Transporte público na Itália

Itália  / 

Acredito que quando estamos nos planejando ir para outro país, seja para visitar ou para morar, saber como vamos nos locomover é, sem dúvida, muito importante.

Este artigo é para você que está se preparando para viajar e quer saber como é o transporte público na Itália.

Como funciona o transporte público na Itália

A Itália é um país bem extenso e cada região ou cidade possui suas próprias características. Porém, existem meios de transportes, como os trens e ônibus por exemplo, que funcionam da mesma maneira em qualquer lugar do país.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Os italianos costumam viajar bastante de trem e de ônibus, além de possuírem uma das maiores frotas de carros de passeio da Europa. Pois é, os italianos viajam bastante de carro também.

No caso dos transportes urbanos, cada cidade possui seu próprio sistema, uns mais eficazes que os outros, mas normalmente superiores ao sistema de transporte público da maioria das cidades brasileiras.

Como é viajar de ônibus na Itália

Os italianos utilizam muito o ônibus como meio de transporte em suas viagens, apesar de só ouvirmos falar, no Brasil, sobre os trens na Itália.

O ônibus é muito utilizado como meio de transporte público na Itália, pois é uma maneira barata de se locomover pelo país.

Além disso, a rede de ônibus intermunicipal e interregional italiana é bem grande, ligando o norte ao sul do país, muitas vezes com conexões aproveite e (veja como é o mapa da Itália).

Talvez o maior problema desse tipo de meio de transporte na Itália seja, além das longas viagens, a falta de pontualidade. Na verdade, nada na Itália é muito pontual, então coloque na conta que os ônibus atrasam normalmente entre 10 e 20 minutos.

Em relação ao transporte público urbano na Itália, todas as grandes cidades do país possuem uma extensa rede de ônibus que, normalmente, atendem bem a população e a preços acessíveis.

Como é viajar de trem na Itália

Trem na Itália

Precisa enviar dinheiro do Brasil para a Europa?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram e etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Com mais de 35.000 avaliações positivas, na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Acredito que o trem seja o meio de transporte público da Itália mais conhecido pelos brasileiros.
É um meio de transporte que funciona muito bem. O serviço de trens italianos é de alta qualidade e é bastante utilizado, tanto pelos turistas quanto pelos moradores da Itália.

A empresa de trens mais conhecida é a Trenitalia com seus trens chamados de “Freccia” (flecha ou seta, em italiano). Tem o Frecciarossa (alta velocidade), Frecciaargento (alta velocidade) e frecciabianca, ou em bom português: flecha vermelho, flecha prata e fecha branca.

A rede ferroviária italiana é bastante extensa e é possível chegar a quase todo lugar do país de trem, com inúmeras linhas e conexões.

Trens de alta velocidade

Normalmente, os trens de alta velocidade são aqueles de percurso longo, ou seja, que ligam às regiões mais distantes, percorrendo longas viagens. Além dos trens de percurso longo, existem os trens regionais que ligam, normalmente, às cidades menores.

Custo

Apesar de bastante utilizado, viajar de trem na Itália não é a maneira mais barata. Porém, é um sistema de transporte público na Itália bastante pontual e eficaz. E muito escolhido pelos turistas, pela facilidade e simplicidade de utilização.

Veja como é o custo de vida na Itália.

Andar de metro na Itália

Um outro meio de transporte público na Itália é o metro. O metro é um trem subterrâneo urbano que existe em muitas cidades pelo mundo e também está presente em algumas cidades italianas.

As cidades de Milão e Roma possuem as maiores redes de metro do país, como linhas que tentam servir boa parte da população local e um maior número de estações.

Quer conhecer melhore as cidades da Itália? Veja a lista que preparamos com as melhores cidades para morar.

Preço do bilhete

Um bilhete unitário de metro custa em torno de 1,70euro, mas é possível adquirir também passes mensais, que custam em torno de 37,00 euros.

Outras cidades como Turim, Nápoles, Brescia, Catania e Genova também possuem metro, porém com redes de menor cobertura.

Veja tudo sobre a Itália que você precisa saber.

Como é o metro?

É um meio de transporte rápido, moderno e eficaz, que integrado às linhas de ônibus urbano tentam atender da melhor maneira à população das grandes cidades italianas.

Eu usei o verbo tentar, pois o metro é um meio de transporte na Itália que ainda está em expansão e sempre passando por melhorias para melhor atender os habitantes locais.

E como é viajar de carro na Itália?

Os italianos são apaixonados por carros e possuem uma excelente rede viária, com estradas novas e muito bem conservadas.

Para percursos mais curtos, viajar de carro na Itália pode ser bastante vantajoso, pois além da liberdade de fazer o caminho que quiser, não fica tão caro.

Porém, para percursos longos viajar de carro na Itália pode sair mais caro do que a mesma viagem de trem, ônibus ou avião.

Veja se pode viajar na Itália com a sua carteira de motorista na Itália.

Custo da gasolina

A gasolina na Itália custa em torno de 1,50 euro/litro e um tanque de um carro médio tem capacidade para 50 litros. Então, só em gasolina cada tanque gasto custaria 75 euros.

Além disso, é preciso colocar no cálculo o custo dos pedágios, que numa viagem longa pode ultrapassar os 60 euros.

Para calcular os gastos de uma viagem pela Itália, o guia Michelin possui um excelente simulador.

Viajar de avião na Itália – Aeroportos italianos

Viajar de avião na Itália
Uma outra maneira de viajar pela Itália é de avião e pode ser uma excelente opção de transporte.
Muitas companhias aéreas low cost, ou seja, de baixo custo, operam linhas na Itália. E praticamente todas as médias e grandes cidades possuem aeroportos.

Além disso, várias outras grandes companhias aéreas ligam as cidades italianas, facilitando bastante a vida de quem precisa

Os dois maiores e mais importantes aeroportos da Itália são o Fiumicino, em Roma e o Aeroporto de Melpensa, localizado em Milão. Ambos os aeroportos recebem voos de todo o mundo e também de todas as regiões do país. Conheça todos os aeroportos na Itália.

Pode ser útil conferir as dicas para comprar passagem para Itália.

E então, qual é a melhor maneira de se deslocar na Itália?

Sendo bem sincera, a melhor maneira de se deslocar na Itália vai depender de alguns aspectos e, mais uma vez, não existe uma resposta pronta.

Se o seu objetivo é se locomover dentro de uma cidade média ou grande, a melhor maneira é usar o transporte público. É um sistema bastante eficaz e acessível e você não precisará se preocupar com estacionamento, por exemplo.

Viajar entre cidades de curto distância

Para viagens entre cidades de curta distância, a melhor maneira é ir de carro, já que é possível aproveitar a paisagem das belas estradas italianas, com a liberdade de poder fazer o caminho que quiser e parar onde e quando desejar.

Viagens longas

Agora, se você pretende fazer uma viagem de longa distância na Itália, eu te aconselho a ir de trem, avião ou ônibus. Dependendo, é claro, de quanto você deseja gastar ou quanto tempo tem disponível.

E então, gostaram de conhecer um pouco mais sobre o transporte público na Itália?

Em destaque na Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE

Ana Eliza, ou Ni como é conhecida, é brasileira, apaixonada por viagens e mãe da Olívia. Mora em Turim, na Itália e, juntamente com seu marido Fabiano, escreve o In Turim, um blog sobre a vida e turismo na cidade que foi a primeira capital da Itália.