Stopover Europa, saiba o que é e se vale a pena usufruir em sua viagem

Stopover Europa, o que é e como fazer

Europa  / 

Não conhece Stopover Europa? Nós vamos te contar tudo que precisa saber e muito mais.

Para te fazer entender o que é, imagine comigo, não seria uma maravilha se apenas com uma passagem aérea pudéssemos conhecer vários destinos diferentes?

E, claro, se cada novo lugar acrescentado não fizesse com que o valor da passagem aumentasse.

Enquanto as companhias não criam essa modalidade (doce ilusão) a gente pode se contentar com o stopover, uma conexão que permite ao passageiro visitar outra cidade que não a de seu destino.

Entenda como funciona e as vantagens do stopover Europa.

Stopover Europa

A maioria das pessoas odeia voos com muitas conexões, pois esperar no aeroporto é cansativo e demorado, e dá preferência para voos diretos.

O stopover, no entanto, é como uma conexão voluntária e bem vinda, na qual o passageiro faz uma escala com duração maior que 24 horas em outra cidade que não seja seu destino final.

Esperando no aeroporto

O melhor de tudo: isso não torna a passagem mais cara!

As companhias aéreas que oferecem essa modalidade as fazem isso em cidades onde há voos diretos para seu destino final.

Por exemplo, se você vai viajar para Berlim e faz um voo com conexão em Paris pode fazer um stopover Europa e passar um tempo maior na capital francesa, já que de lá saem voos diretos para a Alemanha.

Mais do que apenas conhecer outro país

Dessa forma, você curte dois destinos com apenas uma passagem aérea.

Dependendo da companhia aérea você consegue ainda descontos em hospedagens, restaurantes e tours pela cidade e até diárias gratuitas em hotéis parceiros.

Conheça também as melhores companhias aéreas da Europa.

É mais caro?

Não, afinal voos com conexão saem mais baratos que voos diretos, mas algumas companhias podem cobrar uma tarifa extra (que não é nada absurda).

Muitas vezes você deverá selecionar a opção “múltiplos voos” e ver o preço da passagem para saber se houve ou não alteração no valor.

Ainda assim, a maioria das empresas oferece o stopover gratuitamente ou como benefício adicional ao passageiro, principalmente em promoções de voos internacionais.

Passagens aéreas baratas, Confira tudo que já falamos sobre isso.

Ofertas, ofertas, ofertas

No entanto, vale ficar atento às ofertas, pois o stopover depende de autorização da companhia aérea e deve ser acordado no momento de compra da passagem.

Muitas companhias também não disponibilizam informações sobre o assunto, portanto vale pesquisar e até ligar no call center para saber como funciona.

Stopover em Innsbruck Austria

Quais companhias aéreas da Europa oferecem stopover?

Várias empresas oferecem a opção de stopover, mas não deixam claro em seus sites e canais de serviço e dificultam o acesso a informações. Entre as melhores opções estão:

TAP Portugal

A TAP Portugal tem um site exclusivo para falar das promoções e vantagens do stopover na Europa.

As rotas elegíveis são as viagens com parada em Lisboa ou Porto em voos de média e longa duração ou cujo destino final seja Açores, Madeira ou Algarve.

Voando pela companhia o passageiro pode escolher entre Lisboa e Porto para fazer a parada, indicar quantas noites (até cinco) pretende passar no destino e se prefere fazer o stopover no voo de ida ou de volta.

Além disso, os clientes têm acesso a vantagens exclusivas, como descontos em hotéis, ofertas em restaurantes parceiros e experiências gratuitas.

Veja também tudo o que fazer no Porto.

Turkish Airlines

Pela Turkish Airlines os passageiros com escala de 20 horas ou mais tem hospedagem gratuita em Istambul sem pagar tarifas extras.

Quem viaja de classe executiva tem direito a duas diárias em hotel cinco estrelas, enquanto quem vai de classe econômica pode desfrutar de um dia em hotel quatro estrelas.

As escalas aplicam-se às cidades e países no âmbito de escalas, disponíveis nesse link, e o país de partida e retorno da viagem deve ser o mesmo para que o turista tenha direito ao stopover Europa.

Alitalia

Pela companhia italiana, passageiros em voos realizados até 31 de dezembro de 2018 com conexão em Roma podem aproveitar uma estadia de até três noites na cidade.

Apesar de não oferecer hospedagem gratuita (como em outras companhias), a Alitalia tem parceria com a Associação de Hotéis Federalberghi e é possível reservar um quarto em hotéis com descontos exclusivos e vantajosos.

Além disso, o cliente tem a opção de deixar sua bagagem no aeroporto de Roma por até 72 horas sem custo adicional para visitar a cidade livremente.

Air France

Entre as companhias que oferecem stopover Europa a Air France é, provavelmente, a mais conhecida, mas também a que menos informa sobre a modalidade em seu site.

A única informação disponível é que é possível incluir uma escala de mais de 24 horas durante uma conexão entre dois voos, desde que as regras da tarifa permitam.

Para isso, é preciso selecionar a opção “Múltiplos Destinos” ao fazer uma reserva online.

A maioria das tarifas são flexíveis, no entanto, não permite escalas entre dois voos.

Veja também uma lista de pontos turísticos na Europa que você deve visitar pelo menos uma vez na vida.

Avião

Minha opinião: vale a pena?

Considerando que não há alterações no preço e, de graça, até injeção na testa, não vejo motivos para deixar de fazer uma conexão de mais de um dia em outra cidade.

É claro que a companhia aérea que determina qual será a cidade onde será feito o stopover, mas convenhamos, se você está viajando para conhecer outro país até um vilarejo de 500 moradores vale a pena.

O que dirá, então, cidades grandes e famosas como: Paris, Roma, Istambul, Berlin e Amsterdã.

Confira também como planejar sua viagem para Europa e quanto dinheiro levar para Europa.

Há vantagens e desvantagens, fique atento

A única situação na qual não haveria vantagens é aquela que mexe com o bolso.

Se para fazer o stopover Europa é preciso desembolsar um valor absurdo ou se os gastos na cidade de conexão forem muito altos, prejudicando o resto da viagem e roteiros que você faria no destino final.

Ainda assim, se o benefício é concedido pela companhia aérea, até andar pelas ruas da cidade sem gastar nada é vantagem.

Ainda soma um destino no seu mapa sem que seja necessário economizar cada centavo pensando nele.

COMPARTILHE

Clara é natural do interior de São Paulo e tem muito orgulho do sotaque caipira. Jornalista que adora gatos, tatuagens e livros, vê o mundo de cabeça para baixo e tem como vícios memes da internet e soltar piadas inesperadas no meio de uma conversa.