Seguro saúde viagem: saiba o que é e como contratá-lo

Seguro Viagem  / 

Muitas pessoas confundem seguro viagem com seguro saúde viagem. Por isso, neste artigo vamos te explicar a terminologia correta e a diferença entre os dois. Além disso, vamos te dar dicas para encontrar a melhor proteção.

Confira!

Diferença entre seguro saúde viagem e seguro viagem

Confira a grande diferença entre as duas proteções.

Precisa abrir uma conta bancária na Europa?

Você pode abrir a sua conta bancária grátis em 5 minutos e com toda a segurança no N26, um banco digital que funciona em toda a Europa.


O N26 não exige comprovação de rendimentos, você só precisa estar na Europa e ter seu passaporte em mãos.

ABRIR CONTA »

Seguro saúde viagem

O seguro saúde viagem ou seguro saúde internacional engloba somente problemas relacionados com a saúde do viajante, como consultas e internações médicas. Nele, todas as outras situações, como a assistência em caso de extravio de bagagem e cancelamento de voos, estão excluídas.

Essa proteção funciona como se fosse um plano de saúde internacional, e oferece atendimentos somente para emergências médicas, farmacêuticas e odontológicas, para doenças preexistentes, práticas esportivas e outras.

Seguro saúde viagem para a Europa

Há países, como os que fazem parte do Tratado de Schengen, que exigem cobertura de seguro saúde viagem mínima. Neste caso, por exemplo, o valor mínimo exigido para cobertura de assistência médica é de 30 mil euros.

Seguro viagem

O seguro viagem já é mais abrangente. O serviço que oferece assistência ao viajante para que este esteja protegido caso imprevistos aconteçam no período em que estiver fora. Essa assistência engloba não apenas problemas de saúde (seguro saúde viagem), como exames médicos e internações, como também problemas relacionados com a viagem (como o extravio de bagagens e cancelamento de voo) como também serviços muito importantes como repatriamentos, assistência jurídica e outras assistências que podem ser necessárias para a sua viagem.

Por isso, ao viajar, é recomendável (e, às vezes, obrigatório) contratar um seguro viagem, pois imprevistos podem ocorrer de diferentes formas, e não são apenas relacionados à saúde. Dessa forma, você fica mais protegido.

Saiba tudo sobre o seguro viagem Europa: guia essencial e como conseguir o melhor preço.

Seguro saúde viagem: terminologia correta

Apesar de cobrir aspectos ligados a doenças ou a acidentes durante a viagem, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) define a utilização de seguro viagem como terminologia mais correta, e não o seguro saúde viagem, para definir o dispositivo legal que oferece assistência durante suas viagens nacionais e internacionais.

Em geral, o seguro saúde viagem é vinculado com o seguro viagem, que tem essas coberturas médicas, hospitalares e odontológica mais outras comuns a todos os planos e extras, de acordo com a apólice contratada. A nomenclatura mais correta seria seguro saúde (para cobertura médica) e seguro viagem (para cobertura médica mais outras assistências à viagem). Já escrevemos um artigo explicando a diferença entre seguro viagem e seguro saúde.

Precisa enviar dinheiro para outro país?

Depois de testarmos as principais alternativas do mercado (Paypal, Western Union, Moneygram, etc), a plataforma que nós recomendamos é o Remessa Online.


No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

VER COTAÇÃO »

Truques e dicas para encontrar o melhor

Confira, agora, algumas dicas para encontrar o melhor seguro viagem:

1. Pesquise bastante

Sites comparadores de seguro viagem, como o Seguros Promo, te auxiliam na visualização de preços e coberturas de planos das melhores seguradoras do mercado, sem que você precise acessar diversos sites de diferentes seguradoras para realizar a pesquisa.

2. Escolha a cobertura adequada à sua necessidade

O seguro saúde viagem deve ser específico para as necessidades de cada pessoa, de acordo com seu perfil de viajante, com seu destino, o tempo de viagem e seu orçamento. Existem coberturas essenciais para todos os planos e coberturas extras. Não adianta escolher o mais barato se ele não satisfizer o que precisa;

Compare as coberturas dos planos disponíveis e analise qual lhe oferece melhor custo-benefício. Caso tenha dúvidas sobre alguma cobertura do plano, esclareça com um atendente junto à seguradora ou ao portal comparador.

3. Analise também a cobertura ideal para o seu destino

4. Confira a cobertura mínima de seguro saúde viagem para o país para onde você vai viajar e pesquise também os valores das despesas médicas e hospitalares (DMH) na região, para escolher o limite ideal para a sua viagem. Por exemplo, como os Estados Unidos não exigem seguro saúde viagem, não há um valor mínimo de cobertura para DMH, mas a saúde no país custa muito caro. Então, é recomendável contratar uma assistência de saúde com cobertura a partir de USD 50 mil.

4. Se for praticar esportes, escolha cobertura específica

Saiba que a cobertura para praticantes de esportes de aventura não é obrigatória em todos os planos de seguro viagem. Então, é importante verificar os planos que oferecem, caso você vá praticar esportes radicais.

Confira também as regras de cancelamento e leia com atenção a apólice de seguro viagem.

PB4 ou seguro de viagem: entenda as principais diferenças.

Seguro saúde viagem: como cotar, simular e comparar planos

Atualmente, existem diversas seguradoras renomadas no mercado, que oferecem bons planos de seguro viagem. Por isso, é muito importante pesquisar bastante, fazer simulações para cotar e comparar os planos, as coberturas oferecidas e os preços, para escolher aquele que melhor lhe atenda.

Para lhe ajudar nesse processo, utilize o nosso comparador de seguro viagem. Em parceria com o site Seguros Promo, garantimos os melhores preços de planos de boas e conhecidas seguradoras. Para fazer sua cotação, basta clicar no link, responder a algumas perguntinhas básicas, como: seu nome, seu destino, datas de embarque e de desembarque, seu e-mail e seu telefone com DDD, e clicar em “Continuar”.

seguro saude viagem pesquisa

Para realizar simulação de planos de seguro viagem, você pode utilizar também o site do Seguros Promo. Para isso, basta acessar o portal, preencher seu destino, embarque e desembarque no Brasil, seu nome, e-mail e telefone e clicar em “Pesquisar”. Aparecerão todos os planos disponíveis para o seu destino e período para que você possa escolher o melhor.

Ficou na dúvida de qual plano escolher? O portal compara até quatro planos para você! É só clicar em “Comparar plano”, box localizado logo abaixo do “Selecionar”, que você vê todos os detalhes dos planos selecionados e tem mais insumos para escolher aquele que apresenta as melhores coberturas para você. Se você não conhece o site Seguros Promo, leia esse artigo que fizemos sobre o site e veja nossa opinião sobre ele.

Formas de pagamento

Você pode pagar seu seguro viagem com cartão de crédito (American Express, Visa, MasterCard, Elo ou Diners Club), transferência bancária ou boleto. Neste último caso, você tem 5% de desconto.

Cupom de desconto

Leitores do Euro Dicas têm 5% de desconto na compra de seu seguro viagem no nosso comparador e no Seguros Promo. Para isso, insira nosso código de desconto EURODICAS5 (tudo junto e maiúsculo) na parte de baixo da página do pagamento, onde tem um box escrito “Cupom de desconto”, e clique em “Aplicar”.

Agora que você já entendeu tudo sobre seguro saúde viagem e sua diferença em relação a seguro viagem, faça agora mesmo sua cotação no nosso comparador e aproveite sua viagem estando protegido em todos os quesitos.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autor

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.