Ao viajar, o seguro viagem é um dos itens mais importantes para levar junto com você. Ele garante que você tenha acesso a atendimento médico, caso haja qualquer emergência durante sua estadia no exterior, já que muitas vezes esse atendimento costuma pesar bastante no orçamento. Saiba como funciona o reembolso seguro viagem e embarque para a sua próxima aventura sem maiores preocupações.

Como funciona o reembolso do seguro viagem

Quando estamos organizando uma viagem, um dos primeiros passos é garantir toda a documentação necessária solicitada para o local de destino. O seguro viagem costuma ser um deles, principalmente nos países que fazem parte do Tratado de Schengen. Os países estão no Espaço Schengen solicitam o seguro na imigração. Portanto, é fundamental que você adquira um seguro viagem de acordo com seu perfil de viajante.
É um item essencial que garante que você tenha assistência médica onde quer que esteja. Ao adquirir seu seguro, é de extrema importância a leitura da apólice do seguro viagem, pois nela você encontra todas as informações, caso você precise acionar o serviço oferecido.
As seguradoras oferecem diversos planos de assistência com a possibilidade de solicitar o reembolso seguro viagem. Vale lembrar que tudo depende do valor contratado na cobertura do serviço. Os reembolsos costumam cobrir diversas despesas, desde a compra de medicamentos até extravio de bagagem.

Assistência no reembolso seguro viagem

A forma de assistência depende da cobertura contratada no seu seguro. Geralmente, pode ser de duas formas: serviço (o contratante não desembolsa dinheiro) ou reembolso (o contratante paga e é reembolsado pela seguradora escolhida). Confira a seguir como funciona cada uma dessas coberturas.

Serviço

Ao acionar sua seguradora, o contratante tem os gastos cobertos sem desembolsar nenhuma quantia, se os custos estiverem dentro do valor máximo contratado no seguro viagem. Nessa modalidade, os serviços de assistência médica por acidente ou doença súbita, remoção e repatriação funerária, entre outros de urgência, estão inclusos.

Reembolso

O contratante paga todas as despesas pelo serviço recebido e, ao retornar ao país de origem, solicita o reembolso do valor gasto. Nessa modalidade, estão inclusos a cobertura farmacêutica (gastos com compra de medicação), extravio de bagagem, atraso e cancelamento de voo, despesas jurídicas, entre outros.

Como solicitar o reembolso seguro viagem

Para solicitar o reembolso da sua viagem ao retornar para seu país, é preciso ter em mãos todos os comprovantes dos seus gastos. Através da comprovação dos laudos, documentos, notas fiscais e formulários devidamente preenchidos e assinados, a seguradora vai analisar e calcular o seu ressarcimento. Não esqueça de guardar cada um deles para não correr o risco de não conseguir o reembolso integral do valor.
E, claro, mantenha seus documentos básicos sempre com você, como documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Quanto tempo para obter o reembolso seguro viagem?

Para obter o ressarcimento do seu seguro viagem, cada seguradora estipula um prazo. Se sua seguradora estiver sediada no Brasil, o prazo máximo de 30 dias é o mais comum para o reembolso feito em moeda brasileira. Você deve conferir na apólice todos os detalhes sobre a cobertura que contratou e os documentos que deve apresentar.
Caso a seguradora ultrapasse a data estipulada, ou você venha a ter danos pelo atraso, é possível entrar com um processo. Mas lembre-se: é necessário enviar todos os documentos corretos e dentro do prazo definido para que a seguradora possa examinar e concluir seu reembolso.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Reembolso seguro viagem do cartão de crédito

Ao utilizar o seguro viagem do seu cartão de crédito, saiba que o ressarcimento dos seguros oferecidos são sempre feitos através de reembolso. O contratante deve pagar pelo atendimento médico e só depois solicitar o valor, seguindo os protocolos e demais regras necessárias para triagem, aprovação e compensação.
Os seguros feitos através do seu cartão de crédito não podem ser comparados com planos ofertados pelas seguradoras, pois essas empresas são especializadas neste tipo de serviço, assumindo as despesas dos atendimentos realizados no mundo todo. Além disso, a cobertura geralmente é exclusiva ao titular do cartão e não assegura os demais participantes da viagem, mesmo que sejam membros de sua família. A melhor opção é adquirir um plano que caiba nas suas necessidades e no seu orçamento.

E se eu não conseguir receber o reembolso?

Caso você tenha algum problema e não consiga o reembolso do valor gasto durante sua viagem, sugerimos que você formalize uma reclamação no portal Reclame Aqui. O portal de queixas mais influente do Brasil é uma vitrine para qualquer consumidor e nenhuma empresa quer ter má fama com seus futuros clientes. Recomendamos que você faça sua queixa e aguarde a resposta da seguradora, que costumam ser rápidas.
Reclame aqui
Você ainda pode entrar em contato com a Superintendência de Seguros Privados do Brasil (SUSEP). O órgão é responsável pela regulamentação e gerência das seguradoras e está sempre pronta para tirar suas dúvidas e auxiliar com qualquer problema.
Ainda é possível protocolar a reclamação junto ao Procon de sua cidade. O órgão é responsável por garantir os direitos do consumidor e tem como função principal o acompanhamento e a fiscalização das relações de consumo ocorridas entre fornecedores e consumidores.

Dicas para conseguir seu reembolso seguro viagem

Além dos cuidados mencionados anteriormente, é necessário estar atento aos detalhes. Confira a seguir nossas dicas para que você obtenha o ressarcimento dos valores gastos durante sua viagem:

  • Apólice: esteja atento a todos os detalhes da sua apólice. Não deixe de ler e tirar as dúvidas que surgirem com a sua seguradora. É esse documento que garante os seus direitos enquanto contratante;
  • Documentos: guarde todos os documentos importantes. Laudos, notas fiscais, recibos, boletim de ocorrência em caso de furto, comprovantes, entre outros. Tudo isso é fundamental para garantir seu ressarcimento sem aborrecimentos;
  • Prazos: na apólice do seu seguro, confira o prazo para entregar todos os documentos que citamos anteriormente. Quanto mais rápido você apresentar a documentação, mais rápido conseguirá seu dinheiro de volta.

Entenda a diferença entre seguro bagagem complementar ou suplementar.

Onde cotar meu seguro viagem ideal?

Aqui no Euro Dicas, recomendamos que você realize uma cotação online para comparar os melhores planos e serviços de seguro viagem. O site Seguros Promo é o mais completo para ajudar você a encontrar seu seguro viagem ideal.
Por meio do portal, você personaliza sua busca e obtém uma lista completa com as melhores seguradoras do mercado. A vantagem de utilizar sites comparadores de seguro viagem é a facilidade em comparar preços, planos e coberturas das principais seguradoras.
Além disso, os preços ofertados são mais baixos se comparados com os das próprias seguradoras. E mais: você pode ganhar mais 5% de desconto ao adicionar o código EURODICAS5 na hora de contratar o seguro através do site.