Com tantas opções de seguradoras e planos no mercado, fica difícil escolher por o seguro viagem que vai garantir a sua melhor proteção em casos de imprevistos. Então, deixa a gente te ajudar e confira o nosso ranking de melhor seguro viagem e descubra qual é o ideal para o seu perfil de viajante.

Qual é o melhor seguro de viagem 2022?

O melhor seguro viagem de 2022  na avaliação do Euro Dicas é o AC 60 Covid-19, da Assist Card.

Apesar da pandemia já parecer estar perto do fim, todo cuidado é pouco e por isso o plano da Assist Card com cobertura para Covid-19  é hoje a melhor opção. Você pode garantir esse seguro no site Seguros Promo.

Esse plano está disponível para todos os países europeus, o que significa que poderá contratá-lo independentemente do destino na Europa, podendo cruzar fronteiras sem preocupação. Mas eu explico melhor sobre ele mais abaixo e te mostro também outras opções.

Para elaborar o nosso ranking de melhor seguro viagem 2022, analisamos os planos disponíveis em 10 seguradoras que atuam no mercado de assistência ao viajante e possuem vasta experiência.

As seguradoras analisadas foram:

  • Assist Card;
  • Universal Assistance;
  • Allianz Travel;
  • Intermac Assistance;
  • SulAmérica;
  • Ciclic;
  • Affinity Seguro Viagem;
  • Coris Seguro Viagem;
  • World Nomads;
  • GTA Seguro Viagem.

Lembre-se: o seguro viagem é obrigatório na Europa de acordo com o Site da União Europeia.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio. Atualizamos a melhor entidade diariamente, faça já a sua simulação!

Cotar Agora →
Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a Wise. É seguro, rápido e fácil de utilizar.

Ver Cotação →

Top 7 do melhor seguro viagem em 2022

Não foi uma tarefa fácil analisar tantos planos de tantas seguradoras diferentes, mas por fim, conseguimos chegar o um top 7 de melhor seguro viagem. Vamos à eles!

1. Assist Card

A seguradora Assist Card está no mercado desde 1972 e já ganhou diversos prêmios pelo destaque do seu atendimento, incluindo o selo RA 1000 do Reclame Aqui em 2020 e 2021. Durante esses anos de atuação, já atendeu mais de 10 milhões de viajantes em mais de 190 países e em 16 idiomas.

Avaliação de clientes da Assist Card

Verificamos o Reclame Aqui para conferir como os clientes avaliam a seguradora. A nota geral no portal - de junho de 2019 até junho de 2022 - é de 8.2, considerada ótima. Foram 1030 reclamações durante este período, das quais 98% já haviam sido respondidas com índice de solução de 90%.

A seguradora responde rapidamente às queixas feitas por clientes no Reclame Aqui, o que mostra que tem atenção à opinião de quem contrata seguro viagem com eles.

Vantagens e desvantagens da Assist Card

Dentre as vantagens da Assist Card estão os planos que oferecem cobertura para Covid-19. A seguradora foi pioneira ao estender a DMH para Covid-19 e, mais uma vez, saiu na frente ao lançar um plano com cobertura em casos de quarentena por conta do vírus. Além disso, oferece planos que atendem idosos até 85 anos. Muitas seguradoras não costumam atender a terceira e quarta idade.

Por outro lado, há também uma desvantagem para os idosos. Os planos com coberturas mais elevadas e o que oferece cobertura para quarentena se limitam até aos 74 anos.

Outra desvantagem da seguradora é não saber se ela inclui a prática de esporte. Ao realizar ruma cotação nos comparadores, vai se deparar com a mensagem “sob consulta”, o que te obriga a ter que entrar em contato diretamente com ela por telefone ou email para responder à questão.

Melhor plano da Assist Card

O melhor plano da Assist Card é o AC 60 Covid-19 . Além das principais coberturas necessárias para garantir uma boa proteção e assistência durante a viagem - o que inclui a cobertura para despesas médicas e hospitalares (DMH), o plano ainda cobre os possíveis gastos ocasionados pela Covid-19.

Onde contratar o melhor plano da Assist Card

Você pode contratar o melhor seguro viagem da Assist Card através do comparador de seguros de viagem Seguros Promo ou em outros comparadores como, por exemplo, a Real Seguros, que também é de confiança.

Também pode contratar diretamente com a seguradora através do site oficial da Assist Card ou pela central de atendimento (mas já alertamos que o preço no site da seguradora costuma ser mais elevado).

2. Allianz Travel

A Allianz Travel é uma das seguradoras mais tradicionais e conhecidas do mercado. A seguradora tem mais de 75 anos de experiência e conhece bem as necessidades dos viajantes para oferecer o suporte e atendimento necessário nos momentos de imprevistos.

Avaliação de clientes da Allianz Travel

Nos últimos 3 anos - 22/06/2019 - 21/06/2022 - a Allianz Travel conquistou uma nota Reclame Aqui de 7.5, sendo considera boa. Neste período recebeu 303 reclamações das quais 98,3% já haviam sido respondidas com índice de solução de 79,6%.

As queixas dos clientes são respondidas pela Allianz Travel no Reclame Aqui, mas não são muito rápidas. Encontramos reclamações de 13 dias atrás sem resposta.

Vantagens e desvantagens Allianz Travel

Dentre as vantagens da Allianz Travel é que passaram a incluir a cobertura de DMH para Covid-19 em todos os seus planos e a vasta experiência no mercado também é um grande destaque, tanto que ela está sempre aparecendo como destaques em rankings como este.

Se tratando de desvantagem, a principal delas é que os valores das coberturas são apresentados em Real e você precisa ter o trabalho de calcular o câmbio para saber quanto é o valor real em Dólar ou Euro.

Outra desvantagem é que a seguradora não está presente nos comparadores, o que torna o preço mais caro se não houver nenhuma promoção ativa no site.

Melhor plano da Allianz Travel

O melhor seguro viagem da Allianz Travel é o Plano Prime, que está disponível para qualquer destino que realizar a cotação. Essa é uma opção de plano completo e que apresenta coberturas mais elevadas para garantir proteção diante de qualquer imprevisto que possa acontecer durante a viagem.

Apesar de ter um valor mais elevado dentre as três opções encontradas na seguradora - Clássico, Plus e Prime - ele ainda assim, oferece tem um bom custo-benefício diante das coberturas oferecidas.

Onde contratar o melhor plano da Allianz Travel

É possível contratar o seguro viagem através do site oficial da Allianz Travel ou no comparador Compara Online.

3. Coris Seguro Viagem

Muitos no Brasil conhecem a Coris Seguro Viagem por seu antigo nome: April Seguro Viagem, mas no final de 2020 houve uma mudança na marca, bem como nos planos oferecidos.

A seguradora atua no mercado de assistência ao viajante há quase 35 anos oferecendo atendimento 24 horas e cuja proteção é garantida pelo grupo AXA Seguros, umas das maiores seguradoras a nível mundial, e ficou aqui com a nossa medalha de bronze.

Avaliação de clientes da Coris

Nos últimos três anos (junho de 2019 a junho de 2022), a Coris foi avaliada com nota de 8.0, considerada ótima no Reclame Aqui. Durante esse período recebeu apenas 48 reclamações que foram 97,9% respondidas e com um ótimo índice de solução com 86,1%. Além disso, quase 70% dos clientes que reclamaram disseram que voltariam a fazer negócio com a seguradora.

A Coris responde rapidamente às reclamações dos clientes no Reclame Aqui, o que mostra que a empresa presa pela opinião e a avaliação de quem confia na marca.

Vantagens e desvantagens Coris

A principal vantagem da Coris é que ela atende uma boa gama de viajantes, desde aqueles que não tem nenhuma necessidade específica, a praticantes de esportes (são mais de 50 modalidades amadoras e profissionais), gestantes, idosos e viajantes com doenças preexistentes. É uma seguradora de confiança.

Outra vantagem é que ela oferece condições especiais para quem viaja em grupo ou vai ficar uma temporada fora do país para fazer um intercâmbio ou um ano sabático, por exemplo.

Uma desvantagem da Coris é que o valor da cobertura para DMH por Covid-19 costuma ser mais baixo (USD 10 mil) se comparado a outras seguradoras (USD 30 mil). Além disso, muitos planos apresentam coberturas mais básicas pelo mesmo valor de contratação que planos mais completos de outras seguradoras.

Melhor plano da Coris

O Vip 60 Mundo é um dos melhores seguros de viagem da Coris. Ele apresenta um bom valor de DMH (USD 60 mil) para a maior parte dos destinos, com exceção dos Estados Unidos onde o sistema de saúde é extremamente caro. Além disso, inclui DMH para a prática de esportes e para casos de Covid-19.

Um diferencial desse seguro viagem é que ele oferece assistência veterinária para o Pet's. Então, para quem não viaja sem o amigo fiel, esse plano pode ser uma boa opção.

Onde contratar o melhor plano da Coris

A Coris está presente nos principais comparadores de seguro viagem, como o Seguros Promo e Real Seguros. Além disso, pode realizar a contratação diretamente no site oficial da Coris.

Três telas com seguradoras de seguro viagem
Essas são as três melhores seguradoras para comprar seguro viagem na avaliação do Euro Dicas

4. SulAmérica

A seguradora tem mais de 125 anos de experiência no mercado de seguros, incluindo o de viagem e já venceu vários prêmios importantes. Bem conhecida entre os brasileiros, a seguradora oferece assistência 24 horas aos viajantes e a possibilidade de contratação de planos personalizados para atender as necessidades dos seus clientes.

Avaliação de clientes da SulAmérica

A SulAmérica no Reclame Aqui, está avaliada com nota 7.9 nos últimos 3 anos de presença na plataforma, uma avaliação considera boa. Durante os últimos três anos (junho de 2019 a junho de 2022), recebeu 1.054 reclamações, das quais 98,5% já foram respondidas e com índice de solução de 86,1%.

É preciso apontar que a avaliação da SulAmérica no Reclame Aqui é referente a todos os produtos de seguro da marca, não apenas o seguro viagem.

Vantagens e desvantagens SulAmérica

A principal vantagem da SulAmérica é a sua vasta experiência no mercado de assistência ao viajante, assim como a sua nota alta no Reclame Aqui com relação ao índice de solução das reclamações. Outra vantagem é a possibilidade de personalizar o plano de acordo com as suas necessidades específicas.

A grande desvantagem da seguradora é apresentar valores bem altos e salgados nos planos oferecidos. Além de não estar presente nos comparadores, você fica limitado a comparar coberturas simultaneamente com outras seguradoras para verificar o custo-benefício.

Outra desvantagem são os valores apresentados em Dólar e Real no mesmo plano, o que pode causar uma certa confusão.

Melhor plano da SulAmérica

O melhor plano da SulAmérica é também o mais caro deles, o Mundo Prestige com Cobertura Covid. Ele apresenta todas as coberturas necessárias para uma viagem e com bons valores.

O diferencial desse plano é que, enquanto a maioria das seguradoras oferece apenas cobertura de DMH, traslado de corpo e indenização por diagnóstico de Covid-19, a SulAmérica oferece diversas outras extensões para o caso do viajante contrair o vírus.

Onde contratar o melhor plano da SulAmérica

A seguradora não está presente nos comparadores de seguro viagem. Para contratar o melhor plano, deve entrar no site oficial da SulAmérica.

5. Universal Assistance

A Universal Assistance foi o nome dado para a seguradora após a reformulação da marca da antiga Travel Ace. Tanto, que em alguns sites, ainda é possível encontrá-la com o seu antigo nome.

A seguradora acumula 40 anos de experiência e mais de 2 milhões de viajantes assegurados. Segundo a Universal Assistance, são cerca de 500 mil viajantes atendidos anualmente ao acionar o seguro viagem.

Avaliação de clientes da Universal Assistance

Quando a empresa ainda era Travel Ace, as avaliações dos clientes não era tão boas assim, mas desde que reformulou a marca em 2020, a seguradora melhorou bastante o seu atendimento.

Nos últimos três anos (fevereiro de 2019 a fevereiro de 2022), a Universal Assistance foi avaliada com nota de 7.2, considerada boa no Reclame Aqui. Durante esse período que contabiliza ainda o período de Travel Ace, foram 915 reclamações das quais 98,4% já haviam sido respondidas e com um ótimo índice de solução com 79%.

Considerando o ano de 2021, já com a reformulação da marca, a nota de avaliação da Universal Assistance sobe para 8.6 com 114 reclamações 100% respondidas e com índice de solução de 88,9%.

Vantagens e desvantagens Universal Assistance

A principal vantagem da Universal Assistance é a sua reputação e alto grau de índice de solução ao resolver as principais reclamações dos clientes. Outro ponto a destacar é a possibilidade de acionar o seguro viagem por meio de um aplicativo para mobile. Os viajantes também tem boas opções de planos, desde os mais básicos a completos, incluindo a cobertura de DMH para Covid-19.

Já a desvantagem da seguradora é que ela não apresenta tantas variedades de planos se comparadas com outras seguradoras como, por exemplo, a Assist Card e a Intermac Assistance. Os preços também não são os mais baixos do mercado, mas estão longe de dos mais caros.

Melhor plano da Universal Assistance

O melhor seguro viagem da Universal Assistance é o UA 150 Mundo Covid-19. Ele tem um excelente valor de cobertura para a DMH (USD 150 mil) para a maior parte dos destinos, excluindo os Estados Unidos. Assim como um valor alto o suficiente para garantir traslados e repatriamentos, caso aconteça algo grave ou trágico durante a viagem.

Também contempla a prática de esportes amadores e gestantes, ambos dentro do valor da DMH principal. Assim como apresenta quase todas as assistências necessárias ao viajante, com exceção da cobertura de gastos por atraso de voo, passagem aérea do familiar e despesas extraordinárias por permanência forçada.

A Universal Assistance é muito limitada em questões de opções de planos. As coberturas costumam ser 8 ou 80, ou seja, plano bem básico ou bem completo.

Onde contratar o melhor plano da Universal Assistance

É possível contratar o seguro viagem da Universal Assistance através do nosso comparador de seguro viagem ou outros comparadores. No site oficial da Universal Assistance, também permite a contratação.

6. Intermac Assistance

A Intermac Assistance atua há mais de 17 anos e garante a proteção do viajante por meio do grupo norte-americano Chubb, uma gigante dentre as seguradoras a nível mundial. Segundo ela, já atendeu mais de 1 milhão de viajantes pelo mundo e recentemente ganhou o 5º ano consecutivo, o Prêmio de Excelência pelos serviços prestados no Rio de Janeiro.

Avaliação de clientes da Intermac Assistance

Considerando os últimos três anos (fevereiro de 2019 a fevereiro de 2022), a Intermac Assistance foi avaliada com nota de 7.4, considerada boa no Reclame Aqui. Durante todo esse período foram apenas 100 reclamações, que até o momento de publicação do artigo, 99% haviam sido respondidas com índice de solução de 82,6%.

Vantagens e desvantagens Intermac Assistance

A variedade de planos está entre as principais vantagens da Intermac Assistance. Ela oferece planos específicos para idosos, para renovação (de quem já está em viagem), para viagens de longo prazo, com ou sem cobertura para Covid, receptivo (brasileiros que moram no exterior e vão passar férias ou visitar a família no Brasil), entre outros. O baixo índice de reclamações por parte dos clientes também é um ponto a destacar.

Já o valor dos planos, costuma ser apontado como a desvantagem da seguradora se comparada outras concorrentes. Ela ainda não possui aplicativo mobile para facilitar a vida do viajante para o caso de precisar acessar a apólice ou acionar o seguro viagem.

Melhor plano da Intermac Assistance

O melhor seguro viagem da seguradora, considerando uma viagem comum de poucos dias é o Intermac Euro 40 Inter Covid-19 Top10. Ele é um plano que oferece uma cobertura de DMH um pouco acima do valor exigido pelos países do Espaço Schengen, por exemplo (EUR 30 mil) e garante a DMH para a prática de esportes amadores e gestantes. Assim como cobertura para fisioterapia e DMH por Covid.

Além disso, apresenta quase todas as coberturas necessárias para um viajante, com exceção de danos à mala, assistência emergencial via aplicativo e retorno de acompanhante.

Onde contratar o melhor plano da Intermac Assistance

A seguradora está presente nos principais comparadores, portanto, você pode contratar o melhor seguro viagem no Seguros Promo, por exemplo. Outra opção é contratar diretamente no site oficial da Intermac Assistance.

7. Affinity Seguro Viagem

A Affinity Seguro Viagem é uma seguradora com mais de 30 anos de mercado de assistência ao viajante e apresenta planos com ótimo custo-benefício. Por isso, escolhemos um plano dela para entrar no top 7 de melhor seguro viagem.

Avaliação de clientes da Affinity Seguro Viagem

A nota da Affinity Seguro Viagem nos últimos 3 anos - 17/01/2019 - 16/01/2022 - é de 6.9, sendo considerada regular. Durante esse período, foram apenas 140 reclamações 100% respondidas com índice de solução de 76.2%. Se pensar bem, foram poucas reclamações em 3 anos.

Vantagens e desvantagens Affinity Seguro Viagem

A principal vantagem da seguradora é o custo-benefício. Ela oferece seguro viagem com boa cobertura de DMH (USD 60 mil) e a coberturas básicas por preços bem baixos, sendo uma das opções mais baratas do mercado para o viajante com boa saúde. Além disso, os planos costumam estender a DMH para prática de esporte e para gestantes. Assim como também apresenta planos com DMH para Covid-19.

Já a desvantagem da Affinity é o limite de idade. A seguradora tem apenas um plano disponível que contempla viajantes com mais de 64 anos. Contudo, para os idosos cabe dizer que existem seguros de viagem mais específicos.

Melhor plano da Affinity Seguro Viagem

Considerando custo-benefício e pensando no viajante em perfeita saúde (sem doença preexistente ou crônica) e que deseja contratar um plano básico para a sua viagem, elegemos o Affinity 60 Inter como o melhor seguro viagem da seguradora. Ele está disponível para vários destinos com o nome Affinity 60 (nome do continente) Promocional.

Atenção: apesar do plano oferecer uma DMH de USD 60 mil e contemplar a prática de esportes e as gestantes, as demais coberturas são mais básicas e algumas inexistentes como, por exemplo, a assistência na localização de bagagem em caso de extravio e DMH por Covid.

Onde contratar o melhor plano da Affinity Seguro Viagem

É possível contratar o plano através de comparadores de seguro viagem como o Seguros Promos, Compara Online, ou através do site oficial da Affinity Seguro Viagem.

Melhor seguro viagem para Covid
Seguro viagem com cobertura para Covid-19 é essencial nesse momento

E a My Travel Assist?

A My Travel Assist é uma seguradora nova no mercado de seguro de viagem. Apesar de estar ancorada na Too Seguros, que tem mais de 50 anos de experiência, ainda é muito cedo para indicar essa seguradora para nossos leitores.

Os planos apresentados são muito completos, possuem cobertura para Covid-19 e os preços são muito atraentes. Entretanto, preferimos avaliar a qualidade do serviço após algum tempo de experiência com a marca. Caso queira cotar seguros da My Travel Assist, a seguradora é oferecida no site Seguros Promo.

Quanto custa o melhor seguro viagem?

Há quem pense que seguro viagem custa caro, mas não é bem assim. É possível contratar bons planos sem interferir no orçamento e garantir uma boa proteção e assistência.

Considerando o nosso top 7 de melhor seguro viagem 2022, realizamos uma cotação para uma viagem de 10 dias pela Europa. Veja a tabela com os custos em cotação realizada no dia 22 de junho de 2022:

Seguradora Assist Card Allianz Travel SulAmérica Coris Intermac Assistance Universal Assistance Affinity
Plano AC 60 Europa Covid-19 Europa Prime Mundo Prestige com cobertura Covid Vip 60 Europa VIP + Covid-19 Intermac Euro 40 Inter Covid-19 Top10 UA 150 Mundo Covid-19 Affinity 60 Europa Promocional
DMH USD 60 mil R$ 500 mil (cerca de USD 90 mil) USD 80 mil USD 60 mil EUR 40 mil USD 150 mil USD 60 mil
Seguro Bagagem USD 1.200 R$ 5 mil (cerca de USD 950) R$ 4 mil (cerca de USD 580) USD 1.500  EUR 500 USD 1.500 USD 800
Valor R$ 393,53  R$ 556,37 R$ 736,79 R$ 328,61 R$ 583,35  R$ 501,90 R$ 176,49

*A cotação foi realizada no dia 22 de junho de 2022. Na ocasião, o Seguros Promo tinha ativa a promoção TURISTA com 15% off nos planos apresentados (com exceção da Allianz e SulAmérica).  A Allianz Travel estava com uma promoção ativa no seu site e aplicou um desconto automático. O valor do plano Europa Prime sem o desconto era de R$ 714,82.

Como escolher o melhor seguro viagem?

Escolher o melhor seguro viagem é bastante relativo. O que é melhor para alguns viajantes pode não ser melhor para outros, concorda? Contudo, para escolher a melhor opção para você, pode seguir alguns passos como descritos abaixo:

Analise o seu perfil de viajante

Para saber qual é o seu perfil de viajante, comece respondendo as seguintes perguntas:

  • Estou grávida?
  • Sou idoso?
  • Vou praticar ou posso a vir praticar algum esporte durante a viagem? (isso inclui desde uma simples caminhada na natureza a um snowborad);
  • Tenho alguma doença preexistente ou crônica?
  • Há possibilidade de contrair Covid-19 durante a viagem? (lembre-se que mesmo 100% vacinado, você pode contrair o vírus).

Se a resposta for não para todas as perguntas acima, você pode optar por um seguro viagem com cobertura mais básica. Porém, se a resposta for sim para qualquer uma delas, o melhor seguro viagem deve apresentar uma cobertura específica para a sua necessidade e atender a sua idade.

Confira as exigências do destino

Existem países onde o seguro viagem é obrigatório e coberturas específicas são exigidas, como é o caso dos países europeus que fazem parte do Espaço Schengen, Venezuela, Equador, Cuba e vários outros.

Por isso, antes de adquirir o seguro viagem, é primordial verificar se o país de destino faz algum tipo de exigência para não contratar errado.

Custo-benefício

Nem sempre o melhor seguro viagem é o mais caro. Pelo contrário, o melhor seguro viagem vai ser aquele que vai oferecer boas coberturas para a suas necessidades específicas sem interferir no orçamento da viagem. 

Por isso é importante separar um tempo para fazer as pesquisas com calma, comparar os planos e seguradoras e verificar qual terá o melhor custo-benefício para você.

Ler a apólice do seguro viagem é uma tarefa que muitos deixam de lado por preguiça, mas a leitura é extremamente importante para saber quais as condições gerais do plano e de cada cobertura oferecida.

A seguir, colocamos algumas categorias e perfis de viajantes e elegemos o melhor seguro viagem em cada uma delas. Todas as cotações a seguir foram realizadas no dia 22 de junho de 2022, através do nosso comparador de seguro viagem em parceria com o Seguros Promo e diretamente nos sites oficiais das seguradoras.

Onde contratar o melhor seguro viagem?

Aqui no Euro Dicas, nós sempre recomendamos utilizar sites comparadores de seguro viagem, pois esses sites apresentam planos de diferentes seguradoras para que você possa comparar lado a lado e verificar qual é o melhor seguro viagem para você.

Dentre os sites comparadores, o nosso favorito é o Seguros Promo. Além de possuir parceria com um grande número de seguradoras, o site tem preços mais baixos do que o próprio site das seguradoras e é de confiança, utilizamos há muitos anos.

Se quiser outras sugestões, pode também utilizar o comparador Real Seguro Viagem (que também é ótimo). A Compara e o Assistente de Viagem também são outras possibilidades.

E você pode ainda contratar diretamente no site da seguradora da sua preferência ou em agências de viagem, mas essas duas opções costumam custar mais caro oferecendo exatamente o mesmo plano contratado nos comparadores.

Melhor seguro viagem Europa

Dentre os planos analisados, o nosso top 1 – AC 60 Europa Covid-19 – é também o melhor seguro viagem Europa. Isso, porque as regras atuais da maioria dos países europeus exigem a apresentação do resultado negativo de Covid-19 para embarcar em um voo, principalmente se o voo for internacional e ter um seguro que garanta essa cobertura nesse momento é essencial.

Caso deseja arriscar e contratar outro seguro viagem Europa, fique atento as exigências. Os países que fazem parte do Espaço Schengen estipulam que o seguro deve apresentar uma cobertura mínima de 30 mil euros para as despesas médicas e hospitalares (DMH).

Melhor seguro viagem internacional 2022

Se a viagem vai envolver dois ou mais continentes, você vai precisar contratar o seguro viagem internacional. Ele não muda em nada com relação às coberturas e assistências oferecidas para os destinos específicos. O que você vai precisar avaliar antes da contratação é a exigência do destino.

A Europa, por exemplo, exige ao menos a cobertura mínima para DMH de 30 mil euros. Já os EUA não têm obrigatoriedade do seguro viagem, mas ele é essencial já que a saúde no país é caríssima – e com isso a recomendação é que vale contratar uma cobertura mais elevada.

Portanto, escolher o melhor seguro viagem internacional vai depender muito do seu perfil de viajante, assim como os destinos que irá passar. Nossa indicação de seguro com cobertura suficiente para qualquer país do mundo também é da seguradora Assist Card – AC 150 mundo Covid-19 – é o melhor seguro viagem para qualquer que seja o destino internacional.

Melhor seguro viagem Covid

Aqui temos algumas opções interessantes e que valem ser avaliadas antes da contratação. Antigamente, as seguradoras não ofereciam nenhum tipo de cobertura em casos de epidemia e pandemia, mas diante da realidade atual, muitas adaptaram planos e passaram a oferecer cobertura para Covid-19.

Dentre as principais coberturas estão:

  • Despesas médicas e hospitalares para caso de Covid;
  • Indenização por diagnóstico de Covid;
  • Traslado de corpo em decorrência de morte por Covid.

Sabendo que qualquer um está sujeito a testar positivo na véspera da viagem de volta para casa, o AC 60 Europa Covid-19 é a melhor opção para a Europa, e o AC 150 Mundo Covid-19 adequado para qualquer destino. Porém, caso deseje optar por outros planos, existem boas opções.

Veja a nossa indicação abaixo de melhor seguro viagem para Covid-19 considerando 10 dias de viagem para Europa:

Seguradora Assist Card Allianz Travel GTA Universal Assistance
Plano AC 60 Europa Covid-19 Europa Prime GTA 75 Euromax Covid-19 Plus 10 UA 40 Mundo Covid-19
DMH USD 60 mil R$ 500 mil (cerca de USD 90 mil) USD 75 mil USD 40 mil
DMH para Covid USD 30 mil dentro da DMH principal dentro da DMH principal USD 10 mil USD 10 mil
Valor R$ 393,53  R$ 556,37 R$ 443,63 R$ 303,04

Atenção: antes de contratar, leia com atenção a apólice do seguro viagem para saber qual é a cobertura para Covid-19 é oferecida pelo plano e qual a condição de utilização do mesmo.

Melhor seguro viagem para idosos

Para garantir o melhor seguro viagem para idosos, você precisa ter em mente que algumas coberturas são importantes, tais como:

  • Amplo valor na cobertura de DMH;
  • Traslados e repatriamentos;
  • Seguro por morte acidental;
  • DMH para Covid-19, visto que fazem parte do grupo de risco;
  • A DMH deve ainda incluir o atendimento de urgência e emergência por razão de doença preexistente ou crônica (se aplicável).

O nosso top 1 AC 60 Europa Covid-19 limita a idade até 85 anos, sendo que a partir dos 69 anos o valor do plano sobre para R$847,88. Então, veja os outros dois que elegemos como sendo os melhores seguros de viagem para idosos:

Seguradora Plano Limite da idade DMH DMH por Covid Valor
Coris Coris 60 Europa Basic Covid-19 +70 anos 99 anos USD 60 mil USD 10 mil R$ 474,98 (R$759,97 para maiores de 80 anos)
Assist Seguro Viagem Assist SV 60 Europa Covid-19 10 85 anos USD 60 mil USD 30 mil R$ 580,51 para maiores de 64 anos

*Ambos os planos estão disponíveis no comparador Seguros Promo.

Na nossa avaliação, o melhor seguro viagem para idosos em 2022 é o Coris 60 Europa Basic Covid-19.

Melhor seguro viagem para idosos
Seguro viagem é ainda mais importante para viajantes idosos

Melhor seguro viagem para estudantes

Claro que nenhum estudante deseja ficar doente no período do intercâmbio ou durante as aulas da faculdade. Afinal, ficar doente já é ruim, mas longe de casa e sem o cuidado dos pais durante esse período é muito pior. Então, o melhor seguro viagem precisa ter algumas coberturas que são essenciais para atender os estudantes, são elas:

  • Uma boa e ampliada cobertura de DMH;
  • Cobertura odontológica;
  • Despesas farmacêuticas;
  • Fisioterapia;
  • Passagem e hospedagem de um familiar em caso de acidente pessoal ou enfermidade súbita e aguda do estudante.

Realizamos uma cotação através do nosso comparador de seguro viagem para eleger aquele que apresenta o melhor custo-benefício para um estudante. A cotação foi realizada considerando 10 dias na Europa.

Seguradora Plano DMH Valor
Affinity Affinity 150 Student Mundo USD 150 mil R$ 215,29
GTA GTA 100 Student Full Europa USD 100 mil R$ 279,10

O melhor seguro viagem é o Affinity 150 Student Mundo, pois ele apresenta um excelente custo-benefício e todas as coberturas que consideramos essenciais aos estudantes. O plano da seguradora GTA não oferece a hospedagem de um familiar, por exemplo, e o valor é muito mais alto.

Os estudantes de intercâmbio precisam ter uma atenção especial, pois seguro viagem e seguro saúde não significam a mesma coisa, mas ambos são importantes.

Melhor seguro viagem barato

Garantir uma proteção durante uma viagem não precisa ser uma coisa que fuja do orçamento. Existem várias opções de seguro viagem barato que podem ser contratadas. Contudo, você precisa ter em mente que as coberturas e assistências oferecidas serão mais básicas.

Sendo assim, esse tipo de seguro viagem é recomendável apenas para quem está em perfeito estado de saúde e vai viajar para destinos mais tranquilos, ou seja, aqueles que não oferecem nenhuma atração turística associada a uma aventura ou esportes e onde existe sistema de saúde onde um atendimento médico não custa um rim, como acontece nos Estados Unidos.

Dentre as opções analisadas, consideramos um seguro viagem barato, custando entre R$ 15,00 a R$ 25,00 por dia de viagem. Na tabela a seguir, consideramos 10 dias de viagem para a Europa e elegemos três como sendo as melhores opções baratas.

Seguradora Plano DMH Valor
Affinity Affinity 60 Europa Promocional USD 60 mil R$ 110,39
ITA 30 Smart Europa ITA 30 Smart Europa USD 30 mil R$ 93,76
Universal Assistance UA 40 Especial Mundo EUR 40 mil R$ 158,52

Quando falamos de seguro viagem barato, a seguradora Affinity está sempre em destaque com os seus planos com excelente custo-benefício.

Melhor seguro viagem completo

Se tratando de seguro viagem completo, indicamos o plano da Assist Card com cobertura para quarentena: AC 60 Mundo Covid-19 Quarentena. Além de oferecer todas as coberturas e assistências essenciais a um viajante, incluindo DMH em decorrência do vírus, a Assist Card saiu na frente ao criar um plano com cobertura em caso de quarentena. Hoje, é o seguro viagem mais completo que temos no mercado.

Confira algumas coberturas oferecidas no plano:

Cobertura/assistência Valor da cobertura/assistência
DMH principal USD 60 mil
DMH por Covid USD 30 mil (dentro da DMH principl)
Despesas por Quarentena Sim
Cobertura Médica para Prática de Esportes dentro da DMH
Cobertura Médica para Gestante dentro da DMH até 28ª semana
Cobertura Odontológica USD 500
Despesa Farmacêutica USD 1 mil
Telemedicina Sim
Regresso sanitário USD 40 mil
Traslado de corpo USD 10 mil
Traslado médico USD 3 mil
Regresso de Menor Desacompanhado USD 1 mil
Gastos Por Atraso do Voo USD 100 (após 6 horas de atraso)
Hospedagem de Acompanhante e/ou Familiar USD 500 (incluindo Covid-19)
Convalescença em Hotel USD 1.500 (incluindo Covid-19 e até 10 diárias)
Retorno de Acompanhante USD 1 mil
Passagem Aérea Ida e Volta para Um Familiar USD 1.000 (incluindo Covid-19)
Assistência Jurídica por Acidente de Trânsito USD 4 mil
Cancelamento de Viagem Total ou Plus Reason USD 500
Seguro de Bagagem Extraviada USD 1.200

Então, se busca um plano completo e com boa cobertura, pode apostar no AC 60 Mundo Covid-19 Quarentena. Ele está disponível no comparador Seguros Promo e no site oficial da seguradora.

Melhor seguro viagem para quem vai morar na Europa

Se você vai morar na Europa, possivelmente será necessário apresentar um seguro saúde ao solicitar o visto de residência para o país de destino. Fazendo a mudança de forma legalizada, o agente da imigração não vai te pedir para apresentar o seguro viagem. Contudo, vale a pena contratar para os primeiros dias. Isso porque a proteção dele vai muito além da cobertura médica e hospitalar.

Já imaginou desembarcar para a nova vida e a sua mala não aparecer na esteira ou ainda, enfrentar cancelamento ou atrasos com voos? É um tanto chato!

Nesse caso, o melhor seguro viagem para quem vai morar na Europa vai ser aquele que ofereça boas assistências ao viajante. E caso não tenha nenhuma necessidade específica, pode optar por um plano mais barato e básico.

Viajar com seguro viagem
Confira sempre se a cobertura do seu seguro é igual ou superior a 30 mil euros de DMH

Melhor seguro viagem para esportes/aventura

Para os aventureiros de plantão que pretendem praticar esportes radicais e de aventura, o melhor seguro viagem será aquele que oferece uma cobertura médica e hospitalar para a prática. Além disso, é preciso estar atento e ler a apólice antes da contratação para verificar se o esporte em questão será coberto em caso de algum acidente, pois existem modalidades que não são contempladas.

Dentre os seguros analisados, o melhor seguro viagem para esportes e aventura é o da World Nomads. A seguradora cobre mais de 180 categorias de esportes e atividades de aventura, garantindo a proteção necessária para qualquer viajante.

Veja a cotação realizada no site oficial da World Nomads, para 10 dias de viagem para a Europa.

Plano DMH Valor
Standard USD 50 mil R$ 170,11
Explorer USD 100 mil R$ 503,55
Explorer Plus USD 150 mil R$ 534,44

Dentre os três planos, o Explorer oferece cobertura suficiente, mas a diferença de preço para o Explorer Plus é tão pequena, que dependendo do destino, vale mais a pena.

O Seguro viagem é obrigatório?

Depende do país que você vai visitar.

Europa

Nos países pertencentes ao Espaço Schengen, na Europa, o seguro viagem é obrigatório e deve ter uma cobertura mínima de 30 mil euros.

Os países que fazem parte do Espaço Schengen são: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia, Suíça.

Outros países que exigem

Além da Europa, outros países também obrigam a contratação do seguro viagem para entrada de turistas, são eles: Cuba, Equador e Venezuela. A Irlanda e a Austrália exigem o seguro para intercambistas no país.

Seguro viagem obrigatório com cobertura para Covid-19

O seguro viagem com cobertura para Covid-19 passou a ser obrigatório em alguns países, são eles: Argentina, Uruguai, Costa Rica, Ilhas Cayman, Ilha de São Martinho, Ilha Turks e Caicos.

E os Estados Unidos?

Apesar de não ser um documento obrigatório para entrada nos Estados Unidos, o seguro viagem para o país é altamente recomendável. Os Estados Unidos não possuem saúde pública e qualquer problema de saúde que você tiver por lá e precisar de assistência médica, pode custar muito caro (muito caro mesmo).

Há pessoas que voltam de viagem com dívidas de milhares de dólares. Portanto, é um documento essencial para visitar o país.

O Erick te conta como contratar o melhor seguro viagem

Depois de ler o ranking de melhor seguro viagem e dividido por categoria, se ainda tem ficou com alguma dúvida, vale assistir ao vídeo do Erick Gutierrez, fundador do Euro Dicas.

Por fim, você pode contratar através do nosso comparador de seguro viagem. O importante é sempre viajar com uma boa proteção, afinal, os imprevistos acontecem. Com a apólice em mãos e a bagagem pronta, é hora de embarcar e curtir!