Viajar para Portugal em 2021: tudo para visitar e morar no país

Se viajar para Portugal é o seu sonho, você está no lugar certo! Portugal é um país lindo que atrai tanto viajantes que desejam fazer turismo e conhecer seus destinos incríveis, quanto quem deseja começar uma nova vida no país e desfrutar de toda a qualidade que ele oferece. Independente do motivo para viajar para Portugal, é preciso saber que algumas coisas mudaram com a pandemia e as restrições para os viajantes são bem amplas.

Neste momento, por exemplo, as fronteiras estão fechadas para quem deseja passear em Portugal, assim como em vários países da Europa. Neste artigo vamos apresentar tudo que você precisa saber para viajar para Portugal, das restrições às dicas de viagem.

Brasileiros já podem viajar para Portugal?

Para turismo não.

Os brasileiros que desejam apenas visitar Portugal, ainda não podem viajar para o país. Entretanto, brasileiros com dupla cidadania, sendo uma delas europeia ou com autorização de residência em Portugal, podem sim viajar para o país.

Mas se você tem planos de passar férias no país, vai ter que esperar mais um pouco.

Morar, trabalhar ou estudar em Portugal?

Recomendamos a assessoria da Atlantic Bridge para ajudar você a concretizar o sonho de morar em Portugal com segurança e agilidade.

Quem pode viajar para Portugal?

Portugal adotou uma série de medidas restritivas de viagem, sendo que apenas viajantes de países da União Europeia e de 11 outros países – Austrália, China, Coreia do Sul, Japão, Nova Zelândia, Ruanda, Singapura, Tailândia, Uruguai, Hong Kong e Macau – estão permitidos entrar em Portugal a turismo. Esses países foram autorizados devido à situação epidemiológica controlada.

Para os demais países, como é o caso do Brasil, são permitidas apenas viagens essenciais. Para viagens essenciais, podem viajar para Portugal os brasileiros que:

  • Tenham cidadania europeia;
  • Tenham visto de longa duração para Portugal, como de estudo ou trabalho, por exemplo;
  • Viajam para Portugal por questões de saúde ou questões humanitárias;
  • Tenham autorização de residência válida na Europa;
  • Viajam para Portugal para reunião familiar.

Sendo assim, podem viajar para Portugal brasileiros com residência legal no país ou brasileiros com dupla cidadania, sendo uma delas europeia.

Requisitos para entrar em Portugal durante a pandemia

Além de atender um dos critérios estabelecidos acima, ou seja, ter um documento ou uma autorização de viagem que comprove a necessidade de viagem ao país, ainda é preciso atender outro critério: teste de Covid-19 negativo.

A apresentação de um teste negativo para Covid-19 é obrigatório para embarcar para o país, o teste deve ser necessariamente do RT-PCR, não são aceitos testes rápidos.

São isentos de apresentar o teste crianças de até 24 meses. Também não precisam apresentar os passageiros que fazem escala em Portugal desde que o voo de continuação ocorra no mesmo dia de calendário e não saiam da zona de embarque do aeroporto.

E essas regras são bem rígidas, embarquei na primeira quinzena de janeiro do Brasil para Portugal e ainda no despache de bagagem a atendente da TAP me solicitou a Autorização de Residência e o teste de Covid. Nesse mesmo voo presenciei algumas pessoas serem barradas por não apresentarem os documentos exigidos.

Ambos também são exigidos após o desembarque em Portugal. Primeiro o PCR, logo após sair do avião e, em seguida, a AR na imigração.

teste Covid viajar para Portugal
Apresentação do teste de Covid para viajar para Portugal

Quais cidades estão recebendo voos vindos do Brasil?

A maioria dos voos entre o Brasil e Portugal tem como destino Lisboa, a capital portuguesa. Pela TAP, existem voos no Brasil com origem em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e Maceió. Os voos diários ainda não foram reestabelecidos.

No caso da Azul e da LATAM, os voos são entre Viracopos, em Campinas e Guarulhos, em São Paulo, respectivamente.

O único voo que não tem destino à capital portuguesa no momento da consulta (janeiro de 2020) é o voo da TAP que liga o Rio de Janeiro ao Porto. A rota tem um voo semanal, sendo a partida de Portugal aos sábados e o regresso do Brasil às terças. Ainda não há previsão de retomada de outros voos.

Quais são as medidas restritivas vigentes em Portugal atualmente?

Em janeiro de 2021, Portugal está no segundo Estado de Emergência em vigor desde 9 de novembro de 2020. Entre as medidas está o toque de recolher aos finais de semanas das 13h às 5h tanto no sábado, quanto no domingo, essa medida se aplica em todos os concelhos com risco elevado, ou seja, com mais de 240 casos por 100 mil habitantes.

Porém, vale destacar que o governo português anunciou um novo lockdown para entrar em vigor a partir de 15 de janeiro, às 0h. Para companhar as medidas restritivas no país, basta acessar o site Covid-19 – Estamos On, do governo português.

Quando será liberada a entrada de brasileiros em Portugal?

Ainda não existe previsão para a abertura completa das fronteiras e o fim das restrições de viagem. Porém, espera-se que a vacinação controle a pandemia e que seja possível viajar para Portugal sem nenhum problema ainda em 2021.

Confira o que mudou e ainda vai mudar para viajar para Europa pós-coronavírus.

É seguro viajar para Portugal na pandemia?

Existe risco de viajar durante uma pandemia para qualquer lugar do mundo, em Portugal não é diferente. Entretanto, durante a viagem existem vários protocolos de segurança, desde a obrigatoriedade de apresentação do teste negativo de Covid, até o uso obrigatório de máscara durante todo o voo.

Nos aeroportos também existem alguns protocolos, como os distância nas filas (mesmo que algumas pessoas não respeitem), o uso obrigatório de máscaras, dispensadores de álcool gel, em alguns aeroportos há, ainda, o controle de temperatura. Dessa forma, seguir os protocolos de segurança é uma maneira de reduzir as chances de contato.

Em janeiro de 2021, fala-se que Portugal está na terceira onda do novo coronavírus, a situação da pandemia em Portugal não é a melhor. Desde novembro o número de casos tem aumentado, com destaque negativo para a segunda semana de 2021, quando os casos rondaram os 10 mil diários por 4 dias seguidos.

Dicas de turismo para viajar para Portugal

Se a sua opção ao viajar para Portugal é apenas para visitar, prepare-se para uma experiência incrível (depois do fim da pandemia!). Confira as principais vantagens de escolher o país para a sua viagem:

  • Preços abaixo da média europeia;
  • Facilidade de transportes;
  • Praias paradisíacas;
  • Gastronomia reconhecida mundialmente;
  • Povo simpático e acolhedor;
  • Pouca distância de norte a sul.

A seguir separamos as principais cidades de Portugal e as atrações turísticas que valem a pena conhecer.

Lisboa

A capital do país é um dos principais destinos do país entre visitantes do mundo todo. Além do destaque em tecnologia e inovação, Lisboa também tem atraído visitantes pela sua beleza. De fato, a capital portuguesa tem muito a oferecer.

A Praça do Comércio é a grande referência de Lisboa. É uma zona repleta de cafés, restaurantes e lojas de todos os tipos para você conhecer. Ainda, o local fica junto ao rio Tejo, o grande orgulho dos lisboetas! Vale a pena passar por lá e tirar boas fotos!

Lisboa viajar para Portugal
Lisboa é a cidade que mais recebe turistas brasileiros

O Mosteiro dos Jerônimos também é uma atração certa na cidade. Ele foi construído no século XVI e o seu interior pode ser visitado.

Após visitar o Mosteiro é possível ir até a Torre de Belém, grande símbolo turístico da cidade. Além de um belo pôr-do-sol, a Torre conta um pouco da história do país. É um ótimo lugar para passar o fim de tarde.

Veja também um roteiro em Lisboa de 3, 4 ou 5 dias pela capital.

Porto

Mais ao norte de Portugal está o Porto, a sua segunda maior cidade. Famosa pelo seu vinho e o bacalhau, a cidade tem muito mais para oferecer.

A Torre dos Clérigos é um dos principais pontos no Centro Histórico da cidade. É possível subir nela e ter uma vista incrível da cidade.

Ainda, logo em frente está a Livraria Lello, considerada uma das mais belas do mundo.

A Ribeira é outra grande atração na cidade. Ali é que se vê a típica Portugal antiga com suas casas coloridas às margens do Rio Douro. É possível também fazer um passeio de barco pelo rio e passar pelas pontes que ligam Porto à vizinha Vila Nova de Gaia.

Lisboa viajar para Portugal
Passear de barco pelo Rio Douro é uma das atrações do Porto

O que fazer no Porto: guia completo para visitar a cidade.

Algarve

O Algarve não é uma cidade, mas uma região ao sul de Portugal. É lá que estão as praias paradisíacas que fazem você se sentir na Grécia ou no Caribe. A Ponta da Piedade é a principal delas, com uma formação rochosa e mar claro que atrai turistas do mundo todo.

A Praia de Dona e a Praia do Camilo também são atrações locais. A principal cidade da região é Faro, que tem ainda em Lagos, cidade vizinha, uma região calma e aconchegante.

Para viajar para Portugal a turismo não é necessário visto. É possível permanecer em Portugal (ou na Europa) por até 90 dias, podendo nesse período visitar outros países do Espaço Schengen sem a necessidade de visto.

Ferragudo Algarve
O Algarve é onde se encontram as melhores praias de Portugal

O que precisa para viajar para Portugal?

Para viajar para Portugal a turismo não é necessário visto até 2023. É possível permanecer em Portugal (ou na Europa) por até 90 dias, podendo nesse período visitar outros países do Espaço Schengen sem a necessidade de visto. A partir 2023, será preciso emitir o ETIAS.

Enquanto a obrigatoriedade do ETIAS ainda não está em vigor, os turistas brasileiros que viajam para Portugal precisam apenas dos seguintes documentos:

  • Passaporte válido, a validade deve ser superior a 3 meses após a sua data de saída da Europa;
  • Seguro de viagem internacional com cobertura para toda a sua estadia no país ou PB4;
  • Passagens de ida e volta;
  • Comprovante de onde ficará hospedado durante as férias (reserva do hotel) ou carta convite de um parente que irá recepcioná-los;
  • Comprovante de que tem condições financeiras de se manter no país durante a viagem. Saiba como comprovar neste artigo.

Mas se a sua ideia é morar no país, Portugal precisa de passaporte e precisa de visto.

Vai viajar durante a pandemia? Vai precisar apresentar sua autorização de residência em Portugal, ou passaporte europeu, junto do teste negativo de Covid-19.

Chegada ao aeroporto

Na entrada do aeroporto em Portugal ou na Europa (se houver conexão em outro país, a imigração acontece no primeiro país de destino), os policiais de fronteira poderão questionar o motivo da viagem, o período, o quanto de dinheiro você está levando para a viagem, e demais perguntas normais de controle de fronteiras.

O importante é ter tudo anotado ou impresso (como a reserva de hotéis), ficar calmo e responder tudo que lhe é solicitado.

Quantos euros é preciso parar entrar em Portugal?

O valor mínimo que poderá ser exigido de você na imigração será de 75€ mais 40€ por dia de permanência no país. Ou seja, se a sua viagem em Portugal terá o total de 15 dias, você precisará comprovar que tem pelo menos 675€ para se manter no país (aproximadamente R$4.400, na cotação de 13 de janeiro de 2021).

Seguro de viagem

O seguro de viagem internacional, citado na lista acima, é de extrema importância e é uma informação que nem todos sabem. O seguro de viagem é obrigatório no Espaço Schengen, espaço ao qual Portugal pertence. Sugerimos que faça uma simulação dos melhores preços no Seguros Promo.

Portanto, na hora de viajar, é necessário estar com a apólice do seguro de viagem Europa em mãos.

Quanto custa viajar para Portugal a turismo?

Portugal é um dos países mais baratos para se visitar na Europa. Sendo assim, você certamente gastará menos do que em países como Inglaterra e França.

Listamos uma média com os principais gastos da sua viagem nas cidades principais como Lisboa e Porto:

Almoço em restaurante simples 8,5€
Passe de transporte 24h 7€
Entrada em museus 10€
Diária em hotel 3 estrelas 60€

Melhor época para viajar para Portugal

Depende. Portugal tem o verão quente e seco e o inverno chuvoso. Para fazer turismo no país, o verão e a primavera são as estações mais procuradas, pois os dias são mais longos, o sol se põe por volta das 20:30h-21h e nasce bem cedo. O que é ótimo para aproveitar bem o dia, as atrações ficam abertas por mais tempo e é quando a maior parte das pessoas está de férias.

Mas essas também são as estações mais caras para visitar o país, tanto as passagens quanto hospedagens ficam mais caras. A primavera vai de 21 de março até 20 de junho, e o verão de 21 de junho a 20 de setembro.

Já no inverno e no outono, o sol vai embora cedo, por volta das 17h. Os dias mais curtos dificultam o aproveitamento da viagem, e a chuva também. Chove muito em Portugal, especialmente no Norte.

Se você não se importa com o frio e de andar de capa de chuva, pode ser uma boa ideia para economizar, pois as passagens e hospedagens são bem mais baratas nesse período. O outono vai de 21 de setembro até 20 de dezembro, o inverno então fecha o ano até o dia 20 de março.

Melhor custo-benefício? Primavera e outono, de preferência em junho ou setembro.

Viajar para Portugal para morar no país

Primeiramente, se você deseja morar em Portugal, precisa saber a realidade do país. Atualmente, Portugal possui um deficit de mão de obra, já que a sua população está envelhecendo. Por outro lado, os portugueses jovens e qualificados estão buscando oportunidades em outros países.

É assim, então, que uma oportunidade se abre a quem deseja viajar para Portugal e iniciar uma nova vida. Contudo, nem tudo é fácil: a maioria dos trabalhos ainda tem uma remuneração abaixo da média. O salário mínimo em Portugal é de apenas 665€ em 2021.

Para você entender melhor, separamos as vantagens e desvantagens de viajar para Portugal para morar. Assim, poderá analisar cada ponto conforme o seu interesse!

Vista da cidade do Porto
Vista da cidade do Porto

Vantagens de viajar para Portugal para morar

De fato, morar em Portugal significa ter mais segurança. Para os brasileiros, em especial, esse pode ser um ponto muito interessante. Portugal está entre os países com menores índices de criminalidade da Europa, o que o torna atrativo. Em 2020, foi considerado o 3º país mais pacífico do mundo pelo 3º ano consecutivo.

Além disso, a qualidade de vida estende-se do interior ao litoral. Seja para quem busca morar na praia ou em cidades menores do interior, Portugal oferece ambas opções.

É importante salientar a atual fase de modernização pela qual o país passa. Nas principais cidades, como Lisboa e Porto, tem-se toda infraestrutura necessária com qualidade:

  • Transporte público;
  • Atendimento médico de referência;
  • Vagas de trabalho;
  • Universidades;
  • Aeroportos.

Uma vantagem interessante para quem deseja viajar para Portugal é que através do documento PB4 é possível ter acesso ao sistema de saúde pública. Assim, todos os atendimentos médicos, inclusive a compra de medicamentos, fica muito mais barato.

Desvantagens de viajar para Portugal para morar

Obviamente, há sempre pontos positivos e negativos ao se morar em outro país. Em Portugal não poderia ser diferente. Embora as vantagens possam ser de maior destaque, é preciso ponderar algumas questões.

Para quem deseja morar na Europa, o salário mínimo de Portugal é um dos mais baixos do continente. É claro que é possível conquistar boas oportunidades com salários maiores, mas a concorrência é cada vez maior.

Também é importante mencionar que as maiores oportunidades de trabalho se concentram nos grandes centros urbanos, como Lisboa e Porto. Se você pretende morar no Algarve, por exemplo, ou outra região mais pacata, os empregos acabam se restringindo às áreas de turismo e comércio.

Tipos de vistos para Portugal

Há diversos tipos de vistos para quem deseja viajar para Portugal. Tudo dependerá da finalidade que levará você ao país:

  • Trabalho;
  • Estudo;
  • Empreendedor;
  • Renda Própria;
  • Golden Visa.

O Visto de Renda Própria é destinado principalmente para aposentados. Já o Golden Visa é para quem investe em imóveis no país acima de um determinado valor, o investimento é válido apenas para algumas regiões.

Quem busca o Visto de Trabalhador precisa já ter um contrato de trabalho no país. Do contrário, sem isso ou o visto de estudante, deverá entrar apenas como turista. Nesse caso, poderá permanecer no país por até 90 dias prorrogáveis por mais 90.

Mas só para viajar para Portugal precisa de visto? Se for só a passeio, o visto ainda não é exigido.

Documentos para morar em Portugal

Se você está de mudança para o país, o primeiro passo é garantir o visto para viajar para Portugal. Cada visto exige uma série de documentos específicos. Por isso, é importante verificar o motivo da sua viagem e conferir no Centro de Solicitação de Visto mais próximo (desde abril de 2019, os consulados já não são responsáveis pela solicitação do visto para Portugal) os requisitos e exigências.

De maneira geral, além do seu passaporte, você precisará apostilar alguns documentos de acordo com a Convenção de Haia.

Um comprovante de assistência à saúde é obrigatório tanto para solicitar um visto quanto para a entrada na imigração do país. Pode ser tanto um seguro viagem para morar em Portugal privado como o PB4. Atenção, o PB4 precisa ser apostilado.

Quanto custa viajar para Portugal para morar?

Cada região de Portugal possui um custo diferenciado. É claro que morar em cidades menores pode ser vantajoso para quem precisa pagar menos. Por outro lado, as opções de emprego também podem ficar mais restritas.

Considerando os custos essenciais com moradia, alimentação, transporte e contas básicas (água, luz, internet e telefone), listamos o custo de vida em Portugal para diferentes cidades.

Para isso, tenha como base um casal que mora em um apartamento de um quarto com uma boa localização:

Braga 1.400€
Guimarães 950€
Coimbra 1.000€
Porto 1.600€
Lisboa 2.000€

Dicas para viajar para Portugal

Independente do motivo de você viajar para Portugal, algumas dicas podem ajudá-lo ao longo da viagem. Em primeiro lugar, saiba que Portugal é um país pequeno, portanto, alugar um carro e percorrê-lo pode ser uma ótima ideia! Se quiser uma indicação, sugerimos utilizar o site RentCars, que mostra os melhores preços de carros no país.

Outra forma de conhecer Portugal é indo além de Lisboa. Além disso, dê uma chance à gastronomia portuguesa, dos frutos-do-mar aos doces!

Quanto ao clima, Portugal não é dos países mais frios da Europa, mas pode haver neve no extremo norte. Por isso, se você prefere viajar em temperaturas menos frias, opte por meses entre abril e agosto. Ao norte do país as chuvas costumam ser intensas entre dezembro e abril, por isso tome cuidado!

Curiosidades sobre viajar para Portugal

Os laços entre Brasil e Portugal são inegáveis. Apesar da semelhança da língua, é preciso cuidado para não cair em armadilhas!

Entre as principais curiosidades do país, separamos algumas expressões para você não se confundir na sua visita:

  • Autocarro: ônibus;
  • Comboio: trem;
  • Bixa: fila;
  • Paragem: parada de ônibus;
  • “Não percebi”: não entendi;
  • Fixe: legal;
  • Casa de banho: banheiro;
  • Sumo: suco;
  • Fiambre: presunto;
  • Passadeira: faixa de pedestres;
  • Boleia: carona;
  • Ecrã: tela;
  • Autoclismo: descarga.

Veja mais diferenças no dicionário de Português de Portugal e Português do Brasil.

Prepare-se para desbravar Portugal

Morar ou apenas conhecer Portugal é certamente uma escolha que vale a pena. O país está em desenvolvimento e pode ter muito a acrescentar em sua vida.

Por isso, aproveite as dicas e faça as malas para conhecer o país europeu que liga a sua história ao Brasil! Faça a cotação do seu seguro viagem obrigatório no nosso comparador de seguros, garantimos o melhor preço aos leitores do Euro Dicas.

Se você está decidido que Portugal será o seu novo local de morada, temos um convite a fazer. Para ajudar milhares de brasileiros que têm esse sonho, criamos o Programa Morar em Portugal.

Trata-se de um guia completo com 22 vídeo-aulas mais um livro digital completo (300 páginas) que ensinam a você, passo a passo, tudo que você precisa saber para fazer a sua mudança tranquilamente e com toda a segurança para o país luso. Já ajudamos muitos brasileiros a fazer essa jornada e você pode ser o próximo!

Opinião de brasileiros que moram em Portugal

Quer saber como é morar em Portugal na visão de brasileiros que moram por lá? Então veja esse vídeo do Euro Dicas:

Aventure-se e bem-vindo à Portugal!

Carolina é mineira e vive no Porto, em Portugal, desde 2018. Conheceu a cidade em 2013, quando realizou um intercâmbio acadêmico, se apaixonou e voltou para estudar e aproveitar o que o país tem de melhor; a qualidade de vida. Ama organizar roteiros de viagens detalhados e compartilha um pouco das experiências de viagem no @ourvieworld. Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto e graduada em Jornalismo pela Puc-Minas, se especializou em Marketing Digital, área na qual atua há 6 anos.

Andrea é jornalista e também tem formação em Linguística. Apesar de nascida em Curitiba, não demorou muito tempo para seu coração ganhar o mundo. Começou a trabalhar com agronegócio, área que a fez ganhar gosto para trabalhar fora do escritório, com pessoas de culturas e lugares diferentes. Com uma câmera na mão, desbravou inúmeras cidades e nunca mais parou. Decidiu unir a paixão pela profissão e pelas viagens e fez disso sua vida. Viajou por todos os cantos do Brasil e também se aventurou pelos Estados Unidos, sete países da África e Ásia. Ao lado do filho já morou no Sri Lanka e no Vietnã. Desde 2018 vive na Inglaterra e divide seu tempo entre a maternidade, produção de conteúdo e viagens pelo Reino Unido e Europa.

Amanda Corrêa é brasileira, jornalista, mora na Europa desde 2014. Possui Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, experiência na área de assessoria de imprensa e televisão. Já morou na Inglaterra e atualmente mora em Portugal. Amanda já visitou 15 países do mundo, ama viajar e conhecer novas culturas e gastronomias. É co-fundadora do site Vagas pelo Mundo, apresentadora do podcast "Partiu Morar Fora" e produtora de conteúdo para diversos portais.

Artigos relacionados

Como trabalhar em Portugal: visto, salários e oportunidades

Todos os passos para trabalhar em Portugal: veja como obter o visto de trabalho, média salarial, os melhores sites de emprego e mais.

Visto para Portugal: tipos, custos e como solicitar o seu

Vai se mudar para Portugal?Sozinho ou com a família? Confira o visto necessário, custos e procedimentos passo a passo para viajar tranquilo.

Como morar em Portugal em 2021 (Guia Atualizado!)

Dicas que ninguém te conta sobre como morar em Portugal na primeira pessoa: passo a passo, como conseguir um visto, qual é o custo de vida e mais.

Sites de emprego em Portugal: veja a lista com os melhores

Descubra os melhores sites de emprego em Portugal e algumas alternativas para encontrar a sua vaga, seja através de sites, agências ou pelas redes sociais.

Custo de vida em Portugal: quanto custa viver no país em 2021

Conheça o custo de vida em Portugal, quanto custa alugar apartamento, fazer compras do mês, gasto com saúde, transporte e salário para viver no país.

Estudar em Portugal de graça: programas e bolsas de estudo

Estudar em Portugal de graça pode ser mais comum do que você imagina, basta ser aprovado em programas de bolsas e intercâmbios. Veja como se inscrever!

Câmbio de moedas

EURO € : R$ 0.00

LIBRA £ : R$ 0.00

DÓLAR $ : R$ 0.00

Ouça nosso Podcast

Curta nossa página

Euro Dicas no Youtube