completo do metro do Porto em Portugal. Neste artigo, vou explicar como funciona, quais as linhas existentes, como transitar de metrô na cidade, principais estações, cuidados a ter para não receber uma multa, quanto custa e muito mais. Vamos lá? Como funciona o metro do Porto, em Portugal? Se está pensando em morar em Portugal e escolher viver no Porto é bom que saiba que o transporte público na cidade e na região metropolitana é um ponto de destaque! O metro do Porto em Portugal (lê-se métro) funciona de forma muito eficiente ligando diversas regiões da cidade, assim como algumas cidades nos arredores do Porto. Eles também fazem integração com outros transportes públicos, como o autocarro (ônibus) e o Funicular dos Guindais, localizado próximo a Ponte Dom Luís I, o cartão postal da cidade Invicta. Para comprar o bilhete, você deve se atentar as zonas para adquirir o bilhete correto e não correr o risco de tomar uma multa por estar em uma zona diferente. Por exemplo: a zona 2 abrange apenas a cidade do Porto, se passar uma estação e chegar na zona 3, o seu bilhete já deixa de ter validade. O metro Porto Portugal em números Atualmente, a rede de metro possui 67 quilômetros de extensão, 7,7 quilômetros de túnel e 6 linhas em funcionamento e 102 veículos na frota. Segundo o site oficial do metro Porto, ao todo, 9 mil pessoas podem ser transportadas a cada hora em cada linha. De acordo com as estatísticas disponibilizadas no site oficial, o índice de satisfação dos clientes é de 81,2%, 60% dos clientes têm menos de 35 anos e 30% dos clientes são estudantes. Desde a sua criação em 2002, estima-se que 12 mil carros deixaram de circular pelas ruas da cidade e 55 mil toneladas de CO₂ deixaram de ser emitidas na atmosfera. Cidades nas quais o metro do Porto circula Ao todo, a extensão das linhas circula por 8 concelhos (cidades), são eles: Porto; Matosinhos; Póvoa do Varzim; Vila do Conde; Maia; Gondomar; Rio Tinto; Vila Nova de Gaia. Mapa metro do Porto Já as linhas do metro Porto Portugal são divididas por letra/cores ligando as seguintes estações: Linha A / Azul: entre as estações Senhor de Matosinhos e Estádio do Dragão, ligando cidade de Matosinhos ao Porto. Ao todo, são 23 estações no total; Linha B / Vermelha: entre as estações Póvoa do Varzim e Estádio do Dragão, ligando as cidades Vila do Conde e Póvoa do Varzim ao Porto. São 36 estações no total; Linha C / Verde: entre as estações ISMAI e Campanhã, ligando a cidade da Maia em Portugal (que abriga um ótimo pólo industrial) ao Porto. São 24 estações no total; Linha D / Amarela: entre as estações Santo Ovídio a Hospital São João, ligando Vila Nova de Gaia ao Porto. São 16 estações no total; Linha E / Roxa: entre as estações Aeroporto do Porto a Trindade, estação central do Porto. São 16 estações no total; Linha F / Laranja: entre as estações Senhora da Hora a Fânzeres, ligando o Porto as cidades de Gondomar e Rio Tinto. São 24 estações no total. [caption id="attachment_128334" align="alignnone" width="750"] Mapa com as linhas do metro Porto Portugal e as suas ligações para cidades vizinhas.[/caption] Como andar de metro no Porto, Portugal? O primeiro passo é comprar o bilhete na estação mais próxima a você. As máquinas automáticas causam bastante confusão para quem não está habituado, mas a verdade é que não tem nenhum segredo. Na própria máquina, bem ao lado da tela, tem uma lista amarela com a relação de todas as estações existentes. Utilize essa lista para saber em qual zona a estação de destino está inserida. Por exemplo, se você pegar o metro na estação Trindade e seguir para o Aeroporto, vai ver que nessa lista, a estação Aeroporto está localizada na zona 4 (Z4). Então, ao comprar o bilhete na máquina, você precisa escolher a opção Z4. E assim por diante. Se você for andar de metro apenas dentro da cidade do Porto, a zona será Z2. Contudo, é preciso se atentar para não mudar de zona e correr o risco de perder a validade do seu cartão e ter que pagar uma multa, caso o fiscal entre no metro. Cuidado com os fiscais Por falar em fiscal, fique atento quanto a isso. Diferente do metro de Lisboa, o metro do Porto não tem catraca para entrar e sair da estação. Por isso, os fiscais são bem constantes. Eles entram no metro, pedem para você apresentar o bilhete e, conferem se o bilhete foi validado e se você está dentro da zona que pagou. Portanto, nunca esqueça de validar o cartão/bilhete nas máquinas localizadas na estação. E sempre que fizer baldeação, é necessário validar o catão/bilhete novamente. Nesse caso, não será cobrada outra passagem, apenas uma nova validação nas máquinas na estação em que fizer a troca de linha. Caso os fiscais peguem você sem validar o bilhete ou na zona errada, você poderá receber uma multa de 100 vezes o valor mínimo da passagem, ou seja, dependendo da zona, pode chegar até 405€. Quanto custa o metro no Porto? O valor do metro Porto Portugal varia conforme a zona escolhida e a opção de Andante (o nome dado ao cartão/bilhete) desejado. Veja a relação dos preços a seguir. Andante Azul Zona 1 Título (bilhete único) 10 títulos (10 viagens)* Z2 1,25€ 12,50€ Z3 1,60€ 16,00€ Z4 2,00€ 20,00€ Z5 2,40€ 24,00€ Z6 2,85€ 28,50€ Z7 3,25€ 32,50€ Z8 3,85€ 38,50€ Z9 4,05 40,50€ *Ao adquirir o cartão com 10 títulos, você ganha 1 título gratuito, totalizando 11 viagens no Andante Azul. Caso ainda não tenha o cartão Andante Azul, será cobrado uma taxa de 0,60€ da emissão. Já a recarga não tem esse custo. Andante 24 O Andante 24 é o bilhete que te dá direito a andar de metro Porto Portugal por 24 horas contado desde a primeira validação e dentro da zona escolhida. Veja os preços a seguir: Zona Preço do Andante 24 Z2 4,20€ Z3 5,55€ Z4 6,95€ Z5 8,35€ Z6 9,75€ Z7 11,15€ Z8 12,55€ Z9 13,90€ Caso ainda não tenha o cartão Andante 24, será cobrado uma taxa de 0,60€ da emissão. Já a recarga não tem esse custo. Andante Tour O Andante Tour foi desenhado para atender os turistas que visitam a cidade. Com ele, você pode transitar por todas as zonas. Existem duas opções: Andante Tour Valor Tour 1 7,00€ válidos por 24 horas a partir da primeira validação Tour 3 15,00€ válidos por 72 horas a partir da primeira validação Andante Mensal Para quem mora no Porto e precisa pegar o metro constantemente, a melhor opção é utilizar o Andante Mensal. Ele é dividido de duas formas: Z3: atende até 3 zonas distintas a sua escolha e tem um custo mensal de 30€; Metropolitana: atente todas as zonas e o seu custo mensal é de 40€. [caption id="attachment_128701" align="alignnone" width="750"] Existem várias opções de bilhete para andar de metro no Porto.[/caption] Diferente do Andante Azul, 24 e Tour, cujo cartão é de papel, o Andante Mensal é um cartão de PVC cinza com chip, nome, foto e data de validade. Além disso, ele não está disponível para a venda nas máquinas, você precisa se dirigir a um posto de atendimento localizado nas principais estações da cidade para solicitá-lo e o seu custo é de 6€. Já a recarga mensal pode ser realizada nas máquinas das estações. Eu considero o valor mensal bem aceitável para o custo de vida do Porto, mas há quem ache caro. Cabe destacar que o bilhete mensal do metro Porto Portugal tem valores diferenciados para idosos, estudantes do ensino superior de até 23 anos e estudantes comuns de 4 aos 18 anos (desde que as famílias comprovem um rendimento mensal baixo). Principais estações de metro do Porto Se você já andou de metrô no Brasil, a lógica é a mesma. As estações citadas no tópico acima, são aquelas que vão te dar a direção para que lado deve ir e em alguns casos, vai precisar fazer baldeação (troca de linha). A principal estação do metro Porto Portugal é a Trindade, localizada bem no centro da cidade. Outras estações que vale destacar. Aliados: localizada no coração do Porto, ótima para quem deseja seguir para qualquer lado do centro: a região dos bares e do centro comercial; São Bento: ideal para quem quer descer para a Ribeira ou pegar o comboio (trem) para outras cidades, como Braga, Guimarães, Valongo, Aveiro e tantas outras (são duas estações diferentes com o mesmo nome, a de metro e a de comboio); Bolhão: está localizada ao lado da Rua Santa Catarina, a principal rua de comércio do Porto; Campanhã: para que precisa pegar o comboio para Lisboa ou outras cidades, deve seguir até a estação de metro e depois ir para a estação de comboio de Campanhã (também há duas estações: metro e comboio); Hospital São João: para quem precisa utilizar a saúde pública em Portugal, pode se dirigir até a um dos principais hospitais do país, localizado bem ao lado da estação. Ampliações do metro do Porto O metro Porto Portugal está passando por uma aplicação com a construção de uma nova linha e a extensão de uma já existente. Segundo o site oficial, estima-se que serão 17 mil carros a menos nas ruas do Porto. Após a concretização das obras, a rede passará de 67 km de extensão para 73 km e atenderá uma média de 10 milhões de clientes anualmente. O projeto original, prevê a criação de 7 novas linhas e 36 novas estações, incluindo metro-bus. Segundo a reportagem do jornal Público, o projeto terá investimento previsto de 1300 milhões e conta com fundos europeus. Linha Rosa Está em curso, a construção de uma nova linha de metro no Porto e com previsão de conclusão da obra apenas em 31 de dezembro de 2023. A linha G / Rosa vai fazer ligação entre as estações Casa da Música e São Bento e vai ter uma ótima ligação no centro histórico da cidade. Diferente das linhas já existentes, que liga a região metropolitana ao Porto, a linha rosa vai atender apenas o Porto. Serão apenas 3 quilômetros de extensão e 4 novas estações subterrâneas. Extensão da Linha Amarela A linha D / Amarela está passando por uma extensão para melhor atender aqueles que moram em Vila Nova de Gaia. Atualmente, a estação final é de Santo Ovídio, mas o projeto prevê a criação de mais 3,15 quilômetros e 3 novas estações: Manuel Leão, Hospital Santos Silva e Vila D’Este. O objetivo da extensão da linha Amarela em Gaia é melhorar o acesso às regiões escolares, residenciais e de saúde. Outras linhas do projeto Além das duas linhas que já se encontram em construção, 5 linhas do projeto aguardam aprovação de investimentos. São elas: Linha São Mamede: vai ligar Matosinhos até o Hospital São João; Linhas da Maia: ampliação ligando ISMAI até Trofa e uma nova linha ligando a Maia até o Hospital São João; Linha Gondomar: uma nova linha ligando Gondomar a Campanhã; Linha Casa da Música: pretende ligar a Casa da Música a estação Combatentes. Como funciona a integração com ônibus? O metro Porto Portugal também faz integração com os autocarros (ônibus). Isso significa que você pode utilizar o mesmo Andante para ambos os transportes públicos. Contudo, o ônibus merece ainda mais atenção com relação à mudança de zonas. Após a validação do Andante, você poderá utilizar o transporte público por até 1 hora sem que te cobre uma nova passagem. Portanto, se precisar pegar o metro e logo em seguida pegar o ônibus, você pagará apenas 1 passagem. No caso do ônibus, a máquina de validação do bilhete fica localizada no seu interior e não na paragem do autocarro (ponto de ônibus). Morar perto do metro é uma boa opção? Sim, sem dúvida alguma. Se você está programando morar no Porto e não deseja comprar carro em Portugal, morar perto do metro é a melhor opção, pois permite que você se locomova de maneira bem rápida e eficiente por toda a cidade e região metropolitana. Normalmente, o metro Porto Portugal funciona de 5:45h ou 6:20h até 00:30h ou 1:00h (a depender da linha). Já no verão, os horários são mais alargados e algumas linhas passam a funcionar até 24 horas. Por outro lado, depender do ônibus não é a melhor opção, pois os horários são bem reduzidos e eles não costumam ser muito pontuais. Contras de morar próximo ao metro Morar próximo ao metro tem as suas vantagens, mas também as suas desvantagens. A principal delas é o preço para alugar apartamento. Os valores costumam ser bem mais altos se comparado aos bairros do Porto com ligação apenas por ônibus. É uma diferença de 100€ a 200€ nos valores dos aluguéis. Outra desvantagem é que, dependendo da localização do seu apartamento, o barulho também pode ser um fator ruim se a estação próxima da sua casa for de superfície e não subterrânea. Um exemplo pessoal: em agosto de 2021 (auge do verão), eu morei em Vila Nova de Gaia por um mês quanto esperava um quarto vagar no Porto, o apartamento ficava localizado no 3º andar da Avenida da República, onde o metro passa na superfície. Para mim, que trabalho Home Office e faço reuniões constantemente por videoconferência, o barulho constante foi bem desagradável. Saiba quais são as melhores cidades de Portugal para morar. O metro do Porto é bom? Sim. O metro Porto Portugal é muito bom e os veículos da frota também são bem novos se comparados aos de Lisboa. Os 67 quilômetros cobre diversos pontos da cidade e região metropolitana, facilitando bastante a locomoção de todos os moradores no dia a dia. A extensão das linhas promete melhorar ainda mais. Se você pensa em morar próximo ao metro, logo verá que o carro deixa de fazer sentido e acaba por ficar muito mais na garagem do que na rua. Os horários também são bem ampliados e a frequência é bem alta. Dependendo da linha e da estação de origem e destino, a frequência é de 5 a 10 minutos entre um veículo e outro. Já nas regiões metropolitanas do Porto, o tempo pode variar entre 10 a 30 minutos. Gostou desse guia e está pensando em morar no Portinho? Recomendo o Programa Morar em Portugal para te ajudar a montar o seu planejamento de mudança. Ele reúne uma série de videoaulas com os principais pontos que precisam ser considerados e acompanha um ebook completo com todas as informações necessárias, desde os primeiros passos do planejamento até dicas de adaptação em Portugal.

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