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Quer dicas parar comprar passagens aéreas com os melhores preços? Aqui você confere quais são os melhores sites, melhores companhias aéreas, quanto custa viajar para a Europa e outras dicas para economizar na passagem.

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Mulher em aeroporto, após sofrer atraso de voo e perda de conexão.
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Indenização por atraso de voo e perda de conexão: como solicitar

Quando se programa uma viagem, os imprevistos são as últimas coisas nas quais nós pensamos. Porém, para ficar à frente deles, é importante saber como funciona a indenização por atraso de voo e perda de conexão. Neste artigo, saiba como ir atrás dos seus direitos caso você passe por uma situação desagradável como essa, quanto você pode receber de indenização e muito mais. Aproveite a leitura! É possível pedir indenização por atraso de voo e perda de conexão? Sim, é possível e é um direito seu. Para pedir indenização por atraso de voo e perda de conexão, você tem dois caminhos: contar com ajuda de um advogado ou de plataformas digitais voltadas para casos de passageiros aéreos que tiveram problemas com voos. Dessas empresas, as mais conhecidas e bem estabelecidas no mercado são a AirHelp, a Resolvvi e a Liberfly. Existem exceções que não permitem a indenização Quando o atraso de um voo (e a consequente perda de conexão) é causada por motivos que não podem ser controlados pela companhia aérea, a indenização não é possível. Alguns exemplos desses eventos são: Congestionamento aéreo; Condições meteorológicas imprevistas e fora do comum; Casos de riscos de segurança (por exemplo, se houver um passageiro a bordo que apresente risco aos demais passageiros, risco de disseminação de doenças virais e bacterianas, etc); Decisões políticas de última hora. Ou seja, você pode receber indenização por atraso de voo e perda de conexão se o problema tiver sido causado por má gestão da companhia aérea, como: Falta de manutenção e problemas técnicos na aeronave; Greves da companhia; Overbooking (e consequente atraso) do primeiro voo; Demora na inspeção e despacho de bagagens; Quando a companhia vende passagens combinadas com tempo de conexão extremamente curto. Meu voo atrasou e perdi a conexão, quais os meus direitos? Depende do local do seu voo. Afinal, as regras são diferentes para voos no Brasil e na Europa, visto que as leis que protegem os passageiros aéreos também são diferentes. Veja quais são as regras em cada região. No Brasil No Brasil, caso você perca um voo de conexão por causa do atraso do primeiro voo, você tem direito a uma das seguintes saídas: Remarcar seu voo sem qualquer custo; Receber reacomodação em voo de outra companhia aérea em horário parecido; Receber reacomodação em outro voo da mesma companhia aérea, também em horário parecido; Receber reembolso integral do valor da passagem e da taxa de embarque. Esses direitos dos passageiros aéreos estão de acordo com a Resolução 400 da ANAC, e reforçam que você não precisa enfrentar problemas para ter acesso aos seus direitos em caso de perda de conexão devido a atraso de voo. Na Europa Na Europa, casos de problemas com voos são regidos pela lei CE 261. De acordo com o regulamento, você pode receber indenização em caso de atraso e perda do voo de conexão se: O primeiro voo e o voo de conexão que foi perdido fizerem parte da mesma reserva; Se o atraso foi causado por culpa da companhia aérea; Se o voo sair e tiver como destino um aeroporto dentro da União Europeia. Ainda, a indenização é calculada de acordo com a distância entre o aeroporto onde você se encontra e o seu destino. Para voos com até 1.500 km de distância, você recebe 250€; Para voos entre 1.500 km e 3.500 km de distância, você recebe 400€; Para voos com mais de 3.500 km de distância, você recebe 600€. Além disso, na Europa, é um direito seu receber realocação em outro voo quanto antes, e isso deve ser feito pela companhia aérea. Tenho direito a dano moral? Sim, se você chegar com muito tempo de atraso no seu destino ou se o tempo de espera for muito longo, você tem direito a indenização por danos morais. Ainda, se você tiver algum dos seguintes problemas por causa desse atraso, também tem direito: Perda de diárias de hotéis, Airbnb, hostels ou qualquer outro tipo de acomodação; Perda de compromissos de trabalho; Perda de eventos importantes, como casamentos e festas; Perda de shows ou eventos que estejam com ingressos já comprados; Qualquer outra implicação nos seus planos que possa ser comprovada. Para pedir a indenização pelos danos morais, é bem importante ter em mãos os comprovantes desses imprevistos. Como pedir indenização por atraso de voo e perda de conexão? Depende da forma que você escolhe para resolver o problema. Se optar por um advogado, basta entrar em contato com um profissional e relatar o ocorrido. Por outro lado, se preferir a praticidade das plataformas online, o passo a passo depende um pouco da empresa escolhida. A seguir, te explico como funciona para pedir indenização por atraso de voo e perda de conexão por meio da AirHelp, da Resolvvi e da Liberfly. AirHelp Para pedir indenização por atraso de voo e perda de conexão, basta acessar o site oficial da AirHelp e preencher as informações sobre o aeroporto de origem e de destino. Feito isso, clique em “verificar indenização”. Na página seguinte, você deverá preencher mais detalhes sobre o incidente, e anexar documentos que provem a situação. Alguns exemplos são declarações da companhia aérea, fotos do painel de embarque, fotos do seu bilhete e qualquer outro documento que comprove que você perdeu o voo de conexão por causa do atraso do primeiro voo. Quando você terminar, irá enviar seus documentos para a equipe da AirHelp validar. Porém, antes da resposta oficial, você consegue ter um rápido parecer no site sobre seu caso ser válido ou não. A AirHelp é especializada em atender os casos de atraso de voo, e é uma das empresas que pode te ajudar. Dentro de algumas semanas, a AirHelp entrará em contato com você para lhe atualizar das novidades do seu caso e para explicar detalhes do pagamento, caso você possa receber a indenização. Do valor da indenização, a AirHelp desconta 35% pelos serviços prestados. Vale lembrar que a AirHelp é de confiança e também trabalha com outros problemas relacionados, como o voo cancelado. Resolvvi O processo de pedir indenização pela Resolvvi é bem parecido com o da AirHelp. Você irá acessar o site da Resolvvi e clicará em “problemas com voo”. Na página seguinte, clique em “começar agora” para preencher informações sobre a sua perda de conexão. Você precisará informar detalhes do voo, anexar provas, inserir seus dados pessoais e alguns outros documentos. Feito isso, você também pode obter um parecer rápido da Resolvvi, mostrando se o seu caso é apto ou não a receber a indenização. Depois de enviar tudo, basta você aguardar o contato da equipe da Resolvvi para saber mais informações e entender o andamento do seu caso. No momento de receber a indenização, a Resolvvi também desconta 35% do valor total pelos serviços prestados antes de repassar o dinheiro. A Resolvvi é uma empresa segura, e também resolve problemas como atraso de voo e te ajuda a conseguir indenização por overbooking. Liberfly Para pedir indenização pela Liberfly, o passo a passo é um pouco diferente. Você irá acessar o site oficial da Liberfly e clicará em “avaliar meu caso”. Depois, irá preencher seus dados pessoais e detalhes do voo, bem como as provas do ocorrido. Quando você enviar, a equipe da Liberfly irá fazer uma rápida análise para verificar se você tem direito ou não a indenização. Se você tiver, você recebe R$1.000 em até 48h como indenização. Sim, o valor pago pela Liberfly é fixo, e você o recebe sem burocracias. Por outro lado, se seu caso não for apto a indenização, você não precisa pagar nada para a empresa. Qual o valor da indenização por atraso de voo e perda de conexão? Para perda de conexão em voos nacionais, você pode receber até R$10.000 de indenização. Por outro lado, em casos de perda de conexão em voos europeus, os valores são calculados de acordo com a distância entre o aeroporto de partida e o de destino. Você pode receber até 600€ de indenização. Em ambos os casos, fatores como tempo de espera e distância do voo influenciam no valor final que você irá receber. O que fazer para ter direito a indenização por atraso de voo e perda de conexão? Existem várias coisas que você pode fazer caso perca seu voo de conexão por causa do atraso do primeiro. A seguir, vou listar algumas medidas possíveis: Reclamação formal na companhia e nas autoridades competentes O primeiro passo é registrar uma reclamação formal com a companhia aérea. Faça isso o mais rápido possível, preferencialmente no próprio aeroporto e no momento em que o problema ocorrer. Nessa hora, é muito importante pedir uma declaração da companhia aérea sobre a perda da conexão que tenha os detalhes do seu voo e da sua passagem. Esse documento é importante para, caso a companhia dificulte o seu acesso à indenização, você consiga facilitar o processo com um advogado ou com uma empresa capacitada. Não deixe de pedir uma declaração no aeroporto para usar como comprovante, é essencial para poder pedir sua indenização. Além disso, encaminhe sua reclamação para órgãos de defesa do consumidor, como o Procon e a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Eles podem intervir em seu favor e garantir que seus direitos sejam respeitados. Providencie os documentos necessários Mantenha todos os documentos relacionados ao voo guardados. Isso inclui passagens, cartões de embarque, comprovantes de compra e qualquer comunicação com a companhia aérea sobre o atraso ou a perda da conexão. Documentos adicionais, como recibos de despesas causadas pelo atraso (alimentação, transporte, hospedagem), também podem ser úteis para reforçar sua reclamação. Procure assistência especializada para indenização Caso tenha dificuldades em obter a indenização ou não saiba como proceder, procure a ajuda de um advogado especializado em direito do consumidor ou uma empresa que atua na área de direitos dos passageiros. Empresas como a AirHelp, Resolvvi e Liberfly, por exemplo, possuem experiência e conhecimento para negociar com as companhias aéreas e aumentar suas chances de sucesso na obtenção da compensação devida. Vale a pena pedir indenização por atraso de voo e perda de conexão? Sim, vale a pena pedir indenização por atraso de voo e perda de conexão. Esses transtornos podem causar prejuízos significativos, como perda de compromissos importantes, despesas extras, além do desgaste emocional. Tanto a legislação brasileira quanto a internacional garantem o direito à indenização nessas situações, e é importante reivindicar esses direitos para compensar os inconvenientes sofridos e incentivar as companhias aéreas a melhorarem seus serviços. Se você teve seu voo atrasado e perdeu uma conexão por conta disso, não deixe de buscar sua indenização. Para facilitar esse processo, você pode contar com a ajuda de advogados ou de empresas especializadas nisso. A AirHelp, por exemplo, é uma plataforma que pode ajudar você a entender seus direitos e a processar seu pedido de indenização de forma rápida, segura e eficiente. E o melhor: a equipe da AirHelp resolve tudo para você, o que torna ainda mais conveniente e confortável. Espero que este artigo tenha ajudado você a entender seus direitos e as maneiras mais rápidas de garanti-los. Boa sorte!

Mulher usando seu tablet
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Resolvvi: conheça o site e saiba se vale a pena utilizá-lo

Infelizmente, nenhuma pessoa está isenta a passar por dificuldades com um voo. Bagagem com danos ou extraviada em uma das escalas, atrasos ou cancelamentos avisados em cima da hora, ou que o tenham prejudicado de alguma forma e outras situações desagradáveis podem acontecer. Para ajudá-lo nesses momentos, surgiu a Resolvvi. É uma startup voltada para o direito do consumidor e especializada nesses tipos de casos. Neste artigo, saiba mais sobre como a Resolvvi funciona e se vale a pena acionar os seus serviços. O que é a Resolvvi? A plataforma Resolvvi é uma startup de tecnologia que tem como objetivo ajudar consumidores brasileiros com problemas enfrentados em duas situações: problemas com voos e com nome negativado indevidamente a exigirem uma indenização de forma online, segura e sem burocracia. De acordo com dados do site da Resolvvi, consultados em maio de 2024, a empresa, criada em 2017, já atendeu a mais de 10 mil pessoas, já recuperou mais de R$ 65 milhões em indenizações e obtém mais de 92% de sucesso nos pedidos de indenização feitos. A empresa Resolvvi é confiável? A Resolvvi foi criada em 2017 e está inscrita no CNPJ 26.769.523/0001-90. Além disso, a equipe é formada por especialistas em direito do consumidor, o que confere ainda mais confiabilidade para a empresa. O microempresário Davi Novaes, 39 anos, contratou a Resolvvi quando comprou pela LATAM passagem aérea de ida e volta São Paulo X Recife, não embarcou no voo da ida e cancelaram o voo da volta. [caption id="attachment_169505" align="alignnone" width="750"] Davi afirmou que “colocou no Google o que estava passando” e achou a Resolvvi. Foto: Davi Novaes[/caption] Com o auxílio da Resolvvi, ele processou a companhia aérea, ganhou a causa e recomenda a empresa: Falaria para as pessoas que tiveram problemas com voos buscarem pela Resolvvi, sem dúvidas. Avaliação no Reclame Aqui A reputação da Resolvvi no Reclame Aqui é 8,4 em uma escala que vai até 10, considerada ótima. Essa nota considera o período entre novembro de 2023 e abril de 2024. A empresa possui 100% reclamações na plataforma respondidas. [caption id="attachment_169500" align="alignnone" width="750"] A Resolvvi apresenta ótima reputação no Reclame Aqui e conta com muito poucas queixas, apenas 36 nos últimos 6 meses.[/caption] Dessas reclamações recebidas, 83,3% foram resolvidas, índice muito bom. Ainda, 79,2% dos clientes da Resolvvi afirmam que voltariam a fazer negócio com a empresa. Outro ponto importante a destacar é que a startup está no Reclame Aqui há 5 anos, e nesse período, o total de reclamações recebidas foi 173. Esse é um número baixo para o período, que indica que são poucos os problemas envolvendo a Resolvvi. No portal de queixas, a maioria das reclamações está relacionada à falta de transparência no pagamento dos valores, à demora no pagamento e falta de retorno. Veja algumas delas: Prezados, Eu contratei a resolvi ganhei a causa contra o banco Bradesco, porém o pagamento não foi efetuado. O que fazer? Parece que o caso foi esquecido. Aguardo respostas. – Tamires; Meu processo está em aguardo de depósito judicial. Desde 22/12/23.Tentei entrar em contato com a empresa. Não consegui. Agora fui dar uma olhada no processo e se encontra no dia de hoje 01/03/2024. Arquivado. Estou muito chateada. Pois já tentei contato pelo WhatsApp não consegui. Eles colocaram atendimento virtual. E quando solicitado pra falar com atendente físico eles nunca respondem. A outra questão e que mandei mensagem via e-mail pra solicitar a senha do processo e o que foi me respondido é que não seria possível. Acho isso um descaso. – Laura. Avaliação no site da empresa O site da Resolvvi mostra a avaliação da empresa no Google: 4,9 estrelas em 5, também considerada ótima, baseada em quase 2.000 opiniões. Essa avaliação foi conferida no site da empresa em maio de 2024. Todas essas avaliações foram respondidas pela empresa. Além disso, os comentários deixados pelos avaliadores são, em sua maioria, muito positivos. Veja algumas avaliações 5 estrelas que constam no site da Resolvvi: Serviço excelente, eles tomaram conta de tudo! Foi só esperar o dinheiro cair na conta, recomendo! – Maria Hebe Menezes; Melhor equipe, todos muito prestativos e super responsáveis. Recomendo de olhos fechados! – Gleyce Souza; Foi excelente o serviço prestado. Zero burocracia, me atualizavam constantemente sobre os andamentos via WhatsApp e e-mail. – Gabriel Saboya. Como funciona a Resolvvi? A Resolvvi funciona como uma ponte entre os direitos do consumidor e escritórios de advocacia, com profissionais capacitados a resolver burocracias relacionadas a voos e nome negativado. Todo o processo de pedido de indenização é feito online, e a empresa promete cobrar a taxa de serviço apenas se você de fato conseguir a indenização pelo problema ocorrido. Para problemas relacionados a voos, a taxa cobrada é de 35% da indenização recebida. Primeiro, você deverá verificar, no site da Resolvvi, se tem direito à indenização. O processo é feito de forma online, rápida (menos de 1 minuto) e gratuita; basta responder às perguntas na plataforma. Depois, você deverá enviar as suas provas, para que os especialistas da empresa cuidem de todo o processo para você. Se você ganhar o seu processo, você receberá o seu dinheiro diretamente na sua conta, sem complicações, com o desconto da Resolvvi. Davi, por exemplo, contou que recebeu uma indenização bem maior do que o valor gasto com a passagem aérea: Paguei aproximadamente R$ 300 por um novo voo na madrugada (de Recife para São Paulo) e fui ressarcido em aproximadamente 10 vezes o valor, com uma taxa de 35% da Resolvvi. Segundo ele, o dinheiro caiu na sua conta cerca de 3 meses após o início do processo. Em quais problemas com voos é possível acionar a empresa? O passageiro pode acionar a Resolvvi nos seguintes casos: Voo cancelado ou atrasado; Conexão perdida; Bagagem extraviada, No-Show (caso você não consiga fazer o check-in a tempo ou não consegue embarcar no avião; Overbooking, quando há passageiros a mais que o número de assentos em determinado voo. Quanto custa contratar a Resolvvi? No caso de problemas com voos, a taxa de serviço cobrada pela Resolvvi corresponde a 35% do valor da indenização recebida. Vale dizer que, conforme ressalta a empresa, a taxa só é cobrada se a causa for ganha pelo passageiro. Como acionar a Resolvvi para problemas com voo? Acionar a Resolvvi é bem simples. Você precisa acessar o site oficial da empresa e clicar em “Começar grátis”, botão estampado logo no início do endereço. A seguir: Insira seu e-mail e escolha o problema que você deseja solucionar; Ao selecionar “problemas com voo”, você vai especificar sua questão na página seguinte, podendo escolher entre “problema com voo: cancelado, atrasado, no-show e overbooking”, “problema com bagagem” ou “problema com reembolso de passagem”; [caption id="attachment_169502" align="alignnone" width="750"] Você deverá informar os dados solicitados para descobrir se o seu problema dá direito a uma indenização.[/caption] Ao escolher a sua situação, você precisará responder a um questionário que detalhará o problema, o que ajuda no acionamento do serviço; No final do questionário, você receberá um parecer geral sobre se o problema é resolvível ou não, e se há chances de receber indenização; O próximo passo é clicar no botão “buscar meus direitos”; Em seguida, é necessário criar um perfil no site da Resolvvi, informando seu nome e escolhendo uma senha; Você precisará responder a mais algumas perguntas sobre seu caso e, em seguida, informar detalhes do voo. Companhia aérea, número e data do voo são requisitados; O próximo passo é enviar documentos que comprovem o seu problema. Por exemplo, se o voo atrasou ou se você teve sua bagagem extraviada, será necessário enviar provas disso. Cartão de embarque e comprovante da reserva de viagem são alguns exemplos, e essas provas podem ser enviadas em PDF, em formato de imagem, áudio ou vídeo; As etapas finais são enviar mais algumas informações, como CPF, estado civil, endereço, profissão e telefone. Em seguida, anexe seus documentos pessoais requeridos e pronto, basta esperar um e-mail da Resolvvi com atualizações do seu caso. Davi nos afirmou que o processo foi bem simples: Relatei o problema, anexei as provas e submeti. Como acompanhar o processo na Resolvvi? Depois de solicitar uma indenização no site e informar todos os detalhes da sua queixa, você acompanhará o processo por e-mail ou pela plataforma da Resolvvi. Você receberá notificações de cada passo do andamento do seu caso, até ele ser resolvido. Caso você tenha questões mais pontuais, a Resolvvi também possibilita que você tire dúvidas diretamente com o advogado cadastrado na plataforma, responsável por dar andamento ao seu processo. Contatos da empresa Você pode entrar em contato com a Resolvvi das seguintes maneiras: Por e-mail: [email protected]; Por Whatsapp: +55 85 98121-9475. A empresa promete entrar em contato com você quanto antes, evitando ao máximo longas esperas. Segundo Davi Novaes, a empresa se mostrou bastante solícita em seu contato: Apesar de aparentar muito impessoal, foi pragmática. Resolvvi ou AirHelp? A Resolvvi e a AirHelp ajudam o passageiro a buscar os seus direitos junto à companhia aérea e à justiça. Ambas as empresas são de confiança. Para você visualizar as características de cada uma e poder escolher uma delas, caso precise, fizemos uma tabela comparando as duas. Veja: Atributo Resolvvi AirHelp Empresa brasileira Sim Não, alemã Mais tempo de mercado Não, desde 2017 Sim, desde 2013 Melhor reputação no Reclame Aqui Sim (ótima, 8,4) Não (ótima, 8,3) Melhor avaliação dos clientes no Reclame Aqui Sim (boa, 7,63) Não (boa, 7,38) Mais problemas de clientes resolvidos (Reclame Aqui) Não (83,3% das reclamações recebidas) Sim (88,5% das reclamações recebidas) Comissão pelos serviços para problemas de voos e extravio de bagagem Sim (35% da indenização – a taxa só é cobrada se o valor for recebido) Sim (35% da indenização – a taxa só é cobrada se o valor for recebido) Acompanhamento do caso, por meio de notificações por e-mail ou pelo site da empresa Sim Sim Vale a pena acionar os direitos de passageiro pela Resolvvi? Sim, vale muito a pena. Afinal, a plataforma Resolvvi se encarrega de todo o processo burocrático e o acelera para você. Ainda, a grande e principal vantagem é que você apenas pagará pelos serviços se ganhar a “causa”, como a indenização pelo atraso do voo ou pela bagagem extraviada. Isso significa que você não tem riscos de perder dinheiro. Quando você tenta resolver essas questões por conta própria, tem a chance de não receber a devida indenização e precisar arcar com os honorários do advogado contratado por você. Esse é um problema que não acontece na Resolvvi. [caption id="attachment_169503" align="alignnone" width="750"] O extravio de bagagem é frequente em voos para Europa, e a Resolvvi ajuda você a receber uma indenização por isso.[/caption] O processo todo de abrir um pedido também é simples e intuitivo, e você termina todas as etapas em menos de 10 minutos. A empresa mantém você informado, por e-mail, sobre cada etapa do seu caso, além de você poder conferir, a qualquer momento, o status do seu processo no site. Davi afirmou que vale muito a pena contratar a Resolvvi em casos de problemas com voos. Muito pragmática, simples e fácil de resolver. A marca fala por si, com o nome Resolvvi. Inclusive, já indiquei para amigos. Vale frisar que, segundo a Resolvvi, 92 a cada 100 clientes ganham a causa. Isso acontece porque a startup conta com advogados e especialistas em Direito do Consumidor, que sabem exatamente o que fazer para garantir os seus direitos. Portanto, se você teve algum problema com voo ou bagagem extraviada nos últimos dois anos, vá atrás de seus direitos de forma simplificada. Consulte a elegibilidade do seu problema na Resolvvi e boa sorte!

Em casos de voos atrasados ou cancelados é possível processar companhia aérea.
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Processar companhia aérea: saiba quando é possível e como fazer

Você sabia que é possível processar companhia aérea caso ela não faça nada para solucionar casos de cancelamento de voo, atraso de voo, impossibilidade de embarcar no seu voo e bagagem extraviada? Para garantir o sucesso dessa etapa, é preciso saber quando é possível entrar com uma ação e como iniciar o processo. Neste artigo, veja como ir atrás dos seus direitos com bastante facilidade, além de respostas para perguntas muito frequentes sobre o tema. Perguntas Respostas Como entrar na justiça contra a companhia aérea? Através da ajuda de um advogado ou das plataformas voltadas para os direitos dos passageiros aéreos. Onde ingressar com ação contra companhia aérea? No Juizado de Pequenas Causas, com um advogado ou com plataformas como a AirHelp. Como reclamar de uma companhia aérea? Reclame diretamente com a empresa. Caso não tenha efeito, procure um advogado ou especialistas nos direitos dos passageiros. Quando posso processar companhia aérea? Você pode processar a companhia aérea em diversas situações, como: Cancelamento de voo; Atraso de voo; Overbooking; Bagagem extraviada. Para cada um desses casos, a forma de resolver é um pouquinho diferente. Veja as regras para cada uma das falhas da companhia aérea na prestação de serviços. 1. Cancelamento de voo Para processar a companhia aérea por voo cancelado é preciso se atentar se os seus direitos como consumidor foram atendidos. No Brasil Os direitos dos passageiros diferem para voos nacionais e internacionais e dependem da origem e do destino. Segundo a resolução ANAC nº400/2016, se o seu voo for cancelado, é possível receber da companhia aérea uma indenização. A indenização só é possível caso a companhia aérea não troque a sua passagem para outro voo, não reembolse o valor da passagem ou não ofereça outra forma de você chegar ao seu destino, como ônibus, por exemplo. Na Europa Se o seu voo for partindo ou chegando à Europa, deve ser aplicada a legislação a CE 261, que regulamenta o setor na União Europeia. Caso seu voo seja cancelado na Europa, a companhia aérea tem a obrigação de avisá-lo com, pelo menos, duas semanas antes da data de seu embarque. [caption id="attachment_172830" align="alignnone" width="750"] As regras para poder processar cia aérea na Europa são diferentes, bem como os valores de recompensa.[/caption] A companhia também precisa te oferecer um voo alternativo, com o mesmo trajeto e horário parecido do voo original. Ainda, isso precisa ser feito se o cancelamento for devido a circunstâncias extraordinárias. Caso a empresa não cumpra com as exigências, é possível processar companhia aérea. 2. Atraso de voo As regras para ter direito a indenização por atraso de voo também são diferentes no Brasil e na Europa, e é importante entender as diferenças para saber dos seus direitos. No Brasil Passageiros que não puderem viajar devido ao atraso de voo têm direito a receber assistência material gratuita por parte da companhia aérea. Desta forma, devem receber: A partir de 1 hora de atraso: comunicação (internet e telefone); A partir de 2 horas de atraso: alimentação (voucher, refeição, lanche); A partir de 4 horas de atraso: hospedagem, em caso de pernoite no aeroporto, e transporte de ida e volta para o local. Caso esteja na cidade onde você reside, a companhia aérea pode oferecer somente o transporte para sua residência e de lá até o aeroporto; O passageiro com necessidade de assistência especial, bem como seus acompanhantes, terão sempre direito à hospedagem, independentemente da exigência de pernoite no aeroporto. Além de informar imediatamente os atrasos, a empresa aérea deverá atualizar o passageiro a cada 30 minutos quanto à previsão de partida do voo. Se os atrasos forem de mais de 4 horas, o passageiro tem direito à reacomodação em voo da própria companhia aérea ou de terceira, em serviço equivalente, ou a reembolso integral da passagem, conforme a situação. Na Europa Na Europa, a assistência fornecida pela companhia aérea muda conforme a distância do voo: Em voos de até 1.500 km de distância: considera-se atraso a partir de 2 horas; Em voos internos na União Europeia, com distância maior que 1.500 km: a partir de 3 horas; Em voos fora da UE entre os 1.500 e 3 mil km: o tempo de atraso considerado são 3 horas; Em voos com mais de 3 mil km de distância: os atrasos devem ser de, pelo menos, 4 horas para o passageiro ter direito à assistência. As assistências podem ser: Alimentação e bebidas; Chamada telefônica ou e-mail; Hospedagem, caso o voo alternativo não seja no mesmo dia, bem como transporte de dia e volta do aeroporto para o local de alojamento e vice-versa. 3. Overbooking O overbooking ocorre quando a companhia aérea vende mais passagens do que o número de assentos disponíveis. Com isso, o passageiro pode ficar impossibilitado de embarcar, devido à lotação do voo. Quando isso acontece, a companhia aérea deve fornecer todos os direitos assegurados ao passageiro, como: Reembolso; Informação; Realocação; Assistência material. Geralmente, as companhias aéreas oferecem uma compensação financeira aos passageiros em caso de overbooking.  4. Bagagem extraviada O extravio de bagagem ocorre quando a mala não chega ao destino do passageiro. Os passageiros têm alguns direitos caso haja extravio ou atraso de bagagem. Porém, é necessário que, antes de processar a companhia aérea, registre uma reclamação, ainda na área de desembarque do aeroporto. Em caso de bagagem extraviada no Brasil, por exemplo, a companhia aérea tem o prazo de até 7 dias (voo doméstico) e 21 dias (voo internacional) para indenizar o passageiro. Caso não seja cumprido, o passageiro pode processar companhia aérea e solicitar indenização por danos morais. Como processar companhia aérea? Para processar uma companhia aérea, primeiramente, é preciso ocorrer um problema que não tenha sido solucionado pela empresa, ou seja, uma falha na prestação de serviço, e que esta esteja explícita na lei da agência reguladora. Assim, caso haja algum transtorno em seu voo e você não tenha os seus direitos atendidos, você deve guardar os documentos que atestem o problema ocorrido, como comprovantes de gastos extras e de passagens. Caso não tenha conhecimentos jurídicos, é recomendado que consulte um advogado ou acione uma empresa especializada em ajudar passageiros a buscar os seus direitos junto às companhias aéreas. Recomendamos as seguintes empresas: AirHelp, Liberfly e Resolvvi. De forma geral, é bem simples contar com essas empresas para resolver problemas com voos que, infelizmente, são mais comuns do que aparentam. Veja como foi a experiência da brasileira Stephanie ao usar a AirHelp e como o passo a passo é bem simples. Essas empresas especializadas também te auxiliam em casos de cancelamento de passagem aérea, principalmente quando seus direitos não são respeitados nesse processo. Ainda, em cada uma delas, a forma de processar a companhia aérea é diferente. Veja! AirHelp A AirHelp é a empresa voltada para direitos dos passageiros aéreos mais conhecida no Brasil e na Europa, e trabalha com todos os possíveis problemas com voos. Para processar a companhia através da empresa, você precisa acessar o site da AirHelp e informar os dados do voo e “verificar indenização”. Feito isso, você irá inserir os detalhes do seu voo e anexar todos os possíveis comprovantes do problema que você vivenciou. Depois, basta inserir seus dados pessoais para a empresa entrar em contato com você com uma resposta sobre seu caso. Apesar de precisar esperar pelo e-mail da empresa, o site já te informa rapidamente se seu caso é passível de resolução ou não, diminuindo a ansiedade da espera. Minha experiência com a AirHelp Eu já precisei processar uma companhia aérea por atraso de voo e usei a AirHelp para me apoiar. Foram mais de 6 horas de atraso de um voo saindo da Bélgica (aeroporto Charleroi) com destino a Portugal, em meados de 2023, e com nenhuma assistência da empresa para os passageiros. Como eu, Lara, já sabia que a AirHelp é confiável e sabia como funcionava, pedi uma declaração dizendo que o voo atrasou no guichê da companhia aérea. Esse documento ajudou muito a agilizar o processo, visto que é uma prova mais concreta do acontecido. Outro fator agravante foi o fato de eu estar viajando com uma criança pequena, tornando o estresse vivido muito mais impactante. Afinal, o tempo de espera sem apoio da companhia causou um grande transtorno para nós. [caption id="attachment_170449" align="alignnone" width="750"] Se há crianças envolvidas, o estresse será ainda maior, bem como os danos morais. Foto: Lara Delgado.[/caption] Fiz todo o processo pedido pelo site e, de cara, já vi uma resposta prévia de que meu caso estava apto para receber a indenização. Na plataforma, me foi indicado que eu deveria aguardar um e-mail da equipe da AirHelp com mais detalhes. Precisei esperar umas duas semanas para receber um e-mail da AirHelp dizendo que meu caso era válido e que a companhia aérea concordou em pagar a indenização. Eles disseram que, dentro de alguns meses, eu receberia o valor na minha conta bancária, já com a taxa de serviço deles descontada. Dito e feito. Uns três meses depois recebi mais um e-mail dizendo que a indenização estava disponível, e tudo o que precisei fazer foi cadastrar minha conta bancária na plataforma da AirHelp para receber. Com o desconto da taxa de serviço, recebi 240€ e tive meus direitos compensados com sucesso. Liberfly Com a Liberfly, a coisa toda acontece de jeito diferente. Ao sofrer algum problema com voo, você preenche o formulário no site da empresa informando todos os detalhes e inserindo todos os devidos documentos que comprovam o ocorrido. Feito isso, a equipe responsável irá avaliar seu caso e determinará se é válido ou não. Caso seja válido, você receberá até R$ 1.000 em 48 horas. O serviço de avaliação do caso é gratuito, e o valor da indenização recebida por você não passa dos mil reais. A Liberfly é confiável e pode ser uma ótima alternativa para problemas pequenos, quando o valor da indenização que você deve receber já não é tão alto assim. Afinal, se você tem direito de receber uma indenização alta, irá receber uma fatia muito pequena se contar com a empresa para resolver o caso. Enquanto algumas empresas cobram uma taxa fixa sobre o valor da indenização, a Liberfly faz o caminho contrário, mas em tempo muito curto. Afinal, em até 48 horas você recebe um certo retorno pelo seu problema. Resolvvi O processo de ir atrás dos seus direitos pela Resolvvi é bem parecido com o da AirHelp. Você preenche um formulário no site da empresa contando sobre seu problema e anexando todas as possíveis provas. Em seguida, a equipe da Resolvvi irá avaliar seu caso gratuitamente e te dará um parecer sobre isso por e-mail. Eles também te avisam sobre todas as etapas do processo, desde quando entram em contato com a companhia aérea até o momento do recebimento da indenização. Depois disso, se seu caso for aprovado, você precisa esperar alguns meses para a indenização ser depositada para a Resolvvi e repassada para você, com o desconto de 35% sobre o valor total. Como funciona um processo contra uma empresa aérea? Primeiramente, como dissemos, é importante que você guarde todas as provas sobre o transtorno causado pela companhia aérea, cada e-mail, mensagem, notas fiscais de compras que você precisou fazer devido ao transtorno, etc. Com tudo em mãos, você deve ligar para a companhia aérea, solicitando providências a serem tomadas pelo transtorno que ela causou. Lembre-se de anotar sempre o protocolo da ligação e se atentar às informações recebidas. Com as provas em mãos, você também deve entrar com uma ação no Juizado de Pequenas Causas (se o seu caso não tiver valor maior do que 40 salários mínimos) ou encontrar um advogado, ou uma empresa que auxilie passageiros com problemas de voos. [caption id="attachment_172832" align="alignnone" width="750"] Sempre guarde os documentos que comprovem os problemas causados pela companhia aérea.[/caption] Assim, é possível montar um modelo de petição inicial, com todos os dados e pretensão de indenização, dirigido a um órgão competente. Após direcionado, o caso é analisado pelo órgão competente, e, conforme for, a companhia aérea deverá pagar a indenização para o passageiro. Essa indenização pode ser um reembolso integral mais uma indenização por danos morais ou um voucher jurídico, a ser usado na própria companhia, caso seja feito um acordo nesse processo. Quais documentos podem provar o problema com a companhia aérea? Frisamos, mais uma vez, a importância de guardar todas as provas de que a companhia aérea causou transtorno ao passageiro. Desta forma, servem como provas os seguintes documentos: E-mails; Mensagens; Passagens; Comprovantes de pagamento de gastos extras, como nota fiscal de refeições e hospedagem, por exemplo; Fotos; Formulários; Protocolos de atendimento telefônico; Depoimentos de testemunhas, entre outros. Qual a taxa cobrada para processar companhia aérea? Depende da empresa que você escolheu para processar companhia aérea. Veja alguns exemplos de taxas cobradas pelas empresas indicadas pelo Euro Dicas: AirHelp: 35% da indenização recebida; Resolvvi: 35% da indenização recebida; Liberfly: não cobra taxa sobre indenização recebida. A empresa analisa a viabilidade da sua reclamação, se for passível de indenização, a empresa adianta ao cliente R$ 1.000 na hora e depois vai em busca da cobrança da empresa aérea. Quanto tempo demora para receber a indenização? Depende de como você vai processar a companhia aérea. Se for utilizar a Liberfly, basta falar com a equipe para verificar se você tem o direito. Se tiver, a empresa deposita em sua conta R$ 1.000 em até 48 horas úteis. Caso decida fazer você mesmo ou por meio de outras empresas, como a AirHelp ou a Resolvvi saiba que não há um prazo específico para o cliente receber a indenização ao processar companhia aérea. Isso porque o processo depende de alguns fatores, como: Tipo de compensação; Documentação enviada; Tempo que a companhia aérea demora para responder à solicitação; Regulamento do país em que a ação foi feita; Necessidade (ou não) de mover ação judicial — caso seja necessário mover ação judicial, o prazo para recebimento da indenização será maior; Tempo para o julgamento. No entanto, o tempo médio para o cliente receber a indenização é entre 90 e 120 dias. Portanto, se você utilizar a Liberfly, terá sua indenização na hora e sem ter que esperar aprovação da companhia aérea. Mas provavelmente o valor da indenização recebido será muito menor. Se for utilizar a AirHelp ou Resolvvi, precisa de um pouquinho mais de paciência para ver se a sua indenização será aprovada, se sim, o valor provavelmente será superior ao pago pela Liberfly. Perguntas frequentes Problemas com voos geram muitas dúvidas, certo? Para te ajudar a sanar mais algumas, separamos perguntas que são muito frequentes sobre o assunto e as respondemos. Veja! Como processar companhia aérea internacional? Há duas formas: entrando com um processo por conta própria (com a ajuda de um advogado particular) ou contando com empresas especializadas em atender passageiros aéreos. Para isso, você precisa ter em mãos documentos como a documentação do voo, passagens, comprovantes de pagamento e comunicação com a companhia aérea. Esses documentos servirão de prova tanto para seu advogado entrar com o processo quanto para as empresas voltadas aos direitos dos passageiros resolverem seu caso. Caso você escolha contar com as plataformas listadas neste artigo, todo o processo pode ser feito online, sem que você precise fazer muito esforço. A companhia aérea cancelou meu voo, posso processar? Pode e deve, especialmente se a companhia não forneceu um aviso prévio adequado ou assistência suficiente. Para processar em caso de cancelamento, você também precisa de todos os documentos que comprovem o acontecido. De preferência, peça no balcão da companhia um comprovante ou declaração do cancelamento para agilizar o processo. Caso você não consiga essa declaração, outras provas como foto do painel de embarque ou e-mail da companhia também são muito úteis. Como processar uma companhia aérea por atraso de reembolso? Você pode contar com ajuda de um advogado para entrar com uma ação judicial ou contar com plataformas voltadas para os direitos dos passageiros aéreos. Todas essas medidas são válidas, mas entrar com uma ação por conta própria pode ser mais trabalhoso e muito mais demorado. Independentemente da empresa escolhida, é muito importante conhecer os direitos dos passageiros aéreos e ir atrás da companhia aérea, caso não tome providências para resolver o seu problema ou para amenizar a situação.

Pessoas embarcando em voo para Alemanha
Passagens Aéreas

Passagem para Alemanha: preços e dicas para economizar

Planejando sua próxima aventura rumo às terras germânicas? Descobrir como e quando comprar sua passagem para Alemanha pode fazer toda a diferença no seu orçamento. Neste artigo, vamos explorar o custo médio por temporada, destacar os melhores sites para comparação de preços e fornecer dicas valiosas para ajudá-lo a economizar! Pergunta Resposta Quanto custa uma passagem para Alemanha? Depende da época do ano, mas os valores variam de R$ 4.400 a R$ 6.200 por pessoa, ida e volta. Como comprar passagem barata para Alemanha? Geralmente, as melhores ofertas você encontra em sites comparadores, como Vai de Promo e Skyscanner. Qual o valor de uma viagem para Alemanha? O valor depende do período e do estilo de viagem. Uma viagem econômica de 10 dias para Alemanha custa em média R$ 13 mil. Como comprar passagem para Alemanha? Comprar uma passagem para Alemanha é mais simples do que parece. A primeira opção é comparar os preços em diferentes sites de passagens aéreas. A flexibilidade nas datas e na escolha dos aeroportos pode garantir preços melhores, pois há vários aeroportos na Alemanha. Também é importante ficar atento às ofertas e descontos oferecidos pelas companhias aéreas e considerar fazer sua reserva com antecedência. E, caso a busca online seja complicada, uma agência de viagens pode facilitar o processo. O importante é que essa seja uma experiência empolgante e positiva! Passo a passo para comprar passagem para Alemanha A primeira dica é definir o seu orçamento. Saiba quanto você está disposto a gastar na passagem para Alemanha. Isso pode ajudar a filtrar as opções. Depois disso, você pode escolher como vai comprar a sua passagem: online, em sites comparadores ou diretamente pelo site da companhia aérea, ou com agência de viagem. 1. Fazendo pesquisa online Comprar sua passagem para a Alemanha online é uma opção conveniente que permite comparar preços, horários e serviços de diversas companhias aéreas em um só lugar. Aqui no Euro Dicas nossa principal recomendação é o Vai de Promo, um site comparativo que apresenta diversas ofertas e conta com filtros práticos e convenientes. Essas ferramentas facilitam bastante a busca pela passagem ideal. Outros comparadores muito usados e bem recomendados são as plataformas Skyscanner, Kayak e Google Flights. Eles dão acesso a uma ampla gama de voos e preços em questão de segundos. Um ponto positivo em relação a esses sites é que a maioria oferece uma vantagem adicional: a opção de criar alerta de preços. Isso auxilia na hora de acompanhar as variações das tarifas e a aproveitar as promoções quando elas surgem. 2. Com agência de viagem Para aqueles que valorizam a praticidade e a segurança, a escolha de adquirir a passagem para a Alemanha por meio de uma agência de viagens pode oferecer benefícios únicos. Agências como a Cestarolli Travel geralmente possuem vasta experiência e conhecimento do mercado de viagens. Por isso, eles são ótimos para aconselhar você sobre a melhor época para viajar, as companhias aéreas mais confiáveis e as rotas mais convenientes. Além disso, elas proporcionam um suporte personalizado. Diferentemente da compra online, onde a interação ocorre principalmente com um sistema automatizado, as agências garantem um contato humano direto, pronto para entender suas necessidades e preferências. Outro benefício de optar por uma agência de viagens é que, frequentemente, elas têm acesso a pacotes exclusivos e descontos especiais junto a companhias aéreas e hotéis, o que pode resultar em economia para você. 3. No site da companhia aérea Comprar sua passagem para a Alemanha diretamente no site das companhias aéreas pode ter várias vantagens, especialmente se você tem preferências específicas de empresa ou se é membro de algum programa de fidelidade. Quando você reserva diretamente com a companhia, você tem acesso imediato a todas as tarifas, promoções e opções de assentos disponíveis. Além disso, muitas empresas oferecem incentivos, como pontos de fidelidade ou milhas aéreas, para aqueles que reservam diretamente com elas. [caption id="attachment_171918" align="alignnone" width="750"] Atualmente, comprar passagem para a Alemanha pela internet é uma das formas mais seguras, econômicas e práticas.[/caption] Esse tipo de compra também pode simplificar o processo de alteração ou cancelamento de voos, pois você estará lidando diretamente com o fornecedor, sem intermediários. No entanto, é importante lembrar que ao comprar diretamente no site da companhia, você pode perder a chance de comparar preços e horários de várias empresas de uma só vez, como é possível com sites de comparação ou agências de viagens. Portanto, essa escolha pode ser ideal se você já sabe exatamente o que quer e prioriza a conveniência e a possibilidade de ganhar pontos ou milhas. Qual o valor de uma passagem para Alemanha? O valor pode variar entre R$ 4.400 e R$ 6.200 por pessoa para voos econômicos, embora promoções possam oferecer preços mais acessíveis. É importante lembrar que fatores externos, como variações cambiais, também podem impactar os preços. O preço de uma passagem para Alemanha é influenciado por uma série de fatores. Alguns deles são: época do ano (alta ou baixa temporada), a antecedência com que a passagem é comprada, a companhia aérea escolhida, a classe escolhida (econômica, business ou primeira classe), o tipo de voo — se é direto ou com escalas — e até mesmo a cidade de destino. Passagem para Alemanha na baixa temporada A baixa temporada para viajar para Alemanha geralmente é entre meados de outubro a abril, com exceção de dezembro, devido às festividades de Natal e Ano Novo. Nesse período, é possível encontrar passagens aéreas com preços mais acessíveis, variando entre R$ 4.400 e R$ 6.400 na classe econômica. “Fui para Berlim no fim de outubro e peguei temperaturas amenas, com dias ensolarados. No único dia que choveu, fiz passeio nos museus da cidade” (Nathane). Achei essa temporada especialmente encantadora, oferecendo atrações como os mercados de Natal ou, dependendo do mês, as feirinhas de Páscoa, além das paisagens cobertas de neve. Na tabela a seguir trouxemos valores cotados no dia 27 de maio de 2024 no site Vai de Promo para uma pessoa partindo de São Paulo (GRU) com destino a Frankfurt (FRA) no mês de março de 2025, considerando 10 dias de viagem. Classe Cia aérea Escala Bagagem despachada Preço Econômica LATAM 1 na ida e direto na volta Não R$ 4.414,92 Econômica Iberia 1 na ida e 1 na volta Não R$ 4.710,66 Econômica Air Europa 1 na ida e 1 na volta Não R$ 4.861,95 Executiva Ita Airways 2 na ida e 2 na volta Sim R$ 13.036,69 Executiva Turkish Airlines 1 na ida e direto na volta Sim R$ 15.133,93 Passagem para Alemanha na alta temporada Já a alta temporada para viagens à Alemanha vai de maio a início de outubro, quando o clima é bastante agradável e os alemães estão durante o período de férias de verão (agosto é o principal mês de férias). Nesse caso, os preços da passagem aérea para Alemanha tende a ser mais alto, podendo variar de R$ 4.700 a mais de R$ 10.000 por pessoa na classe econômica. Durante a alta temporada da Europa, a Alemanha oferece uma série de festivais de música, eventos ao ar livre e, claro, a famosa Oktoberfest, que inicia em setembro e vai até o dia 6 de outubro. Abaixo trouxemos valores cotados no dia 27 de maio de 2024 no site Vai de Promo para uma pessoa partindo de São Paulo (GRU) com destino a Frankfurt (FRA) em setembro de 2024, considerando 10 dias de viagem. Classe Cia aérea Escala Bagagem despachada Preço Econômica LATAM 1 na ida e 1 na volta Não R$ 4.723,95 Econômica KLM 1 na ida e 1 na volta Sim R$ 5.927,58 Econômica Air Europa 2 na ida e 1 na volta Sim (apenas no voo de ida) R$ 6.225,30 Executiva Turkish Airlines 1 na ida e 1 na volta Sim R$ 15.236,94 Executiva Air Europa 1 na ida e 1 na volta Sim R$ 18.041,33 O que considerar antes de comprar passagem para Alemanha Como já mencionado, vários fatores influenciam o preço da passagem para Alemanha. Portanto, é importante estar atento a eles para garantir a oferta que melhor se encaixa às suas necessidades de viagem. Veja o que você deve considerar: Temporada Escolher entre um voo na alta ou na baixa temporada impacta diretamente no valor da sua passagem. Faça um planejamento com antecedência para decidir que tipo de viagem você quer fazer, quais locais quer visitar, para saber se o clima é um fator essencial. Na hora de fazer meu roteiro, eu, Nathane, gosto de listar as atrações que quero visitar e passeios que gostaria de fazer para ter uma noção do orçamento da viagem. Normalmente reservo com antecedência pelo GetYourGuide. Antecedência da compra Talvez você já saiba, mas não custa reforçar: quanto mais em cima da hora, maior será o valor da passagem. Portanto, é preciso planejamento para adquiri-la com cerca de três meses de antecedência. Respeitar esse prazo pode gerar uma boa economia! Monitore os preços e configure os alertas de tarifas nas plataformas para não perder as ofertas. Escalas Voos com escalas costumam ser mais baratos que voos diretos, isso é fato. Porém, é importante avaliar o tempo de escala e a economia proporcionada. Nem sempre é vantajoso perder muitas horas no trajeto se você não tem tanto tempo de viagem. Esteja atento ao tempo de escala. Dê preferência as com mais de 3 horas de duração, se for precisar passar pela imigração antes de seguir viagem para a Alemanha. Fiz uma parada de 1h45min em Lisboa e por pouco não perdi o meu voo. Tente encontrar o equilíbrio e considere pesquisar trajetos separados. Em alguns casos, é possível achar voos melhores e preços igualmente atrativos. Documentos e restrições Primeiramente, verifique as exigências para o seu destino: visto, vacinas e quaisquer outros documentos que possam ser solicitados pelas autoridades, os quais podem levar algum tempo para serem providenciados no Brasil. A imigração é feita no primeiro país que você faz parada, portanto separe toda a documentação. Se sua passagem para Alemanha for de voo direto, confira no vídeo do canal “Vai com Bruno” o que podem te perguntar: Também não esqueça que o seguro viagem para Alemanha é obrigatório, assim como para outros países que fazem parte do Espaço Schengen. Melhores companhias aéreas para viajar para Alemanha Para viajar para a Alemanha, existem várias companhias aéreas que oferecem voos diretos ou com escalas. No entanto, as melhores companhias aéreas da Europa com destino às terras germânicas são Lufthansa, LATAM e KLM. Lufthansa Como a principal companhia aérea alemã, a Lufthansa oferece voos diretos de várias cidades brasileiras para Frankfurt e Munique. Além da comodidade do voo direto, também vale destacar a pontualidade e o serviço de bordo, que inclui refeições e algumas opções bem bacanas de entretenimento. LATAM A LATAM é uma companhia aérea sul-americana que também oferece voos diretos para a Alemanha a partir de diversas cidades brasileiras. O serviço de bordo também é bastante eficiente e as passagens costumam ser mais acessíveis, garantindo o mesmo conforto que os concorrentes europeus. KLM Apesar de não oferecer voos diretos para a Alemanha, a companhia aérea holandesa se destaca pela qualidade dos serviços. O conforto e a alimentação oferecida durante o voo são frequentemente elogiados pelos clientes. Vale lembrar que, com a KLM, a conexão é normalmente feita em Amsterdam, o que pode ser uma excelente oportunidade para conhecer outra cidade europeia! Experiência ao comprar passagem para Alemanha Minhas experiências de compra de passagens para a Alemanha têm sido sempre positivas. Quando eu, Ana, tive problemas de cancelamento de voo, em 2021, quando voltava para o Brasil durante a pandemia, foram prontamente resolvidos, sem gerar grandes transtornos. Sempre inicio minha busca pelas passagens aéreas online, em sites como o Vai de Promo, pois dessa forma consigo comparar de forma rápida e prática. Também configuro alerta nele e em outros sites como Skyscanner e o Google Flights, o que me ajuda a encontrar os voos mais baratos. Nas duas vezes que viajei para a Alemanha, a primeira em 2019, e a segunda quando me mudei definitivamente em 2022, escolhi a Lufthansa. Ano passado, adquiri uma passagem para visitar minha família no Brasil em novembro, e novamente optei por essa companhia. Nas primeiras vezes, a escolha foi feita apenas pensando na economia. Felizmente, os voos mais econômicos foram da Lufthansa e LATAM (sendo essa última apenas para voos domésticos, de Porto Alegre para São Paulo). [caption id="attachment_170910" align="alignnone" width="750"] A imigração em Frankfurt pode ser mais rígida, por isso leve a documentação completa. Foto: Nathane Costa.[/caption] Agora, para voltar ao Brasil, escolhi “intencionalmente” a empresa, devido às boas experiências que tive anteriormente e a facilidade dos voos diretos — os quais são mais comuns com essa companhia — mesmo que a passagem fosse um pouco mais cara. Em relação aos sites, sempre busco aqueles com as melhores avaliações, mas o que mais utilizo é o da Maxmilhas. No entanto, também já comprei diretamente no site da Lufthansa, como fiz para a viagem de 2022, que precisei trazer meu gato junto. Isso facilitou muito as coisas, pois, sem intermediários, consegui resolver a questão da passagem dele na cabine de maneira rápida e eficiente, falando diretamente com a empresa. Passagem para Alemanha com stopover Assim como a Ana, eu, Nathane, comprei minha passagem para Alemanha diretamente com a companhia aérea. A opção mais em conta para o mês de fevereiro de 2024, saindo de Recife, foi pela empresa TAP Air Portugal, que oferecia gratuitamente uma opção de stopover em Lisboa ou Porto, antes seguir para o meu destino em Frankfurt. O stopover é um prolongamento da escala no país, sendo possível ficar até 10 noites em Portugal, sem pagar a mais por esse trecho. Portanto, aproveitei essa oportunidade para conhecer o país. Além disso, se você não está familiarizado com o inglês (ou alemão!), tem a vantagem de passar pela imigração falando em português. Eles são bem objetivos, basta apresentar todos os documentos que você não terá problemas. Dicas para comprar passagem para Alemanha Se você planeja comprar uma passagem para a Alemanha, algumas dicas podem ser essenciais para garantir um voo econômico e confortável. Muitas delas já citamos ao longo do texto, mas vale reforçar alguns pontos: 1. Período da viagem Lembre-se de considerar a temporada na qual você deseja viajar. Alta temporada, de maio a outubro e dezembro, oferece passagens mais caras devido à alta demanda das férias de verão da Europa e de datas especiais. Na baixa temporada, entre outubro e abril (exceto dezembro), você pode encontrar voos mais baratos. Lembrando que outubro fica entre as duas temporadas. A Oktoberfest termina no início de outubro e a partir da segunda semana, já é possível encontrar passagens aéreas mais acessíveis. 2. Cheque as temperaturas Antes de comprar sua passagem para Alemanha, certifique-se de verificar as médias de temperatura para a data pretendida da sua viagem. Com as frequentes ondas de calor nos países europeus, enfrentar o pico do verão (julho e agosto) tem sido cada vez mais desagradável para moradores e turistas. O mesmo vale para as temperaturas baixas. Se você não está acostumado com o frio intenso, evite ao máximo os meses de janeiro e fevereiro. Resumindo, qualquer extremo de temperatura pode ser um problema! 3. Comparação de preços Faça sempre um comparativo de preços, mesmo que entre sites, agências ou companhias. A paciência na hora da pesquisa é a sua maior aliada para encontrar um voo que caiba no seu orçamento. Use ferramentas para comprar, como Vai de Promo e Skyscanner que podem ajudar você a encontrar ótimas ofertas. 4. Alerta de preço Ative todos os alertas possíveis no seu e-mail. Só depois não esqueça de desativá-los. Essa é uma ótima maneira de obter informações sobre reduções de preço nos voos que você está monitorando. E realmente funciona! 5. Tenha flexibilidade Viajar no meio da semana pode resultar em preços mais baixos, assim como ter flexibilidade em relação às escalas, que normalmente diminuem o valor da passagem. Se essas condições não interferirem no seu itinerário, elas podem ser boas alternativas para reduzir os custos. 6. E não esqueça do seguro viagem Lembre-se que seguro viagem para Alemanha é obrigatório e ele deve ter cobertura mínima de 30.000€ (ou o equivalente em outra moeda) para as despesas médicas e hospitalares. Assim como indicamos os comparadores de preço de passagem para Alemanha, não podemos deixar de recomendar o Seguros Promo, que permite escolher a melhor opção de cobertura para a sua viagem. Reunindo preço das principais seguradoras do Brasil e um único lugar. Você ganha 5% de desconto na compra se utilizar o nosso cupom EURODICAS5. O seguro viagem é obrigatório e não pode faltar para apresentar na imigração, combinado? Espero que nosso artigo auxilie você na tomada da melhor decisão. Boa viagem!

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