Não sabe o que é Stopover Europa? Nós vamos te contar tudo que precisa saber e muito mais.
Para te fazer entender o que é, imagine comigo, não seria uma maravilha se apenas com uma passagem aérea pudéssemos conhecer vários destinos diferentes? E, claro, se cada novo lugar acrescentado não fizesse com que o valor da passagem aumentasse.
Enquanto as companhias não criam essa modalidade (doce ilusão) a gente pode se contentar com o stopover, uma conexão que permite ao passageiro visitar outra cidade que não a de seu destino. Entenda como funciona e as vantagens do stopover Europa.

Stopover Europa: uma oportunidade de conhecer outros lugares e economizar

A maioria das pessoas odeia voos com muitas conexões, pois, esperar no aeroporto é cansativo e demorado, e por isso dá preferência aos voos diretos.
O stopover, no entanto, é como uma conexão voluntária e bem-vinda, na qual o passageiro faz uma escala com duração maior que 24 horas em outra cidade que não seja seu destino final.

O Stopover Europa vai mudar a forma como você encara as conexões

As companhias aéreas que oferecem essa modalidade, fazem isso em cidades onde há voos diretos para seu destino final.
Por exemplo, se você vai viajar para Berlim e faz um voo com conexão em Paris, pode fazer um stopover Europa e passar um tempo maior na capital francesa, já que de lá saem voos diretos para a Alemanha.
Dessa forma, você curte dois destinos com apenas uma passagem aérea. Dependendo da companhia aérea você consegue ainda descontos em hospedagens, restaurantes e tours pela cidade e até diárias gratuitas em hotéis parceiros.
Conheça também as melhores companhias aéreas da Europa.

É mais caro comprar passagens que tenham o Stopover Europa?

Não, afinal voos com conexão saem mais baratos do que voos diretos, mas algumas companhias podem cobrar uma tarifa extra (que não é nada absurda).
Muitas vezes você deverá selecionar a opção “múltiplos voos” e ver o preço da passagem para saber se houve ou não alteração no valor.
Ainda assim, a maioria das empresas oferece o stopover gratuitamente ou como benefício adicional ao passageiro, principalmente em passagens aéreas promocionais de voos internacionais.

Ofertas, ofertas, ofertas

No entanto, vale ficar atento às ofertas, pois o stopover Europa depende de autorização da companhia aérea e deve ser acordado no momento de compra da passagem.
Muitas companhias também não disponibilizam informações sobre o assunto, portanto vale pesquisar e até ligar no call center para saber como funciona.
stopover Europa time table

Quais companhias aéreas da Europa oferecem stopover Europa?

Várias empresas oferecem a opção de stopover, mas não deixam claro em seus sites e canais de serviço e dificultam o acesso a informações. Entre as melhores opções estão:

TAP Portugal

A TAP Portugal tem um site exclusivo sobre Stopover para falar das promoções e vantagens do stopover Europa.
As rotas elegíveis são as viagens com parada em Lisboa ou Porto em voos de média e longa duração ou cujo destino final seja Açores, Madeira ou Algarve.
Voando pela companhia, o passageiro pode escolher entre Lisboa e Porto para fazer a parada, indicar quantas noites (até cinco) pretende passar no destino e se prefere fazer o stopover no voo de ida ou de volta.
Além disso, os clientes têm acesso a vantagens exclusivas, como descontos em hotéis, ofertas em restaurantes parceiros e experiências gratuitas.
Veja também tudo o que fazer no Porto.

Comprar euro mais barato?

A melhor forma de garantir a moeda europeia é através de um cartão de débito internacional. Recomendamos o Cartão da Wise, ele é multimoeda, tem o melhor câmbio e você pode utilizá-lo para compras e transferências pelo mundo. Não perca dinheiro com taxas, economize com a Wise.

Cotar Agora →

Turkish Airlines

Pela Turkish Airlines, os passageiros com escala de 20 horas ou mais tem hospedagem gratuita em Istambul sem pagar tarifas extras.
Quem viaja de classe executiva tem direito a duas diárias em hotel cinco estrelas, enquanto quem vai de classe econômica pode desfrutar de um dia em hotel quatro estrelas.
As escalas aplicam-se às cidades e países no âmbito de escalas, disponíveis nesse página da empresa sobre stopover, e o país de partida e retorno da viagem deve ser o mesmo para que o turista tenha direito ao stopover Europa.

Alitalia

Pela companhia italiana, passageiros que têm voos com conexão em Roma podem aproveitar uma estadia de até três noites na cidade.
Apesar de não oferecer hospedagem gratuita (como em outras companhias), a Alitalia tem parceria com a Associação de Hotéis Federalberghi e é possível reservar um quarto em hotéis com descontos exclusivos e vantajosos.
Além disso, o cliente tem a opção de deixar sua bagagem no aeroporto de Roma por até 72 horas sem custo adicional para visitar a cidade livremente.

Air France

Entre as companhias que oferecem stopover Europa, a Air France é provavelmente a mais conhecida, mas também a que menos informa sobre a modalidade em seu site.
A única informação disponível é que é possível incluir uma escala de mais de 24 horas durante uma conexão entre dois voos, desde que as regras da tarifa permitam.
Para isso, é preciso selecionar a opção “Múltiplos Destinos” ao fazer uma reserva online. A maioria das tarifas são flexíveis, no entanto, não permite escalas entre dois voos.
Veja também uma lista de pontos turísticos na Europa que você deve visitar pelo menos uma vez na vida.

Minha opinião: vale a pena usar o Stopover Europa?

Considerando que não há alterações no preço e, de graça, até injeção na testa, não vejo motivos para deixar de fazer uma conexão de mais de um dia em outra cidade.
É claro que a companhia aérea que determina qual será a cidade onde será feito o stopover, mas convenhamos, se você está viajando para conhecer outro país, até um vilarejo de 500 moradores vale a pena.
O que dirá, então, cidades grandes e famosas como: Paris, Roma, Istambul, Berlim e Amsterdã.
Confira quanto dinheiro levar para Europa.

Há vantagens e desvantagens, fique atento

A única situação na qual não haveria vantagens é aquela que mexe com o bolso.
Se para fazer o stopover Europa é preciso desembolsar um valor considerável ou se os gastos na cidade de conexão forem muito altos, prejudicando o resto da viagem e roteiros que você faria no destino final, pode não ser uma boa opção para o seu bolso.
Ainda assim, se o benefício é concedido pela companhia aérea, até andar pelas ruas da cidade sem gastar nada é vantagem.
Ainda soma um destino no seu mapa sem que seja necessário economizar cada centavo pensando nele.
Lembramos que para visitar a Europa, você vai precisar de um seguro viagem para entrar em 26 países signatários do Tratado de Schengen. Saiba tudo sobre o seguro de viagem Europa, quais países exigem o documento, quanto custa e onde contratar no nosso artigo completo sobre o tema.