Seguro Viagem

Apólice de Seguro Viagem: o que é, como funciona e importância

Todos sabemos que a vida é cheia de imprevistos. Às vezes, somos pegos de surpresa em uma circunstância inesperada onde é preciso agir com calma e rapidez. Pode ser uma situação de saúde, um acidente ou até mesmo uma perda de voo enquanto viaja. Por isso, é essencial saber tudo sobre a sua apólice de seguro viagem.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança na TransferWise, que funciona em toda a Europa.


A TransferWise não exige comprovação de rendimentos, você só precisa ter um endereço na Europa.

ABRIR CONTA »

No artigo a seguir, confira tudo que você precisa saber para viajar segurado e sem maiores preocupações.

Tudo sobre apólice de seguro viagem

A apólice de seguro viagem é o documento que fornece as informações que você vai precisar durante a sua viagem, caso se encontre em situação de emergência. Quando você adquire seu seguro viagem, recebe a apólice com todos os contatos e direcionamentos necessários para conseguir assistência enquanto viaja.

Além disso, o seguro de viagem internacional também oferece cobertura para a perda ou atraso da bagagem, entre outras vantagens que o passageiro pode revisar antes de escolher e efetuar a compra. Toda a cobertura está sujeita aos termos e condições descritos no documento.

Porque a apólice de seguro viagem é importante?

É extremamente necessário que a apólice de seguro viagem esteja com você durante o período em que estiver fora do país, pois, como mencionamos anteriormente, nunca sabemos quando vamos precisar de atendimento médico, o que pode ser ainda mais difícil se estamos visitando uma região onde não dominamos o idioma local.

Saiba que a apólice de seguros precisa esclarecer a relação entre segurado e seguradora, estabelecendo os direitos e deveres de ambos. Também deve discriminar e cobertura que você contratou e as regras de cada uma delas. Não esqueça de conferir o período de vigência da apólice, para que você esteja coberto durante todo o período de sua viagem. Confira sempre suas informações pessoais. Se houver algum erro na sua contratação, você pode acabar ficando desprotegido.

Documentos para seguro viagem

Tire quaisquer dúvidas que venham a surgir com sua seguradora, já que existem diversos planos e coberturas diferentes para todos os perfis de viajantes e para todos os bolsos. É essencial que você viaje com toda a informação que precisa para estar preparado para qualquer ocasião e saber exatamente o que você está contratando no seu seguro.

Como recebo minha apólice de seguro viagem?

A apólice de seguro é o documento mais importante na contratação de um seguro. Isso porque é nela que tanto o segurado como a seguradora verificam o que cada um deve realizar. Ao contratar seu seguro, você deve solicitar para sua seguradora a apólice e guardá-la com você. Sem receber a apólice, você não tem como ter certeza de que seu seguro está feito.

Quando contratado online

Quando feita a contratação através de sites especializados em seguro viagem, como o Seguros Promo, sua apólice eletrônica é enviada para o e-mail cadastrado durante a cotação e você pode conferir todos os detalhes oferecidos pelo plano escolhido, quando confirmado o pagamento. Basta imprimir e levar com você.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é a TransferWise.


Na TransferWise você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com toda segurança.

VER COTAÇÃO »

Os telefones de contato com a seguradora, assim como outras formas de contato estão todos na apólice. O documento deve ser apresentado à imigração do país ao qual esteja ingressando, caso seja solicitado, já que alguns países exigem a sua obrigatoriedade, como os que fazem parte do Tratado de Schengen.

Quando utilizado o seguro do cartão de crédito

Já a apólice de seguro viagem feita pelo cartão de crédito, você pode baixar através do site da bandeira utilizada e obter informações sobre retirada do passaporte e visto exigido para o local onde planeja viajar, vacinas, precauções médicas, mapas, taxas de câmbio e localização de caixas automáticos.

Caso tenha urgência em receber o certificado do seguro por estar muito próximo de embarcar, sugerimos que a contratação seja feita com cartão de crédito para que emissão do seguro seja realizada no mesmo dia.

O que deve constar na apólice?

Na apólice, ficam registrados todos os dados referentes ao segurado e à cobertura contratada. Por isso, novamente reiteramos a importância de revisar se tudo está correto nesse documento, pois qualquer informação diferente pode acabar causando problema durante sua viagem. Fique atento para os seguintes itens:

  • Nome do segurado;
  • Telefone;
  • País de origem;
  • País de destino;
  • Data da vigência do seguro (período da viagem);
  • Telefones importantes.

Dúvidas sobre a apólice de seguro viagem

Para ser cauteloso ao escolher o melhor seguro para sua viagem e tirar suas dúvidas sobre o assunto, é preciso conferir alguns itens importantes presentes na apólice, para entender a cobertura do plano que você escolheu. As apólices podem ser coletivas ou individuais, caso você esteja viajando em família.

Algumas seguradoras oferecem coberturas adicionais, como os benefícios que mencionaremos a seguir. As condições especiais podem não se aplicar a todos os tipos de apólice e, normalmente, estão vinculadas ao valor do seguro pago pelo segurado.

Assistência médica durante a viagem

Em sua grande maioria, os seguros são contratados considerando uma inesperada necessidade de atendimento médico emergencial durante sua viagem. Em caso de acidentes ou enfermidades durante o período, ter seu seguro é fundamental para garantir um serviço de saúde no caso de alguma eventualidade.

Na apólice de seguro viagem constará toda a informação sobre o plano que você contratou, como valor de indenização, consultas, exames, intervenções cirúrgicas e assistência farmacêutica com reembolso na compra de medicamentos.

Documentos e apólice de seguro viagem

Alguns planos garantem coberturas especiais, como o seguro para gestantes ou o seguro para a prática de esportes. Ambas as assistências são consideradas serviços extras e seus preços são um pouco diferentes dos demais planos.

Traslados e repatriação

Caso de fato ocorra algum acidente inesperado durante seu período fora do país, alguns seguros cobrem o regresso do cliente ao país de origem. Serviços como repatriação sanitária, traslado de corpo e traslado médico estão inclusos na maioria dos planos. Confira a seguir:

  • Repatriação sanitária: no caso de acidente onde não seja possível dar continuidade a viagem, o segurado tem direito ao seu país de origem após alta médica, amparado pela seguradora com os devidos cuidados necessários;
  • Traslado de corpo: caso haja falecimento durante o período da viagem, por motivo de doença ou acidente, o traslado de corpo assegura as despesas com a liberação do corpo e transporte até a cidade de origem;
  • Traslado médico: garante a cobertura das despesas de deslocamento do paciente até o local de atendimento emergencial, podendo ser feito de carro, ambulância, táxi, helicóptero ou barco.

Auxílio com bagagens

Caso haja extravio de sua bagagem, a seguradora é responsável e entrará em contato com a companhia aérea, além de ser responsável por entregar a bagagem ao segurado. Além disso, a seguradora garante o pagamento da indenização do valor que consta em sua apólice de seguro viagem.

Também é possível incluir no seu seguro bagagens especiais, como pranchas de surf, instrumentos musicais e bagagem fora do padrão.

Assistência jurídica

Se o segurado se envolver em algum tipo de acidente (como acidentes de trânsito, por exemplo) o seguro inclui reembolso de honorários pagos a advogados que venham a intermediar a situação.

Alguns planos contam com uma cobertura para gastos com fianças e demais despesas legais, visando à liberação do segurado, que porventura tenha recebido ordem de prisão ou detenção indevida durante sua viagem. Para conferir tudo o que está incluso no seu plano, frisamos mais uma vez a importância da leitura completa da apólice de seguro viagem.

Contrate o seu seguro

Agora que você sabe tudo que precisa para fazer uma viagem de forma segura, não esqueça que o seguro viagem é fundamental. Para contratar um seguro viagem ideal para o seu próximo destino você pode utilizar o nosso comparador de seguro viagem. Em parceria com o portal Seguros Promo, garantimos os menores preços aos nossos leitores em planos completos das principais seguradoras do mercado. Faça a cotação e aproveite!

Este artigo pode conter links comissionados para serviços e produtos de parceiros do Euro Dicas.
Compartilhe

Ariella Aguiar

Ariella Aguiar é cearense e curiosa. Publicitária de formação, também estudou Bellas Artes na Espanha. Ama música, dança e tudo que possibilite novos horizontes e caminhos dentro da arte. Gosta de observar o mundo e, sempre que possível, está de malas prontas para o próximo destino.

Artigos Relacionados

Fechar