Aeroportos em Portugal, conheça quais são e saiba onde se localizam

Conheça os Aeroportos em Portugal

Portugal  / 

Conhecer Portugal é fundamental para quem vai passear ou morar no país europeu. Saber como funcionam os transportes no país, é fundamental para poder se localizar, poder viajar, passear e principalmente para escolher como chegar no país.

Portugal é um país pequeno com apenas 10,3 milhões de habitantes e que é possível cruzá-lo de carro, ônibus, trem ou avião em poucas horas. Hoje vamos te contar quais as opções de aeroportos em Portugal para que você possa programar sua viagem.

Veja também o que escrevemos sobre os transportes públicos em Portugal.



Quais são os aeroportos em Portugal?

Aeroporto de Lisboa
De acordo com a ANA (Aeroportos de Portugal), o país possui 10 aeroportos, divididos entre Portugal Continental e suas Ilhas.

Os maiores aeroportos de Portugal estão na capital Lisboa (Aeroporto Humberto Delgado), no Porto (Aeroporto Francisco Sá Carneiro – norte do país), em Faro (Aeroporto de Faro – no Algarve) e em Beja (Aeroporto de Beja – região do Alentejo).

Aeroportos nas ilhas

Além dos três principais aeroportos em Portugal Continental, o país possui aeroporto nas suas Ilhas: na Ilha da Madeira, em Funchal (Aeroporto Cristiano Ronaldo), na Ilha do Porto Santo (Aeroporto do Porto Santo), já nos Açores possui aeroportos em Ponta Delgada (Aeroporto João Paulo II), Santa Maria (Aeroporto de Santa Maria), Ilha do Faial (Aeroporto da Horta) e Flores (Aeroporto das Flores).

Conheça a Ilha da Madeira, uma das maravilhas naturais de Portugal

Lista de aeroportos em Portugal, por cidade

Portugal Continental

  • Lisboa (Aeroporto Humberto Delgado)
  • Porto (Aeroporto Francisco Sá Carneiro)
  • Faro (Aeroporto de Faro)
  • Beja (Aeroporto de Beja)

Madeira

  • Ilha da Madeira – Funchal (Aeroporto Cristiano Ronaldo)
  • Ilha do Porto Santo (Aeroporto do Porto Santo)

Açores

  • Ponta Delgada (Aeroporto João Paulo II)
  • Santa Maria (Aeroporto de Santa Maria)
  • Ilha do Faial (Aeroporto da Horta)
  • Flores (Aeroporto das Flores)

Para além dos 10 aeroportos, Portugal também possui diversos aeródromos espalhados pelo país e Bases Aéreas Militares.

Você pode conferir algumas dicas importantes para comprar passagens aéreas promocionais.

Número de passageiros

Portugal vem recebendo a cada ano mais turistas, somente no ano de 2016, 44,4 milhões de passageiros passaram pelos aeroportos de Portugal, um aumento significativo de 14,2% em relação ao ano de 2015.

O Aeroporto de Lisboa (Aeroporto Humberto Delgado) é mais movimentado do país e o que recebeu quase metade de todo o tráfego de passageiros que passaram por Portugal, recebendo 22 milhões de pessoas no ano de 2016.

Em segundo lugar, vem o Aeroporto do Porto (Aeroporto Francisco Sá Carneiro) com 9,4 milhões de passageiros no ano de 2016.

Em terceiro lugar o Aeroporto de Faro com 7,6 milhões de passageiros – este teve o maior crescimento de tráfego do país, com uma subida de 18,5% em relação ao ano anterior.

Muitos turistas procuram o Algarve

O aumento se dá pelo elevado número de turistas que a região do Algarve tem recebido principalmente durante o Verão. Com belas praias e águas claras, as praias do Algarve são um dos destinos preferidos dos turistas europeus e de várias regiões do mundo.

Veja como é morar no Algarve, a região mais a sul de Portugal

Número de companhias aéreas

A concessionária ANA (Aeroportos de Portugal) responsável pelos aeroportos do país informa que 66 companhias aéreas operaram nos aeroportos de Portugal no ano de 2016. Além da companhia aérea portuguesa TAP, diversas companhias do mundo realizam voos para Portugal e o número só aumenta a cada ano.

Além disso, o número de destinos partindo de Portugal foi de 149, com 27 novas rotas criadas.

Investimentos nos aeroportos de Portugal

Foram investidos € 69,2 milhões de euros nos aeroportos de Portugal no último ano. Além de melhorias na área operacional, a concessionária que administra os aeroportos do país, também investe na criação de novas lojas, além de reformas nos espaços comuns e melhorias constantes.

Veja também algumas dicas que já compartilhamos para comprar passagem para Portugal.

COMPARTILHE

Amanda é brasileira, jornalista, mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho (Braga, Portugal). Mora desde 2014 em Portugal. Escreve para seu site Vagas pelo Mundo sobre oportunidades de emprego, a experiência de morar fora, bolsas de estudo e vistos para morar no exterior.