Perdi meu voo! Essas palavras são aterrorizantes pra quem vai viajar de avião. Saiba o que fazer caso tenha algum imprevisto em sua viagem.

Passageiros que perderam o voo
Índice Perdeu o voo? Entenda o que fazer Perdi o voo, o que fazer? O que fazer se a culpa da perda do voo foi sua O que fazer se a culpa foi da companhia aérea? Como conseguir indenização se perdi meu voo? Que tipo de reclamação pode ser feita se perdi meu voo? Depoimentos de quem conseguiu indenização Dicas para não perder mais voos Perguntas frequentes

Perdeu o voo? Essa é uma das piores situações vividas por quem tem uma viagem planejada. Mas, às vezes, nem toda a preparação do mundo é suficiente para impedir a perda de voos. Por isso, se você estiver preocupado porque seu avião partiu e você não está nele, respire e continue a leitura.

Quando isso acontece, você precisa conhecer as regras – tanto as oficiais, quanto as não-oficiais – para corrigir o problema. Essas regras variam se a culpa for sua ou da companhia aérea. A seguir, vamos apresentar um guia sobre como proceder nesse tipo de situação.

Perdeu o voo? Entenda o que fazer

Para muitos, esse pode ser um território desconhecido e à beira do desespero. Mas, saiba que para tudo há solução.

Por exemplo, você pode tentar embarcar no próximo voo, remarcar a passagem, cancelar o bilhete ou, mesmo, pedir uma indenização.

Se seu voo for cancelado ou atrasado, o protocolo a seguir é diferente.

Manter a calma

Pode parecer óbvio, mas o primeiro passo após o momento “perdi meu voo” é se acalmar e respirar fundo. Afinal, o avião já partiu e ele não vai dar meia-volta para buscar você. Depois disso, você precisará tomar algumas providências práticas.

Perdi o voo, o que fazer? O que fazer se a culpa da perda do voo foi sua

Ficar preso no trânsito, atrasar ao sair de casa, não ter feito o check-in, imprevistos, etc. Motivos não faltam para fazer você chegar ao aeroporto e descobrir que não pode mais embarcar. Confira, a seguir, o que você pode fazer se a culpa de ter perdido o voo for sua.

1. Veja com a companhia aérea se é possível embarcar no próximo voo para o seu destino

Para isso, você deve procurar o balcão da sua companhia aérea e explicar toda a situação (calmamente). Então, o atendente irá tentar encaixá-lo no voo mais próximo que houver disponibilidade de vagas.

Quando eu perdi meu voo por questão de minutos, consegui realizar a remarcação sem custo. No entanto, você pode ter que pagar o preço por ser colocado no próximo voo. E esse valor varia de acordo com a companhia aérea que você está voando.

2. Verifique se alguma outra companhia aérea tem voos próximos para o seu destino

Muitas companhias aéreas são parceiras entre si e podem operar voos para o seu destino ou com conexões que levem você até ele. A chave da resolução para não perder a cabeça quando cair a ficha é ter muita paciência e diálogo.

O Erick Gutierrez, fundador do Euro Dicas, gravou um vídeo rápido explicando o que você deve fazer. Acompanhe:

O que fazer se a culpa foi da companhia aérea?

Se você perdeu um voo e a culpa for da companhia aérea – por conta de atrasos, problemas mecânicos ou afins – saiba que a própria empresa será a responsável por providenciar sua reserva em um próximo voo, sem nenhum custo adicional para você.

Além disso, dependendo do tempo que você tenha que esperar, a companhia terá ainda que arcar com os custos de traslado, alimentação e hospedagem.

Isso aconteceu comigo em um voo do Marrocos para o Brasil. Tivemos que ficar mais um dia em Casablanca, pois o voo só sairia da cidade no dia seguinte ao que comprei.

Para saber de tudo isso e estar seguro sobre seus direitos, é preciso ir até o balcão da companhia e comunicar todas as ocorrências antecipadamente, até mesmo antes do seu primeiro voo, se for o caso.

Mesquita de Hassan II
Com mais um dia no Marrocos, devido ao atraso do voo, visitei a Mesquita de Hassan II, em Casablanca. Foto: Carolina Carvalho

Entretanto, nem sempre as coisas se resolvem tão facilmente assim. Caso a companhia aérea não cumpra com suas obrigações, pode ser preciso acionar a justiça para ter seus direitos garantidos. E, para tornar esse movimento menos burocrático e mais rápido, você pode (e deve) contar com as empresas especializadas em direitos dos passageiros aéreos.

Essas empresas são o meio mais simples de conseguir seus direitos, principalmente porque elas contam com profissionais capacitados para lidar com essas situações. É bem melhor deixar pessoas que resolvem esses problemas há anos resolverem por você, não acha?

Mas você não sabe como essas empresas funcionam? Explico todos os detalhes logo em seguida.

Teve seu voo de volta cancelado? Saiba como recorrer aos seus direitos.

Como conseguir indenização se perdi meu voo?

Se você se sentir prejudicado por ter perdido um voo e não ter recebido assistência adequada da companhia aérea, dentre outros problemas, você pode dar entrada em um pedido de indenização contra a empresa aérea.

No entanto, esse trâmite tende a ser bastante burocrático e, por isso, algumas empresas atuam para intermediar e ajudar os clientes nesta situação. Confira mais detalhes sobre as situações em que é possível processar a companhia aérea.

AirHelp

AirHelp é a nossa principal recomendação para você, que perdeu seu voo e não sabe como recorrer aos seus direitos. A AirHelp é uma startup confiável, fundada em Hong Kong e presente em 30 países, que ajuda passageiros de avião com indenizações.

Ao se sentir lesado por causa de um voo, você pode fazer uma consulta gratuita no site da empresa AirHelp para avaliar se sua reclamação procede (vale para voos nos últimos três anos).

Se for confirmado, a reclamação será feita por meio da AirHelp. Eles garantem que o serviço só será cobrado se você receber a indenização, mesmo quando for preciso entrar com uma ação legal.

Resolvvi

No mercado desde 2017, a Resolvvi é uma empresa que resolve os problemas relacionados a voos e a nome negativado. De acordo com o site da startup, a equipe responsável por direitos dos consumidores aéreos já conseguiu resolver mais de 92% dos casos. Bastante, não é mesmo?!

Para reivindicar seus direitos por meio da Resolvvi, você também deve preencher um formulário, explicando e detalhando o seu problema com voo.

No site, após preencher as informações, você verá um parecer rápido, informando se você tem direito ou não a pedir uma indenização da companhia aérea.

Recebido esse parecer, e sendo ele positivo, basta clicar em “buscar meus direitos” e criar um perfil no site da Resolvvi. Faça isso e envie em seguida todos os documentos que comprovem o problema que você teve, e pronto.

Basta acompanhar o andamento do processo tanto por e-mail quanto pela própria plataforma da empresa.

Para conhecer mais sobre a empresa, veja a nossa avaliação da Resolvvi.

LiberFly

Outra empresa que se coloca como uma mediadora entre o consumidor que se sentiu lesado e a companhia aérea é a LiberFly. Segundo a empresa, ela garante “tratar de toda a burocracia e contato com a companhia aérea, buscando sempre a resolução mais rápida por via administrativa através da negociação direta”.

O tempo para que um cliente seja compensado varia a cada caso, mas segundo a LiberFly, cerca de 60% de todas as reclamações são finalizadas em menos de 3 meses. Se você quiser conhecer melhor essa concorrente nacional da AirHelp, veja a nossa avaliação da Liberfly.

A Liberfly também funciona de forma fácil e intuitiva. Você acessa o site da Liberfly e preenche o formulário com os detalhes do seu problema com o voo.

Anexe tudo o que tiver que comprove o ocorrido nesse formulário. Em seguida, a equipe especializada da empresa resolverá tudo para você. Você será avisado quando o caso estiver resolvido, e pronto.

Que tipo de reclamação pode ser feita se perdi meu voo?

Se você se sentir prejudicado em seus direitos por algum dos motivos a seguir, você pode entrar com o pedido de indenização. Confira a seguir:

Entre todos esses motivos, se você sofreu danos morais como consequência desses acontecimentos, pode ter direito a uma indenização ainda maior. Para consegui-la, entretanto, você precisa ter todas as provas desses danos morais sofridos.

Essas provas podem ser de todos os tipos: desde comprovantes de eventos perdidos até comprovantes de gastos financeiros extra que você precisou ter devido ao ocorrido.

Como rastrear voo em tempo real? Conheça os melhores sites e aplicativos.

Depoimentos de quem conseguiu indenização

Você ainda acha que recorrer aos seus direitos parece difícil demais? Confira alguns depoimentos de pessoas que conseguiram indenização com a ajuda de empresas especializadas nos direitos dos passageiros aéreos:

Que empresa maravilhosa! Tivemos a alteração de uma passagem para o Chile, que nos prejudicaria nas férias, tentei resolver com a própria companhia aérea, mas quem resolveu mesmo foi a LiberFly! Rápido, sem muito trabalho e com um resultado espetacular! Recomendo de olhos fechados!

Há clientes que já recorreram a esse tipo de serviço mais de uma vez!

Já resolvi problemas com a AirHelp por duas vezes e correu tudo bem, tudo o que se propuseram fazer, fizeram. Sempre me mantiveram informada da situação. São práticos e corretos. Se tiver mais algum problema é com eles que tratarei.

Além de aprovar os serviços, alguns clientes deixam depoimentos recomendando as empresas. Confira:

A ajuda foi verdadeiramente impecável. Na altura em que estive aflito, a AirHelp conseguiu resolver o problema da compensação de uma maneira simples, eficaz e em tempo recorde. Recomendo altamente!

Serviço excelente, eles tomaram conta de tudo! Foi só esperar o dinheiro cair na conta, recomendo (a Resolvvi)!

Viu só? Resolver seu problema com o voo perdido é totalmente possível e muito viável, sobretudo se você conta com a ajuda correta.

Dicas para não perder mais voos

Ninguém quer passar pelo sufoco de ter que dizer “perdi meu voo”. Por isso, reunimos a seguir algumas dicas simples para ajudar você a evitar essa situação desagradável:

  • Prepare-se para a viagem com antecedência (principalmente bagagens e documentos);
  • Chegue ao aeroporto com pelo menos 3 horas de antecedência para voos internacionais e 2 horas para voos domésticos;
  • No tempo de espera, permaneça no aeroporto (principalmente em conexões curtas);
  • Se não conseguir se localizar no aeroporto, peça ajuda quanto antes.

E, a dica mais importante: já perdeu o voo? Não tenha medo ou vergonha de ir até o guichê da companhia aérea e pedir um realocamento o mais breve possível. Esse é um direito seu, e você deve reivindicá-lo. Afinal, você pagou pela sua passagem, preparou suas malas, criou inúmeras expectativas e por isso, tem total direito de pedir suporte da companhia.

Se está de viagem marcada, saiba que o seguro viagem é essencial, e inclusive há diversos planos que cobrem cancelamento de viagem. Recomendamos que você utilize o site Seguros Promo. Ele apresenta planos das principais seguradoras do mercado e ainda garante os melhores preços aos leitores do Euro Dicas.

Perguntas frequentes

Veja, agora, respostas para perguntas frequentes, que são dúvidas comuns de quem já perdeu um voo.

O que fazer quando perde o voo LATAM?

De acordo com o site da LATAM, você pode solicitar a remarcação de sua passagem acessando “Minhas viagens”. Lá, você poderá conferir todas as condições para fazer a remarcação.

As condições também estão disponíveis no comprovante que a companhia aérea envia para o passageiro por e-mail no momento da compra.

O que acontece se perder o voo Azul?

Segundo o site da Azul, taxas de alteração, cancelamento, no-show e reembolso são cobradas por cliente e por trecho, podendo chegar a 100% da tarifa quando essa for inferior ao valor da taxa.

Para solicitar a alteração ou o cancelamento de seu voo, você deve realizar o procedimento em “Reservas” ou no próprio aeroporto.

No Canal do YouTube “Estevam Pelo Mundo” tem um vídeo que mostra o procedimento que Estevam fez quando perdeu um voo da Azul (por culpa dele). O legal é que ele levou tudo numa boa… Vale a pena assistir!

O que fazer quando o voo atrasa e há perda da conexão?

Você deve manter a calma e ir até o guichê da companhia aérea com o seu cartão de embarque e outros documentos da viagem, para buscar informações.

A companhia aérea deverá oferecer a você uma das seguintes soluções:

  • Reembolso integral do valor da passagem;
  • Alocação no próximo voo com o mesmo destino, mantendo a mesma escala.
  • Ser realocado em outro voo, de outra companhia aérea, sem custos adicionais, se for a melhor opção. As empresas aéreas têm parcerias entre si e é comum realocarem o passageiro em voos de outras companhias.

Caso não seja disponibilizado o embarque, você poderá pedir indenização por danos morais à companhia aérea. A melhor maneira para isso é por meio de uma das empresas que mencionamos neste artigo.

Quando perde o voo tem direito a reembolso?

Neste caso, você pode verificar junto à companhia aérea a possibilidade de reembolso ou de embarcar no em outro voo. A maioria das empresas aéreas que oferece essa possibilidade cobra uma multa, taxas de remarcação e a diferença tarifária.

Contudo, tanto a remarcação, quanto o reembolso dependem das normas e das regras do tipo de passagem que você comprou. Por isso, é indispensável que você conheça todos os seus direitos, para saber como proceder para solicitá-los.

O que fazer quando perder o voo de conexão?

Se você perder um voo de conexão, você deve procurar o balcão de atendimento mais próximo da companhia aérea ou um representante da companhia aérea para conversar sobre o ocorrido.

Os funcionários das companhias aéreas estão preparados com informações e recursos para auxiliá-lo a resolver a situação, de acordo com a política da empresa.

Voo atrasado ou cancelado?

Tenha o seu caso analisado gratuitamente e receba até R$10.000 de indenização através da AirHelp. Caso você não tenha direito à indenização, não paga nada. O serviço é prático, rápido e seguro. Confira!

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Aproveite as nossas dicas, se programe para o seu voo e boa viagem!