PB4 ou seguro de viagem: entenda as principais diferenças

Seguro Viagem  / 

PB4 ou seguro de viagem: qual é melhor? Muitas pessoas que viajam para Portugal têm essa dúvida. A resposta para esta pergunta é: viaje com os dois. Veja porque neste artigo.

Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil.


Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem. Faça uma cotação online sem compromissos e confira as várias opções de seguro para a sua viagem.

FAZER COTAÇÃO »

Aqui, você entenderá o que é e para que serve cada um deles, suas principais diferenças, além de verificar dicas e cuidados a ter em sua viagem e outras informações importantes.

Vamos lá?!

PB4 ou seguro de viagem: principais diferenças

A principal diferença entre as duas proteções é que o PB4 garante acesso ao sistema de saúde pública em Portugal.

Já o seguro viagem cobre seus gastos com assistência médica e odontológica em hospitais privados do país, com base no limite do capital segurado contratado (de acordo com o plano escolhido), além de oferecer outras coberturas importantes para você viajar seguro, como, por exemplo, indenização por extravio de bagagem, morte acidental, repatriação sanitária, entre outras.

Para ficar mais nítido, confira na tabela a seguir as principais diferenças entre as duas proteções.

 PB4 Seguro Viagem
 É gratuito É pago e o valor depende do plano contrato
 É solicitado no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, não é possível solicitar o PB4 online Pode ser contratado pela internet
 É válido em Portugal, Itália e Cabo Verde Tem validade em todos os países, dependendo do plano contratado
 Possui validade de um ano A validade depende do período contratado de sua viagem, que pode variar de 1 dia a 1 ano (ou mais)
 Oferece o direito se ser atendido pela saúde pública do país  Cobre atendimento em clínicas particulares conveniadas em qualquer país, de acordo com o plano contratado. Para a Europa, cobre despesas médicas a partir de 30 mil euros
 Não cobre perda, roubo ou extravio de bagagem, além de outras proteções, como: morte ou invalidez permanente, perda de voo, repatriação sanitária, assistência jurídica, traslado de corpo, etc. Dependendo do plano contratado, oferece uma série de coberturas. Quanto mais coberturas o seu plano tiver, mais protegido você estará.

PB4 ou seguro de viagem: o que é cada um e para que serve

O que é o PB4

Para saber escolher entre PB4 ou seguro viagem para Europa, você deve entender que o PB4 nada mais é do que um Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM), que dá direito aos brasileiros que o tiverem ao atendimento em hospitais públicos de Portugal, Itália e de Cabo Verde.

O documento é emitido pelo Ministério da Saúde do Brasil e oferece aos brasileiros as mesmas condições dos cidadãos desses locais no atendimento público, com base em um acordo político realizado entre o Brasil e esses países.

Em Portugal e em Cabo Verde, O CDAM é conhecido como PB4. Na Itália, esse certificado é conhecido como IB2.

Aposentados e pensionistas, celetistas, empregadores, domésticos, autônomos, avulsos e temporários que contribuam com INSS, bem como seus dependentes (menores de 21 anos) e cônjuges podem fazer o PB4.

Cabo Verde exige que o interessado contribua com o Regime de Previdência Geral. No entanto, essa exigência não é aplicada a Portugal: funcionários públicos brasileiros que viajem para o país também têm direito de solicitar o certificado.

PB4 ou seguro de viagem: o que é o seguro viagem

Seguro viagem é a proteção contratada por uma pessoa durante o período em que estiver fora. Ele deve cobrir despesas médicas, hospitalares e odontológicas, cancelamento de viagem, extravio bagagem, cancelamento de voo, repatriação sanitária, morte, entre outras eventualidades que podem acontecer durante a viagem do segurado.

O seguro viagem pode ser nacional ou internacional e, mesmo que não haja obrigatoriedade de contratação para todos destinos, é uma proteção muito importante para a sua viagem.

Como você pôde perceber, o seguro viagem é mais amplo do que o PB4 e oferece diversos benefícios para o segurado viajar protegido.

Além disso, o seguro viagem cobre pessoas de zero até 85 anos de idade (mas há planos das seguradoras Travel Ace e Intermac Assistance que oferecem coberturas para pessoas com até 120 e 100 anos, respectivamente).

Seguro viagem é obrigatório em alguns países

PB4 ou seguro de viagem? O seguro viagem não é exigido por todos os países para que turistas passem pela imigração. Porém, todos os países que compõem o Espaço Schengen obrigam os visitantes a terem um seguro de viagem que cubra despesas médicas e hospitalares de, no mínimo, 30 mil euros.

Se você deseja realizar a cotação de um seguro viagem específico para o seu perfil e destino, acesse o nosso comparador de seguros e obtenha o melhor preço no seu plano.

pb4 ou seguro de viagem principais diferencas

Antes de escolher, confira o nosso ranking do melhor seguro viagem.

PB4 ou seguro de viagem: para que serve cada um

PB4 ou seguro de viagem: para que serve o PB4

Se você quer saber se escolhe PB4 ou seguro viagem, deve entender que o documento serve para que brasileiros possam ser atendidos em hospitais públicos em Portugal, Itália e em Cabo Verde, pagando o mesmo que um cidadão nativo desses países paga pelo atendimento.

Caso necessite usar o serviço médico, basta apresentar o documento nas urgências dos hospitais. Você será cadastrado no sistema de saúde e pagará uma pequena taxa pelo atendimento público, que não é gratuito, como no Brasil, mas é de qualidade.

Para que serve o seguro de viagem

PB4 ou seguro de viagem? O seguro viagem é recomendado para todas as pessoas que estão viajando, principalmente para fora do Brasil.

A maior vantagem de adquirir um seguro de viagem é você poder minimizar os riscos que possam surgir durante a sua viagem – como já dissemos, com relação a uma urgência ou emergência médica, perda ou extravio de bagagens, voos cancelados ou atrasados e, até mesmo, uma morte acidental – a cobertura vai depender do plano escolhido.

Outra grande vantagem de contratar um seguro viagem é poder ter assessoria, em português, sobre o que fazer caso algum imprevisto coberto aconteça na sua viagem.

O seguro viagem serve como uma espécie de plano de saúde para o turista, só que por um determinado período, além de outras coberturas que ajudam o turista a viajar mais tranquilo e despreocupado. A proteção é válida durante o tempo contratado da viagem.

PB4 ou seguro de viagem: dicas e cuidados a ter

Agora que você já sabe o que é e para que serve cada uma das proteções, assim como as principais diferenças entre as duas, confira algumas dicas e cuidados a ter em sua viagem para minimizar os riscos casos imprevistos aconteçam.

É obrigatório possuir seguro de saúde para entrar na Europa

É obrigatório possui seguro viagem para entrar nos países que fazem parte do Schengen. Muitas vezes, os agentes de imigração não pedem para ver seu documento de seguro viagem, nem mesmo as passagens de volta.

Porém, isso não significa que seja dispensável, tendo em vista que são pré-requisitos para entrar na Europa. Sendo assim, se o agente de imigração solicitar algum documento e você não o tiver, poderá voltar para o Brasil sem aproveitar a sua viagem.

Leia o artigo que fizemos sobre seguro de viagem Europa e saiba mais sobre essa necessária proteção.

Prepare-se para sua viagem

Por isso, não fique na dúvida entre PB4 ou seguro de viagem; viaje com os dois. Sempre o seguro viagem vai compensar, principalmente se pensar em todos os seus benefícios e possibilidades. Como o ditado diz, “é melhor prevenir do que remediar”. Por isso, quanto mais protegido você estiver, melhor.

Então, contrate um seguro viagem de acordo com a sua condição: se possui uma doença preexistente, contrate uma cobertura maior, por evento; se vai praticar esportes radicais, contrate um seguro viagem específico para tal prática, se está grávida, veja qual plano lhe oferece mais benefícios e assim por diante.

Em uma viagem para Bariloche, na Argentina, meu amigo quebrou seu cotovelo ao sofrer um acidente na pista de ski. Imediatamente foi socorrido, levado ao hospital e operado, tudo isso em menos de 2 horas. A conta no final do ocorrido? Mais de 30 mil reais. Por sorte ele havia feito o seguro de viagem e a tragédia não foi também um desastre financeiro.

Serviço público de saúde em Portugal

Em uma viagem para Portugal, você pode depender apenas do hospital público com o PB4? Sim! Mas por que não contratar um seguro viagem que lhe oferece muito mais benefícios? Então, quando ficamos na dúvida entre PB4 ou seguro viagem, devemos pensar que vale a pena ter os dois.

Você pode precisar voltar para casa de emergência porque um parente ficou acidentado em estado grave no hospital e, além do desespero por esse imprevisto durante a sua viagem, você ainda terá que arcar com os custos de sua passagem de volta. Isso é só um exemplo. Há muitas coisas que não estão cobertas com o PB4, como você viu neste texto.

Confira, ainda, qual é a diferença entre seguro viagem e seguro saúde.

Dica para os viajantes

PB4 ou seguro de viagem? É importante que seu seguro de viagem cubra desde o dia que você sair de casa até o dia em que você retornar para a casa. Ou seja: se você sai do Brasil no dia 20 de maio e seu voo de volta é no dia 5 de junho, você deve contratar a proteção, no mínimo, até o dia 6 de junho.

PB4 para viagem a turismo ou para morar

Se você vai viajar a turismo ou para Portugal ou para Cabo Verde, recomendamos solicitar o documento em um Núcleo do Ministério da Saúde mais próximo da sua casa e também fazer um seguro viagem para o período de sua viagem. Assim, pode viajar protegido.

Mas, se o seu objetivo for morar em Portugal ou pretenda ficar mais de três meses no país, o ideal é fazer o seu PB4, documento válido por um ano, e um seguro viagem, de acordo com a sua necessidade, apenas cobrindo o(s) dia(s) em que estiver a caminho do país. PB4 ou seguro de viagem: viaje com os dois.

Dessa forma, você ficará protegido durante o trajeto da viagem e, chegando em Portugal, você poderá usufruir do serviço de saúde público e fazer um plano de seguro de saúde privado, caso prefira.

No entanto, caso você esteja morando em Portugal e queira viajar para a França, por exemplo, deve fazer um seguro viagem para o tempo em que estiver fora.

PB4 não substitui um seguro viagem: saiba onde cotar o seu seguro

PB4 ou seguro de viagem? Como você viu, o PB4 não é nem substitui um seguro de viagem: trata-se de um acordo que permite que você use a saúde pública em Portugal e em Cabo Verde. O documento serve somente para assistência médica.

Você pode entrar em Portugal apenas portando o PB4, que já é liberado na imigração. Porém, a cobertura é limitada. Se houver, por exemplo, algum problema de extravio de bagagem, cancelamento de voo, morte ou translado do corpo, o PB4 não cobre.

Além disso, se o seu voo não for direto para esses países (fizer conexão em outro país), será obrigatória a contratação de um seguro viagem.

Um seguro viagem custa bem barato: com menos de R$ 10 por dia, você adquire uma boa proteção para a sua viagem. Estando preparado para imprevistos, nada vai te surpreender.

Para conseguir o seu seguro viagem com um bom custo-benefício, dê uma olhada nos planos oferecidos pelo portal Seguro Promo, o site comparador de seguro viagem que oferece os melhores preços nos melhores planos de seguradoras renomadas no mercado.

Saiba mais sobre o Seguros Promo no artigo que escrevemos sobre o portal.

Em destaque no Euro Dicas
  • Sabia que é obrigatório ter Seguro de Viagem para entrar na Europa?

    Seja para morar ou visitar, a imigração pode exigir esse documento no país destino. Se você não tiver, será obrigado a voltar ao Brasil. Em parceria com a Seguros Promo garantimos aos nossos leitores o melhor preço de seguro de viagem.

    COTAR SEGURO »
  • Precisa enviar dinheiro para outro país?

    A nossa plataforma preferida é o Remessa Online. No Remessa Online você vai economizar até 8x nas suas transferências e, se precisar de algum suporte, o apoio ao cliente é em português. Crie a sua conta grátis e envie dinheiro com segurança.

    VER COTAÇÃO »
  • Pensando em morar em Portugal?

    Escrevemos um guia com todos os passos necessários para organizar a sua saída do Brasil com rapidez, segurança e sem complicações. Receba grátis o índice e primeiras páginas.

    RECEBER AMOSTRA »
COMPARTILHE
Autores

Carolina é luso-brasileira, jornalista e especializada em Comunicação Empresarial. Desenvolve e revisa conteúdos para diversas mídias. Adora viajar o mundo, conhecer novas culturas e escrever sobre suas experiências. Tem prazer em dar dicas de restaurantes, hotéis e também em ajudar brasileiros que desejem morar em outro país.

Carolina é publicitária, apaixonada por comunicação e fotografia. Saiu de Sorocaba para desbravar o mundo. Morou no Porto, Portugal, e hoje mora em Bruxelas, Bélgica.